KC-390 na FAP

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aasg

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4005 em: Janeiro 13, 2025, 09:02:23 am »
https://www.shephardmedia.com/news/air-warfare/why-embraers-c-390-millenniums-star-is-on-the-rise/  Respeitosamente, tive sempre dificuldades em perceber a oposição a este projecto. O C-130 já estava projectado e a sua contribuição para o i&D nacional seria sempre reduzido e para a indústria também. O A400M é demasiado grande e caro (sobretudo de manter) para a nossa realidade. E a velocidade do C-390 permitem com que seja muito mais útil que ambos em missões d eevecuação médica ou resgate urgente, que são usos correntes deste tipo de aeronaves. Todas estas nações terão agora aeronaves parcialmente projectadas e fabricadas cá. E a verdade é que a excelência da engenharia Brasileira e Portuguesa tem sido reconhecida. Que haja negócios obscuros com a Embraer (A-29), concedo que possa existir. Mas não retira mérito ao projecto C-390, na minha humilde opinião.
Não percebo o conceito de "demasiado grande".
Quais as necessidades mais frequentes de transporte da FAP? Os custos que requereria operar o A400M justificariam a sua capacidade de carga superior se esta não for usada? Para a mesma capacidade total (volume de carga total da frota ou capacidade em toneladas disponíveis na frota, sobre um dado período de tempo sobre uma determinada distância, por exemplo) justificaria o custo acrescido por célula? Menores em maior número será preferível a maior em menor número? Além disso, por favor corrijam-me se estiver errado, Portugal não tem, em última instância, acesso ao pool de C-17 da NATO? A Hungria, a Holanda e a Suécia fazem parte do Strategic Airlift Capacity (tem 3 C-17) e selecionaram ou encomendaram o C-390 para as respectivas forças aéreas.
 

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goncalobmartins

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4006 em: Janeiro 13, 2025, 09:19:24 am »
https://www.shephardmedia.com/news/air-warfare/why-embraers-c-390-millenniums-star-is-on-the-rise/  Respeitosamente, tive sempre dificuldades em perceber a oposição a este projecto. O C-130 já estava projectado e a sua contribuição para o i&D nacional seria sempre reduzido e para a indústria também. O A400M é demasiado grande e caro (sobretudo de manter) para a nossa realidade. E a velocidade do C-390 permitem com que seja muito mais útil que ambos em missões d eevecuação médica ou resgate urgente, que são usos correntes deste tipo de aeronaves. Todas estas nações terão agora aeronaves parcialmente projectadas e fabricadas cá. E a verdade é que a excelência da engenharia Brasileira e Portuguesa tem sido reconhecida. Que haja negócios obscuros com a Embraer (A-29), concedo que possa existir. Mas não retira mérito ao projecto C-390, na minha humilde opinião.
Não percebo o conceito de "demasiado grande".
Quais as necessidades mais frequentes de transporte da FAP? Os custos que requereria operar o A400M justificariam a sua capacidade de carga superior se esta não for usada? Para a mesma capacidade total (volume de carga total da frota ou capacidade em toneladas disponíveis na frota, sobre um dado período de tempo sobre uma determinada distância, por exemplo) justificaria o custo acrescido por célula? Menores em maior número será preferível a maior em menor número? Além disso, por favor corrijam-me se estiver errado, Portugal não tem, em última instância, acesso ao pool de C-17 da NATO? A Hungria, a Holanda e a Suécia fazem parte do Strategic Airlift Capacity (tem 3 C-17) e selecionaram ou encomendaram o C-390 para as respectivas forças aéreas.

Citar
Member states are Bulgaria, Estonia, Finland, Hungary, Lithuania, the Netherlands, Norway, Poland, Romania, Slovenia, Sweden and the United States. All of these are NATO member states.

Segundo a Wikipedia, não sei se não sendo um dos estados membros, Portugal terá acesso na mesma...

Citar
The Strategic Airlift Capability (SAC), based in Pápa, Hungary is an independent and multinational programme that provides assured access to strategic military airlift capability for its 12 member nations - including during times of the COVID-19 pandemic.

