Uma coisa neste contrato me parece muito estranho
Diz que é para dois Pelotões em primeiro lugar, portanto até começa logo mal porque não vai dar para os dois BI e mais o GREC da BrigInt
Depois diz que os Pelotões são a 6 morteiros cada....o que me parece estranho tendo em conta que cada PelMort atualmente é de 8 morteiros cada, só se as alterações aos QO em 2020 mudaram alguma coisa

Mais uma vez nem tudo é rosas, acho que podiam e deviam ter feito melhor....
Pena não dizer orçamente também
https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/despacho/10034-2021-172872977
Drecas onde está descrito que a composição pos pelmortpesado são a seis mort ?
Eu não consigo ler, ver tal info.
O ALAKRAN 120mm, deverá ser o mort escolhido para o ST5.
Não entendo porque não se optou para a BrigInt pela versão do pandurII 8X8 ou até 6X6 PM120mm e foram escolher, o ST5. Esta escolha só pode ter ocorrido pelo custo envolvido, pois pela eficácia tempo de entrada/saida de posição e primeiro disparo os 120mm montados nos pandur II 8X8/6X6, e até nos IVECO/GUARANI são superiores, aos 120mm montados em plataformas ligeiras, especialmente no que diz respeito à protecção de serventes.
Para o ST5, PM é melhor utilizar o 81mm, para por exemplo apoiar tropas de infa Ligeira ou até os Batalhões da BRR !!
Abraço
Onde está escrito "these systems shall equip 2 Platoon Level Units" tem uma referência onde se lê (no fundo da imagem) "six (06) VTLB mortar systems each"
No próprio documento também tem uma imagem com um PelMort a 6 Secções/ 6 morteiros

Drecas, o link do DR, está completamente ultrapassado a aquisição referida é a de 2020/21.
Já em 2020, a aquisição dos morteiros, implicava a modificação de 16 Pandur, o que pelas minhas contas seriam os suficientes, minimo, para os dois BiMec e GRec.
Os documentos da NSPA, não referem a quantidade desta aquisição, eu não encontro, o que acho até um pouco estranho.
Quanto ao pelmortpes ser a seis tubos, não está errado de todo, pois se o pel for por algum motivo, fragmentado, será em três secções, de duas esq, dedicadas a cada uma das três CAt.
A presença de três OAv, na orgânica está desenhada contemplando essa possibilidade de apoio directo dedicado.
O que acho bem mais deslocado é o facto de se usar uma VBL como PM 120 e não, pelo menos, uma VBM 6X6, o Pandur, ou até o Iveco/Guarani.
Continuam a remendar MAL, as falhas e erros cometidos no passado recente com a aquisição dos Pandur e dos Vamtac !!
Abraços