AUXILIARESQUELIMANE ex. NamacuaAntigo vapor holandês construído em Hamburgo, Alemanha, foi adquirido pela Armada em 1868 servindo em Moçambique até 1880.
DESLOCAMENTO 190 tons.
CALADO: 2,73 metros
PROPULSÃO 1 máquina de 40 h.p. - 1 veio
GUARNIÇÃO 35 homens
NORTE ex - RebocadorPequeno vapor que em 1868 servia na Marinha de Guerra, e que foi abatido ao efectivo em 1880.
PROPULSÃO 1 máquina de 75 h.p. - 2 rodas de pás.
VELOCIDADE 8 nós
ÍNDIA ex - MandalayEste transporte foi construído na Inglaterra em 1871 por Dennis & Brothers, e esteve ao serviço entre 1874 e 1909.
DESLOCAMENTO 2 578 tons.
DIMENSÕES 82,3 * 9,14 * 5,79 metros
ARMAMENTO 2 peças
PROPULSÃO 2 máquinas compound verticais de700 h.p. - 1 veio = 12 nós
ÁFRICA 1875 - 1908Construído em Inglaterra a fim de servir como transporte, este navio após ter sido desarmado, passou a funcionar como navio – hospital na Missão Naval de Angola.
DESLOCAMENTO 2 993 tons.
DIMENSÕES 79,24 * 10,05 * 6,09 metros
ARMAMENTO 2 peças de 80 mm.
PROPULSÃO 1 máquina de T.E. de 1 000 h.p. - 1 veio = 13 nós
GUARNIÇÃO 124 homens + 404 tropas
PRINCIPE D. CARLOSTransporte adquirido em Inglaterra em 1878, perdeu-se por encalhe na Ilha do Bazaruto em Moçambique no ano de 1880.
DESLOCAMENTO 250 tons.
ARMAMENTO 1 peça
PROPULSÃO 1 máquina de 90 h.p. - 1 veio
VELOCIDADE 11 nós
GUARNIÇÃO 41 homens
AUXILIAREste vapor foi adquirido em 1878 para a pilotagem do Rio Quelimane. Havia sido construído em Inglaterra, e prestou serviço na Armada entre 1884 e 1896.
ARMAMENTO 1 canhão revólver de 37 mm; 2 metralhadoras
PROPULSÃO 1 máquina a vapor de 50 h.p. 2 veios
VELOCIDADE 10 nós
GUARNIÇÃO 35 homens
GUINÉ ex. Hugh ParryEste pequeno vapor, foi adquirido em Lisboa em 1879. Efectuava anteriormente carreiras no Rio Sado, entre Setúbal e Alcácer do Sal. Havia sido construído em 1876, e prestou serviço na Guiné até 1883, ano em que foi abatido ao efectivo.
DESLOCAMENTO 139 tons.
DIMENSÕES 34,14 * 4,76 * 1,68 metros
ARMAMENTO 2 peças de bronze de 86 mm.
PROPULSÃO 1 máquina de baixa pressão de 200h.p. - 2 rodas laterais
Classe MINEIROMINEIRO---------1892 – 1902
FULMINANTE-----1880 - 1913
Navios que serviram na Escola de Torpedos de Paço de Arcos, foram construídos o primeiro em Portugal nos estaleiros Parry & Son, e o segundo em Inglaterra.
DESLOCAMENTO 78 tons.
DIMENSÕES 18 * 4 * 2 metros
PROPULSÃO 1 máquina de 150 h.p. - 1 veio
VELOCIDADE 8 nós
GUARNIÇÃO 18 homens
Lidador antes de ser modificado
LIDADORFoi construído na Inglaterra em 1883 como rebocador. Mais tarde, após ter sido adquirido pela Armada, foi classificado como canhoneira. Terminou os seus dias na M.G.P. como navio de instrução da Mocidade Portuguesa em 1951.
-1951 –
DESLOCAMENTO 252 tons.
DIMENSÕES 35,8 *6,1 * 2,8 (pontal) metros
ARMAMENTO 1 peça de 47 mm.
PROPULSÃO 2 máquinas de 800 h.p. - 2 veios = 9 nós
GUARNIÇÃO 34 homens
DILLY (1º)Este vapor foi construído em 1884. Adquirido em 1891 para operar em Timor. Foi abatido
ao efectivo em 1905.
DESLOCAMENTO 100 tons.
DIMENSÕES 36,9 * ? * 2,97 metros
ARMAMENTO 1 peça
PROPULSÃO 1 máquina de 40 h.p. - 1 veio
VELOCIDADE 7 nós
GUARNIÇÃO 28 homens
ÁLVARO DE CAMINHAConstruído em 1901 na Alemanha, foi adquirido a fim de servir como transporte. Serviu entre 1902 e 1910.
DESLOCAMENTO 534 tons.
DIMENSÕES 45,12 * 6,80 * 2,94 metros
ARMAMENTO 2 peças de 37 mm; 2 metr. de 6,5 mm.
PROPULSÃO 1 máquina de E.T. - 1 veio
VELOCIDADE 11 nós
GUARNIÇÃO 59 homens
DILY (2º)Este transporte foi comprado em Hong Kong em 1909. Entregue à Marinha Colonial em
1912, foi abatido em 17 - 10 - 1913.
DIMENSÕES 34 * 9 * 5,5 metros
PROPULSÃO 1 máquina de 300h.p. - 1 veio
VELOCIDADE 10 nós
GUANIÇÃO: 38 homens
NEVES FERREIRA ex. Lady WoodVapor construído em Londres por A.D. Lewis & Co. em 1882. Prestou serviço na Marinha de Guerra Portuguesa entre 1893 e 1901.
DESLOCAMENTO 301 tons.
DIMENSÕES 29,1 * 6,1 * 2,57 metros
ARMAMENTO 1 peça de 37 mm; 2 metr. de 11mm.
PROPULSÃO 2 máquinas compound de220 h.p. - 2 veios
VELOCIDADE 11 nós
GUARNIÇÃO 37 homens
BAPTISTA DE ANDRADEConstruído em França em 1897, serviu como navio balizador e rebocador até 1909, ano em que foi abatido ao efectivo.
DESLOCAMENTO 150 tons.
DIMENSÕES 28,5 * 5,25 * 2,32 metros
ARMAMENTO 2 peças de 37 mm; 2 metr. de 11 mm.
PROPULSÃO 1 máquina compound - 1 veio
VELOCIDADE 10,5 nós
GUARNIÇÃO 28 homens
LINCEEste vapor foi construído em Itália nos estaleiros Orlando de Livorno. Foi incorporado na Armada em 1911, tendo pertencido à Escola de Torpedos de Paço de Arcos, até ser abatido em 1948.
DESLOCAMENTO 77 tons.
DIMENSÕES 26,9 * 4,2 * 1,8 metros
ARMAMENTO 2 peças
PROPULSÃO 2 semi - dieseis de 300 b.h.p. - 2 veios
VELOCIDADE 12 nós
GUARNIÇÃO 20 homens
DILI ex. Panay
Este vapor foi construído em Shangai em 1903. Em 1913 foi adquirido pela Marinha de Guerra às Filipinas, sendo abatido ao efectivo em 1942
.DESLOCAMENTO 500 tons.
