"Pára-quedistas - Um subsídio para a História"

Moderadores: Moderadores, Administradores

"Pára-quedistas - Um subsídio para a História"

Mensagempor Lancero » Terça 20 Mai, 2008 9:01 pm

PereiraMarques Escreveu:
Miguel Silva Machado Escreveu:Lançamento DVD "Pára-quedistas" dia 21 às 16H00 no Palácio da Independência - Rossio - Lisboa.


Imagem

:arrow: http://www.falcoes.net/9gs/viewtopic.php?f=8&t=1345


Pára-quedistas: DVD conta histórias de 50 anos de "saltos"

Lisboa, 20 Mai (Lusa) - Antes, os pára-quedistas saltavam "à anjo", com os braços abertos e esticados, como se tivessem asas. Hoje, lançam-se como "uma bomba", com os braços fechados e cruzados sobre as pernas encolhidas. A sua história é contada num DVD que é divulgado quarta-feira, em Lisboa.


Da autoria do repórter de imagem da SIC Carlos Santos, "Pára-quedistas - Um Subsídio para a História" é "um resumo alargado" dos 50 anos das tropas pára-quedistas portuguesas.



"Um documentário histórico com ritmo televisivo", sintetiza o autor, em declarações à Agência Lusa, na véspera da apresentação pública do DVD.



O documentário, que reúne registos sonoros e de imagem dos arquivos pessoais dos militares, do Exército e das estações televisivas RTP e SIC, começa com os "pioneiros", que fizeram a sua aprendizagem, em 1953, em França e em Espanha antes de serem criadas oficialmente as tropas pára-quedistas na Força Aérea, em 1956.



O "resumo alargado", como lhe chama Carlos Santos, termina com um apontamento sobre a intervenção destes militares, integrados no Exército desde 1994, no conflito do Afeganistão.



Pelo meio, ouvem-se relatos, alguns na primeira pessoa, sobre o primeiro salto, os combates em Angola, Moçambique e Guiné-Bissau, as experiências das enfermeiras pára-quedistas, o cerco aos Ralis, a 11 de Março de 1975, ou as novas tendências no campo da formação.



"Pára-quedistas - Um Subsídio para a História" inclui ainda "imagens aéreas de grande beleza" e "filmes pessoais inéditos", sem som, sobre a actividade das unidades militares ou de pára-quedistas a usarem a arma do inimigo no Ultramar.



Depois de, no ano passado, ter realizado "Comandos - Um Contributo para a História", Carlos Santos, um ex-comando, respondeu a um novo desafio, desta feita lançado pelo presidente da União Portuguesa de Pára-Quedistas, major-general Avelar de Sousa.



Para fazer "Pára-quedistas - Um Contributo para a História", o repórter de imagem da SIC pesquisou informação durante seis meses.



Dificuldades? Pagar os direitos de autor das músicas que serviram de banda sonora. "Cobram elevados valores por segundos de músicas com mais de quarenta anos", frisa.



O DVD, com a duração de cem minutos e edição limitada para já a mil cópias, só pode ser comprado, a 15 euros/unidade, na União Portuguesa de Pára-Quedistas, para a qual reverterão os lucros da venda depois de pagos os custos técnicos.



Carlos Santos pretende agora acabar com os fuzileiros a trilogia iniciada com os comandos. Mas, por enquanto, não há datas. "Fuzileiros - Um Abono para a História" ainda é uma hipótese.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
Avatar do Utilizador
Lancero
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4115
Registado: Quinta 24 Nov, 2005 7:46 pm

Mensagempor Creoula » Sexta 23 Mai, 2008 4:15 pm

Não consigo encontrar, para além da morada, contactos da UPP. Alguém me pode ajudar? Gostava de oferecer o DVD ao meu pai, que foi paraquedista.
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
Creoula
 
Mensagens: 157
Registado: Segunda 25 Set, 2006 11:07 pm
Localização: Cascais-Portugal

Mensagempor Miguel Silva Machado » Sábado 24 Mai, 2008 2:10 pm

Aqui vai o endereço do Pára-Clube Nacional "Os Boinas Verdes" onde vendem o DVD:
http://pcnbv.no-ip.org/
MM
Miguel Silva Machado
Perito
Perito
 
Mensagens: 363
Registado: Domingo 20 Nov, 2005 4:02 pm


Voltar para Livros-Revistas-Filmes-Documentários

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes