Primeiro avião português (2025)

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Charlie Jaguar

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #195 em: Janeiro 31, 2025, 02:46:47 pm »
Por acaso alguém se deu ao trabalho de ler o artigo?


Licenciado em Direito em 2016, Frederico Aguiar-Branco estagiou no escritório do pai e trabalhou nos serviços jurídicos do Futebol Ckube do Porto, antes de ingressar em Setembro de 2022 na CEEIA, onde exerce as funções de director-geral da Aero.Next.


Citar
No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, a CEIIA – onde Frederico Aguiar-Branco é director de programa (‘Program Manager’) – teve 12 projectos aprovados no valor total de 143,22 milhões de euros, dos quais já arrecadaram 58,9 milhões. A este valor juntar-se mais 15,45 milhões de euros que serão ainda entregues pelo Estado, através do IAPMEI, à EEA Aircraft and Maintenance, detida pela CEIIA. Saliente-se que a CEIIA tem vindo a receber sucessivos e chorudos financiamentos nos últimos meses.

Grande parte destes projectos estarão previsivelmente concluídos ao longo deste ano, e os restantes em 2016. Saliente-se também que em 2011, José-Pedro Aguiar-Branco, então ministro da Defesa do Governo de Passos Coellho, assinou contratos envolvenda também a CEIIA e a EEA, bem como a Embraer.


Mais um advogado, filho de um político de topo, a gerir uma empresa de natureza eminentemente técnica/tecnológica a receber fundos "públicos".

Então, onde para o "Polícia da Moda" e os "Lusitanos" das tretas?

Depois os analistas e comentadores da nossa praça ficam todos muito espantados quando surgem notícias como esta:

 https://expresso.pt/politica/governo/2025-01-30-governo-falha-promessa-conflito-de-interesses-ainda-por-regular-e794971f
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Pescador

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #196 em: Janeiro 31, 2025, 02:55:50 pm »
Sabem o que é parecido também
S&W vs Tauros
Baretta vs Tauros
e tanta coisa militar feita ao longo destas décadas a "copiar" aspectos ou soluções

Mas vem agora um feiticeiro com uma novidade destas. Deem o pedregulho de ouro ao homezito
 

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saabGripen

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #197 em: Janeiro 31, 2025, 08:30:37 pm »
É interessante verificar que muitos foristas querem ver o projecto do LUS-222 falhar.
E depois tocam Segóvia a olhar para fotos de F-35s e F-22.

Muitos falam mal dos Brasileiros quando compramos STs e KCs.
Depois torcem por um Brasileiro num diferendo com uma empresa portuguesa.
Depois dizem que são grandes patriotas.

Os Bigs do forum, nesta caso, não andam aqui a procurar "infiltrados" da DESAER.
Porque será?

« Última modificação: Janeiro 31, 2025, 09:53:51 pm por saabGripen »
 

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antoninho

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #198 em: Fevereiro 01, 2025, 10:41:40 am »
Talvez porque nos corre nas veias a alma desta personagem.....

94
Mas um velho, de aspecto venerando,
Que ficava nas praias, entre a gente,
Postos em nós os olhos, meneando
Três vezes a cabeça, descontente,
A voz pesada um pouco alevantando,
Que nós no mar ouvimos claramente,
C'um saber só d'experiências feito,
Tais palavras tirou do experto peito:
95
— "Ó glória de mandar! Ó vã cobiça
Desta vaidade, a quem chamamos Fama!
Ó fraudulento gosto, que se atiça
C'uma aura popular, que honra se chama!
Que castigo tamanho e que justiça
Fazes no peito vão que muito te ama!
Que mortes, que perigos, que tormentas,
Que crueldades neles experimentas!
96
— "Dura inquietação d'alma e da vida,
Fonte de desamparos e adultérios,
Sagaz consumidora conhecida
De fazendas, de reinos e de impérios:
Chamam-te ilustre, chamam-te subida,
Sendo digna de infames vitupérios;
Chamam-te Fama e Glória soberana,
Nomes com quem se o povo néscio engana!
97
— "A que novos desastres determinas
De levar estes reinos e esta gente?
Que perigos, que mortes lhe destinas
Debaixo dalgum nome preminente?
Que promessas de reinos, e de minas
D'ouro, que lhe farás tão facilmente?
Que famas lhe prometerás? que histórias?
Que triunfos, que palmas, que vitórias?
 

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LuisPolis

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #199 em: Fevereiro 01, 2025, 11:31:28 am »
Como o nosso chefe de Engenharia é advogado lá vamos nós para uma interessante e lucrativa batalha judicial. A Engenharia fica para segundo plano ...

