Novos Blindados para o Exército

  • 145 Respostas
  • 51299 Visualizações
*

Lince

  • Moderador Global
  • *****
  • 239
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
    • http://forumdefesa.com
Novos Blindados para o Exército
« em: Janeiro 31, 2004, 02:58:19 pm »
Jornal de Notícias 2004/01/31

Citar
Foram entregues, esta semana, as propostas para aquisição das 322 viaturas blindadas do Exército. Na corrida, estão três consórcios: os austríacos Steyer, que apresentaram um preço de fornecimento de 544 milhões de euros, os suíços Mowag, cuja proposta é de
546 milhões e os finlandeses Patria, de 598 milhões.
Orçamentos encarados pelo Ministério como "valores indicativos" que serão agora negociados.
Sem imposição de prazo legal para decidir, Paulo Portas gostaria, no entanto, de chegar a acordo "nas próximas semanas". A preferência será dada, obviamente, a "quem oferecer melhores condições".


Qual será a melhor escolha :?:
Não poderiam ser produzidos em Portugal (ou montados cá)  :?:
Cumprimentos

 

*

FFAP

  • 98
  • +1/-0
Re: Novos Blindados para o Exército
« Responder #1 em: Janeiro 31, 2004, 06:48:02 pm »
Qual será a melhor escolha :?:
Não poderiam ser produzidos em Portugal (ou montados cá)  :?:  



   A melhor escolha não sei, pois a parte de veículos não é exactamente a minha especialidade.
   Destes 322, 300 serão para equipar a BLI e a BMI, 2 estarão equipados para detectarem produtos NBQ e 20 serão para os Fuzileiros.
   Sendo uma compra elevada(322) deveriam no mínimo ser montados em Portugal.


Pedro
Um abraço

EX MERO MOTU
 

*

JNSA

  • Analista
  • ***
  • 833
  • +1/-2
(sem assunto)
« Responder #2 em: Fevereiro 01, 2004, 12:39:06 am »
Sinceramente acho que a melhor escolha é o AMV, da Patria, apesar de ser, pelos vistos, o mais caro. Em segundo lugar eu colocaria o Piranha, da Mowag, e em último, o Pandur, da Steyr...

Claro que, como na maior parte dos programas, a decisão será tomada tendo em conta, não só a qualidade, mas também ( e sobretudo ) o preço e as contrapartidas... e já agora, o país fabricante ( alguma coisa me diz que a Mowag vai ganhar, mas logo se vê... ).

Quanto à possibilidade de fabrico em Portugal - isso seria muito bom, mas vai depender da vontade de cada um dos consórcios. O mais provável é que, na sua maioria, os blindados venham a ser construídos no país de origem...

Acima de tudo é pena que a Bravia não tenha feito um sucessor nacional para a Chaimite  :(
 

*

Tiger22

  • Perito
  • **
  • 566
  • +1/-0
Concurso
« Responder #3 em: Março 28, 2004, 10:57:44 pm »
Público 2004/03/28

Citar
As três empresas que se apresentaram ao concurso para fornecimento de 322 viaturas blindadas de rodas para o exército e marinha portuguesa passaram todas para a fase seguinte - e decisiva. Na avaliação preliminar, o ministro da Defesa, Paulo Portas, considerou que os três candidatos concorrentes - Patria (Finlândia), Mowag (EUA) e Steyr (Áustria) - cumprem os requisitos técnicos essenciais, mas todos têm insuficiências quanto a requisitos técnicos não essenciais. Esta última fase será feita de negociações e testes com os concorrentes e vai ser definitiva para o apuramento do vencedor de um programa que está orçado em 382,2 milhões de euros. Considerado pelo Governo como um dos mais importantes dentro dos 50 programas da Lei de Programação Militar, este concurso internacional visa substituir as velhas e históricas "Chaimite", utilizadas pelo Exército desde meados da década de 60 - são 302 novas viaturas para o Exército e 20 para a Marinha.

Em vários critérios, as três empresas concorrentes estão empatadas "ex aequo" e a comissão de avaliação aponta, apenas no critério económico, uma ligeira vantagem da viatura "Pandur", fabricada pelos austríacos da Steyr, que apresentou um preço de 544 milhões de euros, face aos 546 milhões de euros dos norte-americanos da Mowag, que apresentaram o modelo "Piranha", e os 596 milhões de euros dos finlandeses da Patria, que apresentaram uma viatura com o mesmo nome da empresa. Todos estes valores serão alvo de revisão na fase do concurso que se vai agora iniciar. Também em termos de contrapartidas, a avaliação da comissão foi prudente, ao remeter para a fase de negociação uma maior consolidação dos compromissos.

O critério de adjudicação, conforme previsto no despacho de Paulo Portas, de 14 de Agosto de 2003, data do anúncio de concurso com selecção de propostas para negociação, será feito de acordo com o princípio da proposta economicamente mais vantajosa, tendo em conta, por ordem decrescente de importância, os custos e os aspectos relativos a requisitos técnicos, a contrapartidas e a prazos de entrega - que deverá ser feita entre 2004 e 2013.

