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Os STs da FAP devem ter uma "Shark Mouth" pintada no seu nariz?

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o Super Tucano em Portugal

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #75 em: Março 10, 2025, 02:46:08 pm »
O ST pode cumprir as 4 fases de treino para pilotos de caça até geração 4.5.
O curso de adaptação a F-35, na maioria dos países que já o estão a operar na Europa, é feito em Luke e depois nas esquadras operacionais. Os Neerlandeses ainda experimentaram o M346 em Itália, mas desistiram, ao que consta por inadequação do sylabus do curso, entre outras coisas.
Os italianos criaram uma Operational Conversion Unit de F-35 para não mandarem os pilotos para Luke.

O futuro dos pilotos da FAP deverá ser Cirrus - ST, ou seja, 2 tipos de aeronave.

Então para quê comprar uma aeronave tão cara e dispendiosa de manter, quando podiam simplesmente comprar aeronaves de treino?

De acordo com o que está na LPM e Resolução do Conselho de Ministros que aprovou a compra, a missão principal é ao apoio próximo. A instrução é secundária, à semelhança aliás do que sucedia com a frota Alpha Jet, enquanto foi operada pela Esq 301.

Isto cheira a copium.

Primeiro era para substituir os Alpha Jet na 103, agora é para substituir os TB-30 na 101, primeiro era CAS a missão primária, depois passou a ser treino avançado e CAS é apenas um extra, e agora voltou a ser CAS a missão primária.

Digam só que foram obrigados a comprar, e que têm que rapar o tacho à procura de justificações para tal compra.

Os pilotos de F-35, terão que ir para os EUA... mas algum deles sai do seu país de origem, só tendo voado em turboprops antes de entrar no F-35? Não me parece.

Até Espanha, que comprou uma carrada de PC-21, e que ainda não tem caça de 5ª geração, viu-se obrigada a optar por um avião a jacto.

A malta precisa de se deixar de tangas, o ST é uma compra desnecessariamente cara para substituir os TB-30, e é tudo menos "future proof" no que respeita ao treino avançado. Espanha em 2019 comprou 24 PC-21 por aproximadamente o mesmo valor que nós vamos gastar em 12 STs. Esta simples comparação, demonstra o quão absurda é a dita compra.

O critério CAS em África nunca existiu, foi uma desculpa esfarrapada para justificar a opção pelo ST. Até porque o Exército pedia especificamente helicópteros (que até vai levar ao reerguer do GALE/UALE), e o séc. XXI exige COIN/ISTAR com um UCAV e não com uma avioneta (com vantagens claras para o UCAV).
 
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dc

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #76 em: Março 10, 2025, 03:53:32 pm »
Se o Brasil tivessem outro posicionamento até podíamos ver alguns A29 lá para defesa aérea mais na retaguarda. Com a Política externa atual do Brasil acho isso impossível.

Com ou sem questões políticas à mistura, alguém no seu perfeito juízo acha que a Ucrânia ia desperdiçar recursos (nomeadamente pilotos) com avionetas COIN? E ainda por cima criar toda uma linha logística adicional? Se fosse para ter mais um modelo de aeronaves de combate, certamente que os ucranianos preferiam o A-10, o Tornado, o Gripen, o Hornet, ou qualquer outro modelo que pudesse ser cedido.

Citar
Não sei, se seria assim tão ineficaz, teoricamente o A29N apesar de não ter radar (apesar de já ter sido falado das possibilidade de acoplar um radar ao mesmos) poderá receber dados de radar externos por meio dos datalink 16, ou seja tem capacidade de receber informação detalhada sobre a localização das ameaças, logo pode fazer a defesa aérea (mesmo recorrendo a misseis, semelhante ao que os F-16 fazem) na retaguarda libertando horas de voo de outros meios, para além de que pode voar durante/até +/- 6 horas.

Não é uma questão de eficácia, mas sim de eficiência.
Um país que já tenha as aeronaves, e respectivos pilotos pode tentar usá-las para desenrascar (sendo a alternativa estas ficarem encostadas durante todo o conflito).
Um país que não tenha as aeronaves, nem os pilotos formados para elas, já não faz sentido olhar para aeronaves tipo ST como sistema "anti-drones", pelo simples facto que é um investimento de centenas de milhões, e que vai obrigar a desviar recursos humanos para os utilizar.

Ou seja, em vez de se reforçar com mais pessoal as esquadras críticas, que no nosso caso são por exemplos as de F-16, vais estar a desviar este pessoal para uma esquadra com avionetas. Isto não tem qualquer nexo.

Depois a questão da eficácia, tem que ser avaliada ao se comparar com as alternativas.
-O ST pode levar no máximo 4 casulos de foguetes guiados + FLIR - precisa de radar externo;
-O F-16 consegue levar pelo menos 4 casulos de APKWS II (possivelmente 6), tem radar, ao mesmo tempo que pode levar 2 depósitos de combustível + pod de guerra electrónica no pylon ventral + pod Litening ou IRST + 4 mísseis ar-ar WVR/BVR/mistos;
-Um UCAV tipo MQ-9, poderá levar 4 pods APKWS II + sensor EO/IR integrado + 2 mísseis ar-ar. Radar opcional. Dobro do Endurance do ST e não precisa de piloto.

