UH-60A Black Hawk na FAP

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sivispacem

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #165 em: Agosto 01, 2024, 07:00:22 pm »
Os F-16A ADF do PA II que vieram usados — ao contrário dos do PA I — são os que se podem comparar em idade a estes UH-60A. No entanto, existe uma grande diferença: os F-16 tinham muito poucas HV, ao contrário destes Black Hawk que foram usados e abusados.

E agora, como é que estão os F16?  São para ficar quantos mais anos?

Alguém que chama sucata aos nossos UH60 não percebe literalmente nada de aeronaves.

Vou voltar a dizer, esta frota é a frota de Helicópteros com mais potencial das Forças Armadas Portuguesas.

Os números da própria FAP já foram aqui amplamente divulgados. Ao ritmo actual de utilização, os PA II esgotam o seu limite de HV por volta de 2040 e os PA I em 2046.

Eu que nao percebo nada do assunto, acho muito mau e estranho 1 ano de garantia ou 250 horas de voo .... para um heli recauchutado

Às tantas é por causa dos motores....  ;D ;D
Cumprimentos,
 

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saabGripen

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #166 em: Agosto 08, 2024, 11:33:54 pm »

No portal acinGov aparece um concurso da FAP para "Mateial Elétrico para o Sistema de Armas UH-60"

Da lista de material, temos algumas indicações que se trata de equipamento para trabalhar á noite e para detectar trovoadas.

 

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #167 em: Agosto 08, 2024, 11:34:56 pm »

No portal acinGov aparece um concurso da FAP para "Mateial Elétrico para o Sistema de Armas UH-60"

Da lista de material, temos algumas indicações que se trata de equipamento para trabalhar á noite e para detectar trovoadas.

Obrigado !
E os Tucanos e o Gripen ? Quando entram ?
 

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Subsea7

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #168 em: Agosto 08, 2024, 11:45:07 pm »

No portal acinGov aparece um concurso da FAP para "Mateial Elétrico para o Sistema de Armas UH-60"

Da lista de material, temos algumas indicações que se trata de equipamento para trabalhar á noite e para detectar trovoadas.

Obrigado !
E os Tucanos e o Gripen ? Quando entram ?



    Férias

O saabGripen está de férias.
Durante este período, e aqui no Forum, o saabGripen assegurará apenas os serviços mínimos.

Para os interessados em novas oportunidades de carreira, o saabGripen sugere este site:

https://embraer.com/br/pt/junte-se-a-nos

Obrigado Gripen.
Está pela Tailândia?
Se sim cuidado com os ladyboys. Eles já gostam do Gripen ! ( atenção que é o caça da FA Tailandesa).  :mrgreen:
 
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #169 em: Setembro 02, 2024, 09:30:38 am »
A preparação para as missões de combate aos FF, e muito provavelmente para as MEDEVAC, lá vai continuando.

A FAP, mesmo quando possuir os nove UH-60A, continuará a necessitar de mais helis desse modelo, mas de versões mais actuais.

https://www.facebook.com/share/v/1nqs4LvtduWzEXyJ/

Abraços
« Última modificação: Setembro 02, 2024, 09:33:12 am por tenente »
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #170 em: Setembro 02, 2024, 11:33:39 am »
A semana passada estiveram em Mirandela…

https://www.instagram.com/reel/C_RPQx4suI2/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

E também li algures que estiveram a verificar o heliporto, num hospital no Porto, que está em fase de conclusão de obra.
 

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #171 em: Setembro 02, 2024, 02:35:52 pm »
A semana passada estiveram em Mirandela…

https://www.instagram.com/reel/C_RPQx4suI2/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

E também li algures que estiveram a verificar o heliporto, num hospital no Porto, que está em fase de conclusão de obra.

Se calhar, é mesmo positivo os RFSS e os Medevac passarem a 100% para a FAP…

https://www.instagram.com/p/C_ajogrIQHp/
 
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #172 em: Setembro 02, 2024, 03:20:48 pm »
A semana passada estiveram em Mirandela…

https://www.instagram.com/reel/C_RPQx4suI2/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

E também li algures que estiveram a verificar o heliporto, num hospital no Porto, que está em fase de conclusão de obra.

