TAP: Notícias

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Re: TAP: Notícias
« Responder #210 em: Julho 17, 2014, 10:20:25 pm »
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Alterações na operação de julho da TAP decorrentes do atraso na entrega dos novos aviões

A TAP anunciou a introdução na sua rede de onze novos destinos, bem como o reforço de operações de alguns dos já servidos.

Para fazer face a este crescimento, a Companhia contratou, em devido tempo, seis aviões Airbus para acrescentar à sua frota, dois A330, para os voos de longo curso e dois A319 e dois A320 para o médio curso.

Estas alterações estão a ser comunicadas aos passageiros, dos quais exista contacto na reserva, pelo Contact Center da TAP.

Devido a razões a que a TAP é totalmente alheia, verifica-se um atraso na entrega dos novos aviões, o que obriga a uma reprogramação dos meios disponíveis e à necessidade de contratar aviões de outras companhia durante o mês de julho para fazer face aos compromissos assumidos. Esta tarefa revelou-se difícil pelo acréscimo de procura de aviões por motivo da realização do campeonato do mundo de futebol no Brasil, que se realiza num período já de tráfego intenso na Europa.

 :arrow: viewtopic.php?p=104281#p104281
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https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #211 em: Julho 24, 2014, 08:05:11 pm »
«Cancelamentos na TAP colocam em causa imagem de Portugal», diz Pires de Lima


O ministro da Economia, Pires de Lima, disse hoje em Luanda que os sucessivos cancelamentos de voos na TAP colocam em causa a "imagem de Portugal" e que devem ser "motivo de reflexão" para a administração da companhia.

"Estes cancelamentos e estes atrasos não são seguramente uma coisa boa e devem ser um motivo de reflexão para a administração da TAP e para todos nós", afirmou o ministro, à margem de uma visita oficial à capital angolana.

Questionado pelos jornalistas, António Pires de Lima assegurou que o Ministério da Economia tem "acompanhado de perto" a "evolução operacional da TAP", admitindo que com a sucessão de atrasos e cancelamento de voos é "a imagem de Portugal, também, que está em causa".

"Nós temos a obrigação, enquanto Ministério da Economia, de pedir à administração da TAP que recupere operacionalmente a normalidade das operações na TAP num tempo curto. E essas expectativas foram criadas pela própria administração, para as próximas semanas e durante o mês de agosto", sublinhou Pires de Lima.
"Essa é a expectativa que a administração da TAP criou e que nós, Governo, queremos ver cumprida", enfatizou.

Ainda hoje a TAP confirmou o cancelamento de 37 voos programados até sábado, justificando a decisão com um atraso na entrega de seis aviões Airbus à companhia de transporte aéreo portuguesa, causa à qual considera ser "totalmente alheia".

Perspetivando a normalização da situação durante o mês de agosto, mas garantindo que a mesma não coloca em causa a segurança da companhia de bandeira nacional ou o seu processo de privatização, o Governo, afirmou hoje Pires de Lima, quer depois perceber o que correu mal neste processo. "A seu tempo, com calma, com tranquilidade, com serenidade, durante os meses de setembro e outubro, eu acho que é preciso aprofundar as razões desta crise de crescimento que se verificou na TAP e que perturba o serviço e a vida das pessoas. Nós temos de compreender isso, para que estas situações não se voltem a repetir no futuro", disse.

Apesar das dificuldades operacionais sentidas pela companhia, o governante reafirma que a TAP "continua a ser uma empresa tão segura como sempre foi no passado", mas assume que a situação atual, com várias suspensões de voos e atrasos, "prejudica a vida das pessoas". "É com os clientes da TAP, com a imagem de uma companhia de que o Estado é o único acionista, neste momento, e que leva o nome de Portugal a todo o lado, com que eu estou preocupado, legitimamente preocupado, como ministro da Economia", apontou.

Para o ministro, que tutela a empresa controlada totalmente pelo Estado, "é muito importante que a TAP tenha uma imagem não só de segurança, que sempre manteve e mantém", mas também "de credibilidade operacional".

