O Exército Português adjudicou à Rheinmetall uma encomenda de 1.500 módulos de laser LM-LowProfile.

O contrato, fechado em outubro de 2020, prevê a entrega dos aparelhos em três lotes. A entrega deve ser concluída no terceiro trimestre de 2021. O pedido vale uma cifra na faixa de milhões de euros de um dígito. Na execução do pedido, a Rheinmetall está cooperando estreitamente com seu parceiro de vendas local, NT Group Portugal.
Desenvolvido pela Rheinmetall Soldier Electronics de Stockach, Alemanha, o minúsculo módulo a laser LM-LowProfile foi projetado para uso em rifles de assalto compactos, mas também é adequado para outras armas pequenas. O dispositivo, pesando cerca de 160 gramas e 85 mm de comprimento, pode ser acoplado a qualquer rifle de assalto padrão por meio de uma interface padrão conforme definido por MIL-STD 1913 / NATO STANAG 4694. Devido à sua baixa altura (25 mm), pode ser usado em combinação com óptica diurna. Nem interfere na linha de visão. Devido ao alinhamento do laser ao longo do eixo de corrida, o dispositivo se adapta particularmente bem a armas sem mira mecânica removível (mira traseira e dianteira). Alimentado por uma bateria CR123, o LM-LowProfile possui marcadores de alvo visíveis e infravermelhos, bem como um iluminador infravermelho focalizável. Todos os lasers integrados podem ser regulados em paralelo por meio de ajuste de bloco. Eles podem ser controlados remotamente por meio de um cabo de disparo ou por meio de um único botão de pressão diretamente no dispositivo. O LM-LowProfile é à prova d'água em profundidades de até 30 metros por até duas horas. Adicionar uma luz de arma tática aumenta ainda mais a eficácia operacional do módulo de laser. Rheinmetall já forneceu ao Exército Português uma luz de arma em uma encomenda anterior.
Em ensaios comparativos conduzidos pelos militares portugueses, o dispositivo superou os seus vários rivais tanto no que diz respeito à ergonomia como ao desempenho. Além disso, o LM-LowProfile oferece a vantagem adicional de não estar sujeito às rígidas regulamentações de exportação ITAR da América. A gravação a laser pode ser usada para individualizar os dispositivos.
A entrega já está em andamento. Esta é a terceira encomenda de Portugal no espaço de três anos, sublinhando a grande confiança que os militares portugueses depositam na perícia dos sistemas de soldados de Rheinmetall.