Já segundo a NATO, o SAC parece ser exclusivo dos 12 estados membros mas não sei se haverá exceções...
« Última modificação: Janeiro 13, 2025, 09:28:08 am por goncalobmartins »
 

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Lightning

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4007 em: Janeiro 13, 2025, 10:51:57 am »
Podemos não ter acesso aos C-17 do SAC, mas havendo dinheiro tens acesso ao que for preciso, A400M de Espanha, Antonov privados, até C-17 americanos.

Mas ficas dependente da disponibilidade desses países, podem não ter o meio aéreo na altura que precisarmos.

Mas até acho que não será muito problematico, quando a FRI foi de urgência para Moçambique, para aí ao 3° dia já estava a aterrar em Lisboa um A400M Espanhol para levar material nosso para Moçambique.

Também temos o European Air Transport Command, e Portugal tem intenção de integrar.
 

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Major Alvega

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4008 em: Janeiro 13, 2025, 07:56:46 pm »
Podemos não ter acesso aos C-17 do SAC, mas havendo dinheiro tens acesso ao que for preciso, A400M de Espanha, Antonov privados, até C-17 americanos.

Mas ficas dependente da disponibilidade desses países, podem não ter o meio aéreo na altura que precisarmos.

Mas até acho que não será muito problematico, quando a FRI foi de urgência para Moçambique, para aí ao 3° dia já estava a aterrar em Lisboa um A400M Espanhol para levar material nosso para Moçambique.

Também temos o European Air Transport Command, e Portugal tem intenção de integrar.

 Fomos à boleia dos espanhóis que fizeram a gentileza de parar em Lisboa para levar 2 ou 3 Zebros e um vetusto Land Cruiser com mais de 30 anos. E não foi ao 3º dia, foi muitos dias depois. E mesmo que fosse ao 3ª, foi à pendura dos espanhóis.
 Chamar "Força de Reacção Imediata" aquilo? É no minimo, uma piada. Força, que não era força. Reacção, que reagiu tarde. Imediata, que não o foi, como sabemos. 

 O C-130H parou numa data de sítios, chegando ao local das operações em Moçambique, alguns dias depois. Recordo-me perfeitamente que logo no 1º dia da catástofre, a placa estava cheia de C-17's, A400M britânicos, turcos, franceses, alemães etc. C-130J dinamarqueses etc. Aquilo foi uma vergonha e um vexame para o país (a antiga potência administrativa) e colocou a nu a nossa completa indigência. Por isso não vale a pena, estarmos aqui a disfarçar com eufemismos e chamar "FRI's" aquela vergonha.
 
« Última modificação: Janeiro 13, 2025, 08:31:37 pm por Major Alvega »
 
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Tikuna

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4009 em: Janeiro 14, 2025, 02:53:35 pm »
O KC-390 – 26901, com o callsing AFP01, está a caminho dos Açores...

Curioso o Callsign. Quando alguma aeronave da fab apresenta o "01" (Dentro do país FAB01 e voos internacionais BRS01) significa que está transportando o Presidente da República.
Entendo que é pelo numero de cauda.
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4010 em: Janeiro 14, 2025, 03:40:23 pm »
O KC-390 – 26901, com o callsing AFP01, está a caminho dos Açores...

Curioso o Callsign. Quando alguma aeronave da fab apresenta o "01" (Dentro do país FAB01 e voos internacionais BRS01) significa que está transportando o Presidente da República.
Entendo que é pelo numero de cauda.

Os callsign começados por AFPXX são voos internacionais. Nesse em especifico, o 26901, estava a caminho dos EUA.

Normal os KC-390 da FAP usam os seguintes callsign:
KC-390: SILVR60 / RHINO56 / BLAST30 / GOLDN61 / BADAK04

Penso que o GOLDNXX é quando voam até a Porto Santo/Funchal...


Citar
🟥No passado no dia de Natal🎄 (25/12), foi possível rastrear um EH-101 Merlin (raro de captar), o mesmo saiu de 🇵🇹Montijo Air Base para uma missão de resgate de um homem de 67 anos, que necessitava de cuidados de saúde urgentes, quando se encontrava a bordo do navio cruzeiro “🇧🇸AMBIENCE”

A embarcação encontrava-se a navegar acerca de 120 km a oeste do Montijo, a 🇵🇹Esquadra 751 – "Pumas" filmou o resgate

EH-101 Merlin "🇵🇹MRLIN02" #029A02

https://x.com/IntelPortugal/status/1873135151418425521

Novamente a "pingar" no ADSB... Será uma modernização?



Esta manhã "pingou" este: MEDIC11 #029C01



Numa troca de ideias com o @Lp_adsb no X, podemos ter encontrado alguns ICAOs dos Merlin...

Se considerarmos o ICAO (19609/#029C01) de hoje e o de dia 25/12 (19602/#029A02) e a seguinte distribuição 6 Model 514, 2 Model 515 e 4 Model 516, então os ICAOs de toda a frota poderão ser:

19601/#029A01, 19602/#029A02, 19603/#029A03, 19604/#029A04, 19605/#029A05, 19606/#029A06, 19607/#029B01, 19608/#029B02, 19609/#029C01, 19610/#029C02, 19611/#029C03, 19612/#029C04

Algumas referências do @Lp_adsb aqui:

https://x.com/Lp_adsb/status/1875921852922810809

Boas, nunca fiz nenhuma intervenção no fórum mas quando vi o teu post lembrei-me de uma descoberta que fiz há uns meses. Os códigos hexadecimais dos Merlin são conversões dos manufacturer's serial numbers para hexadecimal. (https://www.rapidtables.com/convert/number/hex-to-octal.html) Convertendo o hex usado hoje 029C01 para octal obtemos 516001, que corresponde com o "msn" do 19609 (MSN: 50122/516001/SAR09). Podemos fazer o processo inverso e obtemos todos os códigos https://globe.adsbexchange.com/?icao=029801,029802,029803,029804,029805,029806,029a01,029a02,029c01,029c02,029c03,029c04. Podes confirmar através do radarbox (https://www.airnavradar.com/data/mode-s/029801). Através do mesmo processo podemos obter mais variações menos utilizadas https://globe.adsbexchange.com/?icao=029801,029802,029803,029804,029805,029806,029a01,029a02,029c01,029c02,029c03,029c04,14c001,14c002,14c003,14c004,14c005,14c006,14d001,14d002,14e001,14e002,14e003,14e004,a60001,a60002,a60003,a60004,a60005,a60006,a68001,a68002,a70001,a70002,a70003,a70004, podes recuar no adsbexchange até dia 02/01/2024 para ver um dos exemplos no código A70003. Se encontrares alguma irregularidade ou tiveres alguma dúvida sente-te à vontade para perguntar.

Muito obrigado pela partilha... E que ótima primeira intervenção! O teu handle diz tudo  :o

Uma questão:

• Sabes o porquê de serem 029 ou A70 e não 479 como os restantes?

Vou adicionar à minha base de dados e já partilho no tópico onde está todo o inventário da FAP com os respetivos ICAOs.

Só alguém na 751 é que te pode dizer com certeza o motivo,
nas forças armadas da Alemanha os hex não costumam durar mais que alguns meses antes de serem alterados, talvez isto seja para impedir que "bad actors" tenham acesso aos níveis de prontidão da frota pelo adsb (especulação) e se esse fosse o objetivo cá em Portugal poderiam fazer como nos f's desligando os transponders por isso não encontro uma explicação lógica.
Na Fap isto não é acontecimento único tenho a certeza que andas atento e já reparaste que os P3's voam algumas vezes sob hex's em que ainda não encontrei nenhuma correlação matemática com a airframe designada (053977,200000,249249,555555).
Uma vez há algum tempo um dos Merlins "pingou" em Alverca com o hex original 497cxx, não sei bem como os transponders funcionam e se é fácil mudar os hex's mas isto quer dizer que alguns Merlins têm múltiplos hex codes.

O P-3C hex 249249 não sei até que ponto é real... esse ICAO aparece frequentemente por todo o mundo. Eu sei que os 2 que estiveram em Halifax, juntamente com o que está atualmente, estão com ICAO respetivo.

Os F-16s são outro caso e pelo que me explicaram:

Citar
Os Vipers "desligam" quando estão dentro do perímetro de NOTAM/exercícios, ligam quando estão em trânsito ou emergência geralmente

Contudo, para além do mistério dos ICAOs, tenho ainda o mistério dos callsign... Tenho encontrado os seguintes:

F-16: RISKY01 / VIPER66 / BULET21
Falcon50: LINCE60 / MEDIC50
C-130H-30: ATENA21 / BISON40 / HERKY64 / OCEAN32
KC-390: SILVR60 / RHINO56 / BLAST30 / GOLDN61 / BADAK04
AW-119: MOCHO06 /  KOALA66 / SABIO07 / BLADE17 / WASP63
C-295: SNOUT03 / LFANT11 / JUNKR22 / SULKY40 / MEDIC10
UH60: BLACK03 / PHANTR07
P-3C: ORION01 / LOBO15
EH-101: MRLIN02 / MEDIC11
OGASSA: KNIGH31 / SHADW25 / SPRNT63 / SPART75

Acho que os únicos que consegui perceber, para além dos RESCUXX (SAR) / MEDICXX (MEDEVAC) / FIREXX (RFSS) que são auto-explicativos, foram o OCEANXX viagens aos Açores e o GOLDNXX viagens à Madeira...

Contudo, já tinha perguntado aqui se alguém sabe mais sobre os callsign da FAP...
 

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MMaria

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4011 em: Janeiro 14, 2025, 09:20:13 pm »
The C-390 Millennium: How Brazil Revolutionized Strategic Airlift


Sds
« Última modificação: Janeiro 14, 2025, 09:37:17 pm por MMaria »
"...Eu posso estar completamente enganado.
Eu posso estar correndo, pro lado errado.
...Mas a dúvida é o preço da pureza.
E é inútil ter certeza..."

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4012 em: Janeiro 15, 2025, 09:32:52 am »
The C-390 Millennium: How Brazil Revolutionized Strategic Airlift


Sds

Epa, já comprámos! Posts com intuito comercial é noutra parte deste fórum, não aqui.

O FD está mesmo entregue à bicharada...
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4013 em: Janeiro 15, 2025, 11:01:32 am »
The C-390 Millennium: How Brazil Revolutionized Strategic Airlift


Sds
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Epa, já comprámos! Posts com intuito comercial é noutra parte deste fórum, não aqui.

O FD está mesmo entregue à bicharada...

Chegou com um ano de atraso.... (e só por curiosidade, foram previstas  e, em caso positivo, executadas, penalizações contratuais??)

https://www.jn.pt/1972005099/base-aerea-de-beja-recebe-simulador-de-voo-unico-na-europa/
« Última modificação: Janeiro 15, 2025, 11:02:17 am por sivispacem »
Cumprimentos,
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4014 em: Janeiro 15, 2025, 11:08:36 am »
Chegou com um ano de atraso.... (e só por curiosidade, foram previstas  e, em caso positivo, executadas, penalizações contratuais??)

Sim, sim: encomendámos uma dúzia de Super Tucano pelo incumprimento contratual. :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
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"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4015 em: Janeiro 15, 2025, 11:14:21 am »
Chegou com um ano de atraso.... (e só por curiosidade, foram previstas  e, em caso positivo, executadas, penalizações contratuais??)

Sim, sim: encomendámos uma dúzia de Super Tucano pelo incumprimento contratual. :mrgreen:

 :D :D

E por falar nisso, mais uma questão, se posso: para qando em 2025 - se não houver nenhum atraso, claro está  :mrgreen: - está prevista a entrega do 3º KC?
Cumprimentos,
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4016 em: Janeiro 15, 2025, 11:31:14 am »
Chegou com um ano de atraso.... (e só por curiosidade, foram previstas  e, em caso positivo, executadas, penalizações contratuais??)

Sim, sim: encomendámos uma dúzia de Super Tucano pelo incumprimento contratual. :mrgreen:

 :D :D

E por falar nisso, mais uma questão, se posso: para qando em 2025 - se não houver nenhum atraso, claro está  :mrgreen: - está prevista a entrega do 3º KC?

Citar
Em declarações à comunicação social, a ministra da Defesa deu algumas pistas acerca do andamento do programa KC-390: “Pude ver a segunda aeronave, que poderá estar pronta em outubro, mas contratualmente, será entregue apenas em março de 2024, na altura em que também receberemos, em princípio, um simulador de voo que é uma parte importante deste projeto. As outras [três] aeronaves têm entrega prevista, uma por ano, até 2027. É este o plano e está tudo a correr de facto de acordo com o planeamento”.

