Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP

  • 67 Respostas
  • 8424 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6386
  • Recebeu: 6859 vez(es)
  • Enviou: 4650 vez(es)
  • +10141/-2800
Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #60 em: Novembro 25, 2024, 12:46:56 pm »
Viva!

Segundo alguns rumores, a escolha recairá no Cirrus SR22...

Cumprimentos

E mais concretamente na versão TRAC22/22T, segundo apontam esses mesmos rumores.  ;)

Diga-se de passagem que o Cirrus Airframe Parachute System (CAPS) é também uma excelente mais-valia.

https://cirrusaircraft.com/aircraft/fleet/
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Major Alvega, wyldething

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1258
  • Recebeu: 225 vez(es)
  • Enviou: 73 vez(es)
  • +763/-1101
Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #61 em: Novembro 25, 2024, 08:53:50 pm »

Já não há aparelhos desta categoria com assentos tandem?
Ou o side-by-side é fruto dos "tempos modernos" em que vivemos?
Tipo, hoje-em-dia o instrutor tem que estar em posição de segurar a mãozinha do cadete?
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6386
  • Recebeu: 6859 vez(es)
  • Enviou: 4650 vez(es)
  • +10141/-2800
Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #62 em: Novembro 25, 2024, 10:30:04 pm »

Já não há aparelhos desta categoria com assentos tandem?
Ou o side-by-side é fruto dos "tempos modernos" em que vivemos?
Tipo, hoje-em-dia o instrutor tem que estar em posição de segurar a mãozinha do cadete?

Assentos side-by-side sempre existiram em aviões de treino ou versões bilugares de conversão de certos caças. Talvez para nós o mais famoso seja o T-37/A-37, mas também houve o Jet Provost/Strikemaster, Fokker S.14, Morane Saulnier MS 760 Paris, o Vampire e Venom bilugares, Lightning e Hunter bilugares, TF-102 Delta Dagger, etc, etc.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Red Baron

*

Major Alvega

  • Especialista
  • ****
  • 937
  • Recebeu: 1166 vez(es)
  • Enviou: 691 vez(es)
  • +10777/-415
Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #63 em: Novembro 25, 2024, 10:34:37 pm »
Viva!

Segundo alguns rumores, a escolha recairá no Cirrus SR22...

Cumprimentos

Se for o Cirrus é uma opção honesta e é uma excelente escolha. Não esperava logo que fosse o TRAC22. Pensava se houvesse um "milagre" era o 20 e já ias com sorte. Estive sempre com receio que fosse o P2002 por ser o mais baratucho. Mas a verba disponível, fazendo as contas, dava para ir para o TRAC20 e até para o 22. O 22T como é um turbo-hélice já fica mais carote.

E mais concretamente na versão TRAC22/22T, segundo apontam esses mesmos rumores.  ;)

Diga-se de passagem que o Cirrus Airframe Parachute System (CAPS) é também uma excelente mais-valia.

https://cirrusaircraft.com/aircraft/fleet/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

goncalobmartins

  • Analista
  • ***
  • 738
  • Recebeu: 333 vez(es)
  • Enviou: 434 vez(es)
  • +49/-3
Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #64 em: Dezembro 19, 2024, 11:08:40 pm »
Que eu saiba os Epsilon continuarão ao serviço da FAP. A FAP vai ficar a operar 3 modelos de aeronave a hélice monomotor.
Viva!

Negativo, os A-29N substituirão os Epsilons na Esquadra 101, enquanto que os Chipmunks serão substituídos por Cirrus TRAC22/22T, tal como já foi mencionado no respetivo tópico.

Cumps

Já há mais informações sobre os Cirrus TRAC22/22T? Sempre avançam com esse modelo? Vêm em dark gull gray ou numa das cores um bocado meh que têm no site?  :-P
 

*

goncalobmartins

  • Analista
  • ***
  • 738
  • Recebeu: 333 vez(es)
  • Enviou: 434 vez(es)
  • +49/-3
Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #65 em: Dezembro 23, 2024, 12:49:54 pm »
Cirrus Delivers New Fleet of TRAC Series G7 Aircraft to Western Michigan University

Citar
DULUTH, Minn. and KNOXVILLE, Tenn. and KALAMAZOO, Mich., May 8, 2024 /PRNewswire/ -- Today, Cirrus announced its delivery of seven TRAC20 G7 to Western Michigan University College of Aviation at the Cirrus Vision Center in Knoxville, Tenn. In July 2023, Cirrus and Western Michigan University announced a purchase agreement for 32 TRAC20 G7 aircraft. The TRAC20 G7 is the latest generation of the TRAC Series product line which includes the TRAC20, TRAC22 and TRAC22T. The TRAC Series aircraft is an advanced, high-performance aircraft manufactured by Cirrus and designed to be utilized for pilot training.

https://www.prnewswire.com/news-releases/cirrus-delivers-new-fleet-of-trac-series-g7-aircraft-to-western-michigan-university-302140447.html

Ou seja, se as 7 unidades fossem encomendadas em Janeiro, estariam a ser entregues à FAP no final de Outubro...
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2613
  • Recebeu: 708 vez(es)
  • Enviou: 498 vez(es)
  • +872/-833
Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #66 em: Janeiro 12, 2025, 11:53:19 am »
Os franceses vão alterar o treino deles, optando agora por seleccionar o Pilatus PC-7 Mk.X para substituir Cirrus SR20/SR22 e o Grob G120 no treino básico.

France selects Pilatus PC-7 Mk.X for initial training
(11 de Janeiro de 2025)
Citação de: Scramble
On 10 January 2025, the Direction Générale de l'Armement (DGA, French Armament Agency) announced that it had awarded the "Mentor 2" contract to Babcock International France Aviation. This contract includes 22 Pilatus PC-7 Mk.X aircraft and 12 simulators, which will be deployed at Salon-de-Provence.

The new trainer will serve as the foundation for initial training of future Armée de l'Air et de l'Espace (AAE, French Air and Space Force) and Marine Nationale (French Navy) pilots.

(...)

The introduction of the FOMEDEC (Modernised Training and Differentiated Training of Fighter Crews) and MENTOR 1 concepts, along with the retirement of the TB-30 Epsilon and Alphajet E, enabled air force fighter pilot training to be conducted exclusively on the Pilatus PC-21, reducing training duration and costs.

However, in 2020, the air force identified shortcomings in the Cirrus SR20/SR22 for initial flight training, describing them as "very limited in their evolutions in the third dimension." In response, the Mentor 2 project was developed to replace both the Cirrus SR20/SR22 and Grob G120.

[continua]
Fonte: https://www.scramble.nl/military-news/france-selects-pilatus-pc-7-mk-x-for-initial-training

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: wyldething, Nighthawk

*

goncalobmartins

  • Analista
  • ***
  • 738
  • Recebeu: 333 vez(es)
  • Enviou: 434 vez(es)
  • +49/-3
Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #67 em: Janeiro 20, 2025, 09:25:06 pm »
Que eu saiba os Epsilon continuarão ao serviço da FAP. A FAP vai ficar a operar 3 modelos de aeronave a hélice monomotor.
Viva!

Negativo, os A-29N substituirão os Epsilons na Esquadra 101, enquanto que os Chipmunks serão substituídos por Cirrus TRAC22/22T, tal como já foi mencionado no respetivo tópico.

Cumps

Alguém sabe algo mais sobre a decisão? No IG já se pergunta para quando a oficialização...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pneucareca