Atenção que os 5 helis de "evacuação" vão ser operados na FAP mas para todos os efeitos estão disponíveis para o Exercito. Parece-me ser uma espécie de UALE ou comando conjunto se assim quisermos chamar.
Cumprimentos
Algo que devia ter sido logo feito aquando da criação do UALE.
Vamos lá ver: já sabemos, e é unânime, que a escolha de um monomotor não é a mais adequada, e que para muitas das missões, o ideal seria um bimotor , desculpa não é para muitas missões é para todas as missões a redundãncia é uma das palavras chaves na Aviação, especilamente na segurança, SAFETY !!!
Ora lá está então somos ou não somos um País Rico
?
Gastamos 20 milhões em cinco helis, para pelo menos na missão de treino, fará muito bem a sua missão., pois e continuando Quanto às outras missões, fica aquém do exigido/aconselhável. !!
Das cinco missões previstas realizar bem apenas uma, vamos bem !!!
Mas pode ser que a aquisição dos helis de evacuação seja feita com pés e cabeça e não se recorra ao mais barato
Nem Israel fez tal proeza quando comprou os sete Koalas, bem mas Israel é Israel, muito inferior a Portugal, em especial no que concerne a especialistas na area da Defesa Nacional e Decisores/Responsáveis nas aquisições de meios Militares !!
Concluo, não teria sido o incidado ter comprado um heli maior e bimotor que daria para todo o espectro de missões ??
Se tal tivesse acontecido em vez das onze unidades que no total serão adquiridas, porventura até poderiam ser em numero inferior, o tal dois em um ou até três em um do agrado dos politicos deste burgo !!
Abraços
Bem, e com isto vou deixar de responder a este assunto. Continuam a discutir sozinhos sobre uma compra já feita, na qual os membros daqui do fórum não têm qualquer influência. No entanto vêm aqui argumentar (ou tentar, já que falham miseravelmente ao tirarem de contexto tudo o que é dito), como se nós (diversos membros deste fórum), fossemos ministros da defesa ou parte das chefias de um dos três ramos.
Cuidado é com a vossa argumentação, que para alguém que tenha poder, ainda se lembram de olhar para o F-16 e pensar que, como só tem um motor, é melhor ir atrás de um caça bimotor de baixo custo, e compram uns M-346, que aí também seriam um "faz tudo", tanto para as missões de treino como de combate, e até seguia a linha de pensamento essencial na aeronáutica, a redundância.
Quanto ao que teria sido ideal? Se formos por aí, neste momento 90% dos programas associados às forças armadas estão longe do ideal. Agora se tivermos a tornar todos os tópicos associados, como este, então será impossível ter uma conversa civilizada.
Ideal, seria discutir, não só aqui, mas nos altos cargos das entidades competentes, o que fazer para os programas ainda sem resolução. Este, a bem ou a mal, está concluído. Vamos discutir outros assuntos que ainda aguardam resolução, como as fragatas, LPD, AOR, 6 helis de resgate, etc, etc. Debater este assunto, era o mesmo que debater o porquê da aquisição do A-7P ao invés do F-5. Está no passado, e cabe-nos a nós discutir a LPM do presente, que essa sim é uma piada enorme e um gozo à nossa história.