Aquilo que seria lógico e mais consentâneo, seria aquelas "trotinetes" que são usadas pelo Togo e o Senegal (se estiverem ainda operacionais lá na África), os Epsilon substituirem os ultra-obsoletos Chipmunk. E os G120TP substituirem por sua vez os Epsilon. Mas como nunca existe lógica e as decisões nunca são as mais consentâneas no seio das FA's quando toca a decisões. Isso nunca acontecerá.
Um G120TP que os argentinos, indonésios, bengalis, equatorianos, mexicanos ou quenianos adquiriram. Custa 2 milhões de euros a unidade. Ora 5,7 milhões nem dá para comprar três.
Eu já estudei este mercado há muito e o melhor que se compra com estes 5,7 milhões é o Cirrus SR20TRAC (apontem aí s/f) que custa meio milhão a unidade e é uma aeronave fora de série. Dá para comprar 10 e ainda sobre algum para os extras. Para este orçamento há ainda outra opção que é o DA-40 XLT. Esqueçam o Tecnam P-2002 que é fraquito em relação às opções anteriores.
O Cirrus é uma aeronave superior tecnicamente e extremamente segura. É usada nas escolas de voo da USAF e da força aérea francesa.