Estamos a discutir meios de combate a fogos na FAP........
Pensem nisto, a ser feito o combate será pelos C-130 e kit´s MAFFS, não temos neste momentos esses KIt´s e se se confirmar que vem os KC-390, se esses kits irão servir nesse avião....
Não sei se o Ministro fez o trabalho de casa, mas já está mais que provado que os C130 são ineficases devido a questões logisticas.
Do apoio logístico em termos de abastecimento de água e combustível depende muito o rendimento dos meios aéreos. O número de descargas que se consegue realizar em determinado tempo depende em grande medida da distância a que se encontra o ponto de água de abastecimento do incêndio.
O meios actualmente existentes:
Tendo em conta a capacidade de carga do C130 , 11 000 litros e do kamov 5000 litros podemos ver facilmente que em todo territorio nacional o kamov teria larga vantagem no numero de descargas e litros por hora, o mesmo acontece relartivamente ao canadair que transporta 6000 litros
na maior parte do terrritorio Nacional.
Quantas pistas temos que podem suportar um C130? uma vez que ele nao reabastece por scooping teria que voltar a base depois de cada descarga
Imaginemos que a viagem de ida e volta para abastecer demorava meia hora, numa hora o C 130 tinha efectuado duas descargas 22 000 litros, na mesma hora um kamov pode efectuar mais de 20 descargas 100 000 litros /+
é só fazer contas , nao tenho mapas para o uso do C130
Vamos ver se me consigo explicar:
Os meios aereos de grande porte como o C130 devido ás suas caracteristicas: velocidade minima de sustentaçao , capacidade de manobra altitude minima de voo,, etc,, etc. sao utilizados no combate indirecto a um incendio.
O combate aos incêndios pode ser realizado por método directo, indirecto ou combinado. O método indirecto destina-se a travar a propagação das chamas é utilizado quando o ataque directo não é possível (embora se possam utilizar os dois métodos de forma combinada) tentando circunscrever o incêndio a uma determinada área. Esta poderá ser delimitada por faixas de contenção, isto é, por zonas previamente tratadas para retardar a propagação ou mesmo extinguir as chamas.
As faixas de contenção são realizadas com trabalho de sapador realizando faixas de contenção livres de combustível de forma a impedir o avanço do fogo, e, ou com os meios aereos atravez das caldas retardantes Os meios aéreos podem ser helicópteros bombardeiros ou aviões que realizam descargas de água ou retardantes de fogo não directamente nos incêndios mas em zonas adjacentes de forma a evitar o seu avanço.
Esquema de combate indirecto por meios aereos
As descargas das caldas retardantes nao sao feitas directamente sobre as chamas
A cor avermelhada da calda e obtida com a adição de oxido de ferro para que seja visivel no terreno.
Para consolidar uma faixa de contenção sao necessarias inumeras descargas até que o incendio se extinga por falta de combustivel ou premita a intervenção dos homens no terreno
O método indirecto de combate a incêndios exige mais recursos humanos e maior eficiência no sistema de comunicações. Este método tende a ser utilizado quando não é possível utilizar o ataque directo, tende a ser mais eficaz em incêndios de propagação rápida, incêndios difíceis de controlar, incêndios de propagação pelas copas e se há a possibilidade de aproveitar estruturas existentes como faixa de contenção. Não deve ser escolhido quando não existem condições de realizar faixas de contenção adequadamente
Como desvantagens pode referir-se o facto de aumentar a área queimada e aumenta também o perímetro de fogo a vigiar. Existe a dificuldade em realizar faixas de contenção com a largura necessária nalguns tipos de incêndios (a largura deve ser de aproximadamente 1,5 vezes a altura das chamas) o que pode levar o fogo a cruzar a faixa de contenção, exigência de um número maior de meios humanos e respectiva coordenação. O facto de os bombeiros trabalharem sem estarem a observar as chamas também pode levar a situações de perigo, a monitorização do incêndio é muito importante neste tipo de combate.
O combate directo á frente de incendio, quando possivel é realizada por meios mais leves e mais ágeis e com capacidade de manobra que um C130 não tem
Na FAP alem do C130 tambem o P3 Oriom pode ser equipado com o kit de 11 000 litros
Os C130 para complementar os meios existentes sao bemvindos para os substituir não!