SDA - Sistema de Defesa Aérea

• 143 Respostas
  • 54558 Visualizações
*

Subsea7

• Investigador
  • 2150
  • Recebeu: 2314 vez(es)
  • Enviou: 3124 vez(es)
  • +5607/-3250
Re: SDA - Sistema de Defesa Aérea
« Responder #135 em: Fevereiro 03, 2025, 11:19:05 pm »
Provavelmente este ano, vai ser revista a LPM, podendo ser alocados a FA 2 estações de radar nos açores e uma bateria de mísseis anti-aéreos de longo alcance, algo do tipo SAMP/T ou equivalente. (a bateria não terá de ficar nos Açores, mas irá incorporar a FA).

Cps,
« Última modificação: Fevereiro 04, 2025, 09:05:03 am por Subsea7 »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, Lightning, sivispacem, PTWolf, goncalobmartins

*

os_pero

• Perito
  • **
  • 554
  • Recebeu: 225 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +1213/-47
« Responder #136 em: Fevereiro 04, 2025, 08:33:30 am »
Provavelmente este ano, vai ser revista a LPM, podendo ser alocados a FA 2 estações de radar nos açores e uma bateria de mísseis anti-aéreos de longo alcance, algo do tipo SAMP/T ou equivalente.

Cps,

Eu acho a minha modesta opinião que a defesa aérea (sistema AA e não radares) nos Açores será sempre feita pelo Americanos, enquanto eles lá passearem

*

Subsea7

• Investigador
  • 2150
  • +5607/-3250
« Responder #137 em: Fevereiro 04, 2025, 09:05:42 am »
Provavelmente este ano, vai ser revista a LPM, podendo ser alocados a FA 2 estações de radar nos açores e uma bateria de mísseis anti-aéreos de longo alcance, algo do tipo SAMP/T ou equivalente.

Cps,

Eu acho a minha modesta opinião que a defesa aérea (sistema AA e não radares) nos Açores será sempre feita pelo Americanos, enquanto eles lá passearem

Não, não tem interesse nisso, até porque chegou ao fim a era de serem os EUA a preocuparem-se com a Europa.

*

os_pero

• Perito
  • **
  • 554
  • Recebeu: 225 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +1213/-47
« Responder #138 em: Fevereiro 04, 2025, 09:55:07 am »

Cps,

Não, não tem interesse nisso, até porque chegou ao fim a era de serem os EUA a preocuparem-se com a Europa.

Sim mas eles não estaria a proteger a Europa estaria a proteger os seus próprios assets. Mas deve estar estipulado no contrato quem é responsável pelo k, ao que refere a utilização da base das Lajes.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11391
  • Recebeu: 2516 vez(es)
  • Enviou: 3587 vez(es)
  • +890/-1060
« Responder #139 em: Fevereiro 04, 2025, 12:02:51 pm »

Cps,

Os americanos não têm nenhum tipo de defesa AA na BA4.

Só se andarem Destroyers Arleigh Burke por ali...

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7

*

Drecas

• Investigador
  • 2118
  • Recebeu: 844 vez(es)
  • Enviou: 195 vez(es)
  • +487/-205
« Responder #140 em: Fevereiro 04, 2025, 12:13:50 pm »
Sempre fomos nós a querer comprar defesa aérea para lá também

Primeiro baterias Rapier e depois HAWK
« Última modificação: Fevereiro 04, 2025, 07:25:05 pm por Drecas »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7, goncalobmartins

*

saabGripen

• Investigador
  • 1350
  • Recebeu: 232 vez(es)
  • Enviou: 76 vez(es)
  • +809/-1239
« Responder #141 em: Fevereiro 04, 2025, 10:35:26 pm »
Provavelmente este ano, vai ser revista a LPM, podendo ser alocados a FA 2 estações de radar nos açores e uma bateria de mísseis anti-aéreos de longo alcance, algo do tipo SAMP/T ou equivalente. (a bateria não terá de ficar nos Açores, mas irá incorporar a FA).

