P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa

  • 833 Respostas
  • 166528 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6469
  • Recebeu: 6996 vez(es)
  • Enviou: 4747 vez(es)
  • +10145/-2808
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #705 em: Setembro 04, 2024, 09:08:00 pm »
Em 2035, devem começar a chegar os P-8A.
Cps

Sim, é o que corre, sim.

O phase-out completo da frota Orion estará aprazado para a altura que mencionei, após a hipotética entrada ao serviço dos Poseidon. E continua a falar-se em 4 células P-8A.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: goncalobmartins

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 2150
  • Recebeu: 2314 vez(es)
  • Enviou: 3124 vez(es)
  • +5607/-3250
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #706 em: Setembro 04, 2024, 11:22:51 pm »
Em 2035, devem começar a chegar os P-8A.
Cps

Sim, é o que corre, sim.

O phase-out completo da frota Orion estará aprazado para a altura que mencionei, após a hipotética entrada ao serviço dos Poseidon. E continua a falar-se em 4 células P-8A.

Para ser correto, 4+1 opcional, complementados pelos MQ-9B.
Cps,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar, imaginário, CruzSilva, Pescador, wyldething, PTWolf, Pneucareca

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6469
  • Recebeu: 6996 vez(es)
  • Enviou: 4747 vez(es)
  • +10145/-2808
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #707 em: Setembro 05, 2024, 09:42:54 am »
Para ser correto, 4+1 opcional, complementados pelos MQ-9B.
Cps,

Exatamente, complementados por um número ainda indeterminado de drones SeaGuardian.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: goncalobmartins

*

goncalobmartins

  • Analista
  • ***
  • 793
  • Recebeu: 363 vez(es)
  • Enviou: 461 vez(es)
  • +58/-3
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #708 em: Setembro 21, 2024, 12:00:33 pm »
Terá o P-3C CUP+ Orion 14810 juntado-se ao 14809 para as atualizações para Block I?

https://x.com/IntelPortugal/status/1837208447906873481
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sivispacem

*

goncalobmartins

  • Analista
  • ***
  • 793
  • Recebeu: 363 vez(es)
  • Enviou: 461 vez(es)
  • +58/-3
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #709 em: Setembro 23, 2024, 02:31:24 pm »
Terá o P-3C CUP+ Orion 14810 juntado-se ao 14809 para as atualizações para Block I?

https://x.com/IntelPortugal/status/1837208447906873481

Parece-me que o 14809 está a regressar a Beja...

https://globe.adsbexchange.com/?icao=497c99
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6469
  • Recebeu: 6996 vez(es)
  • Enviou: 4747 vez(es)
  • +10145/-2808
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #710 em: Setembro 23, 2024, 02:40:15 pm »
Parece-me que o 14809 está a regressar a Beja...

https://globe.adsbexchange.com/?icao=497c99

Voo de teste pós-modernização?
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

goncalobmartins

  • Analista
  • ***
  • 793
  • Recebeu: 363 vez(es)
  • Enviou: 461 vez(es)
  • +58/-3
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #711 em: Setembro 23, 2024, 02:44:26 pm »
Parece-me que o 14809 está a regressar a Beja...

https://globe.adsbexchange.com/?icao=497c99

Voo de teste pós-modernização?

Também pensei nisso mas já está com o callsign AFP75... por outro lado, está a fazer uma rota semi-circular em torno de Halifax.

Edit: Confirmado. Voltou a Halifax após o voo de teste.
« Última modificação: Setembro 23, 2024, 04:47:48 pm por goncalobmartins »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6469
  • Recebeu: 6996 vez(es)
  • Enviou: 4747 vez(es)
  • +10145/-2808
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #712 em: Setembro 26, 2024, 12:24:10 pm »
Também pensei nisso mas já está com o callsign AFP75... por outro lado, está a fazer uma rota semi-circular em torno de Halifax.

Edit: Confirmado. Voltou a Halifax após o voo de teste.