Se calhar, é mesmo positivo os RFSS e os Medevac passarem a 100% para a FAP…

https://www.instagram.com/p/C_ajogrIQHp/

Para que só essas duas missões sejam integralmente cumpridas a FAP teria que dispor de, pelo menos, quinze helis.
Os Nove médios alocados aos FF, mais seis Helis para as Medevac, e isto só no Continente.
Temos que ter em conta as aeronaves que estarão em MNT e ainda as que poderão ficar AOG, por motivos diversos, como por exemplo este que hoje ocorreu:

https://www.sapo.pt/noticias/atualidade/helicoptero-do-inem-aterra-de-emergencia-em_66d5bbb7d2dfca586e9d699c

Se forem adquiridos mais UH-60 para essas duas missões, e se contarmos com so dois Kualitas dos FF, a frota dessas duas Missões será igual, em numero de aeronaves, ás duas frotas de helis da FAP, que compõem as três ESQ 552, 751 e 752, e que executam todo o espectro de missões alocadas á FAP.

Como bem sabemos a frota 101, está com apenas cerca de 50% das aeronaves disponíveis, o que limita bastante a capacidade SAR em caso de incidentes/acidentes com elevado numero de vitimas, ou  se os incidentes mesmo com reduzido numero de acidentados, ligeiros, ocorrerem em simultãneo, e/ou a longa distância dos dois arquipelagos.

A resolução desta situação de limitação operacional no SAR maritimo a Longa distãncia, deveria ser considerada, pelas altas chefias da FAP, como prioritária, de modo a que o numero de aeronaves prontas a voar, nunca fosse inferior a oito helis, 2/3 do total desta frota, para acautelar e MANTER a capacidade de intervir, simultãneamente, nessas missões SAR.

Mesmo com a frota 101 dispondo de oito unidades operacionais, as frotas de aeronaves de asa rotativa, estacionadas nos Arquipelagos, cuja missão primária é o SAR a longa distância,           ( Long-Range and Very Long-Range SAR ) e não só, deveriam ser compostas por pelo menos dois tipo de heli.
No nosso caso utilizando o excelente heli Médio/pesado 101, e um heli médio, por exemplo, o UH-60, de modo a libertar o Merlin, quando tanto a distãncia ou o numero de vitimas não justifique o seu empenhamento.

Para que isto acontecesse, a FAP, melhor, quem dirige a FAP, deveria gerir com mais responsabilidade as verbas alocadas para aquisição de aeronaves, ou a melhorias a serem efectuadas em algumas frotas.
Por exemplo ao invês de se irem estoirar 180 milhões numa dúzia de super tutanos, deveria investir parte dessa verba na recuperação de alguns 101, e, em simultãneo na compra de mais helis médios como reforço da capacidade SAR, e não só !

Desculpa o longo discurso.

Abraços
 
« Última modificação: Setembro 02, 2024, 03:39:29 pm por tenente »
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oi661114

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #173 em: Setembro 02, 2024, 03:39:57 pm »
A semana passada estiveram em Mirandela…

https://www.instagram.com/reel/C_RPQx4suI2/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

E também li algures que estiveram a verificar o heliporto, num hospital no Porto, que está em fase de conclusão de obra.

Se calhar, é mesmo positivo os RFSS e os Medevac passarem a 100% para a FAP…

https://www.instagram.com/p/C_ajogrIQHp/

Para que só essas duas missões sejam integralmente cumpridas a FAP teria que dispor de, pelo menos, quinze helis.
Os Nove médios alocados aos FF, mais seis Helis para as Medevac, e isto só no Continente.
Temos que ter em conta as aeronaves que estarão em MNT e ainda as que poderão ficar AOG, por motivos diversos, como por exemplo este que hoje ocorreu:

https://www.sapo.pt/noticias/atualidade/helicoptero-do-inem-aterra-de-emergencia-em_66d5bbb7d2dfca586e9d699c

Se forem adquiridos mais UH-60 para essas duas missões, e se contarmos com so dois Kualitas dos FF, a frota dessas duas Missões será igual, em numero de aeronaves, ás duas frotas de helis da FAP, que compõem as três ESQ 552, 751 e 752, e que executam todo o espectro de missões alocadas á FAP.

Como bem sabemos a frota 101, está com apenas cerca de 50% das aeronaves disponíveis, o que limita bastante a capacidade SAR em caso de incidentes/acidentes com elevado numero de vitimas, ou  se os incidentes mesmo com reduzido numero de acidentados, ligeiros, ocorrerem em simultãneo, e/ou a longa distância dos dois arquipelagos.

