Passar de P-3 para C-295 Persuader, é regredir. Então o P-3 é uma das aeronaves mais capazes da FAP, e um dos meios de combate mais capazes/dissuasores das FA Portuguesas, colocando-se somente atrás dos Tridente e F-16, e vamos substituir por algo que é inferior em tudo, menos nos custos?
Com meio Atlântico para patrulhar, adquirir uma aeronave com menor raio de acção, não faz sentido. É que se na patrulha os UAVs MALE/HALE servem, para ASW e ASuW não, e o Persuader também fica muito aquém das aeronaves maiores. Em ASW sobretudo, pode ser necessário ficar horas no ar, e nisso o P-3 e os seus equivalentes mais modernos são claramente melhores. Para não falar no payload e variedade de armamentos e sensores que podem levar.
A única situação em que fazia sentido abdicar de ter P-8 ou P-1 ou um futuro MPA da Airbus, era se a ideia fosse aumentar a quantidade de aeronaves para a função (10 Persuader por exemplo). Mas se não há tripulações para todos os P-3, não vai haver o dobro do pessoal para o dobro de aeronaves.
Ainda sobre a falta de tripulações, se calhar em vez de se adquirir 5 aeronaves para substituir o P-3, adquiriam-se 4, assim em vez de se ter uma aeronave a apanhar pó, o seu custo seria aplicado, por exemplo, nos UAVs.