Citar
O ‘casamento’ acabou em Novembro de 2021, aparentemente de comum acordo, mas as desavenças ameaçam chegar aos tribunais. O Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEiiA) – a associação empresarial que projectou uma pequena aeronave a construir numa fábrica em Ponte de Sor – diz-se surpreendido com a acusação a sua antiga parceira brasileira, a Desaer, de ter copiado o seu modelo. E diz que vai processar a empresa brasileira fundada por um ex-quadro da Embraer.

https://www.paginaum.pt/2025/01/31/associacao-empresarial-portuguesa-responde-com-processo-a-acusacao-de-plagio
 

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Luso

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #200 em: Fevereiro 01, 2025, 01:10:51 pm »
É.
Vamos todos patrioticamente enfiar a cabeça na areia enquanto nos vão ao pacote.
Afinal deve ser bom porque estamos sempre a repetir. E depois queixamo-nos.
Guilty pleasures...
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 
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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #201 em: Fevereiro 02, 2025, 11:58:42 am »
A empresa brasileira terá que provar em tribunal que o LUS-222 fez uso de propriedade intelectual sua, o que não é totalmente facil de fazer.

Ainda que a parte portuguesa possa ter usado o know-how adquirido pela partilha, para ter um melhor ponto de partida, não significa que não tenha realizado por si os trabalhos para chegar a um resultado semelhante.

Um pouco como as equações de matemática em que sabes o resultado final e tens que encontrar a solução para o "X".

Eticamente e moralmente condenável, não necessariamente crime.

Agora o que pode acontecer é que do lado português nem isso tenha sido feito e tenham pegado no projecto brasileiro e tentado replicar deste lado, usando os fundos europeus para alavancar o projecto.

Quanto ao resultado ser semelhante deixo o seguinte exemplo:



Pista: um é americano e outro é chines
 
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saabGripen

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #202 em: Fevereiro 02, 2025, 12:47:31 pm »
Serem "iguais" não tem nada a ver com a aparência.
Em tribunal, o CEiiA vai mostrar o desenho do sistema hidraulico do LUS, na precência de um perito. E a DESAER ter que demonstrar ao juíz como ele é idêntico ao seu.
Se não chegar passa-se aos sistemas eléctrico e de combustível e o desenho de cada componente da estrutura.


« Última modificação: Fevereiro 02, 2025, 03:07:51 pm por saabGripen »
 

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LM

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #203 em: Fevereiro 02, 2025, 12:53:58 pm »
E que Tribunal tem jurisdição para este tipo de questões? 
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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saabGripen

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #204 em: Fevereiro 02, 2025, 03:07:13 pm »
Quem seguiu e se interessou por este projecto leu que o CEiiA, depois de acabar com o negócio com a DESAER, teve 100 engenheiros a trabalhar em Évora no desenvolvimento do LUS222.

E a DESAER?

Quando, há uns dias se anunciou que a produção de todas as estruturas do avião foram adjudicadas á AKAER e esta confirmou e disse que a produção de peças para o protótipo ia começar este ano...
... é porque os desenhos do avião estão prontos.

Agora a DESAER só tem que provar que todos esses desenhos foram dados pela AKAER ao CEiiA em 2019.
E os 100 engenheitros em Évora estiveram lá a jogar video-jogos.

No meio de isto tudo, e se a DESAER não tiver provas para apresentar, que não sejam apenas representações em 3D do exterior odo avião, ...
... fácil, mesmo fácil vai ser o CEiiA provar que sofreu danos elevados com o ataque ao seu bom nome.
 
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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #205 em: Fevereiro 02, 2025, 07:46:38 pm »
Quem seguiu e se interessou por este projecto leu que o CEiiA, depois de acabar com o negócio com a DESAER, teve 100 engenheiros a trabalhar em Évora no desenvolvimento do LUS222.

E a DESAER?

Quando, há uns dias se anunciou que a produção de todas as estruturas do avião foram adjudicadas á AKAER e esta confirmou e disse que a produção de peças para o protótipo ia começar este ano...
... é porque os desenhos do avião estão prontos.

Agora a DESAER só tem que provar que todos esses desenhos foram dados pela AKAER ao CEiiA em 2019.
E os 100 engenheitros em Évora estiveram lá a jogar video-jogos.

No meio de isto tudo, e se a DESAER não tiver provas para apresentar, que não sejam apenas representações em 3D do exterior odo avião, ...
... fácil, mesmo fácil vai ser o CEiiA provar que sofreu danos elevados com o ataque ao seu bom nome.

Este caso começa a ter contornos estranhos. Então o avião será apenas montado em Portugal? Houve dois parceiros Brasileiros que se desentenderam e agora restou só um (AKAER) que está todo contente. Mais um caso estranho em países de casos estranhos.

Citar
A Akaer será responsável pela fabricação, no Brasil, da fuselagem, asa completa, estabilizadores horizontais e verticais e também de todas as superfícies de controle do avião.

https://www.akaer.com.br/post/akaer-%C3%A9-selecionada-para-produzir-estruturas-da-aeronave-lus-222-1
 

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legionario

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #206 em: Fevereiro 02, 2025, 09:04:22 pm »
Ao menos podiam disfarçar melhor, umas marteladas na fuselagem por exemplo...

