Primeiro avião português (2025)

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Malagueta

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #180 em: Janeiro 29, 2025, 10:36:08 am »
Bom dia,

 De certeza que vai haver mais capítulos dessa historia, de qualquer das formas é sempre mau, haver este tipo de suspeitas sobre um projeto novo, e ainda por cima quando foi anunciado pelos promotores, que o todo o projeto é  made  in portugal.

 Só uma nota a própria desaer informa que as empresas não podiam ser concorrentes  durante 5 anos, e esses 5 anos terminaram agora dia 27-01-2025.
 
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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #181 em: Janeiro 30, 2025, 02:57:32 pm »
O filho do Aguiar Branco está metido nisto?

https://www.paginaum.pt/2025/01/30/projecto-de-aviao-portugues-liderado-por-filho-de-aguiar-branco-acusado-de-plagio

Projecto de avião português liderado por filho de Aguiar-Branco acusado de plágio

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #182 em: Janeiro 30, 2025, 10:48:14 pm »

Será que a Boeing processou o Airbus por o A320 ser uma cópia do 737?
É que são muito parecidos.

As reacções a este "comunicado" da DESAER têm sido muito poucas.
E falta saber se há matéria para meter o caso em tribunal.
Se há, deve haver desenvolvimentos em breve.

Era bom que algum forista do FD tivesse acesso a uma advogada para lhe colocar esta questão.
O que é que consubstancia a còpia do projecto de um avião?
 

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antoninho

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #183 em: Janeiro 31, 2025, 12:03:13 am »

Será que a Boeing processou o Airbus por o A320 ser uma cópia do 737?
É que são muito parecidos.

As reacções a este "comunicado" da DESAER têm sido muito poucas.
E falta saber se há matéria para meter o caso em tribunal.
Se há, deve haver desenvolvimentos em breve.

Era bom que algum forista do FD tivesse acesso a uma advogada para lhe colocar esta questão.
O que é que consubstancia a còpia do projecto de um avião?


Mais ou menos.... Isto.... Roubo intelectual. Se for provado mas algo não bate certo da parte brasileira.

https://www.igac.gov.pt/propriedade-intelectual
« Última modificação: Janeiro 31, 2025, 12:04:54 am por antoninho »
 

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #184 em: Janeiro 31, 2025, 12:42:59 am »
Comunicado Desaer – ATL 100

A DESAER informa que tomou ciência de que a EEA Aircraft and Maintenance SA, empresa portuguesa ligada ao CEIIA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento) estaria lançando uma aeronave – LUS 222 – idêntica ao ATL 100.

O anúncio dessa aeronave por parte do CEIIA foi feito após o envio de informações técnicas sigilosas pela DESAER ao CEIIA, durante parceria que, posteriormente, foi suspensa.

A DESAER ratifica deter a propriedade intelectual e todos os direitos sobre o desenvolvimento e produção do ATL 100, lançado em outubro de 2018 e registrado no Brasil como Produto Estratégico de Defesa (PED). Assim, nenhuma outra companhia ou entidade em nível mundial pode desenvolver ou produzir tal aeronave, com características únicas.

Nesse sentido, a DESAER, por meio de seu departamento jurídico, já notificou o CEIIA e está tomando as devidas medidas para ratificar seus direitos exclusivos sobre aeronave.

O desenvolvimento da aeronave  ATL 100 segue seu curso, sendo que seus fornecedores receberam recentemente demandas de peças para usinagem do protótipo do ATL 100.


https://www.defesanet.com.br/aviacao/desaer-notifica-autoridades-de-portugal-sobre-copia-do-atl100/

Sds
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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #185 em: Janeiro 31, 2025, 01:35:15 am »

Será que a Boeing processou o Airbus por o A320 ser uma cópia do 737?
É que são muito parecidos.