"No sentido em que os voos que promete se fazem e partem a tempo e horas", rematou Pires de Lima.

Lusa
 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #212 em: Agosto 01, 2014, 12:53:22 am »
TAP atingiu um novo recorde diário de passageiros no domingo


A TAP atingiu um novo recorde de passageiros num só dia no passado domingo, ao transportar 41.691 pessoas, mais mil clientes do que o anterior máximo, apesar das perturbações que estão a afetar a operação da companhia aérea nacional.

Segundo fonte oficial da empresa liderada por Fernando Pinto, na sexta-feira, sábado e domingo, «a TAP bateu sucessivamente o recorde de passageiros transportados num só dia, que era de 40.430, a 06 de julho», tendo o valor mais alto sido alcançado no domingo. Para este novo máximo contribuem as nove novas rotas lançadas durante o mês de julho, que, nas três primeiras semanas de operação, serviu mais de 20.000 passageiros.

Depois de um período conturbado, que fez com que a média de cancelamentos da TAP passasse de 1% para 2% dos voos em junho e julho, Fernando Pinto disse na segunda-feira que a companhia já está a operar dentro da "normalidade". Segundo fonte oficial da TAP, a operação está a ser reprogramada com antecedência e os passageiros a ser contatados para poderem reagendar os seus voos, por forma a minimizar os impactos.

Já antes, em entrevista à agência Lusa, o presidente da TAP admitiu um somatório de fatores associados a um crescimento do tráfego acima do esperado que têm conduzido a cancelamentos de voos, o que classifica de "dores de crescimento", que espera estarem sanadas em agosto. Fernando Pinto explicou como "vários fatores" têm estado a abalar a operação da companhia, levando a que o índice de cancelamentos da TAP aumentasse um ponto percentual em junho e julho.

Um valor que, embora "alto", considerou que deve ser "relativizado", pois representa uma média de sete voos cancelados em 350 diários. "Tivemos um atraso na receção dos [seis] aviões, também um atraso na formação, sobretudo de tripulantes. Neste momento, conseguimos formar cerca de metade dos tripulantes que gostaríamos de ter formado", declarou então.

O atraso no reforço da frota e do pessoal, indispensável para operar as 11 novas rotas lançadas em julho pela TAP, agravou-se com um crescimento do tráfego acima do esperado.

Lusa
 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #213 em: Agosto 05, 2014, 05:20:20 pm »
TAP decide comprar mais um avião A320 e substituir frota da PGA


A TAP vai adquirir mais um avião de médio curso, acelerar o processo de substituição da frota da Portugália e formar mais uma turma de pilotos para evitar perturbações semelhantes às dos últimos dois meses.

“Olhando já para o futuro imediato foi decidida a formação de uma turma adicional de pilotos, a aquisição de uma aeronave A320 para servir de reserva no verão de 2015, acelerar o processo de substituição da frota da PGA”, adiantou o presidente da TAP, Fernando Pinto, numa carta enviada segunda-feira aos trabalhadores, a que a Lusa teve acesso. Na mesma comunicação, a TAP divulgou que cancelou 468 voos entre 01 de junho e 30 de julho, o que equivale a uma taxa de cancelamentos de 2,3% nos últimos dois meses.

Com o objetivo de melhorar a capacidade de resposta da transportadora, acrescentou, a administração decidiu “ainda reprogramar os voos de forma a minimizar os impactos nos passageiros e prolongar o fretamento de dois aviões A320 até ao final de agosto”.

Em cima da mesa, continua a “possibilidade em aberto de contratar um avião de longo curso para reforço imediato da frota, se necessário”. Outra medida decidida foi o reforço do ‘stock’ de componentes por forma a dar melhor suporte e agilidade aos trabalhos de manutenção, acrescentou. Fernando Pinto realçou que ainda há “muito trabalho pela frente neste verão”, agradecendo “a todos pelo enorme esforço que têm desenvolvido”.