DIMENSÕES 42,56 * 7,6 *3,1 metros
PROPULSÃO 1 máquina de 500 h.p. - 1 veio
VELOCIDADE 11 nós
GUARNIÇÃO 72 homens
BISSAUFoi incorporado em 1913 para ser utilizado na Guiné.
DESLOCAMENTO 76 tons.
ARMAMENTO 2 peças
PROPULSÃO 1 máquina de 300 h.p.
GUARNIÇÃO 4 homens
PEBANE ex. KadettEx - navio mercante alemão internado em Moçambique durante a 1ª Guerra Mundial, foi requisitado pelo governo português em 1916 como transporte.Serviu como navio-hidrográfico entre 1923-1925 na Marinha Colonial de Moçambique. Foi abatido em 1930. Havia sido construído na Alemanha em 1902, nos estaleiros Schiffswerft J & S.
DESLOCAMENTO 226 TAB.
PROPULSÃO 1 máquina de E:T. de 148 h.p. - 1 veio = 9 nós
GUARNIÇÃO 37 homens
PATRÃO LOPES ex – NewaEx - navio alemão internado em Portugal, e apresado em 1916. Foi classificado como navio de salvamento, e durante a sua intensa vida na Armada, as suas guarnições salvaram imensas vidas e navios em perigo. Perdeu - se por encalhe no Bugio em 28 – 2 - 1936.
DESLOCAMENTO 1 100 tons.
DIMENSÕES 49 * 7,8 *4,2 metros
ARMAMENTO (inicial) 1 peça de 76 mm; e mais tarde 2 peças de 90 mm.
PROPULSÃO 1 máquina de 500 h.p. – 2 veios
VELOCIDADE 10 nós
GUARNIÇÃO 63 homens
SADO ex – PlutoFoi construído nos estaleiros J.C. Tecklemburg de Geestmunde, Alemanha. Foi apresado em 1916, passando a ser utilizado como lança minas. Vendido à Sociedade Geral, passou-se a chamar Alferrarede.
DESLOCAMENTO 2 118 tons.
DIMENSÕES 73.91 * 11,02 * 5,65 metros
PROPULSÃO 1 máquina de T.E. de 700 h.p. 1 veio
VELOCIDADE 10 nós
PERO DE ALENQUER ex - Coimbra, ex - AntaresNavio alemão apresado em 1916, serviu nos Transportes Marítimos do Estado, uma empresa estatal criada para gerir a frota de navios alemães e austríacos apresados em 1916. Foi vendido à Armada em 1925, e novamente à marinha mercante em 1929. Este navio havia sido construído em 1913.
DESLOCAMENTO 4 450 tons.
DIMENSÕES 104,64 * 14,04 * 6,08 metros
PROPULSÃO 1 máquina de E.T. de 1870 h.p. - 1 veio
VELOCIDADE 11 nós
GUARNIÇÃO 90 homens
ALMIRANTE SCHULTZ A 521 Construído nos estaleiros Penhoet em França como navio balizador, foi incorporado em 1929 e abatido ao efectivo dos navios da Armada em 1969.
DESLOCAMENTO 520 tons.
DIMENSÕES 40 * 9,5 * 3,1 metros
PROPULSÃO 2 motores diesel de 350 h.p. 2 veios
VELOCIDADE 11 nós
GUARNIÇÃO 52 homens
SANTO ANDRÉ A 5207 ex - Sagres, ex - Max, ex - Flores, ex - Rickmer RickmersNavio alemão construído em Bremmerhaven em 1896, foi apresado em 1916 integrado nos T.M.E. Em 1924, foi adquirido pela Armada e transformado em navio escola. Em 1931 foram - lhe montados motores auxiliares. Em 1958 ganhou a regata Brest - Las Palmas. Substituído em 1961 pela actual Sagres. Nessa altura foi reclassificado como navio depósito com o nome Santo André. Abatido ao efectivo em 1973, foi adquirido por windjamers fur Hamburg por troca com o veleiro Polar. Este navio serve actualmente como navio museu no porto de Hamburgo.
DESLOCAMENTO 3 176 tons.
DIMENSÕES 80,1* 12,2 * 5,7 metros
ARMAMENTO 4 peças de salva de 47 mm.
PROPULSÃO 2 motores diesel Krupp de 70 b.h.p. 1 veio
VELOCIDADE 8 nós (apenas a motor)
GUARNIÇÃO 181 + 196 cadetes
SAM BRÁS A 523O navio tanque S. Brás, foi construído em Portugal pelo Arsenal do Alfeite, tendo sido aumentado ao serviço da Armada em 1942. Durante a guerra, foi durante muito tempo o único navio ,a assegurar o fornecimento de combustíveis ao País. Em 1967 foi modernizado e transformado em navio de apoio logístico, sendo destacado para Moçambique. Essa transformação consistiu em equipar o navio com oficinas, hospital, pista para um helicóptero médio, alojamentos extra e duas lanchas de desembarque pequenas. O navio foi abatido em 1976.
1942
DESLOCAMENTO 7 375 tons.
DIMENSÕES 107,75 * 15,15 * 5,01 metros
PROPULSÃO 1 motor diesel de 2 820 b.h.p. 1 veio
VELOCIDADE 13 nós
CARGA: 3 000 tons de fuel, 40 tons de gasolina para aviação, 50 tons. de lubrificantes e 100 tons. de água potável.
GUARNIÇÃO 41 homens
S. RAFAEL A 5214 ex. Medusa; ex. U.S.S. Portunus ARC 1; ex. LSM 275Antigo navio de desembarque americano construído em 1944, foi adaptado para navio de lançamento e reparação de cabos submarinos. Foi transferido para Portugal ao abrigo do Mutual Defense and Assistence Plan (MDAP) em 18 - 11 – 1959, como navio apoio de mergulhadores. Em 1968 /1970 foi transformado em navio de apoio a desembarques, não tendo no entanto chegado a navegar nessas funções. Foi abatido em 1974 servindo como navio depósito.
DESLOCAMENTO 1 220 tons.
DIMENSÕES 66,87 * 9,50 * 3,19 metros
ARMAMENTO 2 peças de 40 mm; 2 peças de 20 mm.
PROPULSÃO 2 motores diesel de 2 800 h.p. - 2 veios
VELOCIDADE 12 nós
GUARNIÇÃO 56 homens
SAGRES ( A 520 ) ex - Guanabara; ex - Albert Leo SchlagetterEste navio escola foi entregue à marinha alemã em 1938, nos estaleiros Blohm & Voss. Finda a segunda guerra mundial foi entregue aos Estados Unidos da América como pagamento de guerra. Em 1948 foi vendido ao Brasil onde serviu com o nome Guanabara, sendo adquirido pela Marinha de Guerra Portuguesa em 1962. É o navio que mais tem representado Portugal por todo o Mundo, tendo em 1977 - 78 e 1983 – 84 efectuado viagens de circum-navegação. Em 1982 ganhou a Regata do Novo Mundo na Classe A.
DESLOCAMENTO 1 869 tons.
DIMENSÕES 70 * 12 * 5,2 metros
ARMAMENTO 2 peças de salva de 47 mm.
ÁREA VÉLICA: 1935 metros quadrados
PROPULSÃO 2 motores diesel MTU 12V 183 TE92 - 1 veio
VELOCIDADE 10,5 nós ( a motor )
GUARNIÇÃO 162 + 200 cadetes
S. GABRIEL A 5206O navio reabastecedor de esquadra S. Gabriel foi entregue em 1963 nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. Durante os anos "70" sofreu algumas alterações, tais como alojamentos para uma companhia de fuzileiros e pista para helicópteros. Foi abatido em 14 - 7 - 1995.
