Curiosa esta maquete apresentada no Portugal Air Summit 2024
A FAP não quer este Aparelho Voador.
Não é "Stealth".
Não o pediu.
Não tem qualquer missão para ele.
O que é que isto significa?
Vai o ter, tão certo como Portugal ter acabado de vencer a Polónia.
Vai ter, vai. Apenas o número a adquirir ainda é naturalmente uma incógnita.
A FAP é uma porreiraça, sempre com o jargão "fazer parte da solução e não do problema".
Deverá ser então uma aeronave para, no fundo, cumprir as mesmas missões que eram anteriormente atribuídas ao CASA C-212 Aviocar (que aparentemente não foram completamente preenchidas com a aquisição do C-295M, a que se juntam os conhecidos problemas de disponibilidade da frota), à excepção da vigilância marítima e fiscalização pesqueira. No PAS24 falou-se em algo como ligação/transporte leve, lançamento de páraquedistas, possivelmente MEDEVAC no Continente e ilhas, fotografia aérea, etc. etc.
Então, eu diria que o CEMFA tem aí um bom argumento para pedir a revisão da Lei de Programação Militar em 2025 (na informação sobre o OE 2025 fala-se apenas em "eventualmente...").
O projecto do LUS222 é, ao mesmo tempo, uma oportunidade para por a trabalhar aquele centro de Desenvolvimento Técnológico que a FAP inaugurou outro dia. Aquele que foi tão bem divulgado que já não faço ideia como se chama - e que foi pago, penso eu, pelo AERO-NEXT do PRR (mesmo que financiou o LUS222.
E assim aproveitava para meter lá (na LPM) qualquer coisinha sobre "Futuro Caça".
É que, se o CEMFA apresentar a FAP como parceiro no desenvolvimento do primeiro avião português, tem mais força para pedir F-35.
Finalmente, e com todo o respeito pelo colega de Forum, penso que nada disso vai acontecer, porque a mentalidade do CEMFA e de toda a FAP está exemplificada aqui nas palávras do CharlieJaguar (e nos emojis).
Quem não chora não mama.
Mas hoje a forma de chorar é muito diferente.
Vocês sabem de quem estou a falar.