Em relação aos Koala terem ou não guincho, admito que também achei estranho, mas temos que perceber que nem tudo o que vemos, é tudo o que existe, tal como disse no post anterior, ainda faltam vir 3 aparelhos, e esta situação pode ter sido por várias razões, o guincho ser instalado conforme as necessidades e como estes primeiros eram dois, decidiram vir assim para mostrar o heli preparado para SAR e o heli preparado para instrução, por exemplo. Ou então até pode ser que sejam um certo numero com guincho fixo e outro numero sem guincho (mas acho pouco provável ser algo assim tão pouco flexível) e agora tenham vindo um de cada tipo. O que não acredito que seja, é que tenhamos comprado 1 Koala com guincho e 4 Koalas sem guincho (para instrução), o que a FAP sabe muito bem e à muitos anos, é que os aparelhos param para manutenção, por isso para termos sempre um Koala no AM1 em alerta SAR, ou o helicóptero (qualquer um dos 5) que for para lá destacado dá para instalar guincho, ou se for fixo tem que ser no mínimo 2 Koalas com guincho para se substituírem.
Também recordo que, se toda a relocalização de esquadras da FAP for para a frente, a esquadra 552 deve ser transferida de Beja para Sintra, e aqui podemos ter a oportunidade de também ai os Koala fazerem SAR costeiro na zona centro de Portugal, libertando os EH101 para missões mais "long range".
Em relação ao novo helicóptero, já no tempo dos NH-90 para o Exército, lembro-me do CEMFA da altura apoiar e até dizer que a FAP não tinha capacidade (penso que seja recursos humanos) para operar mais uma esquadra de voo, mas agora virem dizer que já conseguem operar este helicóptero, faz pensar. Mas se nos lembrarmos que já perdemos a esquadra dos Alpha Jet, isso já liberta recursos humanos, ou se este helicóptero for um modelo já usado (AW119) ou um que tivesse muito em comum que permitisse ser operado e mantido pela mesma esquadra (AW109), a segunda hipótese seria a mais agradável.
Se realmente forem AW119 os helis armados, a única coisa positiva é que quando não existir nenhuma missão terrestre para apoiar tipo RCA, até ficamos com um numero mais folgado de aparelhos para as missões nacionais.
Também sobre este assunto, teria que rever a recente ida do CEMFA ao parlamento, mas do que me lembro, até é curioso que falaram neste helicóptero e a sua designação quase variava conforme a pessoa que falava, uns diziam helicóptero armado, outros blindado, outros "de recuperação", quase como se não estivesse bem definido, ou fosse algo "sensível" sobre o qual não queriam falar muito. Mas não me lembro de qualquer pessoa lhe chamar, helicóptero de transporte táctico, ou transporte de tropas, etc, isto é, provavelmente nunca teve ambição de transportar um grupo de combate, talvez só uma ou duas macas, até tenho ideia do CEMFA falar no potencial uso de aparelhos EH101 nessas funções de transporte, mas como disse no acima, teria que rever o video para confirmar.