LPD- Navio Polivalente Logístico

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Lightning

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1290 em: Março 06, 2015, 01:04:00 pm »
Citação de: "Luso"
Leio por aqui que a sua operação já não é economicamente viável. Porquê?
Motores?

Talvez e não só, economicamente viável para fazer que missão? SAR na Força Aérea? Transporte Táctico no Exército? Hélicoptero orgânico do Siroco na Marinha? Evacuações Médicas para o INEM? Combate a incêndios para a ANPC? Qualquer destas ou combinação destas missões o helicóptero teria que levar um grande upgrade. Mesmo só para poder voar, sem pensar em mais nada, os Puma de certeza que teriam que ser todos revistos estruturalmente, os Puma já tem uns 40 anos.

Citar
Vejo também que se fala nos NH90. Por aquilo que tenho lido, esse aparelho ainda está longe de apresentar boas taxas de operacionalidade, certamente por ainda ser muito novo, o que também não o torna recomendável para quem não se pode meter em aventuras.

Acho que o NH-90 nunca virá para Portugal, mesmo que um dia tenha melhores taxas de operacionalidade, então o governo cancela a compra, paga a multa, e depois volta a comprar? Ia ser um fartote de gozo no Parlamento e nos telejornais.

Citar
Parece-me, à primeira vista, que existem recursos - algumas unidades Puma - que parecem estar disponíveis e que alguém se recusa a utilizar. Por outro lado ainda se utiliza os AlIII.
Será apenas por custos de operação?
Ou outras jogadas?

Algumas entidades recusaram os Puma é verdade, o Exército, o INEM, a ANPC, talvez por questões de custos, a Força Aérea para as suas missões tem os EH101 e a Marinha para as suas missões tem os Lynx, mas quero com isto dizer, que nunca se equacionou organizar helicópteros para operar de um LPD, porque não existia tal navio em Portugal, agora com a vinda do Siroco isso muda, é possível que nesta nova situação o Exército/Marinha/Força Aérea já achem correcto activar Pumas, eu acho errado pois a FAP tem os EH101 específicos para isso, em vez de se estar a desperdiçar dinheiro a recuperar/modernizar uma frota antiga, acho que se deve aproveitar esses recursos para melhorar a operacionalidade dos EH101.
 

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Cabeça de Martelo

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1291 em: Março 06, 2015, 02:25:02 pm »
Citação de: "Lightning"


Agora o LPD (que é o assunto do tópico :G-beer2:


O melhor video que vi destes navios. É maior do que eu pensei numas coisas, menor noutras, mas será sem dúvida uma mais valia para a Armada SE for realmente adquirido.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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mafets

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Crypter

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1293 em: Março 06, 2015, 06:11:48 pm »
ISto é muitos Ses...

Mas caso o Siroco venha e coloquem as Bartolomeu para missões mais de patrulha, até que ponto não tirarão os Lynx das BD e os colocarão no Siroco?
 

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P44

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1294 em: Março 06, 2015, 06:15:32 pm »
Citação de: "Crypter"
ISto é muitos Ses...

Mas caso o Siroco venha e coloquem as Bartolomeu para missões mais de patrulha, até que ponto não tirarão os Lynx das BD e os colocarão no Siroco?

Mal por mal mais vale investir no MLU ás BD e deixar as VdG como estão, visto serem mais antigas, penso eu de que
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Alvalade

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1295 em: Março 06, 2015, 07:09:38 pm »
Citação de: "Lightning"
A nível de helicópteros armados só temos dois meios, na Força Aérea os Allouette III com canhão de 20mm e na Marinha os Lynx com metralhadora .50, de entre estes dois acho que o Lynx é o mais provável escolta ao Merlin se fosse preciso para agora, pois é como já falaram, já possui toda a estrutura preparada para efectuar operações a partir de navios.

Os Allouette III não possuem esse treino, nem sei até que ponto mantem a capacidade real de operar armado com o canhão de 20mm (uma coisa é ver uma exposição de meios, outra é realizar operações, não me lembro de ver em nenhum exercício recente Allouette III armados).

Outro assunto importante é, não vale a pena ter escoltas se não tiverem nada para escoltar, isto é, os EH101 (assim que a esquadra tiver meios humanos e materiais para tal) deveria preparar esta capacidade, o tipo de armamento a equipar, o tipo de treino especifico para operar de navios, que vejam exemplos de outros países que já fazem isso com este helicóptero, Reino Unido, Itália, Dinamarca, não vale a pena inventar a roda.

Em relação ao possível substituto do Allouette III, o ministro da defesa disse na comissão parlamentar (o vídeo está na parte da modernização das forças armadas) que esse assunto está na Lei de Programação Militar a partir de 2019.

Agora o LPD (que é o assunto do tópico :G-beer2:


Com condições de compra mais vantajosas nas empresas que fazem parte do consorcio NHIndustries .
 

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night_runner

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1296 em: Março 06, 2015, 07:53:18 pm »
Camarada Mafets, parece que depois de dar tantas voltas afinal concorda comigo...
Citação de: "Mafets"
P.s. O AL III da FAP também leva foguetes.  :roll:  

Em relação ao restante, o camarada Lightning explicou tudo o que havia para explicar sobre o tema. c34x
 

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OPCOM

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1297 em: Março 06, 2015, 08:13:04 pm »
Crypter.
Uma coisa não invalida a outra.
Ficara um EHA com 5 Lynx que serão usados e onde como necessario. Porque se haveria de tirar os Lynx ás BD?
Volto a dizer é o Sirocco. Nao o Mistral.
se for necessario por 1, 2, 3, 4 ou os 5 Lynx no Sirocco. Quando acabar a missão estarao disponiveis para onde forem necessarios.
relembro que temos 5 fragatas com capacidade para 6 helis e sempre tivemos 5. São usados consoante a necessidade.
O Sirocco podera até navegar muitas vezes com 0 helis.
 

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ACADO

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1298 em: Março 06, 2015, 09:07:32 pm »
Citação de: "OPCOM"
Crypter.
Uma coisa não invalida a outra.
Ficara um EHA com 5 Lynx que serão usados e onde como necessario. Porque se haveria de tirar os Lynx ás BD?
Volto a dizer é o Sirocco. Nao o Mistral.
se for necessario por 1, 2, 3, 4 ou os 5 Lynx no Sirocco. Quando acabar a missão estarao disponiveis para onde forem necessarios.
relembro que temos 5 fragatas com capacidade para 6 helis e sempre tivemos 5. São usados consoante a necessidade.
O Sirocco podera até navegar muitas vezes com 0 helis.

Os 5 Lynx não são sequer o suficiente para as fragatas quanto mais para o LPD.
Nem sei qual é a lógica de ter um navio daqueles e depois navegar sem um único helicotero, se é preciso fazer uma simples missão de vbss, não há um heli de apoio.
Os Lynx, Além de terem de ser modernizados os 5 q temos de modo a estarem todos operacionais, deveríamos adquirir mais alguns Lynx. É a única opcao lógica, são bons, já sabemos do que são capazes e tamos habituados à manutenção. Mas melhor ainda, são polivalentes e podem ser equipados com armamento de ataque ao solo.
Até poderiam ser atribuídos ao exército, visto que há essa necessidade, e uma missão militar teria sempre de contar com o apoio do exército.
Assim, enquanto os das fragatas continuam a fazer aquilo para que são precisos (porque o LPD, não irá actuar sozinho), os novos podem dar apoio aos EH101.

No máximo poderia se pensar em Blackhawks/Seahawks uma vez que a cadeia logística é simples, fácil e fiável. Mas seria mais um modelo acrescentar ao rol. Mas ao menos antes isso que helicópteros manhosos como nh90 e fennek, que não têm provas dadas e só têm dado problemas.
Temos que pensar que somos um País com poucos recursos, portanto precisamos de simples, fiável é fácil de manter.
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Clausewitz

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1299 em: Março 06, 2015, 09:11:25 pm »
Citação de: "alfredo leal"
Tem-se falado da venda de 2 fragatas para verba para o Siroco...

Esta informação tem algum fundamento? Conhecia apenas a intenção de adiar (cancelar?) a modernização das fragatas, não a hipótese de vender... Não acredito, ou não quero acreditar, que isso seja verdade, ainda por cima as KD foram compradas há pouco tempo, seria mais um episódio caricato nas Forças Armadas.
 

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Alvalade

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1300 em: Março 06, 2015, 09:43:57 pm »
Citação de: "Clausewitz"
Citação de: "alfredo leal"
Tem-se falado da venda de 2 fragatas para verba para o Siroco...

Esta informação tem algum fundamento? Conhecia apenas a intenção de adiar (cancelar?) a modernização das fragatas, não a hipótese de vender... Não acredito, ou não quero acreditar, que isso seja verdade, ainda por cima as KD foram compradas há pouco tempo, seria mais um episódio caricato nas Forças Armadas.

O mais certo é ser invenção de quem escreveu a notícia.
 

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raphael

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1301 em: Março 06, 2015, 09:57:56 pm »
A alienar seriam as mais antigas..digo eu...
Mantê-las sem modernização até ao fim de vida expectável é transformá-las em táxis....
O LPD será assim tão bom negócio?
Há tripulações para isso tudo?
Um abraço
Raphael
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1302 em: Março 06, 2015, 10:09:58 pm »
Citação de: "raphael"
A alienar seriam as mais antigas..digo eu...
Mantê-las sem modernização até ao fim de vida expectável é transformá-las em táxis....
O LPD será assim tão bom negócio?
Há tripulações para isso tudo?

Claro que há, baste retirarem as corvetas e as patrulhas cacine e haverá gente suficiente para NPO, Stanflex e LPD.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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faica

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1303 em: Março 06, 2015, 11:36:47 pm »
Boas quanto ás fragatas vamos continuar com as 5 por muitos e bons anos,as corvetas vamos ficar com 4 pelo menos mais 5 anos se não houver dinheiro para mais meios.
Vamos ficar nos próximos anos com:
5 Fragatas
4 Corvetas
2 NPO talvez + 2
Berrio
9 LFR
4 Dinamarqueses
Sirocco
2 Tridente
e dinheiro para manutenção disto tudo vai ser curto nos próximos anos.
 

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Clausewitz

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1304 em: Março 07, 2015, 01:43:38 am »
Citação de: "raphael"
A alienar seriam as mais antigas..digo eu...
Mantê-las sem modernização até ao fim de vida expectável é transformá-las em táxis....
O LPD será assim tão bom negócio?
Há tripulações para isso tudo?


A informação que tinha era que a modernização das Bartolomeu Dias seria adiada e avançaria apenas a das Vasco da Gama. Mesmo com a modernização adiada, as Bartolomeu Dias serão bem mais do que táxis.

Para saber se é bom negócio é preciso saber qual é e o que inclui exactamente o preço. Pelas informações vindas a público parece ser bom negócio, considerando que o navio não é muito antigo (entrada ao serviço em 1998) e o preço é equivalente ao que o Chile pagou pelo Foudre, que até era mais antigo (1990). Sinceramente não vejo possibilidades melhores de Portugal conseguir adquirir um LPD, que é uma necessidade importante do país.

Agora, se para comprar o Siroco o sacrifício a fazer fosse vender 2 fragatas, aí a conversa é outra. Espero e acredito que não.