Os 28 F16A/B MLU da FAP

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raphael

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« Responder #165 em: Janeiro 30, 2008, 11:39:55 am »
Ainda bem que o pessoal quando pensa em mudar de aeronave tb pensa, na parte da manutenção, transformação de motores, simuladores de vôo, treino não só dos pilotos mas também de todo o pessoal de manutenção e armamento, compromissos assumidos com a NATO, a cadeia  logística, enfim um sem número de variáveis....
Até porque quando caiu o F-16 em 2002, devido a uma manobra de acrobacia ninguém falou em mudar de frota...
E vamos ser realistas, os A-7P cairam que nem tordos e o que acabou por ditar o shutdown à frota acabou por ser... a insuficiência de pneus para a aeronave...
Por isso calma que os F-16 estão cá para durar, porque após o upgrade MLU, os OCU também vão ser completamente modernizados...
Um abraço
Raphael
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papatango

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« Responder #166 em: Janeiro 30, 2008, 04:51:15 pm »
Os aviões são mais pesados que o ar [1] e por isso a queda de um deles não é nada de tão extraordinário.

Terá que se esperar por algum tipo de relatório sobre o ocorrido para chegar a algum tipo de conclusão ou apontar novos caminhos se fosse o caso.

A única coisa que sabemos é que a aeronave demonstrou um comportamento instável durante uma fase do voo e para já, o que é necessário saber é o que provocou esse comportamento.

Pelo que sabemos o MLU destas aeronvas inclui a sua quase desmontagem, pelo que será necessário saber se:

a) A falha foi devida a um problema original com o F-16 em segunda mão que não foi detectado ou que não foi corrigido

b) A falha está directamente relacionada com a operação de modernização MLU propriamente dita.

Neste último caso temos que saber se:

O atraso no processo levou a Força Aérea a apressar indevidamente o processo, levando ao ponto a este tipo de problemas ?

As OGMA terão sistemas de controlo de qualidade mais eficientes ?

E claro, a questão final:

Terá havido demasiada confiança nas capacidades da Força Aérea e das OGMA que levaram a achar que haveria técnicos em numero suficiente e suficientemente capacitados para concluir em tempo o processo MLU em todas as aeronaves ?

Só se chegássemos à conclusão de que o problema ocorrido, é resultado de um erro na montagem da aeronave durante o MLU e que esse erro não pode ser evitado sem atrasar ainda mais o programa, é que faria sentido falar em cancelamentos.

[1] Grande descoberta que eu fiz... :mrgreen:


Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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Lightning

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« Responder #167 em: Janeiro 30, 2008, 05:13:33 pm »
Citação de: "raphael"
E vamos ser realistas, os A-7P cairam que nem tordos e o que acabou por ditar o shutdown à frota acabou por ser... a insuficiência de pneus para a aeronave...


A título de curiosidade, perdemos 15 A-7P Corsair.
 

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Johnnie

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« Responder #168 em: Janeiro 30, 2008, 05:58:32 pm »
Os Corsair foram retirados de serviço antes do programado porque o estado e idade dos mesmos tornava a sua operação demasidado onerosa e porque já havia o plano de migrar para o F-16, nunca tinha ouvido essa dos pneus, que devem ser das coisas mais baratas do avião  :roll:
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"
 

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typhonman

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« Responder #169 em: Janeiro 30, 2008, 08:08:50 pm »
A frota de A-7P estava programada para estar no activo até 2005..
 

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MaisAlto

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« Responder #170 em: Janeiro 31, 2008, 12:01:35 am »
Citação de: "Johnnie"
Os Corsair foram retirados de serviço antes do programado porque o estado e idade dos mesmos tornava a sua operação demasidado onerosa e porque já havia o plano de migrar para o F-16, nunca tinha ouvido essa dos pneus, que devem ser das coisas mais baratas do avião  :roll:


Não só não são baratos como são exemplos de alta tecnologia consumida a alta velocidade...o maior ( e melhor) fabricante do Mundo em pneus de aviação, a Goodyear, não consegue responder à procura civil e militar.
 

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Johnnie

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« Responder #171 em: Janeiro 31, 2008, 11:16:15 am »
Ok Mais Alto, mas assim fosse os gregos teriam o mesmo problema e pelos vistos os deles voaram até hoje  :wink:
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Cabeça de Martelo

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« Responder #172 em: Janeiro 31, 2008, 11:18:47 am »
Os A-7 Gregos são muito mais recentes do que eram os nossos.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Johnnie

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« Responder #173 em: Janeiro 31, 2008, 02:10:28 pm »
sim realmente são mas aqui falamos de pneus
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"
 

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« Responder #174 em: Fevereiro 01, 2008, 05:09:18 pm »
F-16 Mishap News F-16 Mishap Notícias
Portuguese F-16 crashes Português F-16 falha  

January 28, 2008 (by Asif Shamim) - A PoAF F-16 crashed today at 13.40h local time, during a test flight after completion of an M4 MLU modification. 28 de janeiro de 2008 (por Asif Shamim) - Um PoAF F-16 caiu hoje, às 13.40h hora local, durante um vôo teste após a conclusão de uma M4 MLU modificação. The pilot ejected, sustaining no injuries. O piloto ejetados, sustentando nenhuma lesão.

