Quanto a meios aéreos tem que haver uma resposta de uma instituição independente, porque os estudos feitos pela FAP são contra a utilização de aparelhos que não sejam da NATO basicamente, pelos motivos óbvios, para o povo esse estudo não interessa, interessa são estudos objectivos e independentes.
Já não existe um tabu tão forte como antigamente sobre equipamento não-NATO, especialmente helicópteros. O problema da FAP em receber os Kamov quando houveram aqueles rumores todos foi devido à logística e ao medo das pessoas pensarem: «ah, agora têm os Kamov já não precisam de um helicóptero para substituir os Alouette».
Contudo também há outras formas de dar a volta ao problema, os Kamov que fiquem sobre a tutela da ANPC, que seja assinado um contrato de manutenção para os aparelhos, e depois que sejam pilotos do UALE (até deixarem de haver) e da FAP para os operar. Conforme necessário contrata-se pilotos civis. E quem fala em Kamov fala noutros aparelhos.
Se quiserem também podia-se criar uma unidade aérea na GNR (
elá! O Get_It a sugerir a criação de mais uma quinta, especialmente quando ele é a favor da união da PSP/GNR?!) para operar unicamente os Kamov.
Eu cá sou contra a EMA. Acho que aquilo é mais tachos e
jobs for the boys and girls que outra coisa. E afinal de contas quantos trabalhos civis durante o resto do ano é que eles já fizeram? Até agora tem sido tudo basicamente trabalhos para a Protecção Civil e governo: combate a incêndios, polícia, busca e salvamento. E agora vamos ver os meios deles:
- helicópteros ligeiros ainda que lá vá para estas missões, mas isso também a FAP podia fazer se investíssemos dinheiro no FDP de um substituto do Alouette e mais pilotos;
- helicópteros pesados, são excelentes para o combate a incêndios e transporte de cargas pesadas, mas as outras missões podiam ser muito bem efectuadas por um aparelho com horas de voo mais baratas (tais helicópteros ligeiros para a FAP).
Também podiam vir uns Canadair (eu sei que estamos fartos de ver aqui escrito que eles não são bons para a nossa realidade mas continuamos a fartar-nos de ir pedir Canadairs espanhóis, gregos, etc, emprestados...) para a FAP que podiam ser depois utilizados para patrulha marítima/SAR e ninguém morria (excepto talvez alguns políticos à fome).
E mais uma vez quem tem que tomar decisões e acções são os políticos... Pelo menos podemos sempre discutir isto porque isto nunca vai mudar.
Cumprimentos,