Só na comparação entre estes 3, onde é que o ST tem vantagem, tirando no custo de aquisição? Onde é que este custo de aquisição inferior, é justificação para o desperdício de recursos humanos nesta plataforma, ao invés de mais F-16, ou um modelo de treino a jacto, ou um UCAV?

Se compararmos o ST a algo como o TA-50, também não ganha, sem ser no custo h/voo e custo de aquisição.
Mas esse custo de aquisição, dá ao TA-50 um radar e capacidade BVR, e tudo aquilo que se pode esperar de um caça de segunda linha.

Sejam minimamente honestos, mas na FAP, que tem falta de pilotos, preferiam desperdiçar parte deles num turboprop com capacidade de combate limitadíssima, ou numa aeronave de treino a jacto, com capacidade de combate minimamente relevante?

Libertar os F-16 para missões mais complexas, não se faz com recurso a avionetas COIN, muito menos em países em que os pilotos são um recurso tão limitado. Também não se faz roubando recursos (investimento) às próprias esquadras de F-16.
 
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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #78 em: Março 25, 2025, 05:39:02 pm »

E...

De repente, o que parecia ser criar um ST que simula o ambiente do cockpit de um F-35, passa a ser o desenvolvimento de um cockpit ST que simula o do Rafale.

Sendo que a Dassault estará muito mais interessada nisso que a LM estava.

Nice.

Nota:
O ST é fabricado no Brasil pela Embraer, mas o motor é do Canadá.
Por isso, não sabemos de que país é o ST.

Isso é bom para quem não gosta de Brasileiros.

 

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saabGripen

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #79 em: Abril 01, 2025, 12:13:33 pm »

Posso confirmar 12 STs, com o primeiro a ser recebido este ano.

A função principal será de treino avançado.

Numa situação normal, o cockpit do ST seria configurado para simular o do caça usado.
Como a FAP ainda não decidiu que caça quer - e pensa agora encomendar dois diferentes, mas não sabe quais...
... o processo terá que ser alterado.

Os pilotos treinam no ST com cockpit configurado em ST Mode.

E quando decidirem quais os caças a comprar, pedem ao fabricante para configurar o cockpit para parecer o de um Tucano.




 

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #80 em: Abril 01, 2025, 12:20:32 pm »

Super Tucano Anti-Drone

https://www.twz.com/air/air-launched-laser-guided-rockets-shown-shooting-down-houthi-drones-for-first-time

Deve ser o único que faz isso. Até helicópteros já o fizeram.

De qualquer modo em Portugal isso é alguma questão de probabilidade? Deve ser a maior ameaça que temos realmente. Para um País que nem sistemas AA tem, logo isso é noticia

Vendelhões
Depois vitimizam-se a dizer ser anti brasileiro. Mais anti chulos
« Última modificação: Abril 01, 2025, 12:22:42 pm por Pescador »
 
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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #81 em: Abril 01, 2025, 12:34:27 pm »
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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #82 em: Abril 01, 2025, 03:42:36 pm »
Melhor deixar o ST para funções de treino e COIN, já há alternativas mais modernas antidrone, a Taurus acaba de apresentar o seu drone armado:


https://www.forte.jor.br/2025/04/01/laad-2025-taurus-ira-produzir-drone-equipado-com-fuzil-e-metralhadoras-50/

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #84 em: Abril 03, 2025, 11:37:52 am »
Quase a chegar...
https://x.com/Defence360/status/1907425591290212759?t=Q5N4y4dsWH7aC5bGAoX0Fw&s=19

Vai começar a masturbação
Depois é glorificar até inventar o inenarrável do fantástico mundo Marvel
 
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saabGripen

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #85 em: Abril 08, 2025, 10:40:11 pm »

CAS para forças especiais.


 

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dc

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #86 em: Abril 08, 2025, 11:02:18 pm »
É, o budget do SOCOM, e a sua utilização pelo mundo, é equiparável às nossas Forças Especiais.
 

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #87 em: Abril 10, 2025, 01:19:25 am »
Oi, cortar chapa... o quê, os tucanos tb não vêm???

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #88 em: Abril 17, 2025, 08:54:37 pm »
Os chilenos e seus ST.

La Fuerza Aérea de Chile gradúa a una generación de pilotos de combate
...
Los sistemas del Super Tucano permiten simular las mismas capacidades que el material F-16 y de esta forma los alumnos entrenan y practican las tácticas y técnicas que emplearán en esa aeronave.

Lo anterior, permite que las nuevas generaciones de pilotos de combate lleguen mejor preparados y que el esfuerzo sea, principalmente, relacionado en los aspectos de performances del avión...


https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/5258895/fuerza-aerea-chile-gradua-generacion-pilotos-combate

Sds
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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #89 em: Abril 26, 2025, 04:18:38 pm »
Citação de: Defence 360°
A aeronave de treino táctico, reconhecimento armado e apoio aéreo próximo @embraer A-29N Super Tucano adquirida para a 🇵🇹 @fap_pt oferece uma maior autonomia quando comparada com a versão padrão A-29 Super Tucano adquirida por outros países.

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.