 
PoAF F-16BM similar to this example crashed today after MLU modification first flight. PoAF F-16BM semelhante a este exemplo caiu hoje após MLU modificação primeiro vôo. The aircraft believed to be F-16B block 15 serial number #15140 based at Monte Real Air Base crashed outside the base perimeter into a pine tree plantation and was completely destroyed. Pensa-se que as aeronaves F-16B bloco 15 número de série # 15140 baseados em Monte Real Air Base caiu fora do perímetro base num pinheiro plantação e ficou completamente destruído. A small fire broke out at the site. Um pequeno incêndio eclodiu no local. No people on the ground or property were affected. Nenhum povo no terreno ou propriedade foram afetados.

The pilot, identified as Lieutenant Colonel João Pereira, is considered the most experienced F-16 pilot in the FAP with over 2,000 hrs on the jet. O piloto, identificado como tenente coronel João Pereira, é considerado o mais experiente piloto de F-16 da FAP com mais de 2000 horas sobre a jacto. He was taken to medical facilities in Lisbon to be checked out as matter of precaution said sources. Ele foi levado para instalações médicas em Lisboa para ser check-out como questão de precaução disseram fontes.

Air force officials have reported it is to early to speculate on the reason of the crash. Air force funcionários têm relatado que é cedo para especular sobre o motivo do acidente.

#15140 was initially delivered in 1999 as part of the Peace Atlantis II program. # 15140 foi entregue inicialmente em 1999 como parte do programa Peace Atlantis II. It has been storage until now awaiting its MLU upgrade. Foi armazenamento até agora aguar.


O que está acontecendo????
Só  os melhores e inteligentes sobrevivem quando o bicho pega!!!!!!
 

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Cabeça de Martelo

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« Responder #175 em: Fevereiro 01, 2008, 05:40:42 pm »
O que queres dizer?

Um F-16 caiu, são coisas da vida, de resto continua tudo igual.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Lightning

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« Responder #176 em: Fevereiro 02, 2008, 02:27:53 am »
Citação de: "Eduardo Reborn Soares"
O que está acontecendo????


Concordo, até doi a cabeça tentar ler esse texto :lol:  :lol:
 

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Atuga

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« Responder #177 em: Fevereiro 02, 2008, 02:49:52 pm »
Que acham do Artigo do SOL de Hoje?

Força Aérea
F-16 que caiu fora modificado nas OGMA
Por Helena Pereira
A Força Aérea poderá vir a pedir uma indemnização às Oficinas Gerais de Material Aeronáutico (OGMA) por causa do F-16 que se despenhou, na segunda-feira, em Leiria. Mas, primeiro, aguardará pelas conclusões da comissão de inquérito ao acidente para saber se terá ou não base para se queixar

O avião que caiu em Monte Real estava a fazer os primeiros voos de ensaio depois de ter sofrido uma grande modernização (Mid Life Upgrade) pelos técnicos das OGMA. Essa modernização consiste essencialmente na instalação de tecnologia digital no cockpit e no reforço da célula.

O Governo adjudicou às OGMA a modernização de uma esquadra de F-16, mais concretamente a segunda que tinha sido comprada aos EUA e que estava literalmente encaixotada até há bem pouco tempo na base aérea de Monte Real.

O avião que caiu era o oitavo a sofrer esse upgrade, num processo que tem estado muito atrasado. O MLU é feito na OGMA em Alverca. Só a última e quarta fase, que consiste em colocar as asas e o trem de aterragem no avião, é concluída já na base de Monte Real.

Segundo dados da Força Aérea, o valor do caça que se despenhou no pinhal de Leiria ronda os 20 milhões de euros.
 

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nestor

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« Responder #178 em: Fevereiro 03, 2008, 02:41:28 am »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
O que queres dizer?

Um F-16 caiu, são coisas da vida, de resto continua tudo igual.


Lo importante es que el piloto (o pilotos) está ileso.

El avión se puede sustituir, aunque cueste dinero.

Saludos.
 

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PereiraMarques

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« Responder #179 em: Março 05, 2008, 07:22:50 pm »
Segundo o 9 G's o F16AM "15122" efectuou hoje o seu primeiro voo.

 :arrow: http://www.falcoes.net/9gs/viewtopic.php?t=1413