Notícias da Força Aérea Brasileira

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mafets

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #525 em: Agosto 25, 2015, 06:30:35 pm »
Citação de: "Vitor Santos"
Citação de: "NVF"
Com o radar estacionado a somente 12 m de altura, para detectar um alvo a 475 km o alvo teria que estar a uns 40.000 pés de altitude. Nenhum inimigo suficientemente inteligente faria tal coisa. Só há uma forma de conferir um alcance decente a um radar terrestre: colocá-lo bem alto no topo de uma montanha.
Sobre o novo radar acoplado em uma base de 12 metros de altura na Amazônia, a FAB deve ter lá suas motivações técnicas para tal. :G-Ok:

O Cindata (nesta caso o IV, onde se integra o radar montado) trabalha na Região da Amazónia em conformidade integrada com o SIVAM e o SIMPAM (https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_Vigil%C3%A2ncia_da_Amaz%C3%B4nia). Ou seja, na teoria o sistema trabalha usando não apenas os radares terrestres mas também as plataformas AEW da FAB e satélites, de forma a debelar um conjunto de questões como é o caso do terreno e intenso tráfico de matérias diversas na região.

Embora inaugurado em 25 de Julho de 2002,  é evidente que faltam ainda sistemas vários (principalmente aéreos, AEW, UAV e satélites), no sentindo de aumentar a eficácia e que os diversos recursos existentes actualmente são escassos para a área abrangida (em funcionamento à 13 anos o sistema tem sido alvo de diversos melhoramentos, o ultimo dos quais em 2013 e está planificado que continue a ser, mas com constrangimento de verbas e com múltiplos projectos, é feito a conta-gotas):
Citar
- 2002 (25 de julho)  – É ativado oficialmente o Sivam, com 18 radares, uma aeronave de sensoriamento remoto e duas de vigilância aérea, quatro aeronaves-laboratório, 150 plataformas de coletas de dados, 300 equipamentos de radiodeterminação, o Centro Regional de Vigilância (CRV) de Manaus, o Centro de Apoio Logístico e o Centro de Vigilância Aérea de Manaus (Cindacta IV). Sivam estava submetido ao ministro-chefe da Casa Civil, Pedro Parente, que já tinha se incumbido de coordenar o Sipam e permitir a integração do trabalho dos vários ministérios.
http://www.cartacapital.com.br/sustentabilidade/novo-radar-vai-melhorar-vigilancia-da-floresta-na-amazonia-5378.html

http://www.muco.com.br/index.php?option=com_content&id=244:caao-sivam&Itemid=53

http://freepages.military.rootsweb.ancestry.com/~otranto/fab/sivam.htm

http://www.wrm-eng.com.br/portfolio/19-sivam-sistema-de-vigilancia-da-amazonia

http://www.nossofuturoroubado.com.br/portal/navios-roubam-agua-dos-rios-da-amazonia/

 
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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #526 em: Agosto 26, 2015, 05:45:13 pm »
Forças Aéreas do Brasil e do Peru treinam defesa aérea na Amazônia

Em sua 5ª edição, exercício operacional PERBRA tem como objetivo coibir voos ilícitos na região de fronteira



As cidades de Cruzeiro do Sul, no Estado do Acre, e Pucallpa, no Peru, sediam nesta semana a quinta edição do exercício binacional PERBRA, envolvendo as forças aéreas do Brasil e do Peru. De hoje (25/8) até a próxima quinta-feira (27/8), pilotos e controladores de tráfego aéreo vão treinar juntos procedimentos de interceptação de aeronaves em voos ilícitos simulados entre os dois países.

O exercício consiste em um avião C-98 Caravan, da Força Aérea Brasileira (FAB), sair de Cruzeiro do Sul em direção ao Peru e ser interceptado por caças A-37 Dragonfly da Força Aérea do Peru (FAP). No retorno, ocorre mais uma interceptação, dessa vez por caças A-29 Super Tucano da FAB. O mesmo procedimento, em sentido inverso, é realizado com um avião TC-690 da FAP.