DESLOCAMENTO 14 200 tons.
DIMENSÕES 146 * 18,2 * 8 metros
PROPULSÃO um grupo de turbinas a vapor de alta e baixa pressão de 9 500 s.h.p. - 1 veio
VELOCIDADE 17 nós
CARGA: líquida - 9 400 metros cúbicos em 12 tanques sólida - 780 metros cúbicos num porão
GUARNIÇÃO 99 + 100 extra
SCHULTZ XAVIER A 521O navio balizador S. Xavier foi construído pelo Arsenal do Alfeite, tendo sido entregue em 1972. Está equipado com uma grua de 12 tons. canhões de água e equipamento para efectuar reboques. Nos anos noventa, passou a exercer a função de navio de apoio a mergulhadores.
DESLOCAMENTO 900 tons.
DIMENSÕES 56,2 * 10,2 * 3,6 metros
PROPULSÃO 2 motores diesel de 2 400 h.p. - 2 veios
VELOCIDADE 14,5 nós
AUTONOMIA: 3 000 a 12,5 nós
GUARNIÇÃO 54 homens
VEGA ( A 5201) ex - ArredaFoi construído por Henry R. Hinkley em 1957, por encomenda do industrial José Manuel de Mello. Este ofereceu - o ao CNOCA (Clube Naval dos Oficiais e Cadetes da Armada). Em 1976 representou Portugal no bicentenário dos Estados Unidos.Foi abatido em 2008.
DESLOCAMENTO 60 tons.
DIMENSÕES 19,81 * 4,3 * 2,5 metros
PROPULSÃO 1 motor diesel de 85 h.p.
GUARNIÇÃO 10 homens
POLAR ( A 5204 ) ex. Anne LindeO palhabote Polar foi construído na Holanda em 1977 nos estaleiros Phoenix B.V. ,sendo incorporado na Armada
em 21 - 10 – 1983 por troca com o ex. navio escola Sagres, ex. Rickmer Rickmers à sociedade Windjamers fur Hamburg.
DESLOCAMENTO 70 tons.
DIMENSÕES 22.9 * 4,9 * 2,3 metros
ÁREA VÉLICA: 243 metros quadrados
PROPULSÃO 1 motor diesel - 1 veio
VELOCIDADE 8 nós a motor apenas
GUARNIÇÃO 7 + 13 cadetes
SÃO MIGUEL A 5208 ex - Cabo Verde, ex - SirefjellEste cargueiro foi construído em 1962 na Alemanha. Adquirido a um armador holandês pela Companhia Nacional de Navegação, foi vendido à Armada em 14 - 2 – 1986 com a classificação de transporte. Após três missões às Ilhas da Madeira e dos Açores, uma a Moçambique e duas ao Golfo Pérsico, o navio foi carregado com munições antigas e afundado no Atlântico, tendo-se registado uma violenta explosão ainda à superfície.
DESLOCAMENTO 2 800 T.D.W ; 4 171 T.A.B.
DIMENSÕES 108 * 15,6 * 7,5 metros
PROPULSÃO 1 motor diesel MAN- K 6S de 4 050 bhp - 1 veio
VELOCIDADE 14,7 nós
GUARNIÇÃO variável entre 37 e 48 homens
CREOULA ( UAM 201 )O lugre Creoula foi construído em 1937 nos estaleiros da C.U.F. em apenas 32 dias. efectuava a pesca do bacalhau na Terra Nova e Gronelândia. Após muitos anos parado, foi recuperado nos estaleiros Parry & Son e na Lisnave. Foi aumentado ao efectivo em 1-6-1987 como unidade auxiliar de marinha. Efectua cruzeiros com jovens dos 14 aos 25 anos e de ambos os sexos.
DESLOCAMENTO 818 tons. standard, 1 055 t. a. b.
DIMENSÕES 67,3 * 9,9 * 4,15 metros
PROPULSÃO 1 motor diesel de 480 h.p. 1 veio = 5 nós
ÁREA DE VELA: 1364 metros quadrados
GUARNIÇÃO 35 + 60 alunos
BÉRRIO A 5210 ex - Blue RoverO reabastecedor de esquadra Bérrio foi construído em Inglaterra em 1970, por Swan Hunter. Remotorizado em 1973, foi adquirido pela Armada em 1993.
DESLOCAMENTO 4 700 standard, 11 522 t.a. b.
DIMENSÕES 140,6 * 19,2 * 7,3 metros
ARMAMENTO 2 peças de 20 mm.
PROPULSÃO 2 motores diesel Semt Pielstick de 5 344 h.p. - 1 veio
VELOCIDADE 19 nós
CARGA: 4 500 tons. de gasóleo, 460 de combustível de aviação, 325 tons. de água, 10 tons de lubrificantes, 120 de sólidos e 25 tons. de munições.
HELICÓPTEROS: possui pista para um médio.
GUARNIÇÃO 54 elementos M/F
NAVIOS PROGRAMADOSNAVIO DE ASSALTO DOCA (LPD)
Está prevista a encomenda de um navio de assalto doca LPD também designado como NavPol de desenho holandês cujo projecto faz parte das contrapartidas pela encomenda dos novos submarinos à Alemanha. A ser construído, a encomenda deverá ser entregue aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.
LPDDESLOCAMENTO 10 215 tons.
DIMENSÕES 166,4 * 25 * 5,2 metros
PROPULSÃO 2 motores diesel-eléctricos de 14 Mw – 2 pods = 19 nós
ARMAMENTO 2 CIWS
CARGA 76viaturas diversas
HELICÓPTEROS 4 EH 101 CSAR
GUARNIÇÃO 150 + 654 tropas
LANCHAS DE PATRULHA COSTEIRA
Navios patrulha a ser construídos nos ENVC. Esta classe de cinco navios com opção de outros três, será entregue até 2012. Estes navios possuirão estabilizadores activos.
DESLOCAMENTO 660 tons.
DIMENSÕES 59,9 * 9,9 * 2,7 metros
PROPULSÃO 4 motores diesel de 9 000 Kw - 2 veios = 25 nós * 1 propulsor lateral a vante
ARMAMENTO não está definido
GUARNIÇÃO 20
NAVIOS FRETADOS EM 1833 e 1847Navios fretados na Inglaterra pelas duas forças antagonistas durante as lutas liberais e a revolta da Maria da Fonte, serviram como transportes de tropas.
RESTAURADOR LUSITANO ex. St. Patrick
A galera a vapor Restaurador Luzitano foi construída em Inglaterra em 1822. Chegou a Lisboa procedente de Inglaterra a 12 - 4 – 1824, adquirida por J. Baptista Ângelo da Costa e Cª. Fretada pelo governo de D. Miguel,
naufragou a 11 - 9 - 1832 ao largo de Aveiro, quando seguia integrada numa esquadra.
SUBTIL
Vapor de rodas laterais, foi utilizado em Janeiro e Fevereiro de 1833, integrado na Esquadrilha do Ribatejo
DUKE OF CORNWALL
Vapor inglês fretado para efectuar o bloqueio da Cidade do Porto em 1847.