“Tenho a consciência de que existem problemas internos que devem ser analisados conjuntamente, mas continuo convencido de que é internamente, com o reforço do diálogo, que podemos encontrar as formas mais adequadas de solução para a empresa e para os trabalhadores”, salientou o gestor. No próximo sábado, os pilotos da TAP vão fazer uma greve de 24 horas para contestar o agravamento das condições de trabalho e obrigar o acionista Estado a receber os sindicatos para se discutir a situação da empresa.

O presidente da TAP atribui 48% dos 468 voos cancelados em junho e julho à falta de pessoal navegante, rejeitando que o elevado número de cancelamentos esteja relacionado com o aumento das rotas.

“Ao contrário do que se tem dito, este agravamento não tem, no essencial, relação com o reforço da rede da TAP”, adiantou, quando em julho, em entrevista à Lusa, apontou as “dores de crescimento” como uma das principais causas para a elevada percentagem de cancelamento de voos.

Lusa
 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #214 em: Agosto 12, 2014, 06:42:28 pm »
Fernando Pinto apela ao «diálogo interno» para resolver problemas da TAP


O presidente da TAP, Fernando Pinto, voltou a escrever aos trabalhadores para agradecer o serviço prestado para minimizar os impactos da greve dos pilotos, realçando que as soluções para os problemas da companhia passam pelo diálogo interno.

“É errado pensar que os nossos problemas se resolvem fora da TAP ou, pior ainda, aproveitando dificuldades conjunturais da companhia para transmitir uma má imagem através da comunicação social”, afirmou Fernando Pinto, na carta enviada na segunda-feira aos trabalhadores. Dois dias após a greve dos pilotos da TAP, o presidente da TAP defende que “o diálogo no interior na empresa é fundamental para encontrar as melhores soluções que tenham em conta as expectativas de todos os grupos profissionais da empresa”.

“No sábado passado a TAP deu uma demonstração de que, para além dos problemas internos que possa haver, fomos capazes de manter no nosso radar a situação dos nossos passageiros”, considerou o gestor, elogiando o “sacrifício individual de muitos trabalhadores” para reprogramar a operação e proteger os passageiros em tempo útil.

Esta reprogramação permitiu alterar as viagens de cerca de 27.000 passageiros, com antecedência, para outras datas. Segundo os números fornecidos pela TAP, a greve obrigou a cancelar 70 voos, tendo ainda assim conseguido garantir “80% da sua operação”. “Realizaram-se ainda 12 voos de médio curso também com pilotos da TAP, a somar aos já inicialmente previstos, pela Portugália (PGA), serviços mínimos”, acrescenta o comunicado da transportadora aérea nacional.

Segundo o documento, a empresa realizou ainda 18 voos de longo curso com pilotos da companhia, “que se somaram aos estabelecidos como serviços mínimos, tendo desta forma a companhia efetuado todos os voos para os voos de longo curso, designadamente Brasil, Colômbia, Panamá e Estados Unidos”. Os pilotos da TAP fizeram um dia de greve contra o agravamento das condições de trabalho e para obrigar o acionista Estado a receber os sindicatos para discutir a situação da empresa. Há uma semana, Fernando Pinto tinha escrito aos trabalhadores a dar conta dos voos cancelados em junho e julho, explicando que "226 (48%) deveram-se a falta de pessoal navegante e 119 (25%) a causas técnicas".

"Ao contrário do que se tem dito, este agravamento não tem, no essencial, relação com o reforço da rede da TAP", disse, rejeitando que o lançamento de novas rotas seja uma das principais causas para a elevada percentagem de cancelamento de voos.

"Aumento dos cancelamentos por motivos técnicos, em especial na frota A330 e Fokker 100, entrada tardia em operação dos novos pilotos devido a atrasos na sua formação, greve de zelo decretada pelo SPAC [Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil] e atraso na entrega de novos aviões", enumera Fernando Pinto. O presidente da TAP refere ainda a "influência negativa na operação de maio/junho de diversas situações fora" do controlo da companhia, "como foi o caso de greves de controladores de tráfego aéreo na Europa, de um A330 que ficou retido em Belém, de problemas com os terminais de bagagens em Londres”.

