Se percebi bem as regras de numeração, serão estes os números de caudas das futuras aeronaves?
Lockheed Martin F-35A
Série: 2
Tipo: 5
Modelo: 3
Sequência: 01–20
Exemplo: 25301
Afirmativo. Eventualmente
25401 caso o Super Tucano fique com a série anterior (253xx).
Embraer A-29N (Treino)
Série: 2
Tipo: 1 (Treino) ou 5 (CAS)
Modelo: 5 (Treino) ou 4 (CAS)
Sequência: 01–12
Exemplo: 21501 (Treino) ou 25401 (CAS)
25301 se for utilizada a numeração reservada aos caças (o que não deixaria de ser caricato), ou
21501 se for a numeração para aeronaves de treino monomotor.
De Havilland Canada DHC-515
Série: 2
Tipo: 7 (Suporte e especiais)
Modelo: 1
Sequência: 01–02
Exemplo: 27101
Talvez antes
27501, dado o Falcon 900B ter sido matriculado como
27404. Duvido todavia que venham a ter a "misteriosa" numeração da série
8, tipo
281xx.
Em relação à numeração correta nas matrículas, esta obedece ainda à ordem estabelecida aquando da criação da Força Aérea Portuguesa em 1952, e é aplicada em todas as aeronaves que sirvam ou venham a servir nos 3 ramos, tendo tido apenas ligeiras alterações até aos dias de hoje.
1º dígito: indicam aeronaves no ativo.
- algarismo "
1" adicionado aquando da revisão dos regulamentos da Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN) em 1993/94;
- algarismo "
2" aplicado a novas aeronaves que tenham entrado ao serviço após as alterações levados a cabo pela AAN em 2021/22.
2º dígito: corresponde à função básica da aeronave, de acordo com a seguinte lista:
-
0xxx - aeronave sem motor. Exemplo, ASK-21:
01xx (hoje em dia
101xx);
-
1xxx - aeronaves monomotores de instrução e motoplanadores. Exemplo, Chipmunk:
13xx;
-
2xxx - aeronaves plurimotores de instrução. Exemplo, T-37C:
24xx;
-
3xxx - aeronaves de ligação e observação. Exemplo, Max-Holste Broussard,
33xx;
-
4xxx - aeronaves de patrulhamento marítimo e/ou de bombardeamento. Exemplo, P-3P:
(1)48xx;
-
5xxx - aviões de caça e caças-bombardeiros. Exemplo, A-7P:
(1)55xx;
-
6xxx - aeronaves de transporte. Exemplo, C-130H:
(1)68xx;
-
7xxx - aeronaves de apoio e especiais. Exemplo, Falcon 50:
(1)74xx;
-
8xxx - reservado. Exemplo, Boeing 707:
88xx;
-
9xxx - helicópteros. Exemplo, SA-330 Puma:
(1)95xx.
Pronto, acho que assim já é mais simples para todos chegarem lá. E como fiz de cabeça, também fica para mim porque às vezes eu próprio ainda me baralho todo.
P.S. A única coisa que me escapou foi a numeração atribuída aos drones, sendo que o Ogassa OGS42 que a FAP opera na Esq. 991 possui, por exemplo, a matrícula
PRT0xx.