RESTAURADOR LUSITANO ex. St. PatrickA galera a vapor Restaurador Luzitano foi construída em Inglaterra em 1822. Chegou a Lisboa procedente de Inglaterra a 12 - 4 – 1824, adquirida por J. Baptista Ângelo da Costa e Cª. Fretada pelo governo de D. Miguel,
naufragou a 11 - 9 - 1832 ao largo de Aveiro, quando seguia integrada numa esquadra.
SUBTILVapor de rodas laterais, foi utilizado em Janeiro e Fevereiro de 1833, integrado na Esquadrilha do Ribatejo
DUKE OF CORNWALLVapor inglês fretado para efectuar o bloqueio da Cidade do Porto em 1847.
PORTO Vapor utilizado em 1847 durante o bloqueio do Porto, foi ainda nesse ano entregue ao armador.
RAMONAJAMES WATTLEEDSSOHOCITY OF WATERFORD; Construído em 1829 nos estaleiros General S.P.Co de Bristol. Deslocava 272 Tab.
MONARCH; Construído na Inglaterra em 1836, deslocava 300 tab e era propulsado por rodas Laterais
MANCHESTER; Foi construído na Inglaterra em 1832, deslocava 385 Tab, e era propulsado por rodas Laterais
ROYAL WILLIAM; Foi construído na Escócia em 1831 pelos estaleiros Duffus. Deslocava 307 tons. E era propulsado por rodas laterais
COUNTRY OF PEMBROKEWILLIAM IVBIRMINGHAMBORODINE DARTMOUTHBRITANIACITY OF EDIMBURGPENINSULA Foi construído em 1836 em Aberdeen na Escócia pelos estaleiros Duffus, e vendido para
sucata em 1837.
DESLOCAMENTO 113 tons.
DIMENSÕES 28,3 * 5,2 * ? metros
PROPULSÃO Duas rodas laterais = 9 nós
PRIMEIRA GUERRA MUNDIALDurante a Primeira Guerra Mundial, entre 1916 e 1918, foram requisitados diversos navios, que depois foram devolvidos aos armadores.
Outros continuaram ao serviço da Armada, e são descritos nas secções respectivas.
GONÇALVES ZARCO ex. LoandaPaquetes construídos em 1889 na Inglaterra, para a Mala Real Portuguesa. Após a falência desta, foram vendidos à ENN em 1893, os navios Loanda e Malange. Durante a Primeira Grande Guerra Mundial, foram requisitados pela Armada, e o Malange foi convertido em cruzador auxiliar com o nome Pedro Nunes, enquanto o seu gémeo, renomeado Gonçalves Zarco, foi entregue ao armador ainda em 1916, e vendido para sucata, o Malange foi entregue ao armador em 1923 seguindo o mesmo destino em 1924.
DESLOCAMENTO 3 199 TAB.
DIMENSÕES 110 * 12,9 * 7,6 (PONTAL) metros
PROPULSÃO 2 máquinas de T.E. de 2 300 h.p – 2 veios = 16 nós
PASSAGEIROS 226 (civis)
LIMA (I) ex. Westerwald Este paquete alemão foi construído na Inglaterra, pelos estaleiros Furness Withy & Co. tendo sido entregue em 1907. Em 1916 encontrava-se internado em Portugal, quando foi requisitado e integrado primeiro na Armada durante alguns dias como cruzador auxiliar, função que não chegou a desempenhar e depois nos TME. Vendido em 1923 à Insulana, foi desmantelado em 1968.
DESLOCAMENTO (final) 4 065 TAB; 2 375 TAL.
DIMENSÕES 107,31 * 13,74 * 7,46 metros
PROPULSÃO 1 máquina a vapor de T.E. de 497 n.h.p. – 1 veio = 12 nós
PASSAGEIROS 314
AMÉRICA- P2Rebocador, que foi requisitado em 1916 como patrulha fluvial. Deslocava 116 toneladas
GALGORebocador requisitado em 1916, deslocava 83 tons. Efectuou patrulhas entre o Cabo de S. Vicente e Lagos. voltou à Marinha Mercante em 1918.
CHINDE-----1916 – 1918
LUABO------1917 – 1918Estes navios foram construídos em Inglaterra em 1911 e 1909 respectivamente, para a Empreza Nacional de Navegação. Foram requisitados durante parte da 1ª Guerra Mundial, após a qual foram entregues ao armador. Embora idênticos, as suas características eram diferentes.
DESLOCAMENTO 1 470 tons.
DIMENSÕES 73,2 * 10,2 * 5,8 metros
PROPULSÃO 1 máquina de 950 h.p. - 1 veio
VELOCIDADE 11,5 nós
TRIPULAÇÃO: (mercante) 22 homens
QUELIMANE ex - KronprinzPaquete alemão construído por Blohm & Voss de Hamburgo em 1900, foi apresado em Moçambique em 1916. Serviu na Armada como navio hospital entre 7 - 10 – 1916 e 1917, ano em que foi integrado nos T.M. do Estado. Foi vendido para sucata em 1930.
DESLOCAMENTO 5 689 T.A.B.
DIMENSÔES: 125,3 * 16,6 * 8,4 metros
PROPULSÃO 2 máquinas de E.T. de 550 h.p. - 2 veios
VELOCIDADE 13,5 nós
PASSAGEIROS: 304 em 4 classes
MINHORebocador requisitado em 1916, deslocava 125 tons. e foi mais tarde devolvido ao seu armador.
ALM. PAÇO D´ARCOS ex. AlbatrozArrastão requisitado em 1916, e armado em caça-minas. Havia sido construído em Selby, e pouco tempo após o fim da guerra, foi entregue ao armador.
DESLOCAMENTO 332 tons.
DIMENSÕES 44 * 6,98 * 3,75 metros
ARMAMENTO 2 peças
PROPULSÃO 1 máquina de T.E. de 500 H.P. - 1 veio
VELOCIDADE 10 nós
MACEDO E COUTO ex. PríncipeFoi construído em 1898 na Inglaterra, para a Empreza Nacional de Navegação, e utilizado na cabotagem em S. Tomé e Príncipe. Adquirido pelos pilotos da barra de Lisboa, foi requisitado pela Armada entre 1916 e 1918.
DESLOCAMENTO 214 tons. de arqueação bruta (TAB)
DIMENSÕES 33,5 metros de comprimento
ARMAMENTO 1 peça de 76 mm:
PROPULSÃO 1 máquina a vapor de 210 H.P. = 9 nós
VELOCIDADE 8,5 nós
GUARNIÇÃO ( inicial ) 23 homens
Guarda Marinha Janeiro
GUARDA MARINHA JANEIRO
TENENTE ROBY ex. Condestávelestes arrastões foram requisitados como navios - patrulha entre 1916 e 1924, e estavam armados com uma peça de 76 mm.
BRIGADEIRO BARREIROSPequeno vapor classificado de navio - patrulha, e que operava em Cabo Verde. Havia sido construído em Inglaterra, sendo requisitado em 1916. Armava uma peça de 47 mm.
THOMAZ ANDREA ex. DouroFoi construído na Escócia em 1907, sendo mais um dos muitos arrastões requisitados, durante o período entre 1916 e 1918.
DESLOCAMENTO 357 tons.
DIMENSÕES 44 * 6,9 * 3,7 (P) metros
ARMAMENTO 2 peças de artilharia.
PROPULSÃO 1 máquina de T.E. vertical de 480 H.P. - 1 veio = 9,5 nós
AÇOR ex. Loch TorridArrastão construído na Escócia em 1906, foi requisitado em ambas as Guerras Mundiais como caça - minas.