A TAP cancelou 468 voos entre 01 de junho e 30 de julho, o que equivale a uma taxa de cancelamentos de 2,3% nos últimos dois meses.

Lusa
 

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Lusitano89

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Re: TAP: Notícias
« Responder #215 em: Setembro 02, 2014, 07:57:57 pm »
Valor e imagem da TAP em risco com atrasos e problemas técnicos


Marca TAP arrisca perda de valor depois de Verão marcado por atrasos, cancelamentos e problemas técnicos.

Ainda não existem dados quantitativos sobre uma eventual desvalorização da marca TAP depois de um Verão marcado por atrasos, cancelamentos e problemas técnicos. Uma primeira análise qualitativa mostra que os consumidores ficaram "zangados" com a companhia numa altura em que a sua ligação à empresa era emocional, mais do que racional. "É geralmente pela componente emocional que se destrói a relação com a marca", antecipa Pedro Tavares, presidente da On Strategy, que em Portugal representa o Reputation Institute. A TAP garante que está a reagir.
 
"A marca, que tem uma reputação tradicionalmente robusta foi-se expor daquela maneira à base de clientes e a determinado momento houve um grande ‘boom'" de comentários negativos sobre a TAP, diz o presidente da On Strategy, que gere uma base de dados com mais de 42.500 pessoas, que anualmente contribuem para a avaliação da reputação de marcas e países. "Não são estranhas as palavras do presidente da TAP quando diz que em três semanas a companhia passou de bestial a besta". O universo de 42.500 pessoas, representativo da sociedade portuguesa do ponto de vista geográfico, de idade, género e nível de ensino, que anualmente avalia as marcas participa ainda num conjunto de fóruns onde emitem opiniões sobre diversas matérias. Pedro Tavares diz que os fóruns relacionados com os transportes, a par da banca, foram dos mais activos deste Verão, muito por conta dos desaires da TAP e dos passageiros frequentes da companhia.

No último estudo ‘Brand Finance', desenvolvido pela On Strategy/Reputation Institute a TAP estava avaliada em 400 milhões de euros, sendo considerada a 20.ª marca mais reputada em Portugal. "Tem um ‘score' de reputação ‘bastante robusto' com 77 pontos e vem a crescer nos últimos cinco anos", avalia Pedro Tavares.
Pedro Tavares lembra que os percalços se sucederam num período em que a relação dos passageiros frequentes, os mais activos nas críticas, passa de funcional, ou racional, para emocional, das viagens de negócios para as viagens de lazer. "Qualquer crise que aconteça quando tenho uma motivação emocional é muito mais penalizada" e as críticas face a atrasos e cancelamentos exacerbadas, diz. Já as críticas perante os incidentes como a queda de peças de um avião que saia do Aeroporto da Portela, em Lisboa, tendem a ser menos frequentes, porque as questões técnicas são também racionais.

Fonte oficial da TAP diz que ainda "é cedo para tirar conclusões sobre os meses de Verão", mas pelos sinais já visíveis, a empresa não acredita "que a marca tenha sido afectada naquilo que são os seus valores intrínsecos".

Quanto à reacção da TAP, que colocou o presidente Fernando Pinto a falar aos passageiros numa mensagem divulgada pelo YouTube, naquilo que a empresa classifica de "atitude de transparência", Pedro Tavares diz a estratégia "ajuda", mas que "não é o caminho ideal". Esse passa por uma resposta individualizada e proactiva da TAP. "O fórum nisso era bastante evidente: mais do que ouvir uma declaração num órgão de comunicação social, e existindo o contacto da maioria dos passageiros, a marca deve contactar pessoalmente com as pessoas que iam viajar" no voo que se atrasou ou foi cancelado. Uma estratégia que a TAP tem intensificado neste Verão.