De acordo com o diretor do exercício no Brasil, Tenente-Coronel Marcelo Alvim, o objetivo principal é treinar a transferência dos chamados "tráfegos de interesse" entre os dois países. "São dois países que têm uma fronteira bastante sensível, onde ocorrem muitos ilícitos transfronteiriços, e têm grande interesse em mitigar esse volume de ilícitos", afirma. “Se um avião ultrapassa a fronteira sem um plano de voo, já é um voo ilícito”, completa.

Brasil e Peru têm acordos de defesa para que se uma aeronave em voo ilícito estiver aqui em rota para o país vizinho, o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) alerta as autoridades peruanas. O procedimento inverso também ocorre.



“A Defesa Aérea Brasileira precisa estreitar as relações com os países vizinhos, a fim de aprimorar o controle do espaço aéreo e facilitar a transferência de informações nas regiões de fronteira. Assim, quando algum tráfego cruza a fronteira, devemos informar e ser informados prontamente, visando tomar atitudes no sentido de mitigar o uso do espaço aéreo para ações ilícitas, mantendo assim a soberania nacional ", explica o diretor do exercício.

Além dos treinamentos dos pilotos, controladores de tráfego aéreo trabalham juntos em Manaus (AM) e em Pucallpa, onde estão os centros de defesa aérea das duas forças aéreas responsáveis pela região Amazônica. Também participam do exercício aviões de apoio e helicópteros para o alerta de busca e salvamento.











Fonte:  http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/2 ... z%C3%B4nia
 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #527 em: Agosto 27, 2015, 02:25:25 pm »
http://www.aereo.jor.br/2015/08/26/pindaiba-na-fab-semana-tem-quatro-dias/
Citar
A Aeronáutica oficialmente se recusa a explicar a decisão de eliminar um dia útil na semana: agora, a carga horária da Força Aérea Brasileira é de segunda a quinta, de 8h às 17h. E a sexta-feira será eterna folga.

FONTE: Diário do Poder


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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #528 em: Agosto 27, 2015, 02:29:07 pm »
 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #529 em: Agosto 28, 2015, 10:40:56 am »
http://www.aereo.jor.br/2015/08/27/depois-do-corsario-02-agora-e-a-vez-do-fab-01/
Citar
O antigo boeing presidencial 707 (KC-137) da Força Aérea Brasileira (FAB), mais conhecido como “Sucatão”, está sendo leiloado. A aeronave de 1958 foi usada pelos presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) até ser substituída, em 2005, pelo Airbus A-319, o ”Aerolula”, de U$$ 56,7 milhões.

O lance inicial para arrematar o “Sucatão” é de R$ 312.200 mil, com o incremento mínimo de R$ 1 mil. Após um agendamento por e-mail, os interessados podem visitar a relíquia nos dias 24, 25 e 26 deste mês, das 9h às 11h e das 13h às 15h30 no Parque de Material Aeronáutico do Galeão, na Ilha do Governador, no Rio.

Mas há uma ressalva: o ‘Sucatão’ não voa mais. Quando foi trocado pelo “Aerolula“, o boeing passou a servir a equipe auxiliar da presidência. Foi aposentado, porém, em setembro de 2013 e, de acordo com a FAB, não tem condições de voar no momento. Pela ‘falta de utilidade’, a Força Aérea resolveu realizar o leilão. A FAB conta que o “Sucatão” deixou de ser usado devido aos altos custos de manutenção, inclusive o consumo excessivo de combustível e o barulho acima dos níveis permitidos por muitos aeroportos.Em 2006, o avião foi motivo de polêmica entre os presidenciáveis da época Geraldo Alckmin (PSDB) e Lula. Durante debate, Alckmin sugeriu que o petista vendesse o “Aerolula” para comprar hospitais. Em resposta, o ex-presidente disse que o ‘sucatão’ era uma vergonha:

— Só um maluco acha que pode viajar de avião de carreira. O avião que nós tínhamos tinha o apelido de sucatão. Era uma vergonha. Somente quem não tem uma dimensão da política internacional que pode falar isso. A gente era multado em todos os aeroportos do mundo que a gente chegava. O sucatão ficava sobrevoando esperando alguém dar autorização para a gente pousar – protestou na época.

A aeronave, no entanto, já teve seus dias de glória. Adaptada para o governo, possibilitou viagens ao exterior em compromissos oficiais da presidência e de ministros de Estado. Quando foi substituída, ajudou no reabastecimento em voo de caças por ter grande capacidade de carregar combustível (90.000 litros) à maior distância e maior altitude, com possibilidade de transferência de 1.700 litros por minuto.