DESLOCAMENTO 244 tons.
DIMENSÕES 37,48 * 6,71 * 3,47 metros
ARMAMENTO 1 peça de 76 mm; 1 metralhadora
PROPULSÃO 1 máquina de T.E. a vapor saturado de 450 H.P. - 1 veio =10 nós
BAPTISTA DE ANDRADE ex. Alda BenvindaFoi construído em Inglaterra em 1907, tendo sido requisitado em 1961 como caça - minas. Mais tarde foi devolvido ao armador.
DESLOCAMENTO 273,48 tons
DIMENSÕES 40,5 * 6,74 * 3,71 (P) metros
ARMAMENTO 1 peça de 76 mm; 1 metr.de 6,5 mm.
PROPULSÃO 1 máquina de T.E. de 450 H.P. - 1 veio = 9,5 nós
ROBERTO IVENS ex. LordelloArrastão requisitado como caça - minas em 1916, afundou-se ao chocar com uma mina, quando se encontrava na rocega ao largo de Cascais em 26 -7 - 1917. Morreram 15 elementos da sua guarnição.
DESLOCAMENTO 281 tons
COMPRIMENTO 39 metros
ARMAMENTO 1 peça de 47 mm.
PROPULSÃO 1 máquina de T.E. = 9,5 nós
AZEVEDO GOMESFoi construído em 1903 na Alemanha em Bremerhaven, sendo requisitado em 1916 como caça - minas.
DESLOCAMENTO 286 tons.
DIMENSÕES 41,63 * 6,80 * 3,49 metros
ARMAMENTO 1 peça de 47 mm; 1 metr. de 6,5 mm.
PROPULSÃO 1 máquina de T.E. alternada a vapor saturado de 312 H.P. -1veio = 10 nós
CELESTINO SOARES ex. Serra D `AgrellaArrastão requisitado em 1917 serviu na Madeira, e havia sido construído na Inglaterra em 1910.
DESLOCAMENTO 250 tons.
DIMENSÕES 39,5 * 6,67 * 3,73 metros
ARMAMENTO 1 peça de 47 mm; 1 metralhadora de 6,5 mm:
PROPULSÃO 1 máquina de T.E. a vapor saturado de 430 H.P. -1 veio =10 nós
AUGUSTO CASTILHO ex. EliteRequisitado em 1916, foi afundado em combate com o submarino alemão U 139, quando escoltava para os Açores o paquete S. Miguel. Nesta acção morreram 14 tripulantes.
DESLOCAMENTO 315 tons.
ARMAMENTO 1 peça de 65 mm; 1 peça de 47 mm:
PROPULSÃO 1 máquina de T.E. - 1 veio = 10 nós
GUARNIÇÃO 40 homens
HERMENEGILDO CAPELO ex. Maria Luiza 1ºConstruído em 1907, este arrastão foi requisitado pelo governo entre 1916 e 1918, tendo sido classificado como caça - minas.
DESLOCAMENTO 217,92 tons.
DIMENSÕES 36,98 * ? * ? metros
ARMAMENTO 1 peça
PROPULSÃO 1 máquina de T.E. - 1 veio = 9,5 nós
MATO GROSSOVapor requisitado em 1916 classificado de patrulha
S. THOMÉ ex. Santo Antão, ex. HeimburgNavio alemão internado em Cabo Verde, foi requisitado e integrado nos TME. Serviu na Armada como transporte com o nome S. Thomé ,sendo vendido à CNN em 1924. Este cargueiro tinha sido construído na Alemanha em 1905 nos estaleiros Bremer Vulkan A.G..
DESLOCAMENTO 4 384 TAB; 2 750 TAL.
DIMENSÕES 118,30 * 15,80 * 7,52 (P) metros
PROPULSÃO 1 máquina a vapor de Quádrupla Expansão de 2 100 i.h.p. – 1 veio = 12 nós
KIONGA ex. LauraVapor mercante de 197 TAB, foi requisitado durante a 1ª Guerra Mundial.
CAPITANIARebocador que operava em Moçambique, foi requisitado em 1915. Serviu na Marinha Colonial de Moçambique armado em patrulha.
FERNDALE 1 peça de 47 mm; cargas de profundidade
MINDELO 1 peça de 47 mm; cargas de profundidade
CARREGADO rebocador que operava em Lisboa e deslocava 107 tons.
REPÚBLICARequisitado em 1916, deslocava 340 toneladas estava armado com duas peças e continuou ao serviço após a guerra.
MARGARIDA VICTÓRIARequisitado em 1916. Deslocava 206 tons, e armava 2 peças
REVOLTA DA MADEIRA 1931Durante a revolta na Ilha da Madeira, foram requisitados alguns navios mercantes e de pesca, que alguns meses depois voltaram à posse dos proprietários.
PEDRO GOMES ex. SindoroPaquete construído em 1899 na Holanda, foi comprado pela ENN em 1922. Em 1931 foi requisitado pela Armada durante a “Revolta da Madeira” como transporte de tropas. O navio foi vendido em 1932
DESLOCAMENTO 5 471 TAB
DIMENSÕES 129, * 15,2 metros
PROPULSÃO 2 máquinas a vapor – 2 veios = 13 nós
PASSAGEIROS 440
CUBANGO ex. Goa, ex. LichtenfelsCargueiro construído em 1903 na Alemanha nos estaleiros Flensburger Schiffsbau, foi apresado por Portugal em 1916, e integrado nos TME. Foi vendido à CNN com o nome Cubango, e em 1931 foi requisitado pelo Estado e armado em transporte de hidroaviões, com três CAMS 37, durante a “Revolta da Madeira”.
DESLOCAMENTO 5 520 TTAB; 3 668 TAL.
DIMENSÕES 137,13 * 17,69 * 8,19 (P) metros
PROPULSÃO 1 máquina de quádrupla expansão de 2 600 i.h.p. – 1 veio = 12 n
PASSAGEIROS 12
TRIPULANTES 44
NYASSA ex. Tràs-os-Montes; ex. BulowNavio alemão apresado e integrado nos TME em 1916, havia sido construído em 1906 nos estaleiros Alemães J.C. Teclenborg . Em 1924 foi comprado pela CNN, passando-se a chamar Nyassa, sendo vendido para sucata em 1951. Em 1931 foi requisitado durante a Revolta da Madeira com a classificação de cruzador auxiliar e a letra F.
DESLOCAMENTO 8 965 TAB; 5 033 TAL
DIMENSÕES 140,98 * 17,56 * 10,97 (P) metros
PROPULSÃO 2 máquinas a vapor de Q.E. de 6000 ihp –2 veios = 14 nós
PASSAGEIROS 800
CARVALHO ARAÚJO O paquete Carvalho Araújo foi completado em 1930 pelos estaleiros Cantiere Navale Triestino, de Itália, e entregue à Insulana. Foi requisitado em 1931 durante a Revolta da Madeira como cruzador auxiliar ostentand a letra E, voltando depois à posse do armador. Em 1973 mudou o nome para Marceu e foi vendido para sucata em Espanha.
DESLOCAMENTO 4 560 TAB; 2 694 TAL
DIMENSÕES 106,34 * 15,90 * 7,24 metros
PROPULSÃO 2 máquinas a vapor de T.E. de 735 n.h.p. – 2 veios = 13 nós
PASSAGEIROS 254
MARIA CHRISTINA (I) ex. UrdCargueiro construído na Inglaterra em 1920, foi adquirido pela Sociedade Geral em 1922. Foi requisitado durante a “Revolta da Madeira” como transporte de carvão.
DESLOCAMENTO 5 500 TPB; 3 300 TAB; 2 611 TAL.
DIMENSÕES 101,47 * 14,63 * 7,60 (P) metros
PROPULSÃO 1 máquina a vapor de T.E. de 1 378 i.h.p. – 1 veio = 11 nós
PORTUGAL-----------A
JOÃO GUALDINO------- B
AZEVEDO GOMES------ C
MARIA CRISTINA I----- DDesignações dadas a quatro arrastões do alto que foram requisitados durante cerca de dois meses em 1931 quando da Revolta da Madeira. Tinham como armamento 2 peças Hotchkiss de 47 mm.
SEGUNDA GUERRA MUNDIALMARIA LEONOR ex. Ben RosalConstruído em Aberdeen na Escócia em 1907. Foi requisitado pela Armada entre 1942 e 1945.
DESLOCAMENTO 373 tons.
DIMENSÕES 39,80 * 6,87 * 3,79 (pontal) metros
ARMAMENTO 1 peça de 76 mm; 2 metralhadoras
PROPULSÃO 1máquinaT.E.a vapor sobreaquecido de 480 H.P. 1 veio = 9 nós
ALBERTOS ex. Sirius, ex. Allenta, ex.Indian EmpireConstruído na Escócia em 1905, pertencia à Companhia de Pesca Invencível, e foi requisitado durante a Segunda Guerra Mundial.
DESLOCAMENTO 226 tons.
DIMENSÕES 41,32 * 7,30 * 3,91 (pontal) metros
ARMAMENTO 1 peça de 76 mm; 2 metralhadoras
PROPULSÃO máquina de T.E. vertical de 600 H.P. - 1 veio = 9,5 nós
Classe ALVERCAALVERCA ex. Cape Tarifa
ALGOL ex.Penina
ALMANCIL ex. Loch Torrid
ALCÁCER ex. Alalite
Estes arrastões do alto foram construídos em Inglaterra entre 1924 e 1930. Foram requisitados pela Armada entre 1942 e 1945.
DESLOCAMENTO 350 tons.
DIMENSÕES 42,9 * 7,32 * 4,02 metros
ARMAMENTO 1 peça de 76 mm; 1 metralhadora
PROPULSÃO 1 máquina de T.E. vertical de 600H.P. - 1 veio = 10,5 nós
ALCÔA
ALMERIAArrastões requisitados durante a Segunda Guerra Mundial. As suas características eram semelhantes às dos outros arrastões, mencionados neste catálogo.
FAFE ex. Base Naval, ex. Andrew MarvelConstruído na Inglaterra em 1929, serviu como na Armada entre 1942 e 1945.
DESLOCAMENTO 298 tons.
DIMENSÕES 40,86 * 6,94 * 3,66 (pontal) metros
ARMAMENTO 1 peça de 76 mm; 2 metr.
PROPULSÃO 1 máquina de T.E. vertical de 480 H.P. - 1 veio = 9 nós
ALFEITE ex. Ramon , ex. Earl Beatty, ex. Thomas MatheusEste arrastão foi construído em 1907 na Inglaterra tendo sido requisitado entre 1942 e 1945.
DESLOCAMENTO 338 tons.
DIMENSÕES 43,5 * 7,2 * 4,1 (P) metros
ARMAMENTO 1 peça de 76 mm; 2 metralhadoras
PROPULSÃO 1 máquina de T.E. vertical de 600 H.P. - 1 veio = 10 nós
ALMOUROLArrastão armado em navio - patrulha entre 1942 e 1945, havia sido construído em Inglaterra. Armava uma peça de 47 mm. e 2 metralhadoras.
ALBÉRIA ex. Rio Tejo, ex. AlbériaFoi construído na Escócia em 1910, e serviu na Armada entre 1942 e 1945 com a classificação de patrulha.
DESLOCAMENTO 320 tons.
DIMENSÕES 41,3 * 7,3 * 3,9 (P) metros
ARMAMENTO 1 peça de 76 mm; 2 metralhadoras
PROPULSÃO 1 máquina de T.E. de 600 H.P. - 1 veio = 9,5 nós
ALBUFEIRA ex. Lisboa, ex. AspasiaConstruído na Inglaterra em 1916 por Smith’s Dock, foi requisitado como caça - minas entre 1942 e 1945.
DESLOCAMENTO 341 tons.
DIMENSÕES 43,04 * 7,3 * 4,04 (P) metros
ARMAMENTO 1 peça de 76 mm; 2 metr.
PROPULSÃO 1 máquina de T.E vertical de 580 H.P. - 1 veio = 9,5 nós
ALTAIR ex. Ternoise, ex. William CourtneyArrastão construído na Inglaterra em 1920, e requisitado durante a 2ª G. Mundial.
DESLOCAMENTO 341 tons.
DIMENSÕES 42,21 * 7,21 * 3,91 metros
ARMAMENTO 1 peça de 76; 2 metr.
PROPULSÃO 1 máquina de T.E. = 10 nós
ALGARVEConstruído em 1901, deslocava 757 TAB.
DEKADE 1ºServiu na Madeira e estava armado com 1 peça de 76 mm.
DORYIate armado com 1 peça de 76 mm, efectuava serviço de patrulha no Arquipélago da Madeira
AERONAUTICA NAVALA Aeronáutica Naval Portuguesa foi criada em 1917, com a designação de Serviço de Aviação da Armada, e aviadores treinados na Escola de Aeronáutica Militar , em Vila Nova da Rainha, e em França. Os seus primeiros aviões foram dois hidros FBA, um dos quais está exposto no Museu de Marinha. A Armada possuiu centros de aviação em Belém, Aveiro, Macau, Ponta Delgada, e na Portela, onde foi formada provisoriamente a esquadrilha B das Forças Aéreas da Armada. Em 1952 foi inaugurado o Centro de Aeronáutica Naval Sacadura Cabral, no Montijo. Em 1954, com a extinção da Aeronáutica Naval, o seu material e bases foram integrados na recém formada, Força Aérea Portuguesa.
Em 1993 a Aviação Naval foi novamente formada, agora com os helicópteros Lynx das fragatas da classe V. da Gama, e com instalações de manutenção na B.A. 6 do Montijo.
FBA - FRANCO BRITISH AVIATIONDois aviões deste tipo foram adquiridos em França em 1917, e um outro foi construído em Portugal no ano seguinte.
MOTOR 1 Gnôme-Monosoupape de 100 h.p.
VELOCIDADE 109 km/h.
DIMENSÕES Envergadura: 13,71 metros
Comprimento: 8,78 metros
Altura: 3,4 metros
DONNET – DENAULT DD 8Em 1917 foram comprados quatro, mais seis em 1918 e outros oito transferidos pela França, dos quais só voaram cinco. O último foi abatido ao efectivo em 1923.
MOTOR 1 Lorraine - Dietrich de 160 h.p. (4 primeiros) 1 Hispano – Suiza 8 AC de 200 h.p. (restantes)
VELOCIDADE 140 km/h.
AUTONOMIA 320 Km.