Cps,

Duas estações nos Açores e uma bateria que pode não estar nos Açores.
Há algo nessa matemática que parece não bater certo.

Seja como for...
Acredito que se esteja a "falar" nesse assunto.
Estranho (na realidade não...) não se falar em um projecto muito maior... (1)

- Uns dias antes da visita do Rutte, o responsável do PS para a defesa escreveu um artigo de opinião num jornal. Disse duas coisas. A primeira, que a culpa do mau estado das nossas FFAA é deste governo. A segunda, que o PS apoia um investimento maior em defesa.

- O Rutte veio ajudar, com a conversa dele.

- O Montenegro respondeu com a conversa que tinha que ter para não causar emigração em massa dos tugas para a Venezuela.

- A vigília que o Costa organizou parece ter despoletado mais investimento em defesa, com o Montenegro a pedir um PRR.

- Vai-se dar prioridade a material fabricado na Europa.

- O Nuno Melo disse que se está a rever o Conceito Estratégico de Defesa Nacional, passo sina-quão-não se pode rever a LPM.

- A LPM vai ser revista.

- O Macron vem cá.

- Uma comitiva vai á Turquia.

Conclusão:
Adeus F-35.

(1) ver a linha de cima.

O saabGripen faz o que pode pelo Forum Defesa.
Mas quando a malta passa o tempo a falar de peças para o trem de aterragem do P-3...
... esta merd@ vai estourar como uma castanha.
« Última modificação: Fevereiro 04, 2025, 10:40:06 pm por saabGripen »

*

Subsea7

• Investigador
  • 2150
  • +5607/-3250
« Responder #142 em: Fevereiro 04, 2025, 10:51:57 pm »

Cps,

Duas estações nos Açores e uma bateria que pode não estar nos Açores.
Há algo nessa matemática que parece não bater certo.

Seja como for...
Acredito que se esteja a "falar" nesse assunto.
Estranho (na realidade não...) não se falar em um projecto muito maior... (1)

- Uns dias antes da visita do Rutte, o responsável do PS para a defesa escreveu um artigo de opinião num jornal. Disse duas coisas. A primeira, que a culpa do mau estado das nossas FFAA é deste governo. A segunda, que o PS apoia um investimento maior em defesa.

- O Rutte veio ajudar, com a conversa dele.

- O Montenegro respondeu com a conversa que tinha que ter para não causar emigração em massa dos tugas para a Venezuela.

- A vigília que o Costa organizou parece ter despoletado mais investimento em defesa, com o Montenegro a pedir um PRR.

- Vai-se dar prioridade a material fabricado na Europa.

- O Nuno Melo disse que se está a rever o Conceito Estratégico de Defesa Nacional, passo sina-quão-não se pode rever a LPM.

- A LPM vai ser revista.

- O Macron vem cá.

- Uma comitiva vai á Turquia.

Conclusão:
Adeus F-35.

(1) ver a linha de cima.

O saabGripen faz o que pode pelo Forum Defesa.
Mas quando a malta passa o tempo a falar de peças para o trem de aterragem do P-3...
... esta merd@ vai estourar como uma castanha.

O projeto maior era a integração da cúpula de defesa aérea europeia, mas como sempre, ficamos de fora.
O que posso afirmar, é que a FAP ficará com a defesa aérea no solo a alta altitude (SAMPT/T) e o Exército com muito baixa, baixa e média, com RapidRanger, Stinger e NASAMS ou IRIS-T SLM.
Cps

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning, Pneucareca, Nighthawk

*

nelson38899

• Investigador
  • 5539
  • Recebeu: 875 vez(es)
  • Enviou: 856 vez(es)
  • +701/-2671
« Responder #143 em: Fevereiro 04, 2025, 10:59:47 pm »
Não sei para quê!

Se nos próximos anos não haverá exercícios reais com stinger porque o missil passou de 100 000€ para 1 milhão de euros por míssil, para que adianta ter sistemas de lançamento de misseis.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva