a mim o que mais me choca nesta história toda é o estado ter sujeitado os seus cidadãos a operar com uma aeronave durante 50 anos!...
não estamos a falar de um camião ou de um navio, que se avariar pode não ter consequências nenhumas!...
se o navio ficar sem motor não tem consequências imediatas - pode se fazer qualquer coisa!...
se um helicóptero ficar sem motor cai - nada se pode fazer!...
felizmente e por imenso milagre nada aconteceu, mas a irresponsabilidade de quem deixa chegar as coisas até este ponto é brutal!...
o limite de vida útil dos Alouette devia ter sido 30 anos ou no máximo 35, mas nunca 50!...e mais quando andaram na guerra do ultramar e tendo um numero enorme de horas de uso!...a única coisa que há a saudar nesta história é o fim de vida das velhas máquinas, sem acidentes!...e deviam ser paradas já! ...para não termos de lamentar nada!...só isso!...
Com 5 Koalas, ou a manutenção vai ser "state of art" com uma disponibilidade de 80 a 90% ou ainda vais ter muitas saudades dos Alouette III (com a média FAP de disponibilidade ficam para aí 3 Koalas, e com um em Ovar restam 2 em Beja para instrução, apagar fogos, MEDEVAC e ainda SAR)...
50 anos de história - ALOUETTE III
Saudações
Cumprimentos.
Os especialistas, refiro-me ás altas chefias da FAP, que aceitaram que se comprasse apenas cinco unidades estão de parabéns pela sua visão futurista e muito apurada, como estão de parabéns, os responsáveis políticos, porque, uma vez mais, gozaram á força toda desta vez com os Militares da FAP !
È no mínimo, ridículo e irresponsável, que alguém no seu perfeito juízo, possa, atribuir tantas missões primárias e secundárias, para serem levadas a cabo por um numero tão reduzido de aeronaves.
Penso que que muitas missões de SAR, costeiro e no interior, evacuação sanitária durante a época balnear, sempre que envolvidos até duas a três vitimas, serão executadas por estes helis, pois tem um custo/hora voo muito mais baixo que o 101!
Se adicionarmos estas duas missões á solicitação para apoio nos combates aos FF, não
quer dizer que andem com os Bambi, se traduz em pelo menos estarem quatro helis alocados para estas duas missões.
Mas e o heli do destacamento de Ovar, e se algum estiver em MNT em quantos ficamos ?
Eu já conto com seis, mas se houver instrução a decorrer lá é preciso mais um, lá vamos em sete,.......
mas como estamos em Portugal, na época Balnear e dos FF, passa a não haver instrução de voo, dirão os espertalhaços e o problema de cinco unidades chegarem para tudo e todos está mais que resolvido.TIPOS DE MISSÃO
Instrução Básica
Instrução Complementar
Vigilância e Reconhecimento
Busca e Salvamento
Evacuação Sanitária
Na minha opinião deveriam
ter sido negociados no minimo oito 119, e, mesmo esse numero seria algo curto mas sempre muito melhor que cinco helis.
Abraços