DIMENSÕES 16,28 * 10,7 * 3,75 metros
TELLIER T. 3Foram adquiridos cinco aviões deste tipo à França em 1918, tendo servido até 1928.
MOTOR 1 Hispano-Suiza 8-AC de 200 h.p.
VELOCIDADE 145 Km/h.
AUTONOMIA 700 Km
DIMENSÕES 15,6 * 11,8 * 3,4 metros
GEORGES LEVY G.1 H.B. – 2Estes dois hidros foram adquiridos à França, e estiveram baseados no C.A.N, do bom sucesso, em Belém.
MOTOR 1 Renault de 280 h.p.
VELOCIDADE 150 K.H.
AUTONOMIA 845 Km.
DIMENSÕES 18,5 * 12,4 * 4,0 metros
FELLIXTOWE F.3Dois aviões deste tipo foram adquiridos à Inglaterra, tendo servido na Armada entre 1920 e 1922.
MOTORES 2 Rolls Royce Eagle VIII de 345 h.p.
VELOCIDADE 145 Km/h.
DIMENSÕES 29,15 * 14,1 * 5,3 metros
ARMAMENTO 3 metralhadoras
CURTISS H.S. – 2 LAviões norte – americanos, que durante a Primeira Guerra Mundial estavam baseados em Ponta Delgada, em 1921 quatro destes aviões foram transferidos para a Armada, onde serviram até 1930.
MOTOR 1 Liberty de 400 h.p.
VELOCIDADE 146 Km/h.
AUTONOMIA 600 Km
DIMENSÕES 22 * 11,5 * 4,5 metros
FAIREY 16 III D e FAIREY 17 III D Mk 2A Armada adquiriu quatro aviões modelo III D, e um III D Mk 2, em 1922. Foram destinados a efectuar a travessia aérea do Atlântico Sul. Dois dos aviões perderam-se devido a acidentes, tendo Gago Coutinho
e Sacadura Cabral concluído a última etapa da viagem, com um terceiro aparelho enviado a bordo do cruzador Carvalho Araújo.
MOTOR 1 Rolls Royce Eagle VIII de 350 h.p.
VELOCIDADE 176 Km/h.
AUTONOMIA (III D) 980 Km. (III D Mk 2) 2027 Km.
DIMENSÕES (III D) 14,50 * 10,97 * 3,7 metros (Mk 2) 19,17 * 11,25 * 3,9 metros
Dos cinco aviões Fokker adquiridos em 1924 na Holanda, quatro foram aumentados ao efectivo, e serviram até 1933. Um quinto perdeu-se na viagem para Portugal.
MOTOR 1 Rolls Royce Eagle de 360 h.p. (4) 1 Napier Lion de 450 h.p. (1 avião)
VELOCIDADE 160 Km/h.
DIMENSÕES 22,4 * 13,4 * 3,28 metros
AVRO 504 KTrês destes aviões de treino foram incorporados em 1924, e prestaram serviço até 1933.
MOTOR 1 Rhône R-9-J de 110 h.p.
VELOCIDADE 140 Km/h.
DIMENSÕES 10,97 * 8,91 * 3,15 metros
HANRIOT H-41Entre 1927e 1933, seis aviões deste tipo estiveram ao serviço da Aviação Naval.
MOTOR 1 Salmson 9-AC de 120 h.p.
VELOCIDADE 175 Km/h.
AUTONOMIA 400 Km.
DIMENSÕES 10,26 * 8,0 * 3,28 metros
CAMS 37-AOito hidros deste tipo serviram entre 1927 e 1935.
MOTOR 1 Hispano-Suiza 50 de 450 h.p.
VELOCIDADE 175 Km/h.
AUTONOMIA 1 100 Km
DIMENSÕES Envergadura 14,5; Comprimento 10,7; Altura 4,5 metros
MACCHI M – 18Foram adquiridos seis hidros deste tipo, que serviram entre 1928 e 1934.
MOTOR 1 Isotta – Fraschini Asso 200 de 200 h.p.
VELOCIDADE 170 Km/h.
AUTONOMIA 1 000 Km
DIMENSÕES 15,8 * 9,75 * 4,5 metros
DE HAVILLAND D.H. 60 Gipsy MothEm 1929 quatro aviões deste modelo, foram reconstruídos no CENTRO de AERONÁUTICA NAVAL de Aveiro. Estavam equipados com flutuadores, que mais tarde foram substituídos por rodas. O último foi retirado em 1933.
MOTOR 1 De Havilland Gipsy II de 120 h.p.
VELOCIDADE 136 Km/h.
AUTONOMIA 450 Km.
DIMENSÕES 9,14 * 7,44 * 2,82 metros
JUNKERS K-43 WAdquiridos na Suécia, estes cinco aviões destinaram-se a missões de bombardeamento, E serviram entre 1933 e 1945.
MOTOR Armstrong-Siddeley Panther de 510 h.p.
VELOCIDADE 200 Km/h.
DIMENSÕES 17,76 * 11,14 * 3,85 metros
ARMAMENTO bombas; 1 torpedo; 2 metralhadoras
FLEET 10 B, 10 G, 10 DEstes aviões fizeram parte de dois lotes de oito aviões cada, nas versões B e G e prestaram serviço na Armada
entre 1933 e 1952 . Em 1941 foram adquiridos mais quinze do modelo D, que serviram até 1952. Podiam ser
equipados com rodas ou flutuadores.
MOTOR 10 B - 1 Kinner B 5 de 125 h.p
10 G – 1 De Havilland Gipsy Major – 1 de 130 h.p.
10 D - 1 Kinner R 5 de 160 h.p.
VELOCIDADE 185 Km/h.
AUTONOMIA 460 Km.
DIMENSÕES 8,53 * 7,29 * 2,5 metros
HAWKER OSPREY IIIForam integrados na A. Naval em 1935, e durante algum tempo serviram a bordo dos avisos Afonso de Albuquerque e Bartolomeu Dias, sendo os únicos aviões embarcados da Armada. Após serem substituídos
a bordo por canhões anti – aéreos, estes dois aviões foram destacados para o C. A. N. de Macau, onde serviram até 1941. Outros seis foram adquiridos pelo Ministério das Colónias para o C.A.N. de Macau.
MOTOR 1 Rolls Royce Kestrel II – M 5 de 630 h.p.
VELOCIDADE 282 Km/h.
AUTONOMIA 600 Km.
DIMENSÕES 11,27 * 8,94 * 3,17 metros
GENERAL AIRCRAFT S.T. 12 MONOSPAREste exemplar foi adquirido a fim de ser usado na cartografia, e serviu entre 1936/44.
MOTORES 2 De Havilland G. Major de 130 h.p. cada
BLACKBURN SHARKEm 1936 foram adquiridos seis, que devido às suas fracas qualidades, só serviram dois anos.
MOTOR 1 Armstrong-Siddeley Tiger VI - C de 700 h.p.
VELOCIDADE 230 Km/h.
AUTONOMIA 1 100 Km.
DIMENSÕES 14,02 * 11,71 * 4,72 metros
AVRO 626Adquiridos em número de doze, serviram entre 1939 e 1950.
MOTOR 1 Armstrong – Siddeley Cheetah V de 260 h.p.
VELOCIDADE 180 Km/h.
AUTONOMIA 360 Km.