A resolução desta situação de limitação operacional no SAR maritimo a Longa distãncia, deveria ser considerada, pelas altas chefias da FAP, como prioritária, de modo a que o numero de aeronaves prontas a voar, nunca fosse inferior a oito helis, 2/3 do total desta frota, para acautelar e MANTER a capacidade de intervir, simultãneamente, nessas missões SAR.

Mesmo com a frota 101 dispondo de oito unidades operacionais, as frotas de aeronaves de asa rotativa, estacionadas nos Arquipelagos, cuja missão primária é o SAR a longa distância e não só, deveriam ser compostas por pelo menos dois tipo de heli.
No nosso caso utilizando o excelente heli Médio/pesado 101, e um heli médio, por exemplo, o UH-60, de modo a libertar o Merlin, quando tanto a distãncia ou o numero de vitimas não justifique o seu empenhamento.

Para que isto acontecesse, a FAP, melhor, quem dirige a FAP, deveria gerir com mais responsabilidade as verbas alocadas para aquisição de aeronaves, ou a melhorias a serem efectuadas em algumas frotas.
Por exemplo ao invês de se irem estoirar 180 milhões numa dúzia de super tutanos, deveria investir parte dessa verba na recuperação de alguns 101, e, em simultãneo na compra de mais helis médios como reforço da capacidade SAR, e não só !

Desculpa o longo discurso.

Abraços

O mesmo se aplica a andarem a compra UH-60 já arrumados por excesso de horas, só para satisfazer alguns lobies dentro das FA, que pelos motivos mais que conhecidos de não poderem fazer voos inter-ilhas (só se mudarem as regras em uso atualmente quanto a voos sobre o mar) e estarem no final de vida (se não serve para os outros têm que servir para nós?).
 

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saabGripen

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #174 em: Setembro 02, 2024, 07:46:51 pm »

Há no Forum Defesa delírios crónicos.
E da parte de gente que está cá há décadas e não aprendem como o mundo funciona.

Há uma verba na Lei de Programação Militar, com a respectiva calendarização para a manutenção dos Merlins.
Há outra verba consagrada á compra de STs.

A FAP dispõe da primeira conforme o que está calendarizado para os 12 anos a partir de 2023.

A FAP não dispõe da verba dos ST, como não dispõe da verba do KC-390. As verbas a gastar nestes projectos  vão estar para os ST e estão para os KC fixas de acordo com contratos assinados com a EMBRAER.

Vir aqui, como virou moda, com a brilhante ideia de tirar verba dos ST e passá-la para helicópteros, faz parte de uma grande brincadeira colectiva desses foristas.

Parecem uma banda de música.
 

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Subsea7

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #175 em: Setembro 02, 2024, 07:57:17 pm »
Saab, és um otário, completo !
Parabéns !
 
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tenente

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #176 em: Setembro 02, 2024, 08:15:14 pm »
Saab, és um otário, completo !
Parabéns !

Muito bom !!!
:rir: :rir: :rir: :rir: :rir: :rir:

Abraço
« Última modificação: Setembro 02, 2024, 08:16:08 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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saabGripen

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #177 em: Setembro 02, 2024, 09:28:10 pm »
Saab, és um otário, completo !
Parabéns !


Olha, o Primeiro Clarinete acaba de fazer um solo.

Subsea7, eu imagino-te como alguém que, no teu ramo, já mereceu confiança para gerir muito dinheiro.
Com um bocadinho de "arte" da tua parte (para proteger o inocente) eras capaz de nos contar umas estórias, não?
Ao menos aprendia-se aqui alguma coisa.
E provavas que o saabGripen é um otário.

Assim, a ultima coisa que me lembro de aprender contigo era que "vão ser M-777 e CAESARs".
Informação que muito agredeci e continuo a agradecer - o tempo que for necessário.

Haha.
« Última modificação: Setembro 02, 2024, 09:30:33 pm por saabGripen »
 

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sergio21699

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-Meu General, estamos cercados...
-Óptimo! Isso quer dizer que podemos atacar em qualquer direcção!
 
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #179 em: Setembro 03, 2024, 09:44:50 pm »
Saab, és um otário, completo !
Parabéns !

 :snipersmile: NA MOUCHE !   :G-beer2: