As Vamtac deviam tornar-se a viatura ligeira militar de serviço dos três ramos. Não só da versão ST5, como da versão base menos blindada (portanto mais barata e mais leve, para funções não de combate), versão RWS com a Mini-Samson e mísseis Spike, versão AA com MPCV, versão radar com Giraffe 1X, versão de transporte de tropas, Op. Especiais (penso que iam ser adquiridas algumas?), versão Ambulância, versão de Neutralização de Explosivos/Identif. e Remoção de Artefactos, Porta-Morteiros, versão de Reconhecimento, Posto de Comando, LTV (unidades aerotransportadas?), versões de caixa aberta para cargas variadas.
Adicionalmente, versão NBQ, versões logísticas (cisterna, plataforma elevatória, oficina móvel), versão de combate aos fogos (autobomba ligeira, unidade de intervenção rápida)*.
Com isto, a ideia seria, mais uma vez, uniformizar a frota de veículos dos 3 ramos, reduzindo custos de manutenção e substituindo as velharias que ainda hoje se encontram em serviço. A sublinhado coloquei as versões que considero prioritárias. Esta uniformização na tipologia de veículos seriam também uma vantagem para os RG.
*Esta versão para combate a incêndios podia ser adquirida para os corpos de bombeiros, caso se verificasse que a prestação TT destes 2 veículos fosse superior aos presentemente em uso.