Tenente, não estava a referir-me a si.
Quanto a tanques externos nas asas, quanto é que pesa cada pod de reabastecimento? No mínimo deve dar para por tanques externos nos locais dos pod.
Segundo a folha do fabricante pesam cerca de 510 kg cada.
https://www.cobham.com/mission-systems/air-to-air-refuelling/hose-and-drogue-systems/wing-air-refuelling-pods/kc-390-datasheet/docview/
E como só vamos receber os nossos daqui a 4 anos e já vão ter modificações (pelo menos ao nível de equipamento de comunicação), pode ser que ainda existam mais alterações e de certeza vão existir melhorias ao projecto inicial, além que segundo o que li o contrato refere que os aviões irão ser fornecidos segundo as configurações e especificações técnicas, operacionais e logísticas definidas pela FAP (vale o que vale...)
Vamos lá ver se nos entendemos quanto aos tanques externos de fuel.
Nos locais dos pods não se podem instalar os depósitos externos suplementares pelo simples motivo que pesam muito mais que os pods !
Colocar muito peso nas extremidades das asas de uma aeronave é proibitivo estruturalmente como em termos de voo.

nesta imagem podemos ver a parte inferior do plano de asa direita, na minha opinião onde estão as letras PT será a zona mais indicada para a instalação do tanque suplementar exterior direito.
Os tanques estruturais de combustível de uma aeronave, os internos, aqueles que estão nas asas, e nalgumas aeronaves também em tanques centrais, não os apelidados pelo construtor EMB de auxiliares internos que mais não são que tanques de combustível usados para o AAR,
mas dizia eu os tanques de combustivel alares, possuem tubagens que comunicam entre si para não só serem atestados como e principalmente, quando em voo o combustivel que é vai ficando nos tanques ser repartido por estes durante o dito voo para que a aeronave permaneça centrada, dentro de limites,
Na foto de cima e na imagem mais pequena do 390, podem-se ver, a rosa, os cinco tanques de combustível do 390.
Ora bem, se os tanques alares tem de ter tubagens que comunicam entre si, e o 390 até tem previsto na sua versão AAW pontos de fixação para sistemas de armas,

muito facilmente se colocam nessas zonas das asas as tubagens provenientes dos tanques mais próximos de modo a que sejam colocados os tanques auxiliares externos, tanques esses que também permitiriam transportar fuel para a missão AAR.
Se forem usados tanques auxiliares externos, numa aeronave deste tipo,
caso o MTOW o permita, o porão/main deck da aeronave, permanece liberto para poder transportar mais, pessoal, equipamento, viaturas etc.
Quando uma aeronave desta necessita de colocar tanques internos para efectuar o AAR,
mesmo que o ATOW seja muito inferior ao MTOW, a ocupação do main deck pelos tais tanques impede que seja possível transportar mais equipamento, limitando as capacidades de transporte da aeronave.
Esta é a principal diferença quando se utiliza tanques internos em vez dos tanques externos.

Abraços