Programa de substituição do C-130

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Charlie Jaguar

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2715 em: Janeiro 29, 2025, 10:54:46 am »
A possibilidade é vender os 4 C-130H, e dotar a 501 com 2 a 3 A-400M, adicionando aos 5 KC-390 e 7 C-295M para transporte (excluindo os 5 VIMAR).
Cps

Por falar em Airbus e C-130H, o 16801 fez, esta madrugada, um voo noturno até Albacete... E entretanto já regressou ao Montijo... Mas a fábrica em Albacete é da Airbus Helicopters (NH-90)  :o

 Deve estar relacionado com o curso TLP 25-1

É isso mesmo.  ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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mafets

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2716 em: Janeiro 29, 2025, 11:09:15 am »
Parece me bem, 4 C130H por 2 A400. O LUS 222 mandem uns quantos para o esquadrão VIP em companhia dos Falcon, para transporte e Medevac.  :P

Saudações

P.S. Por acaso com os Falcon temos 4 aeronaves de transporte, VIP e Medevac. A questão do LUS 222, seja na FAP (não
 é obrigatório que seja nesta última) ou em qualquer ramo das F.A. pode ter lugar. Até a GNR alugou um avião. podia ter um Lus 222.    ;)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_aeronaves_da_For%C3%A7a_A%C3%A9rea_Portuguesa

https://www.reddit.com/r/portugal/comments/y7ddvw/gnr_pede_avi%C3%A3o_%C3%A0_frontex_para_patrulhar_mar_dos/?rdt=35879





« Última modificação: Janeiro 29, 2025, 11:10:36 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Charlie Jaguar

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2717 em: Janeiro 29, 2025, 05:21:42 pm »
Bom, lembremo-nos todos que até ao início de 2003 os 6 C-130H/H-30 eram para ser substituídos por 3 A400M, com um 4º de opção se não estou em erro. Não me choca ter 2/3 A400M para missões mais exigentes em termos de carga ou alcance, 5 KC-390 para funções táticas e "pau para toda a obra", complementados ainda por 7 C-295M PG01 (e os outros 5 mais dedicados à vigilância e fiscalização marítima).

A FAP chegou a ter a intenção de contar com 9 C-130, para além da frota Aviocar, logo não penso que haja o risco de voltarmos a ter os Transportes Aéreos Militares (TAM).  :mrgreen:

O Lus 222 poderá ser um aparelho para missões mais ligeiras/secundárias, onde o emprego (e disponibilidade) de outra frota mais pesada é claramente desnecessário.
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2718 em: Janeiro 29, 2025, 06:07:52 pm »
Bom, lembremo-nos todos que até ao início de 2003 os 6 C-130H/H-30 eram para ser substituídos por 3 A400M, com um 4º de opção se não estou em erro. Não me choca ter 2/3 A400M para missões mais exigentes em termos de carga ou alcance, 5 KC-390 para funções táticas e "pau para toda a obra", complementados ainda por 7 C-295M PG01 (e os outros 5 mais dedicados à vigilância e fiscalização marítima).

A FAP chegou a ter a intenção de contar com 9 C-130, para além da frota Aviocar, logo não penso que haja o risco de voltarmos a ter os Transportes Aéreos Militares (TAM).  :mrgreen:

O Lus 222 poderá ser um aparelho para missões mais ligeiras/secundárias, onde o emprego (e disponibilidade) de outra frota mais pesada é claramente desnecessário.

Tudo isto me parece muito bem mas... E haverá pilotos para tudo isso? Até percebo que os Bisontes seja quase troca por troca mas e os outros 3 KCs, os 6 P-3Cs extra, os 12 A-29N... Já para não falar dos que estão em falta para os outros meios. Mas isto sou só eu que li que apesar de este ano terem recrutado 300 novos militares, ainda estão com um défice de pessoal, principalmente pilotos.
 
