Primeiro avião português (2025)

  • 213 Respostas
  • 26371 Visualizações
*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1350
  • Recebeu: 232 vez(es)
  • Enviou: 76 vez(es)
  • +809/-1239
Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #210 em: Fevereiro 08, 2025, 07:20:51 pm »
É interessante verificar que muitos foristas querem ver o projecto do LUS-222 falhar.

Ninguém quer ver o projecto falhar. Queriam sim que o "primeiro avião português" fosse de facto... português, e produzido em... Portugal.

É estranho como o primeiro avião português, tem tanta "mão" estrangeira. Até parece que desenvolvemos um concorrente do B-2.

Se era para esta salganhada toda, se calhar mais valia avançar para programas multinacionais de UCAVs de médio/grande porte, dentro da UE.

Citar
Muitos falam mal dos Brasileiros quando compramos STs e KCs.

Falar mal das aquisições feitas, é diferente de falar mal dos cidadãos do país de origem destas aquisições. O ST não serve para a FAP, ponto, não importa a origem, e o KC-390 foi muito mais caro do que a Embraer prometia, comprometendo o financiamento de outros programas.

O resto das pseudo-razões que os Gripas da vida inventam, não passam de invenções.

Citar
Depois torcem por um Brasileiro num diferendo com uma empresa portuguesa.

Muitos torcem para que se descubra a verdade, e que acabem estas negociatas da tanga, corrupção e afins.

Citar
Depois dizem que são grandes patriotas.

Diferentes pessoas considerarão "patriotismo" de forma diferente. Mas podemos concordar todos que é anti-nação avançar com determinados programas de Defesa, só porque uma empresa estrangeira específica assim o exigiu.

Se vocês fossem patriotas, seriam os primeiros a deitar abaixo a ideia da compra dos ST, pois este avião, adquirido para ser usado em missões de combate, coloca em risco a vida de portugueses, e representa um desvio de recursos relevante para um país que está militarmente muito mal equipado e preparado, com graves implicações estratégicas.

Se calhar, na base de ser patriota, está a vontade de que, caso o teu país entre em guerra, o teu país saia dela vencedor. Certas apostas que foram feitas, não se preocupam em proporcionar ao país meios que aumentem as chances dessa vitória decorrer, ou até de dissuadir um adversário de iniciar um conflito. O programa ST, é um grande exemplo disso, interesses particulares bem acima de interesse nacional ou de questões estratégicas.

Citar
Os Bigs do forum, nesta caso, não andam aqui a procurar "infiltrados" da DESAER.
Porque será?

Porque ainda não veio aqui ninguém da DESAER fazer propaganda à força toda dos seus produtos aqui no Fórum, nem tentar manipular opiniões/desestabilizar?
A DESAER nunca deve ter sido tema por aqui, até às notícias recentes. Acusar de haver infiltrados da dita empresa aqui, teria tanta lógica como dizer que andam para aqui infiltrados do Pingo Doce.


Por se concentrar tanto no ST, a minha resposta será dada na página do ST.

 

*

MMaria

  • Analista
  • ***
  • 759
  • Recebeu: 118 vez(es)
  • Enviou: 256 vez(es)
  • +28/-994
« Última modificação: Fevereiro 10, 2025, 12:40:16 am por MMaria »
"...Eu posso estar completamente enganado.
Eu posso estar correndo, pro lado errado.
...Mas a dúvida é o preço da pureza.
E é inútil ter certeza..."

Engenheiros - Infinita highway.
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 5305
  • Recebeu: 3478 vez(es)
  • Enviou: 2927 vez(es)
  • +5931/-3599
Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #212 em: Fevereiro 10, 2025, 10:37:57 am »
Devolvíamos era esse avião que dizem copiado, com o pedregulho de ouro para o Lula gastar em p.... e alcool e, no mesmo pacote iam os ST, o Comando Vermelho, o PC, os estudantes brasileiros com facas de Braga e, os aprendizes de feiticeiro que aqui vêm promover aquilo que os padrinhos mandam
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6469
  • Recebeu: 6995 vez(es)
  • Enviou: 4745 vez(es)
  • +10145/-2808
Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #213 em: Fevereiro 15, 2025, 05:00:07 pm »
Fabricante brasileira Akaer oficializa acordo para produzir estruturas do bimotor LUS-222

https://www.cavok.com.br/fabricante-brasileira-akaer-oficializa-acordo-para-produzir-estruturas-do-bimotor-lus-222
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PTWolf, goncalobmartins