DIMENSÕES 10,36 * 8,91 * 2,92 metros
GRUMMAN G. 21 – B GOOSEPara as funções de observação, busca e salvamento, foram adquiridos doze GOOSE que serviram entre 1940 e 1952.
MOTORES 2 Pratt & Whtney R – 985 – SB 2 de 450 h.p.
VELOCIDADE 323 Km/h.
AUTONOMIA 1 110 Km.
DIMENSÕES 14,9 *11,16 * 4,5 metros
GRUMMAN G. 44 WIDGEONDoze hidroaviões Widgeon serviram na Armada, entre 1942 e 1952, data em que foram incorporados na F.A.P.
MOTORES 2 Ranger L-440 – 5 de 200h.p.
VELOCIDADE 245 km/h.
AUTONOMIA 1 480 Km
DIMENSÕES 12,19 * 9,4 * 3,48 metros
DE HAVILLAND D.H. 82-A TIGER MOTHTrinta aviões de treino deste modelo foram incorporados na Armada, tendo sido usados entre 1943 e 1952,
ano em que passaram para a posse da F.A.P.
MOTOR 1 De Havilland Gipsy Major 1, de 130 h.p.
VELOCIDADE 182 km/h.
AUTONOMIA 485 Km.
DIMENSÕES Envergadura 8,92; Comp. 7,27; Altura 2,68 metros
MILLES MARTINET TT 1Quatro aviões rebocadores de alvos deste tipo, foram transferidos da Aeronáutica Militar para a Armada, em 1943. Em 1952 foram entregues à FAP.
MOTOR 1 Bristol Mercury XX de 820 h.p.
VELOCIDADE 370 km/h.
AUTONOMIA 724 Km.
DIMENSÕES 11,89 * 9,45 * 3,57 metros
AIRSPEED OXFORD I
A partir de 1943, foram adquiridos doze aviões de treino e ligação deste tipo, tendo em 1952 sido transferidos para a FAP.
MOTORES 2 Armstrong – Siddeley Cheetah X de 375 h.p.
VELOCIDADE 300 km/h.
AUTONOMIA 1 100 Km.
DIMENSÕES 16,22 * 10,49 * 3,37 metros
BRISTOL BLENHEIM IV F Foram adquiridos 12 aviões deste tipo, e dois de treino, que foram baseados na Portela entre 1943 e 1948,
tempo em que estiveram ao serviço.
MOTORES 2 Bristol Mercury XV de 905 h.p.
VELOCIDADE 427 Km/h.
AUTONOMIA 2 350 Km.
DIMENSÕES 17,1 * 13 * 3,9 metros
ARMAMENTO 2 metralhadoras; bombas.
SHORT SUNDERLAND IIIEste avião amarou de emergência em Tróia, durante a Segunda Guerra Mundial. Adquirido em 1943 à Inglaterra, efectuou alguns voos ao serviço da Armada. Após Uma grave avaria, foi retirado do serviço.
MOTORES 4 Bristol Pegasus de 1050 h.p.
VELOCIDADE 330 Km/h.
AUTONOMIA 3 850 Km.
DIMENSÕES 34,38 * 26,10 * 10,00 metros
BRISTOL BEAUFIGHTER XRecebidos em 1945, a Armada possuiu dezassete aviões Beaufighter, que ficaram baseados Na Portela de
Sacavém.O último deixou de voar em 1950.
MOTORES 2 Bristol Hercules VII de 1 770 h.p.
VELOCIDADE 515 Km/h.
AUTONOMIA 2 250 Km.
DIMENSÕES 17,62 * 12,7 * 4,8 metros
ARMAMENTO 4 canhões de 20 mm; 6 metralhadoras; bombas ou torpedos.
BEECH T 11 KANSAN e BEECH SNB 5 (D 18 S)Sete e seis aviões de cada um destes modelos, respectivamente, estiveram ao serviço entre 1948 e 1952, Ano em que foram integrados na F.A.P. Existiam algumas diferenças nas suas silhuetas, para além do modelo dos motores.
MOTORES (D 18 S) 2 Pratt & Whitney R – 985 B 5 de 450 h.p.
(T 11) 2 Pratt & Whitney R – 985 AN 3 de 450 h.p.
VELOCIDADE 370 Km/h.
AUTONOMIA 1 600 Km.
DIMENSÕES 14,5 * 10,42 * 2,80 metros
NORTH AMERICAN SNJ – 4A Armada comprou oito aviões de treino deste tipo em 1950. Dois anos depois, 1952 foram integrados na Força Aérea Portuguesa.
MOTOR 1 Pratt & Whitney R- 1340 – AN 1 de 550 h.p.
VELOCIDADE 330 Km/h.
AUTONOMIA 1 200 Km.
DIMENSÕES 12,8 * 8,8 * 3,5 metros
CURTISS SB2C HELLDIVEREm 1950 a Armada recebeu dos Estados Unidos, vinte e quatro aviões de luta anti-submarina Helldiver. Estes aparelhos possuíam um radar num dos cabides das asas. Com a criação da FAP, estes aviões passaram
a servir na nova Arma, baseados na B.A. 6 no Montijo.
MOTOR 1 Wright GR - 2 600 - 20, de 1 900 h.p.
VELOCIDADE 450 km/h.
AUTONOMIA 1 700 Km.
DIMENSÕES 14,8 * 11,2 * 4,5 metros
ARMAMENTO Bombas, torpedos e Foguetes.
WESTLAND SUPER NAVY LYNX Mk 95Primeiros helicópteros da Armada, foram entregues cinco em 1993, destinados a ser embarcados nas fragatas
das classes Vasco da Gama e Bartolomeu Dias.
MOTORES 2 Rolls Royce GEM 42 de 1200 h.p.
VELOCIDADE 231 km/h. (cruzeiro) 400 km/h.(máxima)
AUTONOMIA 593 Km.
SENSORES radar Bendix 1500; sonar de profundidade variável Bendix AQS 18 Racal RNS 252 datalink.
DIMENSÕES diâmetro do rotor, 12,8 – fuselagem 12,1 – altura 3,5 metros
ARMAMENTO 2 torpedos Mk 46
BIBLIOGRAFIALISTAS DA ARMADA Ministério da Marinha
FLOTTES DE COMBAT Henry le Masson
A HISTÓRIA DE UM NAVIO
(GIL EANNES) Com. Carlos Gomes de Amorim
REVISTA DA ARMADA Estado Maior da Armada
REVISTA DE MARINHA Editira Náutica Nacional
OS CRUZADORES NA
MARINHA PORTUGUESA Maurício de Oliveira
OS TORPEDEIROS NA
MARINHA PORTUGUESA Maurício de Oliveira
OS SUBMARINOS NA
MARINHA PORTUGUESA Maurício de Oliveira
CATÁLOGO DE NAVIOS
BRIGANTINOS Com. António Marques Esparteiro
CORVETAS MISTAS
PORTUGUESAS Com. António Marques Esparteiro
JANES FIGHTING SHIPS Jane´s Yearbooks
FROTA DA PESCA
DE ARRASTO Grémio dos Armadores da Pesca de Arrasto
COLECÇÕES FOTOGRÁFICAS DO MUSEU DE MARINHA
COLECÇÕES FOTOGRÁFICAS DO ARQUIVO GERAL DE MARINHA
REVISTA MAIS ALTO Estado Maior da força Aérea
OS AVIÕES DA
CRUZ DE CRISTO Mário Canongia Lopes e José Manuel Rodrigues Costa