FONTE: Olhar Direto


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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #530 em: Agosto 29, 2015, 12:17:05 am »
 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #531 em: Agosto 29, 2015, 12:21:56 am »
FAB lança foguete de treinamento básico em Alcântara

Veículo voou por 2 minutos e 44 segundos até a dispersão na área de impacto no Atlântico



O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) lançou, na quinta-feira (27/8), o 18º Foguete de Treinamento Básico (FTB). Além de treinar o efetivo da unidade, o lançamento permitiu obter dados para a qualificação e a certificação do veículo junto ao Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI). O processo faz parte da Operação Falcão I/ 2015, iniciada na última segunda (24/8) no CLA.

O Comandante de Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, e demais oficiais-generais integrantes do Alto-Comando da Aeronáutica assistiram ao evento como parte da programação de atividades da reunião desses militares realizada em Alcântara (MA).



Lançado às 11:45 h  (horário de Brasília), o veículo voou por 2 minutos e 44 segundos até a dispersão na área de impacto no Oceano Atlântico, a uma distância de 17 quilômetros do local de lançamento no CLA. Os dados coletados durante o voo apontam para uma trajetória real seguindo próximo da trajetória planejada para o FTB.

“Esse lançamento é extremamente importante para manter a operacionalidade e preparar o CLA para receber, a partir de outubro, o foguete VS-40 SARA Suborbital a ser lançado durante a Operação São Lourenço”, afirma o coordenador geral da Operação Falcão I/ 2015 e Diretor do CLA,  Coronel Cláudio Olany Alencar de Oliveira.



Saiba mais - Os foguetes de treinamento básico e intermediário são fabricados pela indústria nacional e lançados desde 2009 tanto no CLA, quanto no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), localizado em Natal (RN). O objetivo é manter a operacionalidade dos meios técnicos e logísticos e treinar as equipes envolvidas com o lançamento e rastreio, de ambas organizações militares da FAB.

A Operação Falcão I/ 2015, realizada pelo CLA, organização subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), cumpre ainda as atividades previstas no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE), em coordenação com a Agência Espacial Brasileira (AEB). A Marinha do Brasil (MB) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) também participaram da operação, atuando na interdição do tráfego marítimo e aéreo, respectivamente.


Fonte:  http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/2 ... %C3%A1sico
« Última modificação: Agosto 29, 2015, 06:12:14 pm por Vitor Santos »
 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #532 em: Agosto 29, 2015, 06:10:36 pm »
 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #534 em: Agosto 31, 2015, 05:34:02 pm »
http://www.aereo.jor.br/2015/08/31/embraer-transfere-pessoal-de-defesa-para-os-jatos-comerciais/
Citar
Virgínia Silveira De São José Dos Campos

Para preservar a mão de obra qualificada de suas equipes da área de defesa, que precisou reduzir o ritmo dos projetos como o do cargueiro militar KC-390, a Embraer está remanejando alguns profissionais para o programa do jato comercial E-2, que está a pleno vapor.

A queda de 16,5% na receita da área de defesa afetou os resultados financeiros da empresa no segundo trimestre. Com o atraso no repasse de recursos, a certificação do KC-390, que sempre foi considerado um projeto prioritário para o governo, foi adiada em um ano e as primeiras entregas, antes previstas para 2016, só vão acontecer no primeiro semestre de 2018.

Apesar das dificuldades nas questões financeiras, os investimentos na formação e aperfeiçoamento dos profissionais têm sido mantidos, segundo a empresa. Em 2014, a Embraer destinou R$ 15 milhões em programas de qualificação e desenvolvimento profissional.


Nos últimos dez anos a fabricante brasileira também investiu R$ 5 milhões nos dois principais programas de treinamento de engenheiros e projetistas aeronáuticos da companhia. Com mais de 1300 engenheiros formados, o Programa de Especialização em Engenharia (PEE), realizado em parceria com o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), atrai todos os anos 60 candidatos por vaga.

Mais recente, o Programa de Projetista Embraer (PPE) capacitou e contratou 124 profissionais para atender ao aumento da demanda de novos projetos da empresa em todas as áreas, como o KC-390, os jatos E2 e os executivos Legacy 450 e 500, informou a diretora de Desenvolvimento de Pessoas da Embraer, Daniela Sena.

“Com 60 engenheiros formados por ano em nível de mestrado, o PEE alimenta a cadeia de desenvolvimento de engenharia da Embraer. No caso dos projetistas, não existe formação no Brasil. No PPE nós customizamos o treinamento para as nossas necessidades”, explica a diretora.

Selecionada pelo PPE em 2013, a projetista aeronáutica Naiara Rose dos Santos trabalha hoje no projeto dos sistemas elétricos dos jatos E2. “O curso PPE me preparou para trabalhar no projeto, mas continuo fazendo outros cursos oferecidos pela empresa e desta forma me especializar ainda mais para o desenvolvimento de novos programas”, afirmou. Incentivada pela empresa, Naiara começou a cursar engenharia mecânica e acaba de concluir um curso de inglês fora do país.

FONTE: Valor Econômico, via NOTIMP
De 2016 para 2018. Afinal sempre vão existir atrasos no KC390. Falta saber quais serão os próximos atrasos de outros programas...  :roll:


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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #535 em: Setembro 01, 2015, 09:06:19 pm »
 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #536 em: Setembro 04, 2015, 09:33:03 am »
https://www.aereo.jor.br/2015/09/03/mpf-arquiva-inquerito-sobre-o-programa-f-x2-da-fab/
Citar
O Procurador da República Anselmo Henrique Cordeiro Lopes, pertencente ao Núcleo de Combate à Corrupção da Procuradoria da República no Distrito Federal, produziu despacho de arquivamento do inquérito que investigou as denúncias de corrupção quanto à escolha da aeronave Saab Gripen NG para a Aviação de Caça da FAB.
E siga (parece o caso por cá dos submarinos)...  :twisted:


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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #537 em: Setembro 04, 2015, 02:13:22 pm »
O dia de um “caçador” da Força Aérea Brasileira



Mais um dia nasce e os primeiros raios de sol alcançam a grama molhada pelo orvalho da madrugada, levantando a cabeça observa-se também os mesmos fachos de luz alcançando o imponente e histórico Hangar do Zeppelin na Base Aérea de Santa Cruz, a “cidade da caça”.  O Relógio na parede da sala de Briefing marca 07:00 hs.

Olhando ao redor nota-se uma movimentação grande de pessoas, em um entra e sai frenético de pilotos e mecânicos de voo que se encaminham a uma porta que os conduz em direção aos hangares, onde estão abrigadas e sendo abastecidas as aeronaves A-1 do 1º/16º GAv.

Começa-se assim mais um dia normal e rotineiro na vida de quem está acostumado a voar com velocidades superiores a 1.000 km/h, enfrentando gravidade positivas e negativas. Homens comuns que fazem do seu dia a dia, algo incomum a grande parte da população, mas que para eles é tão normal quanto um singelo passeio de bicicleta.

A grande maioria das pessoas tem a curiosidade de poder saber como é a rotina de um piloto de caça, de saber o que se faz para ter a segurança necessária para poder estar voando mais rápido do que o som e de poderem também enxergar através dos olhos (lentes) de um piloto como é o mundo visto por eles lá em cima.

Íntegra: http://www.revistaoperacional.com.br/fo ... rasileira/
































 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #538 em: Setembro 04, 2015, 02:21:23 pm »
 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #539 em: Setembro 06, 2015, 11:11:59 am »
https://www.aereo.jor.br/2015/09/03/fab-treina-combate-aereo-alem-do-alcance-visual-em-anapolis/
Citar
A Força Aérea Brasileira está realizando nesta semana mais um exercício BVR na Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás. O treinamento conjunto tem o objetivo de instruir as unidades de defesa aérea na doutrina de combate além do alcance visual (BVR, do inglês Beyond Visual Range), em situações onde os pilotos empregam mísseis de maior alcance, como o Derby.

A FAB recebeu ontem jornalistas e fotógrafos para cobrir a operação. Abaixo segue a entrevista feita com o tenente-coronel aviador Ricardo Guerra Rezende, comandante do Esquadrão Pampa, 1º/14º Grupo de Aviação.



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