Segundo o PF, o "14809" saiu ontem de Halifax em princípio a caminho de Beja.

https://www.facebook.com/passarodeferro.pt/posts/pfbid0Wxdx9zVuq2vrXkCd9qKZfMBMzub8yvv1jPVyZDaWEVwMR6K2boocPiwpyQahuvABl

Não consigo perceber neste momento se de facto já se encontra ou não na BA11.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: goncalobmartins

*

goncalobmartins

  • Analista
  • ***
  • 793
  • Recebeu: 363 vez(es)
  • Enviou: 461 vez(es)
  • +58/-3
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #713 em: Setembro 26, 2024, 12:34:51 pm »
Também pensei nisso mas já está com o callsign AFP75... por outro lado, está a fazer uma rota semi-circular em torno de Halifax.

Edit: Confirmado. Voltou a Halifax após o voo de teste.

Segundo o PF, o "14809" saiu ontem de Halifax em princípio a caminho de Beja.

https://www.facebook.com/passarodeferro.pt/posts/pfbid0Wxdx9zVuq2vrXkCd9qKZfMBMzub8yvv1jPVyZDaWEVwMR6K2boocPiwpyQahuvABl

Não consigo perceber neste momento se de facto já se encontra ou não na BA11.

Segundo adbs, confirma-se a partida de Halifax e a chegada a Beja:

« Última modificação: Setembro 28, 2024, 01:50:39 pm por goncalobmartins »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, sivispacem

*

goncalobmartins

  • Analista
  • ***
  • 793
  • Recebeu: 363 vez(es)
  • Enviou: 461 vez(es)
  • +58/-3
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #714 em: Setembro 28, 2024, 01:50:51 pm »
Também pensei nisso mas já está com o callsign AFP75... por outro lado, está a fazer uma rota semi-circular em torno de Halifax.

Edit: Confirmado. Voltou a Halifax após o voo de teste.

Segundo o PF, o "14809" saiu ontem de Halifax em princípio a caminho de Beja.

https://www.facebook.com/passarodeferro.pt/posts/pfbid0Wxdx9zVuq2vrXkCd9qKZfMBMzub8yvv1jPVyZDaWEVwMR6K2boocPiwpyQahuvABl

Não consigo perceber neste momento se de facto já se encontra ou não na BA11.

Segundo adbs, confirma-se a partida de Halifax e a chegada a Beja:



E esta manhã sobrevoou a zona Sul de Portugal.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6469
  • Recebeu: 6996 vez(es)
  • Enviou: 4747 vez(es)
  • +10145/-2808
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #715 em: Setembro 28, 2024, 03:42:09 pm »
E esta manhã sobrevoou a zona Sul de Portugal.

 :D

Gonçalo, e já conseguiste perceber se o "14810" também estará em Halifax?
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

goncalobmartins

  • Analista
  • ***
  • 793
  • Recebeu: 363 vez(es)
  • Enviou: 461 vez(es)
  • +58/-3
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #716 em: Setembro 28, 2024, 05:00:17 pm »
E esta manhã sobrevoou a zona Sul de Portugal.

 :D

Gonçalo, e já conseguiste perceber se o "14810" também estará em Halifax?

Desculpa, esqueci-me de partilhar... Segundo este tweet, sim. Desde dia 16 do corrente mês:

https://x.com/IntelPortugal/status/1837208447906873481

Edit: Assim de cabeça, acho que em média, cada aeronave tem ficado cerca de ±4 meses em Halifax. Ou seja, pode ser possível ter os 5 P-3C Cup + Block I prontos até ao final de 2025, tal como planeado:

« Última modificação: Setembro 28, 2024, 05:46:44 pm por goncalobmartins »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10676
  • Recebeu: 6118 vez(es)
  • Enviou: 4719 vez(es)
  • +8558/-1963
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #717 em: Setembro 28, 2024, 06:59:29 pm »
E esta manhã sobrevoou a zona Sul de Portugal.

 :D

Gonçalo, e já conseguiste perceber se o "14810" também estará em Halifax?

Desculpa, esqueci-me de partilhar... Segundo este tweet, sim. Desde dia 16 do corrente mês:

https://x.com/IntelPortugal/status/1837208447906873481

Edit: Assim de cabeça, acho que em média, cada aeronave tem ficado cerca de ±4 meses em Halifax. Ou seja, pode ser possível ter os 5 P-3C Cup + Block I prontos até ao final de 2025, tal como planeado:



Nesta modernização estão a demorar por aeronave, exactamente o mesmo tempo que a modernização dos cinco lynx.  :mrgreen:
Mais, o planeamento desta modernização, pelo que sei, não afectou as operações atribuidas a esta ESQ, nem obrigou a que alguns, a maioria dos, PilAv tivessem de EMIGRAR provisoriamente, para manter as suas qualificações.