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2719 em: Janeiro 29, 2025, 06:14:55 pm »
Tudo isto me parece muito bem mas... E haverá pilotos para tudo isso? Até percebo que os Bisontes seja quase troca por troca mas e os outros 3 KCs, os 6 P-3Cs extra, os 12 A-29N... Já para não falar dos que estão em falta para os outros meios. Mas isto sou só eu que li que apesar de este ano terem recrutado 300 novos militares, ainda estão com um défice de pessoal, principalmente pilotos.

Já está na hora de voltar a haver pilotos milicianos. Noutros exércitos os pilotos de helis são warrant officers.

https://recruiting.army.mil/ISO/AWOR/153A/
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2720 em: Janeiro 29, 2025, 07:11:06 pm »
Bom, lembremo-nos todos que até ao início de 2003 os 6 C-130H/H-30 eram para ser substituídos por 3 A400M, com um 4º de opção se não estou em erro. Não me choca ter 2/3 A400M para missões mais exigentes em termos de carga ou alcance, 5 KC-390 para funções táticas e "pau para toda a obra", complementados ainda por 7 C-295M PG01 (e os outros 5 mais dedicados à vigilância e fiscalização marítima).

A FAP chegou a ter a intenção de contar com 9 C-130, para além da frota Aviocar, logo não penso que haja o risco de voltarmos a ter os Transportes Aéreos Militares (TAM).  :mrgreen:

O Lus 222 poderá ser um aparelho para missões mais ligeiras/secundárias, onde o emprego (e disponibilidade) de outra frota mais pesada é claramente desnecessário.
Mais ou menos nessa altura também se chegou a falar em 2 C-17.
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2721 em: Janeiro 29, 2025, 07:29:00 pm »
Mais ou menos nessa altura também se chegou a falar em 2 C-17.

Sim, quando no início de 2003 o Governo de então abandonou a ideia de dotar a FAP com o A400M, e queria antes comprar 6 C-130J por 500 milhões de euros.
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2722 em: Janeiro 29, 2025, 08:14:13 pm »
Bom, lembremo-nos todos que até ao início de 2003 os 6 C-130H/H-30 eram para ser substituídos por 3 A400M, com um 4º de opção se não estou em erro. Não me choca ter 2/3 A400M para missões mais exigentes em termos de carga ou alcance, 5 KC-390 para funções táticas e "pau para toda a obra", complementados ainda por 7 C-295M PG01 (e os outros 5 mais dedicados à vigilância e fiscalização marítima).

A FAP chegou a ter a intenção de contar com 9 C-130, para além da frota Aviocar, logo não penso que haja o risco de voltarmos a ter os Transportes Aéreos Militares (TAM).  :mrgreen:

O Lus 222 poderá ser um aparelho para missões mais ligeiras/secundárias, onde o emprego (e disponibilidade) de outra frota mais pesada é claramente desnecessário.

Era mais a ambição de os americanos nos "darem" nais 4 C-130  :mrgreen:
 

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Lightning

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2723 em: Janeiro 29, 2025, 10:28:29 pm »
Então em vez de 2 C-17 e 6 C-130 modernizados podemos vir a ter 2 A400M e 5 KC390? Não me parece mal.
 
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2724 em: Janeiro 30, 2025, 11:52:01 am »
Tudo isto me parece muito bem mas... E haverá pilotos para tudo isso? Até percebo que os Bisontes seja quase troca por troca mas e os outros 3 KCs, os 6 P-3Cs extra, os 12 A-29N... Já para não falar dos que estão em falta para os outros meios. Mas isto sou só eu que li que apesar de este ano terem recrutado 300 novos militares, ainda estão com um défice de pessoal, principalmente pilotos.

Já está na hora de voltar a haver pilotos milicianos. Noutros exércitos os pilotos de helis são warrant officers.

https://recruiting.army.mil/ISO/AWOR/153A/

Eu não sei se o problema será a falta de pilotos, tanto quanto sei candidatos a Pilotos não falta nos concursos, é só abrirem mais umas vagas e deixarem de ser tão exigentes nos psicotécnicos. Agora o resto das posições nas esquadras é que é capaz de ser mais complicado.