UH-60A Black Hawk na FAP

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #150 em: Julho 17, 2024, 12:48:01 pm »
Uma coisa que nunca vi referida é o número de horas que restam aos motores dos nossos UH-60 Apesar de concordar que pelo valor e para a função a que se destinam - e que claramente não é dar 'top cover' a quem quer que seja! - foram uma excelente aquisição,
Mas não deixam de ser velhos e com enormes lacunas de equipamento para 'outros vôos' (como seria de esperar para combater fogos, diga-se)

Isto apesar de haver quem tenha wet dreams de cada vez que vê algum equipamento USA ou algo que potencialmente o poderá vir a utilizar. Ou, por dever de ofício, uma SCAR..... 
Gung ho!!! :mrgreen: :mrgreen:
« Última modificação: Julho 17, 2024, 01:05:26 pm por sivispacem »
Cumprimentos,
 

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #151 em: Julho 17, 2024, 01:00:21 pm »
Então mas cederam as 12,7mm todas à marinha para a motoreta com side car? Não existe nada melhor que uma automática...  :mrgreen:



Saudações  :mrgreen:

P.S. Aquele vermelho fere a vista. Que tal cor de rosa choque?  :mrgreen:



Esse rosa está reservado a Marinha para os próximos
 
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #152 em: Julho 17, 2024, 01:07:28 pm »
Então mas cederam as 12,7mm todas à marinha para a motoreta com side car? Não existe nada melhor que uma automática...  :mrgreen:



Saudações  :mrgreen:

P.S. Aquele vermelho fere a vista. Que tal cor de rosa choque?  :mrgreen:



Esse rosa está reservado a Marinha para os próximos

Os NPO armados com a M2 com miras de ferro é que deviam ser pintados dessa cor....  :snip:
Cumprimentos,
 
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #153 em: Julho 17, 2024, 02:31:39 pm »
Pelo andar da Carruagem vamos é voltar às Bofors de 40mm...  :mrgreen:



Saudações  :mrgreen:

P.S. Depois dos 6 originais, existem planos para mais?

https://www.emfa.pt/noticia-3862-forca-aerea-adquire-novos-meios-para-combate-a-incendios-rurais
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #154 em: Julho 17, 2024, 03:21:42 pm »
Pelo andar da Carruagem vamos é voltar às Bofors de 40mm...  :mrgreen:



Saudações  :mrgreen:

Pelo número eu diria que as Bofors devem estar reservadas para outra coisa qualquer.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #155 em: Julho 19, 2024, 09:06:09 pm »
Bela foto do UH60 a providenciar Top cover...



"Top cover"
Não seja ridículo.

Rídiculo?! então, está a fazer o quê?
Sabe que a tentativa de ridicularizar os outros a partir da sua ignorancia não o leva a lado nenhum...

Sim, é ridículo. Um país andar a comprar helis da sucata com dinheiro do PRR e andar a brincar aos "top covers" com Blackhawks pintados de laranja fluorescente para combate aos incêndios. Algo nunca visto em lado nenhum do mundo. Como achar que isto é algo de extraordinário quando é simplesmente patético, absurdo e vergonhoso para um país da NATO. Se isto não é ridiculo, o que será?

Vejo aí ao problema psicológico. Anda a tomar os comprimidos a horas?
Primeiro chama-me ridículo a mim, depois afinal já é o que Portugal comprou. Depois chama sucata aos Helis que têm a mesma idade que os F16, mas que estão a ser renovados desde o ano passado e que sao neste momentos os Helicópteros com mais potencial das Forças Armadas Portuguesas.
Depois ainda diz que andam a brincar aos top covers, como se todos os militares andassem a brincar nos seus treinos!!!

Acho mesmo que tem de procurar ajuda…
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #156 em: Julho 20, 2024, 02:38:53 am »
Os F-16A ADF do PA II que vieram usados — ao contrário dos do PA I — são os que se podem comparar em idade a estes UH-60A. No entanto, existe uma grande diferença: os F-16 tinham muito poucas HV, ao contrário destes Black Hawk que foram usados e abusados.
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #157 em: Julho 20, 2024, 08:20:34 am »
Os F-16A ADF do PA II que vieram usados — ao contrário dos do PA I — são os que se podem comparar em idade a estes UH-60A. No entanto, existe uma grande diferença: os F-16 tinham muito poucas HV, ao contrário destes Black Hawk que foram usados e abusados.

E agora, como é que estão os F16?  São para ficar quantos mais anos?

Alguém que chama sucata aos nossos UH60 não percebe literalmente nada de aeronaves.

Vou voltar a dizer, esta frota é a frota de Helicópteros com mais potencial das Forças Armadas Portuguesas.



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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #158 em: Julho 20, 2024, 08:26:34 am »
Ele e eu.