26901 – 19 de outubro de 2023 (Início de operação da atividade operacional do KC-390)
26902 – 28 de Junho de 2024
26903 - 8 de Março de 2025 (Se mantiverem o intervalo de 253 dias entre entregas)
26904 – 2026
26905 – 2027

EDIT: Cruzando o comunicado da ex-Ministra e com a data real de entrega da segunda aeronave, há até 90 dias de diferença. Portanto, diria que a terceira unidade deverá chegar a tempo do NTM e BAS 2025  :-P
« Última modificação: Janeiro 15, 2025, 11:40:37 am por goncalobmartins »
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4017 em: Janeiro 15, 2025, 12:46:02 pm »
Força Aérea: Chegada do simulador de voo do KC-390 à BA11, em Beja.



O Lidador Notícias (LN) apurou que o simulador de voo do avião de transporte KC-390 adquirido pela Força Aérea à Embraer, vai chegar hoje à Base Aérea Nº 11 (BA11), em Beja.

A entrega será feita em dois transportes rodoviários, estando a chegada da primeira parte do simulador prevista para as 08,00 horas e a segunda depois das 15,00 horas, não entrando pela Portas de Armas da BA11.

Este é segundo simulador de voo do KC-390, já que o primeiro foi instalado em São José dos Campos, São Paulo, no Brasil, fabricado pela empresa alemã Rheinmetall.

À margem do Beja Air Show, realizado na Base Aérea nº11, em Junho de 2023, sobre o programa de aquisição do avião de transporte que equipará em breve a Esquadra 506 da FAP, o General CEMFA, Gen. Cartaxo Alves, adiantou que o simulador de voo do avião de transporte KC-390 Millennium da Força Aérea Portuguesa, chegará “no primeiro trimestre de 2024”, o que acontece um a no depois. Quanto ao avião de transporte KC-390, a Força Aérea já recebeu duas das cinco aeronaves adquiridas à Embraer.

Recorde-se que em julho de 2019, o Conselho de Ministros aprovou a autorização da aquisição ao consórcio Embraer,SA e Embraer Portugal,SA de cinco aeronaves e de um simulador de voo, no valor de 1,017 milhões de euros a que se juntam mais 9,8 milhões de euros investidos pela Força Aérea na requalificação do hangar que para receber o KC-390 e a construção do edifício para o novo simulador que o construtor brasileiro adjudicou à empresa alemã Rheinmetall Defense Eletronics.

Teixeira Correia

(jornalista)

Foto: FAB

https://lidadornoticias.pt/forca-aerea-chegada-do-simulador-de-voo-do-kc-390-a-ba11-em-beja/
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4018 em: Janeiro 15, 2025, 07:31:01 pm »
Força Aérea: Chegada do simulador de voo do KC-390 à BA11, em Beja.




O Lidador Notícias (LN) apurou que o simulador de voo do avião de transporte KC-390 adquirido pela Força Aérea à Embraer, vai chegar hoje à Base Aérea Nº 11 (BA11), em Beja.

A entrega será feita em dois transportes rodoviários, estando a chegada da primeira parte do simulador prevista para as 08,00 horas e a segunda depois das 15,00 horas, não entrando pela Portas de Armas da BA11.

Este é segundo simulador de voo do KC-390, já que o primeiro foi instalado em São José dos Campos, São Paulo, no Brasil, fabricado pela empresa alemã Rheinmetall.

À margem do Beja Air Show, realizado na Base Aérea nº11, em Junho de 2023, sobre o programa de aquisição do avião de transporte que equipará em breve a Esquadra 506 da FAP, o General CEMFA, Gen. Cartaxo Alves, adiantou que o simulador de voo do avião de transporte KC-390 Millennium da Força Aérea Portuguesa, chegará “no primeiro trimestre de 2024”, o que acontece um a no depois. Quanto ao avião de transporte KC-390, a Força Aérea já recebeu duas das cinco aeronaves adquiridas à Embraer.