Os responsáveis da Marinha, podiam, se fossem algo Humildes, contactar os seus congéneres da FAP, e solicitar umas acções de formação afim de aprenderem como fazer uma calendarização adequada de uma acção de modernização a uma frota de cinco aeronaves de modo a que a suas operações fossem afectadas o mínimo possivel.

Abraço
« Última modificação: Setembro 28, 2024, 07:03:08 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar, sivispacem, Pescador, goncalobmartins

*

goncalobmartins

  • Analista
  • ***
  • 793
  • Recebeu: 363 vez(es)
  • Enviou: 461 vez(es)
  • +58/-3
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #718 em: Setembro 28, 2024, 07:20:20 pm »
E esta manhã sobrevoou a zona Sul de Portugal.

 :D

Gonçalo, e já conseguiste perceber se o "14810" também estará em Halifax?

Desculpa, esqueci-me de partilhar... Segundo este tweet, sim. Desde dia 16 do corrente mês:

https://x.com/IntelPortugal/status/1837208447906873481

Edit: Assim de cabeça, acho que em média, cada aeronave tem ficado cerca de ±4 meses em Halifax. Ou seja, pode ser possível ter os 5 P-3C Cup + Block I prontos até ao final de 2025, tal como planeado:



Nesta modernização estão a demorar por aeronave, exactamente o mesmo tempo que a modernização dos cinco lynx.  :mrgreen:
Mais, o planeamento desta modernização, pelo que sei, não afectou as operações atribuidas a esta ESQ, nem obrigou a que alguns, a maioria dos, PilAv tivessem de EMIGRAR provisoriamente, para manter as suas qualificações.

Os responsáveis da Marinha, podiam, se fossem algo Humildes, contactar os seus congéneres da FAP, e solicitar umas acções de formação afim de aprenderem como fazer uma calendarização adequada de uma acção de modernização a uma frota de cinco aeronaves de modo a que a suas operações fossem afectadas o mínimo possivel.

Abraço

Só acrescento aqui uma coisa, esta esquadra e a respetiva equipa de manutenção, para além de tudo o que dizes, ainda puseram 2 aeronaves "mortas" a voar e ainda foram buscar outras três que se não estavam "mortas", estavam pelo menos "moribundas".
 

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1260
  • Recebeu: 705 vez(es)
  • Enviou: 642 vez(es)
  • +343/-358
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #719 em: Setembro 28, 2024, 07:55:19 pm »
E esta manhã sobrevoou a zona Sul de Portugal.

 :D

Gonçalo, e já conseguiste perceber se o "14810" também estará em Halifax?

Desculpa, esqueci-me de partilhar... Segundo este tweet, sim. Desde dia 16 do corrente mês:

https://x.com/IntelPortugal/status/1837208447906873481

Edit: Assim de cabeça, acho que em média, cada aeronave tem ficado cerca de ±4 meses em Halifax. Ou seja, pode ser possível ter os 5 P-3C Cup + Block I prontos até ao final de 2025, tal como planeado:



Nesta modernização estão a demorar por aeronave, exactamente o mesmo tempo que a modernização dos cinco lynx.  :mrgreen:
Mais, o planeamento desta modernização, pelo que sei, não afectou as operações atribuidas a esta ESQ, nem obrigou a que alguns, a maioria dos, PilAv tivessem de EMIGRAR provisoriamente, para manter as suas qualificações.

Os responsáveis da Marinha, podiam, se fossem algo Humildes, contactar os seus congéneres da FAP, e solicitar umas acções de formação afim de aprenderem como fazer uma calendarização adequada de uma acção de modernização a uma frota de cinco aeronaves de modo a que a suas operações fossem afectadas o mínimo possivel.

Abraço

Só acrescento aqui uma coisa, esta esquadra e a respetiva equipa de manutenção, para além de tudo o que dizes, ainda puseram 2 aeronaves "mortas" a voar e ainda foram buscar outras três que se não estavam "mortas", estavam pelo menos "moribundas".

A ser assim - e não estou a duvidar, note-se - era capaz de ser motivo para algo mais que uns louvires, digo eu....
Cumprimentos,