Diário Económico
 

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PereiraMarques

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Re: TAP: Notícias
« Responder #216 em: Setembro 02, 2014, 11:01:21 pm »
Citação de: "Lusitano89"
Valor e imagem da TAP em risco com atrasos e problemas técnicos


Marca TAP arrisca perda de valor depois de Verão marcado por atrasos, cancelamentos e problemas técnicos.

Ainda não existem dados quantitativos sobre uma eventual desvalorização da marca TAP depois de um Verão marcado por atrasos, cancelamentos e problemas técnicos.

Sem querer ser "teórico da conspiração", mas sendo! Parece-me uma tentativa muito óbvia de fazer baixo o valor da empresa para depois vendê-la ao "preço da uva mijona"  :N-icon-Axe:
 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #217 em: Setembro 03, 2014, 12:41:42 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
Citação de: "Lusitano89"
Valor e imagem da TAP em risco com atrasos e problemas técnicos


Marca TAP arrisca perda de valor depois de Verão marcado por atrasos, cancelamentos e problemas técnicos.

Ainda não existem dados quantitativos sobre uma eventual desvalorização da marca TAP depois de um Verão marcado por atrasos, cancelamentos e problemas técnicos.

Sem querer ser "teórico da conspiração", mas sendo! Parece-me uma tentativa muito óbvia de fazer baixo o valor da empresa para depois vendê-la ao "preço da uva mijona"  :N-icon-Axe:

Eu tinha uma teoria ligeiramente diferente. Parece uma tentativa por parte dos trabalhadores para tornar a TAP pouco atractiva a ser comprada.
 

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Luso

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Re: TAP: Notícias
« Responder #218 em: Setembro 03, 2014, 02:39:06 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
Sem querer ser "teórico da conspiração", mas sendo! Parece-me uma tentativa muito óbvia de fazer baixo o valor da empresa para depois vendê-la ao "preço da uva mijona"  :N-icon-Axe:

Parece-me que acusar alguém de ser "teórico de conspiração" é o mesmo que querer insultar alguém por usar a cabeça e por se interessar por outra coisa que não futebol.
Para mim é tal e qual como dizes, Pereira. Descaração infantil, com a colaboração activa (como sempre) dos Me®dia. Ou denunciar o demonstrável é também ser-se "teórico de conspiração"?

Tudo o que é do Estado é para ser vendido a troco de nada. Então se forem monopólios naturais então...
Mas claro que é censurável querer compreender o porquê das coisas que realmente interessam às nossas vidas: isso é coisa dos "maluquinhos das conspirações".
Venha mas é a bola: "- Spóóóóóóóóórte!"
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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Lusitano89

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Re: TAP: Notícias
« Responder #219 em: Setembro 03, 2014, 03:57:46 pm »
Segurança na TAP nunca esteve em causa e «especulações são injustas», diz Pires de Lima


O ministro da Economia, António Pires de Lima, considerou hoje que «não é justo» especular sobre os incidentes que envolveram a TAP nos últimos dias, afirmando que a segurança na companhia aérea «nunca esteve em causa».

“Não é bom, nem justo, especular com esse tipo de notícias [dando conta dos incidentes], pondo em causa aquilo que é um dos ativos mais importantes da TAP: a sua segurança”, disse o governante aos jornalistas. Nos últimos cinco dias, a TAP registou pelo menos quatro incidentes com aviões devido a problemas técnicos, com a companhia aérea portuguesa a considerar que o nível destes incidentes é normal e a rejeitar a pressão mediática.

Segundo o ministro da Economia, a TAP “continua a figurar na lista das dez companhias aéreas mundiais mais seguras do mundo” e, por isso, alguns procedimentos de segurança são ativados.