Recorde-se que em julho de 2019, o Conselho de Ministros aprovou a autorização da aquisição ao consórcio Embraer,SA e Embraer Portugal,SA de cinco aeronaves e de um simulador de voo, no valor de 1,017 milhões de euros a que se juntam mais 9,8 milhões de euros investidos pela Força Aérea na requalificação do hangar que para receber o KC-390 e a construção do edifício para o novo simulador que o construtor brasileiro adjudicou à empresa alemã Rheinmetall Defense Eletronics.

Teixeira Correia

(jornalista)

Foto: FAB

https://lidadornoticias.pt/forca-aerea-chegada-do-simulador-de-voo-do-kc-390-a-ba11-em-beja/

Confirmado  ;)

Citar
Base aérea de Beja recebe simulador de voo único na Europa


Pilotos dos aviões europeus de transporte KC-390, da Embraer, passam a fazer os treinos em Beja
Foto: Teixeira Correia

Com o simulador, a BA 11 passa a ser o local de treino dos pilotos do avião de transporte KC-390 de todas as forças armadas dos países europeus que adquiram os aparelhos à Embraer.

Um ano depois do previsto pela Força Aérea Portuguesa (FAP), chegou na terça-feira à Base Aérea 11 (BA 11), em Beja, o simulador de voo do avião de transporte KC-390 adquirido ao consórcio luso/brasileiro Embraer, único a ser instalado na Europa. O primeiro simulador foi instalado em São José dos Campos, em São Paulo, no Brasil.

O simulador foi fabricado pela empresa alemã Rheinmetall Defense Eletronics, viajou para Portugal de barco e foi transportado na terça-feira para a BA 11, em dois camiões de “transporte excecional”, devido ao formato da carga.


Foto: Teixeira Correia
Simulador de voo do avião Embraer KC-390

Dada a largura dos diversos componentes do simulador, que depois será montado no edifício construído para o efeito, os dois veículos de transporte não entraram pela Porta de Armas da BA 11. Os camiões entraram por um portão anexo à MESA, empresa de manutenção de aeronaves, depois atravessou a placa de estacionamento do aeroporto de Beja e, via Taxiway, acederam às pistas da unidade militar para fazer a descarga dos diversos componentes do simulador. 

Em julho de 2019, o Conselho de Ministros aprovou a autorização da aquisição ao consórcio Embraer,SA e Embraer Portugal, SA de cinco aeronaves e um simulador de voo, no valor de 1017 milhões de euros. A estes valores juntaram-se mais 9,8 milhões de euros investidos pela FAP na requalificação do hangar para receber o KC-390 e a construção do edifício para instalar o novo simulador.


O simulador viajou para Portugal de barco e foi transportado para a BA 11 em dois camiões de “transporte excecional”
Foto: Teixeira Correia

Das cinco aeronaves adquiriras ao construtor brasileiro em 16 de outubro de 2022, foi recebida na BA 11 a primeira aeronave que depois iniciou a fase de integração de certificação e sistemas, de acordo com as normas da NATO. A segunda aeronave aterrou nas pistas da base alentejana no dia 28 de junho do ano passado.

Em junho de 2023, à margem do Base Air Show, realizado na BA11, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General Cartaxo Alves, referiu que o simulador de voo “chegará no primeiro trimestre de 2024”, mas acabou por chegar um ano depois.

A instalação deste aparelho de treino dos aviões de transporte KC-390, que será o único na Europa, situação que originará que a BA 11 seja o local de treino dos pilotos daquela aeronave de todas as forças armadas dos países europeus que as adquirirem à Embraer. Além de Portugal, também a Força Aérea da Hungria, Países Baixos, Áustria e Chéquia, já adquiriram aquela aeronave.

https://www.jn.pt/1972005099/base-aerea-de-beja-recebe-simulador-de-voo-unico-na-europa/
« Última modificação: Janeiro 15, 2025, 07:31:38 pm por goncalobmartins »
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4019 em: Janeiro 16, 2025, 10:52:54 am »
Já temos um simulador e é do cacete!
Não resisti.  :mrgreen:
É uma excelente adição que será muitíssimo útil pelas razões óbvias.
Espero que quando finalmente chegarem os F-35, também haja um simulador dentro desse pacote.
Phrasing.
 
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