Isto é para treino e mais nada,  porque se fosse numa situação real, não era um bacano com uma espingarda automática que ia fazer esse serviço, nem o Helicóptero em questão está preparado para tal.

No entanto tenho que frisar que na minha opinião esta aquisição foi excelente.

La por os Helis ainda não terem blindagem na cabine (só têm no lugar dos pilotos) e armas nas janelas não quer dizer que a rapaziada não possa treinar as missões na mesma.
Ou o resto das forças armadas só treinam as coisas quando têm todo o equipamento? É que eu vejo tantas unidades a treinar só no papel, que estes até têm muito para treinar…
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #159 em: Julho 20, 2024, 08:34:40 am »
Não é só ter uma 12,7mm, falta-lhes muito mais para ser verdadeiramente capaz a esse nível, basta ver as diferenças entre versões dos nossos EH-101.

Citar
A variante CSAR está equipada com “Defensive Aids Suite” (DAS), que consiste num sistema integrado de autoproteção eletrónica, formado pelos seguintes subsistemas: um “Radar Warning Receiver” (RWR), um “Missile Warning System” (MWS) e um “Counter Measures Dispensing System” (CMDS). Tem a capacidade para reabastecimento “Hovering In Flight Refueling” (HIRF) e “Air to Air Refueling” (AAR).

Já para não falar dos FLIR e radar de busca que no nosso caso acho que todos os Merlin têm e os nossos UH-60 Black Hawk não.

MAs quantos Helicópteros no mundo inteiro não têm FLIR!! Não percebo essa fixação.
Quanto ao radar de busca, que radar é que quer dizer? O radar meteorológico para voar em condições adversas? Ou outro tipo de radar? É que mais uma vez, há centenas de Helis militares a voar sem qualquer tipo de radar.

Engraçado que o Ministro da Defesa da Ucrânia voa num UH60 igual aos nossos, só que pintado de azul…
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #160 em: Julho 20, 2024, 11:37:13 am »
Se foi feito um trabalho para durarem mais uns milhares de horas em bom serviço, não vejo o grande mal. Tirando ainda serem poucos. Mas parece que serão mais 3 além destes 6. O problema de fogos fica melhor resolvido.
Agora o que não está, nem parece andar são os outros na versão militar para apoio de tropas, ao contrários da esquadras de tucanitos que parece de uma urgência doentia.
Se até lá treinarem com estes H60 dos fogos como fazem com os Koala é só aproveitar o meio e a tripulação desse meio.
Até podiam treinar com helicópteros da proteção civil, para fast rope, rapel, etc. O importante é dar competências a quem tem de ser treinado.
Não é como aqui bem dizem, fazer no papel. E acrescento, bebericar uns whiskies de satisfação pelo grande trabalho realizado.
 

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #161 em: Julho 20, 2024, 01:52:29 pm »
Se até os Koala servem para treinar tanta coisa, o que não farão os UH-60 Black Hawk.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #162 em: Julho 21, 2024, 04:29:12 am »
Os F-16A ADF do PA II que vieram usados — ao contrário dos do PA I — são os que se podem comparar em idade a estes UH-60A. No entanto, existe uma grande diferença: os F-16 tinham muito poucas HV, ao contrário destes Black Hawk que foram usados e abusados.

E agora, como é que estão os F16?  São para ficar quantos mais anos?

Alguém que chama sucata aos nossos UH60 não percebe literalmente nada de aeronaves.

Vou voltar a dizer, esta frota é a frota de Helicópteros com mais potencial das Forças Armadas Portuguesas.

Os números da própria FAP já foram aqui amplamente divulgados. Ao ritmo actual de utilização, os PA II esgotam o seu limite de HV por volta de 2040 e os PA I em 2046.
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #163 em: Agosto 01, 2024, 11:24:24 am »
Imagens comparativas do cockpit que equipa os Black Hawk Portugueses, com os sistemas antigos analógicos

« Última modificação: Agosto 01, 2024, 11:26:44 am por ACADO »
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #164 em: Agosto 01, 2024, 05:17:36 pm »
Os F-16A ADF do PA II que vieram usados — ao contrário dos do PA I — são os que se podem comparar em idade a estes UH-60A. No entanto, existe uma grande diferença: os F-16 tinham muito poucas HV, ao contrário destes Black Hawk que foram usados e abusados.

E agora, como é que estão os F16?  São para ficar quantos mais anos?

Alguém que chama sucata aos nossos UH60 não percebe literalmente nada de aeronaves.

Vou voltar a dizer, esta frota é a frota de Helicópteros com mais potencial das Forças Armadas Portuguesas.

Os números da própria FAP já foram aqui amplamente divulgados. Ao ritmo actual de utilização, os PA II esgotam o seu limite de HV por volta de 2040 e os PA I em 2046.

Eu que nao percebo nada do assunto, acho muito mau e estranho 1 ano de garantia ou 250 horas de voo .... para um heli recauchutado
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