Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP

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sivispacem

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Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #15 em: Setembro 27, 2024, 08:51:55 am »
Aquilo que seria lógico e mais consentâneo, seria aquelas "trotinetes" que são usadas pelo Togo e o Senegal (se estiverem ainda operacionais lá na África), os Epsilon substituirem os ultra-obsoletos Chipmunk. E os G120TP substituirem por sua vez os Epsilon. Mas como nunca existe lógica e as decisões nunca são as mais consentâneas no seio das FA's quando toca a decisões. Isso nunca acontecerá.

 Um G120TP que os argentinos, indonésios, bengalis, equatorianos, mexicanos ou quenianos adquiriram. Custa 2 milhões de euros a unidade. Ora 5,7 milhões nem dá para comprar três.

 Eu já estudei este mercado há muito e o melhor que se compra com estes 5,7 milhões é o Cirrus SR20TRAC (apontem aí s/f) que custa meio milhão a unidade e é uma aeronave fora de série. Dá para comprar 10 e ainda sobre algum para os extras. Para este orçamento há ainda outra opção que é o DA-40 XLT. Esqueçam o Tecnam P-2002 que é fraquito em relação às opções anteriores.
 O Cirrus é uma aeronave superior tecnicamente e extremamente segura. É usada nas escolas de voo da USAF e da força aérea francesa.

Não pode ser, a EMBRAER opor-se-á a qualquer uma dessas alternativas. O que tem de ser é uma nova versão ('light', desta feita) do ST, o pináculo da flexibilidade e polivalència.
Ainda o havemos a ver no combate aos fogos florestais, escrevam o que vos digo.
Cumprimentos,
 

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goncalobmartins

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Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #16 em: Setembro 27, 2024, 08:56:05 am »
Aquilo que seria lógico e mais consentâneo, seria aquelas "trotinetes" que são usadas pelo Togo e o Senegal (se estiverem ainda operacionais lá na África), os Epsilon substituirem os ultra-obsoletos Chipmunk. E os G120TP substituirem por sua vez os Epsilon. Mas como nunca existe lógica e as decisões nunca são as mais consentâneas no seio das FA's quando toca a decisões. Isso nunca acontecerá.

 Um G120TP que os argentinos, indonésios, bengalis, equatorianos, mexicanos ou quenianos adquiriram. Custa 2 milhões de euros a unidade. Ora 5,7 milhões nem dá para comprar três.

 Eu já estudei este mercado há muito e o melhor que se compra com estes 5,7 milhões é o Cirrus SR20TRAC (apontem aí s/f) que custa meio milhão a unidade e é uma aeronave fora de série. Dá para comprar 10 e ainda sobre algum para os extras. Para este orçamento há ainda outra opção que é o DA-40 XLT. Esqueçam o Tecnam P-2002 que é fraquito em relação às opções anteriores.
 O Cirrus é uma aeronave superior tecnicamente e extremamente segura. É usada nas escolas de voo da USAF e da força aérea francesa.

Não pode ser, a EMBRAER opor-se-á a qualquer uma dessas alternativas. O que tem de ser é uma nova versão ('light', desta feita) do ST, o pináculo da flexibilidade e polivalència.
Ainda o havemos a ver no combate aos fogos florestais, escrevam o que vos digo.

Uma versão "Air" e uma versão "Pro"... tipo Apple  :P E se partilharem grande parte dos componentes, forem exatamente iguais aos do ano passado, logisticamente até pode ser bom para a FAP... Para a Embraer é de certeza  ;D

P.S. Sou utilizador Apple há quase 20 anos  :o
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #17 em: Setembro 27, 2024, 09:03:06 am »
Não pode ser, a EMBRAER opor-se-á a qualquer uma dessas alternativas. O que tem de ser é uma nova versão ('light', desta feita) do ST, o pináculo da flexibilidade e polivalència.
Ainda o havemos a ver no combate aos fogos florestais, escrevam o que vos digo.

Vai na volta e a Embraer ainda nos propõe a versão modernizada do Tucano, o T-27M. Acho é que a verba reservada na LPM só daria para comprar 2 ou 3, se tanto. :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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nelson38899

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Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #18 em: Setembro 27, 2024, 09:36:23 am »
Ficamos com este Dulus TP-75, é uma cópia à escala do super tucano.



"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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mafets

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Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #19 em: Setembro 27, 2024, 09:55:31 am »
Os 5,7 milhões não daria para colocar mais células de epsilon a voar ou adquirir mais algumas? Parece-me o mais lógico do que estar-se a comprar outros aparelhos.

https://www.planeandpilotmag.com/article/tb-30-epsilon-flight-keeps-pilot-hooked-on-flying/



Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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goncalobmartins

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Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #20 em: Setembro 27, 2024, 11:23:14 am »
Os 5,7 milhões não daria para colocar mais células de epsilon a voar ou adquirir mais algumas? Parece-me o mais lógico do que estar-se a comprar outros aparelhos.

https://www.planeandpilotmag.com/article/tb-30-epsilon-flight-keeps-pilot-hooked-on-flying/



Saudações

Exato!

E agora uma questão (a sério, apesar de poder ser uma calinada das grandes): não se poderia fazer uma espécie de '2 em 1' e substituir com um único aparelho o Chipmunk e o Epsilon, que também creio que já deve estar no final da sua vida operacional??

Com a chegada do ST, eu pensei que passaria a ser TB-30 (instrução elementar + básica) › ST (instrução avançada + instrução caça)... Mas eu não percebo nada disto  :P
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #21 em: Setembro 27, 2024, 11:31:44 am »
Ficamos com este Dulus TP-75, é uma cópia à escala do super tucano.



Dá-lhes ideias, dá. :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Red Baron

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Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #22 em: Setembro 27, 2024, 11:45:06 am »
Os 5,7 milhões não daria para colocar mais células de epsilon a voar ou adquirir mais algumas? Parece-me o mais lógico do que estar-se a comprar outros aparelhos.

https://www.planeandpilotmag.com/article/tb-30-epsilon-flight-keeps-pilot-hooked-on-flying/



Saudações

É muito tecnológico para a função.
 

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Get_It

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Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #23 em: Setembro 27, 2024, 12:42:07 pm »
Aquilo que seria lógico e mais consentâneo, seria aquelas "trotinetes" que são usadas pelo Togo e o Senegal (se estiverem ainda operacionais lá na África), os Epsilon substituirem os ultra-obsoletos Chipmunk. E os G120TP substituirem por sua vez os Epsilon. Mas como nunca existe lógica e as decisões nunca são as mais consentâneas no seio das FA's quando toca a decisões. Isso nunca acontecerá.

Entretanto, os suecos (os que desenvolveram o Gripen E) já tinham começado a receber ano passado os seus primeiros G120 TP:

Swedish air force receives its first G120TP basic trainers
(26 de Abril de 2023)
Citação de: Flightglobal
The Swedish air force has taken delivery of its first G120TP basic trainers from Grob Aircraft, as it begins the process of replacing part of its veteran Saab 105 (SK60) fleet.
Fonte: https://www.flightglobal.com/defence/swedish-air-force-receives-its-first-g120tp-basic-trainers/153008.article

New Training Aircraft for the Air Force (5 de Abril de 2023)

Citação de: aero-space.eu
In March 2020, the Swedish government authorized the acquisition of new training aircraft for its armed forces. The decision to select the Grob G120TP as the Basic Trainer Aircraft was made by Air Force Chief Carl-Johan Edström, who noted that the aircraft met all of the requirements for basic flight training. The G120TP will replace the existing SK 60 jet trainers and is part of a new training concept, where pilots will progress to the JAS 39 Gripen as an advanced trainer aircraft after completing their basic flight training on this propeller aircraft.
Fonte: https://aero-space.eu/2023/03/27/grob-g120tp-a-new-era-in-flight-training-for-the-swedish-flygvapnet-n/

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
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Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #24 em: Setembro 27, 2024, 12:51:51 pm »
Os 5,7 milhões não daria para colocar mais células de epsilon a voar ou adquirir mais algumas? Parece-me o mais lógico do que estar-se a comprar outros aparelhos.

https://www.planeandpilotmag.com/article/tb-30-epsilon-flight-keeps-pilot-hooked-on-flying/



Saudações

É muito tecnológico para a função.

A FAP até tem parte da frota Epsilon inibida, por isso quantidade não seria problema.
No entanto para substituir o Chipmunk pretende-se uma aeronave o mais simples possível, barata e ao mesmo tempo atualizada com as necessidades atuais, nomeadamente em termos de comunicações e navegação.
 
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Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #25 em: Setembro 27, 2024, 03:12:16 pm »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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mafets

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Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #26 em: Setembro 27, 2024, 03:28:50 pm »
Se é um aparelho mais simples provavelmente serão ultraleves (cheguei a ver isso algures numa apresentação da Fap). O próprio valor disponibilizado daria para um conjunto de aparelhos aqui vistos. Por exemplo o Blackshape também tem um cockpit todo xpto.  ;)

https://www.aeroexpo.online/pt/fabricante-aeronautico/aviao-ultraleve-203.html





Saudações

P.S. O Sonaca 200 já parece ter um cockpit mais básico.





P.S. 2 - Se fosse eu já estava escolhido.  :mrgreen:


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Avião monomotor Sw-51 Mustang


« Última modificação: Setembro 27, 2024, 03:38:27 pm por mafets »
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Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #27 em: Setembro 27, 2024, 04:25:55 pm »
Se eu fosse um "excêntrico" um Sw-51 Mustang tinha lugar garantido na minha garagem.

Algo assim:



« Última modificação: Setembro 27, 2024, 04:26:38 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #28 em: Setembro 27, 2024, 04:44:09 pm »
Também tens o T51D ou B Monolugar.  :-P

https://www.aeroexpo.online/pt/prod/titan-aircraft/product-175818-16074.html



Citar
Artigo vendido por:
Titan Aircraft
EUA - Ohio
preço indicativo *
R$ 451.000

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