“A segurança nunca esteve em causa, segundo todas as indicações que temos, ao longo dos últimos meses, reconheço, foram mais exigentes do ponto de vista operacional”, sublinhou Pires de Lima. O ministro vai reunir-se com a administração da empresa ainda este mês para “fazer um balanço destes meses de maior exigência operacional”, indicando que os dados disponíveis demonstram que “a TAP retomou os padrões operacionais” quanto a fluidez dos voos e horários.

No final de julho, Pires de Lima manifestou o desejo de ver a normalidade operacional regressar à empresa em poucas semanas, considerando que os atrasos e cancelamento de voos se deveram a uma “crise de crescimento” da empresa.

Lusa
 

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Luso

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Re: TAP: Notícias
« Responder #220 em: Setembro 03, 2014, 04:20:01 pm »
Citar
Segurança na TAP nunca esteve em causa e «especulações são injustas», diz Pires de Lima

Lágrimas de crocodilo.
Quem os conhecer que os... compre.
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Re: TAP: Notícias
« Responder #221 em: Novembro 29, 2014, 01:43:17 am »
Citação de: "Marshall Aerospace and Defence Group"
TAP benefits again from Marshall’s cabin upgrade engineering integrator services
TAP, Portugal’s leading airline, has introduced two additional Airbus A330s into its long-range fleet, following comprehensive and fast-turnaround cabin upgrades, integrated and certified by Marshall Aerospace and Defence Group, which had the responsibility of Design Organisation and seat modification house.

The programme timescales were exceptionally tight, as both aircraft were operated by another airline until the end of 2013. Post modification and certification, the first aircraft was released to service on 25th July by the TAP Maintenance and Engineering facility in Lisbon. This release, approximately 10 months after project inception – and several months less than the industry norm – reflects the professionalism and dedication of the TAP engineering and maintenance team and its close working relationship with Marshall. The second aircraft was delivered just a few weeks later, on 18th August.

(...)
Fonte: http://marshalladg.com/tap-benefits-marshalls-cabin-upgrade-engineering-integrator-services/ (25 de Novembro de 2014)

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #222 em: Dezembro 07, 2014, 02:40:12 pm »
Privatização "mal feita" da TAP pode arruinar turismo


Maioria dos turistas chega a Portugal pela TAP, dada a localização periférica do país, pelo que os empresários temem a venda.

As agências de viagens estão "muito preocupadas" com a privatização da TAP e temem que, "se for mal feita, tenha consequências irreparáveis para o turismo português". Foi esta a mensagem que Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), passou ao governo, aproveitando a presença do vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, na abertura do 40.º Congresso da APAVT, que termina amanhã em Évora.

"O problema das acessibilidades é sempre fundamental no turismo e tem ainda maior relevância no caso de Portugal, devido à sua localização periférica e porque, para crescer, dependemos dos mercados externos. É através da TAP que nos chega a maioria dos turistas e o hub de Lisboa permite ligações estratégicas que nos trazem vantagens competitivas", explicou o presidente da APAVT.

"Não gostaríamos de discutir quem compra ou quem vende a TAP, mas a conceção do negócio. Admitimos que a privatização pode ser necessária para obter capital, mas se o passo for dado em falso pode não ter retorno. Para nós é fundamental que o contrato defenda o hub de Lisboa e garanta a solução dos problemas de crescimento da companhia, em termos de aviões e destinos, além do controlo necessário para garantir o escrupuloso cumprimento do acordo na íntegra", adiantou.

Na abertura do congresso, Paulo Portas tranquilizou a APAVT dizendo que, "pelas duas etapas de entrada de capital privado e pela defesa do hub de Lisboa na ligação a África e à América Latina, o processo de privatização da TAP está a ser feito com o devido cuidado".

Sem pistas quanto ao acordo que orientará a privatização da companhia aérea de bandeira, nem a recente privatização da ANA, que tem levado a consecutivas subidas nas taxas dos aeroportos, serve de comparação, na opinião de Costa Ferreira. "Se houve aumentos de taxas nos aeroportos, foi porque houve crescimento no número de passageiros, não podemos regozijar-nos com o aumento de passageiros e queixar-nos da subida das taxas", afirma.

