Os franceses acham que as vantagens do Stealth são exageradas e que um avião de 4.5 com guerra eletrónica competente serve.
Se acham isso por convicção ou por quererem produzir mais Rafales não sei.
Eu também acho que sou o maior da minha rua… se acho isso por ser verdade ou por ser idiota, não sei…
Como afirmou o Sivispacem, eu acho que os franceses, acima de todas as questões tecnológicas, querem manter a capacidade de construir um caça sozinhos (são os únicos na europa). E a verdade é que mantém toda a cadeia industrial, com milhares de empresas e de empregos envolvidos. É um cluster tecnológico de elevado valor.
O Rafale está perfeitamente integrado com praticamente todos os sistemas de armas e sensores. Não é furtivo, e isso é certamente uma desvantagem. De qualquer modo, os franceses acham que a aposta compensa.
Também não será provável que o Rafale tenha de enfrentar sozinho algum inimigo superior, e as guerras nao se resolvem em duelos aéreos 1vs1.
Exatamente! Eles sabem que os Rafale não são tão bons como o F-35, mas é uma questão de prioridade política… e já estão a por a cabeça dos alemães em água, por querem ficar com a parte de leão da construção do FCAS/SCAF…
Não é bem assim.
Os Franceses teriam sempre a parte de leão, visto serem os únicos com a capacidade de construir um caça inteiro.
Só que o que os franceses mais querem agora é vender Rafales. E estão a vender muito bem.
Por isso não se importam nada de atrasar o FCAS uns meses ou uns anos.
E se as vendas forem mesmo muito boas, a DASSAULT até pode fazer dinheiro suficiente para eles fazerem um FCAS sozinhos.
O mesmo aconteceu com o Eurofighter. O desenvolvimento começou com os Franceses, os Franceses começaram a vender Mirages F1s e 2000, atrasaram tudo, e depois saíram e fizeram o Rafale sozinhos.
Outro comentário:"Também não será provável que o Rafale tenha de enfrentar sozinho algum inimigo superior"
Qual é o inimigo superior a um RAFALE F4?