A União Europeia não quer saber o que fazes com os equipamentos depois do projeto finalizado, já tive em vários projectos e quando o mesmo termina, apresentas os resultados e depois fazes o que bem entenderes com o equipamento.
Isso também é verdade, pese embora os nossos governantes se prezem em manter o rótulo de "bom aluno", e como tal seguirem sempre à risca as emanações de Bruxelas. E ainda para mais quando se trata de "equipamento militar", cruz-credo!
Em relação ao Day-Glo SAR, é curioso que nem os Merlin, nem tão pouco os Puma, possuíam externamente qualquer indicação de se tratarem de aeronaves SAR. O seu camuflado integral impele-nos mais a pensar em helicóptero militar de transporte (que também o são), do que propriamente um meio de busca e salvamento. Já com os dinamarqueses foi diferente: os 8 AW101 Mk.512 SAR estão identificados como tal, enquanto os restantes 6 Mk.512 TTT para transporte aéreo tático/CSAR são apenas camuflados (modernizados e armados).
O que me faz pensar se a pintura do Merlin não deverá ser alterada caso se avance para a tão necessária modernização, tendo até em conta que é neste momento a única aeronave militar ao serviço das Forças Armadas Portuguesas que ainda enverga o esquema denominado por South East Asia (SEA). Porém, tudo menos o novo dos HH-101 Caesar italianos, já se começa a enjoar de tanto cinzento.