Ou a Kawasaki com o C-1 e C-2 bastante copiados pela Embraer...
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #186 em: Janeiro 31, 2025, 07:34:11 am »
O filho do Aguiar Branco está metido nisto?

https://www.paginaum.pt/2025/01/30/projecto-de-aviao-portugues-liderado-por-filho-de-aguiar-branco-acusado-de-plagio

Projecto de avião português liderado por filho de Aguiar-Branco acusado de plágio

Mais um beto bem na vida com as costas quentes ...
 

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #187 em: Janeiro 31, 2025, 07:46:36 am »

Será que a Boeing processou o Airbus por o A320 ser uma cópia do 737?
É que são muito parecidos.

As reacções a este "comunicado" da DESAER têm sido muito poucas.
E falta saber se há matéria para meter o caso em tribunal.
Se há, deve haver desenvolvimentos em breve.

Era bom que algum forista do FD tivesse acesso a uma advogada para lhe colocar esta questão.
O que é que consubstancia a còpia do projecto de um avião?

A Boeing não enviou documentação técnica nem nunca chegou a fazer parcerias com a Airbus. São dois produtos que têm os mesmos requisitos e logo acabam por ser parecidos. Não é este o caso da Desaer.
 

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LuisPolis

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #188 em: Janeiro 31, 2025, 07:53:52 am »
Bom dia,

 De certeza que vai haver mais capítulos dessa historia, de qualquer das formas é sempre mau, haver este tipo de suspeitas sobre um projeto novo, e ainda por cima quando foi anunciado pelos promotores, que o todo o projeto é  made  in portugal.

 Só uma nota a própria desaer informa que as empresas não podiam ser concorrentes  durante 5 anos, e esses 5 anos terminaram agora dia 27-01-2025.

Citar
Abaixo texto da página da Força Aérea de Portugal, publicado em 25SET2024:

    “O primeiro projeto, o LUS 222, trata-se do desenvolvimento de uma aeronave militar de duplo-uso, que permite igualmente desempenhar missões de interesse público, designadamente de segurança e apoio a emergências e desastres e transporte de doentes. O LUS 222 está projetado para ser uma aeronave não pressurizada, com capacidade para transportar 19 passageiros, até 2000kg de carga, com rampa traseira para operações de lançamento de paraquedistas e contentores. Dependendo das condições de operação e das missões, tem um alcance máximo de 2000km. Esta aeronave é fruto do primeiro programa aeronáutico completo em Portugal que visa desenvolver, industrializar, operar e comercializar uma aeronave regional ligeira. “
    https://www.emfa.pt/noticia-4758-forca-aerea-ceiia-e-geosat-desenvolvem-cti-aeroespacial

Se esses gajos enganaram a própria FAP então estão lixados.

Citar
o CEIIA não conseguiu levantar os recursos financeiros

Ou seja, faltou dinheiro e alguém armou-se em Xico Esperto. A parceria acabou por incumprimento financeiro da parte Portuguesa. E agora vendem o produto como sendo seu. Pelo menos que façam como no futebol onde até o club de formação recebe uma percentagem. Portugal fica mal visto e com um filho de um político envolvido ainda pior.
 

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antoninho

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #189 em: Janeiro 31, 2025, 09:01:51 am »
O comunicado da empresa brasileira tem algo de errado nas afirmações.

Afirma ter tomado conhecimento do lançamento de uma aeronave idêntica.
Ora em português....

Igual (do latim "aequale-", «idem») quer dizer que tem a mesma grandeza ou o mesmo valor; sem diferença; idêntico. Assim, diz-se que uma coisa é semelhante a outra, quando são quase iguais, mas existem ligeiras diferenças.

E tem mais, se alguém entra num projeto tem que ter informações deste, ninguém vai de olhos vendados entrar neste.
Acusam de que a parte portuguesa não arranjou as verbas necessárias para o arranque do projeto.
Então expliquem em público qual a participação da parte portuguesa e quanto seria o lucro desta nesse envolvimento.
O engraçado é que quando cancelaram o fabrico do avião no Brasil não processaram logo o sócio português por incumprimento?
Mais, tem havido envolvimento da parte portuguesa noutros projetos internacionais e ninguém acusa esta de plágio, que no fim seria a acusação certa a tomar mas eles acusam de idêntica.
 

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #190 em: Janeiro 31, 2025, 09:52:29 am »
Por acaso alguém se deu ao trabalho de ler o artigo?


Licenciado em Direito em 2016, Frederico Aguiar-Branco estagiou no escritório do pai e trabalhou nos serviços jurídicos do Futebol Ckube do Porto, antes de ingressar em Setembro de 2022 na CEEIA, onde exerce as funções de director-geral da Aero.Next.


Citar
No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, a CEIIA – onde Frederico Aguiar-Branco é director de programa (‘Program Manager’) – teve 12 projectos aprovados no valor total de 143,22 milhões de euros, dos quais já arrecadaram 58,9 milhões. A este valor juntar-se mais 15,45 milhões de euros que serão ainda entregues pelo Estado, através do IAPMEI, à EEA Aircraft and Maintenance, detida pela CEIIA. Saliente-se que a CEIIA tem vindo a receber sucessivos e chorudos financiamentos nos últimos meses.

Grande parte destes projectos estarão previsivelmente concluídos ao longo deste ano, e os restantes em 2016. Saliente-se também que em 2011, José-Pedro Aguiar-Branco, então ministro da Defesa do Governo de Passos Coellho, assinou contratos envolvenda também a CEIIA e a EEA, bem como a Embraer.


Mais um advogado, filho de um político de topo, a gerir uma empresa de natureza eminentemente técnica/tecnológica a receber fundos "públicos".

Então, onde para o "Polícia da Moda" e os "Lusitanos" das tretas?
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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #191 em: Janeiro 31, 2025, 10:03:01 am »
Quem é filho de peixe sabe nadar. Como a Marinha ganhou com a aquisição dos Tejos pelo papá.  :mrgreen:

Saudações  :mrgreen:

P.S. Não sei se é plagio, não sei se não é. A conclusão é que mais uma vez o Tuga paga, o imbróglio jurídico, os jobs for the boys e os claros favorecimentos financeiros. Mas o que vale é que o dinheiro que tem ido para o Lus222, não compromete o Estado Social.  :mrgreen:

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #192 em: Janeiro 31, 2025, 01:08:43 pm »
A parte portuguesa já respondeu e eu pessoalmente, acho uma publicidade dos brasileiros, para o projeto da aeronave deles, para arranjar sócios com dinheiro.
Só que se eles acusam a parte portuguesa de tirar proveito do projeto e então,se eles quiserem avançar vão compensar a participação no projeto da identidade portuguesa?

https://www.defesanet.com.br/aviacao/atl-100-x-lus-222-ceiia-apresenta-seu-posicionamento/
 

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Malagueta

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #193 em: Janeiro 31, 2025, 01:34:06 pm »
Bom dia,

Seja como for, é mau, existir tais litígios, para um produto novo que de acordo com estudos e necessidades civis, tem pernas para andar.

Outra coisa, não conhecendo o Sr Frederico Aguiar-Branco ou qualquer capacidade associada, o que fica é  imagem que mais um vez as elites perpetuam-se nos cargos de liderança, de tudo o que possa ser importante em Portugal, e pelo nosso histórico é sempre mau. 
 
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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #194 em: Janeiro 31, 2025, 02:39:45 pm »
Segue o comunicado da DAESER à resposta do CEIIA

"Comunicado Desaer – ATL 100
A DESAER reafirma que, na vigência da parceria, enviou, sob a proteção de sigilo,
vasta base de trabalho, com desenhos, cálculos e demais elementos ao CEiiA.
A companhia ratifica deter a propriedade intelectual e todos os direitos sobre o
desenvolvimento e produção do ATL 100, lançado em outubro de 2018 e registrado
no Brasil como Produto Estratégico de Defesa (PED).
DESAER "

Minha interpretação:  Deixa-me estar calado. Sim mantenho que eu tenho os direitos do ATL, mas desta vez não vou acusar ninguém. O ATL é meu.