DN
 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #223 em: Dezembro 08, 2014, 07:36:37 pm »
Airbus A350 chegam à TAP em 2017 por 2,7 mil milhões de euros

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A TAP recebe os primeiros cinco aviões A350-900 no primeiro trimestre de 2017, dez anos depois de Fernando Pinto ter assinado o contrato com a fabricante Airbus, em Toulouse.
A companhia aérea portuguesa encomendou 12 equipamentos e será a quarta companhia mundial a receber os aviões, a segunda da Europa, logo depois da Finnair. Mas o primeiro que só agora ficou pronto, sai já de França em dezembro para se juntar à frota da Qatar Airways, no Médio Oriente.
Pelos doze aviões a TAP deverá pagar cerca de 2,78 mil milhões de euros, 235,1 milhões de euros por equipamento segundo o preço de catálogo da fabricante, clarificou a Airbus num encontro com jornalistas em Toulouse.
"A ideia da TAP é poder trocar os A340 que ainda tem na sua frota", de acordo com José Eduardo Moreira, engenheiro de frota da TAP manutenção Portugal, um dos cinco engenheiros afectos às companhias que encomendaram estes aviões e que foram convidados para acompanhar a produção dos A350 em Franca. No entanto, para além de substituir os cinco A340 que contam já com cerca de 20 anos, as aeronaves também poderão servir para trocar alguns dos A330 mais antigos, bem como para fazer algum reforço de frota, consoante as necessidades da TAP.
:arrow: http://www.publico.pt/economia/noticia/ ... 17-1675877
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Re: TAP: Notícias
« Responder #224 em: Março 25, 2015, 06:10:12 pm »
TAP com 46 milhões de euros de prejuízo em 2014

A TAP fechou 2014 com prejuízos de 46 milhões de euros, após cinco anos consecutivos com resultados positivos, o que é justificado pelos problemas operacionais e greves do segundo semestre.

Segundo a companhia aérea, a entrada tardia em operação dos novos aviões, 22 dias de greve, anunciadas ou efectuadas, no segundo semestre, e o registo de algumas ocorrências operacionais, tiveram um impacto 108 milhões de euros.

"Sabíamos que íamos ter um ano difícil e foi o que aconteceu. Infelizmente os resultados não foram bons", afirmou o presidente da TAP, Fernando Pinto, em conferência de imprensa.

De acordo com a transportadora, "a situação de alguns mercados teve também uma influência negativa, em especial o Brasil - devido a factores internos e à realização do campeonato mundial de futebol, período durante o qual houve uma quebra da tarifa média, devido a mudanças das características do tráfego e a excesso de oferta". Também os voos para África registaram uma quebra na tendência de crescimento, com origem em factores como o vírus ébola, além da instabilidade social vivida em alguns países. A tudo isto, acresce ainda o saldo negativo da evolução cambial.

Apesar dos prejuízos, a TAP aumentou em 6,6% o volume de passageiros transportados, chegando ao número recorde de 11,4 milhões, mais 711 mil passageiros do que em 2013, com destaque para o crescimento de 8% na Europa e de 10% nos Estados Unidos.

Nas receitas, a TAP alcançou os 2.489 milhões de euros, mais nove milhões de euros do que em 2013. Os custos de exploração registaram um aumento da ordem dos 3,4% face ao período homólogo, chegando aos 2.341 milhões, muito por força das ocorrências referidas e do aumento da operação em 5,5%.

No último ano, a taxa de ocupação média dos aviões situou-se nos 80,6%, subindo 1,1 pontos percentuais face ao ano anterior e ficando acima dos 79,7%, número que, de acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), constituiu o valor médio da indústria.

A TAP prosseguiu o alargamento da sua rede de destinos, especialmente com a abertura de novas linhas para a Colômbia e o Panamá, e também para a Europa e no Brasil, tendo, para o efeito, introduzido seis aeronaves na sua frota.

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