Brincadeira à parte, espero bem que essas acusações não sejam verdade ; se a legitima proprietaria nos entregou em confiança os planos do avião acho uma grande deslealdade da nossa parte, mas prontos, o liberalismo económico é mesmo assim, vale tudo incluindo arrancar olhos.
Mesmo que em tribunal não se safem  a nossa reputação é que leva uns salpicos ; ...já estou a ver as principais publicações internacionais da especialidade a gozar com a coisa.
Os protagonistas desta estória que cheguem rapida e discretamente a um acordo, será o melhor..
« Última modificação: Fevereiro 02, 2025, 09:08:00 pm por legionario »
"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo
 

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saabGripen

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #207 em: Fevereiro 07, 2025, 08:08:19 pm »


Para os interessados, vou colocar aqui um link para a NORMA EASA CS-23.
É a norma pela qual o LUS-222 vai ser certificado.

Ao se estar a falar aqui de o que é "igual" ou uma "cópia", os foristas, com a informação de que a maioria dispoe, poderia perguntar:
- pois, o avião brasileiro ia ter 19 lugares, e o português não é que tem...19 lugares?  muito esquesito...

Pois, da Norma, temos isto:

CS 23.2005 Certification of normal-category aeroplanes


(a) Certification in the normal category applies to aeroplanes with a passenger seating
configuration of 19 or less and a maximum certified take-off mass of 8 618 kg (19 000 pounds)
or less.
(b) Aeroplane certification levels are:
(1) Level 1 — for aeroplanes with a maximum seating configuration of 0 to 1 passengers;
(2) Level 2 — for aeroplanes with a maximum seating configuration of 2 to 6 passengers;
(3) Level 3 — for aeroplanes with a maximum seating configuration of 7 to 9 passengers; and
(4) Level 4 — for aeroplanes with a maximum seating configuration of 10 to 19 passengers.


Aviões aprovados pela mesma norma, e o mesmo "Level" têm a tendencia para serem bastante parecidos em muitas áreas.

https://www.easa.europa.eu/en/downloads/116297/en




« Última modificação: Fevereiro 07, 2025, 08:11:52 pm por saabGripen »
 

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dc

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #208 em: Fevereiro 07, 2025, 11:54:46 pm »
É interessante verificar que muitos foristas querem ver o projecto do LUS-222 falhar.

Ninguém quer ver o projecto falhar. Queriam sim que o "primeiro avião português" fosse de facto... português, e produzido em... Portugal.

É estranho como o primeiro avião português, tem tanta "mão" estrangeira. Até parece que desenvolvemos um concorrente do B-2.

Se era para esta salganhada toda, se calhar mais valia avançar para programas multinacionais de UCAVs de médio/grande porte, dentro da UE.

Citar
Muitos falam mal dos Brasileiros quando compramos STs e KCs.

Falar mal das aquisições feitas, é diferente de falar mal dos cidadãos do país de origem destas aquisições. O ST não serve para a FAP, ponto, não importa a origem, e o KC-390 foi muito mais caro do que a Embraer prometia, comprometendo o financiamento de outros programas.

O resto das pseudo-razões que os Gripas da vida inventam, não passam de invenções.

Citar
Depois torcem por um Brasileiro num diferendo com uma empresa portuguesa.

Muitos torcem para que se descubra a verdade, e que acabem estas negociatas da tanga, corrupção e afins.

Citar
Depois dizem que são grandes patriotas.

Diferentes pessoas considerarão "patriotismo" de forma diferente. Mas podemos concordar todos que é anti-nação avançar com determinados programas de Defesa, só porque uma empresa estrangeira específica assim o exigiu.

Se vocês fossem patriotas, seriam os primeiros a deitar abaixo a ideia da compra dos ST, pois este avião, adquirido para ser usado em missões de combate, coloca em risco a vida de portugueses, e representa um desvio de recursos relevante para um país que está militarmente muito mal equipado e preparado, com graves implicações estratégicas.

Se calhar, na base de ser patriota, está a vontade de que, caso o teu país entre em guerra, o teu país saia dela vencedor. Certas apostas que foram feitas, não se preocupam em proporcionar ao país meios que aumentem as chances dessa vitória decorrer, ou até de dissuadir um adversário de iniciar um conflito. O programa ST, é um grande exemplo disso, interesses particulares bem acima de interesse nacional ou de questões estratégicas.

Citar
Os Bigs do forum, nesta caso, não andam aqui a procurar "infiltrados" da DESAER.
Porque será?

Porque ainda não veio aqui ninguém da DESAER fazer propaganda à força toda dos seus produtos aqui no Fórum, nem tentar manipular opiniões/desestabilizar?
A DESAER nunca deve ter sido tema por aqui, até às notícias recentes. Acusar de haver infiltrados da dita empresa aqui, teria tanta lógica como dizer que andam para aqui infiltrados do Pingo Doce.
 
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saabGripen

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #209 em: Fevereiro 08, 2025, 04:16:24 pm »

Vou responder mas neste momento só tenho o telemóvel e não dá jeito.

Mas digo isto:
Na pagina do Lynx, dei uma resposta ao teu amigo CJ depois de ele me chamar de infantil ou qq coisa do genero. Ele nunca respondeu.
Pode ser uma oportunidade interessante para tu responderes por ele.
Ele "gosta e agradece".

                            :G-beer2:

Até breve.