Dentro das contrapartidas, o Governo vai privilegiar as propostas que possam contribuir positivamente para o desempenho da indústria portuguesa. Nos critérios de avaliação, estão relevados aspectos de subcontratação e partenariado, com continuidade, que utilizem capacidades já existentes na indústria nacional; os que proporcionem investimento directo estrangeiro em Portugal, de forma unilateral ou através de "joint ventures"/cooperação com parceiros portugueses; os que prevejam a contratação em programas que representem desenvolvimento tecnológico para a indústria nacional - utilizando I&D nacional juntamente com tecnologias inovadoras.
"you're either with us, or you're with the terrorists."
 
-George W. Bush-
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #4 em: Março 30, 2004, 10:13:53 pm »
O melhor veículo tecnicamente é o AMV ( está uma geração à frente: o seu equivalente é o Piranha IV , não o III), mas tenho a impressão que o Piranha III apresenta a melhor relação preço/qualidade/contrapartidas.

322 veículos também me parece demasiado. Os veículos deveriam ir para a BLI, fuzileiros e forças no exterior, e nunca para a BAI ( para esta têm de ser veículos mais ligeiros como o M-11 VBL) e principalmente nunca na BMI!!!  :wink:

PS: Continuaria a ser necessário um nº razoável de M113s na BMI, em funções de apoio de combate.

cumptos
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1623 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7280
!
« Responder #5 em: Março 30, 2004, 11:23:23 pm »
A futura cavalaria portuguesa...

Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

komet

  • Investigador
  • *****
  • 1662
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #6 em: Março 30, 2004, 11:25:15 pm »
lol, obrigadissimo por estes momentos caro Luso.   :lol:
"History is always written by who wins the war..."
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1623 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7280
(sem assunto)
« Responder #7 em: Março 30, 2004, 11:32:11 pm »
De nada, meu caro Komet!



Só nos resta mesmo gargalhar com a situação...
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #8 em: Março 30, 2004, 11:40:06 pm »
PS
Luso, esses smilies estão um mimo. Qual é a fonte?  :jaja:
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #9 em: Março 31, 2004, 12:03:03 am »
espetacular. tenho de ver se começo a usar alguns desses. :nice: ( este já é do board)

pelas "propriedades" dos smileys, a fonte parece ser  
http://www.world-of-smilies.de/

I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7492
  • Recebeu: 972 vez(es)
  • +4595/-871
(sem assunto)
« Responder #10 em: Março 31, 2004, 12:49:17 am »
O meu favorito, em termos de cavalaria


Sorry, não resisti... :anjo:
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1623 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7280
!!!
« Responder #11 em: Março 31, 2004, 09:19:15 am »
O velho Spectral acertou: O link é esse mesmo.
Boa papatango: também é um dos meus favoritos.

É espantoso como algo tão simples pode ser tão engraçado e expressivo.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #12 em: Março 31, 2004, 11:24:43 am »
Isto realmente há com cada smilie... !  :lol:  

 

Isto não é normal... anda por aí muita gente com tempo livre a mais...  
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

Fábio G.

  • Investigador
  • *****
  • 1393
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #13 em: Abril 02, 2004, 12:19:41 am »
Pois eu acho que blindados de rodas para a BMI é um grande erro,  :x porque não se pode pedir a um blindado de rodas que faça o trabalho de um de lagartas (devido a blindagem, poder de fogo, etc...).
  Para a BMI penso que faria falta a compra de um IFV. Penso que há bastantes boas e variadas opções no mercado, como :
o Bradley , o Pizarro, o Dardo, Bmp-2 e Bmp-3, CV90, Marder e Warrior.

Penso que a aquisição de uns 80 a 110 IFV's , em diferentes versões como de comando, ambulância, combate (com misseis TOW) , observador avançado para artilharia , seria o ideal para BMI. Mas do poder politico não podemos esperar muito.

Eu gosto bastante do CV90 parece-me um excelente IFV, o Pizarro também seria uma boa opção. Parece que os Pizarro em Espanha estão a causar alguma polémica porque os comandos do exército estão desagradados por estes não estarem equipados com TOW.    

E penso que também se deveria modernizar uns 200 a 250 M113 para continuar a actuar na BMI o resto punha-se em reserva. Teria era de ser uma boa modernização a nivel de motores, interior e de blindagem.

E já agora substituia-se os m-60 por 150 Leopar2A4 ou A5 ou A6 (se possivel) que a Alemanha e a Holanda estão a pôr á venda em saldos (se não fora já adquiridos porque era uma oportunidade única).

Bom voltando ao tema penso que os blindados de rodas são essenciais nas missões que desempenhamos actualmente por isso é uma boa aquisição, mas para a BMI !!!NÃO!!!. Já agora o melhor penso eu é o AMV Patria por isso o mais caro seria o ideal, se não for o ecolhido, que seja o piranha.
« Última modificação: Abril 02, 2004, 11:15:18 pm por Fábio G. »
 

*

Fábio G.

  • Investigador
  • *****
  • 1393
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #14 em: Abril 02, 2004, 01:15:25 pm »
Li já não me lembro onde que a Suiça pôs á venda 217 M109, não sei é em que versões. Se fossem nas versões A4 ou A5 e a um bom preço, seria uma boa hipótese de fortalecer a artilaharia e continuar a substituição dos M-101 do Grupo de Artilharia de Campanha da BMI  (pois penso que só existem no exército 6 M109A2, 14 M109A5 e 12 M-101). Deveriam ser adquiridos ai uns 20 para os próximos anos pois penso que em termos de artilharia estamos muito debilitados (era bom que fosse só na artilharia).
« Última modificação: Abril 02, 2004, 11:17:42 pm por Fábio G. »