Noticias da Unidade de Intervenção da GNR

  • 59 Respostas
  • 36561 Visualizações
*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2329 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Noticias da Unidade de Intervenção da GNR
« Responder #15 em: Outubro 28, 2013, 11:06:14 pm »
Bom artigo cabeça, nem vou comentar a comparação com o GOE, isso é uma 3ª guerra mundial em que não me quero meter, sou a Suiça :lol:

Outra coisa com que me chama a atenção é a tamanha duplicação/triplicação/etc de unidades com capacidades que se sobrepõe, como neste caso o GIOE andar a treinar contra-terrorismo e abordagem a navios... Posso perceber por duas maneiras, como uma reserva caso a unidade que normalmente efectua essas acções estiver indisponível, e também como precaução politica, não haver uma única força demasiado forte, mas sim várias forças médias, que até rivalizem umas com as outras, isto é, dividir para reinar, a mesma razão de termos várias forças policiais.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Noticias da Unidade de Intervenção da GNR
« Responder #16 em: Outubro 30, 2013, 11:41:24 am »
A maior parte dos militares da BOPE não são capazes de fazer uma operação de resgate de reféns, apenas uma minoria tem o curso e pertence à elite dessa unidade especializada nesse tipo de missões. O resto... é para a guerra! Sabes como o curso deles começou? Com um mini-curso/estágio nos Comandos do Exército Brasileiros, por isso já estás a ver que por ali há uma mentalidade de guerra desde o primeiro momento.

Depois há a questão que cada estado tem a sua Policia Militar e Civil, e que num estado a Policia pode ter uma boa formação e uma boa unidade de Operações Especiais a o vizinho do lado não. Pelo que eu pode perceber, a esmagadora maioria das unidades de Operações Especiais no PM e PC são boas para muita coisa, mas o resgate de reféns é algo colocado para segundo plano porque a maioria do trabalho que têm é outro.

Em relação à velha guerra de quintas... estamos em Portugal meu caro. :lol:  :roll:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2329 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Noticias da Unidade de Intervenção da GNR
« Responder #17 em: Novembro 05, 2013, 11:13:03 pm »
Hoje no jornal das 13:00 na SIC, deu uma reportagem sobre o GIOE, exercício de contra-terrorismo, resgate de reféns.
 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1514
  • Recebeu: 200 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +247/-240
Re: Noticias da Unidade de Intervenção da GNR
« Responder #18 em: Novembro 07, 2013, 07:51:05 pm »
Supostamente tiveram uma formação contraterrorismo, e claro para variar a noticia que vem a público teria que ser algo sobre "resgate de reféns" virou moda em qualquer força, dando a ideia que qualquer força policial ou militar nos tempos de hoje tem a capacidade para o fazer.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Noticias da Unidade de Intervenção da GNR
« Responder #19 em: Novembro 08, 2013, 12:56:29 pm »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2329 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Noticias da Unidade de Intervenção da GNR
« Responder #20 em: Novembro 08, 2013, 06:09:36 pm »
Eu acho é que isto é mais uma maneira da GNR mostrar que consegue substituir o Exército neste tipo de missões. Que a GNR faz trabalho de "policia" já toda a gente sabe, mas aqui também quer mostrar que faz o trabalho da "tropa".

Alias pelas imagens até passavam bem por uma unidade militar, de camuflado, etc.
Talvez sejam fileiras mais "militaristas" dentro da GNR...
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Noticias da Unidade de Intervenção da GNR
« Responder #21 em: Novembro 08, 2013, 06:56:34 pm »
A mensagem é clara, não precisamos da FOEsp nem do DAE, "nós" temos capacidade para executar este tipo de missões fora do território nacional.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2329 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Noticias da Unidade de Intervenção da GNR
« Responder #22 em: Novembro 08, 2013, 07:48:02 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
A mensagem é clara, não precisamos da FOEsp nem do DAE, "nós" temos capacidade para executar este tipo de missões fora do território nacional.

Acredito que a ideia que queiram passar seja essa, apesar da história ser um bocado forçada :mrgreen: ), também por acaso estava lá um helicoptero Kamov  :wink: , não quer dizer que fosse usado numa operação real no estrangeiro, mas sim que foi o helicopetro usado para este exercicio.

Neste exemplo a GNR está a rivalizar directamente com o Exército, mas este tipo de missões fora do territorio nacional podem ser muito diversificados, por exemplo Timor, quando a GNR tinha lá um contigente (possivelmente incluirira elementos GIOE?, não sei), se houvesse um caso deste tipo acredito que pudessem ser utilizados, mas estar a projecta-los de Portugal para outro pais de propósito já acho menos provável, há muitas variáveis, é uma operação com o acordo do pais onde a operação vai decorrer ou não, o pais está em paz, em guerra civil?, são necessário outras forças de apoio, maritimos, aéreos, terrestres?, etc.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2329 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Noticias da Unidade de Intervenção da GNR
« Responder #23 em: Novembro 08, 2013, 11:10:22 pm »
O caso que tem dado nas noticias sobre o rapto dos portugueses em Moçambique fez-me pensar neste tópico, o governo de Moçambique até disse que aceita a oferta de ajuda de Portugal, vamos imaginar que se descobre onde é os reféns estão mas as forças moçambicanas não possuem a formação necessária para efetuar uma operação deste tipo, podiam muito bem pedir a Portugal uma unidade de resgate (militar, GNR, PSP escolham a que preferem :mrgreen: , em que não temos o consentimento de operar no território do outro pais, ou que esse governo até apoie os raptores, tipo isto :wink: .

 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1514
  • Recebeu: 200 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +247/-240
Re: Noticias da Unidade de Intervenção da GNR
« Responder #24 em: Novembro 09, 2013, 12:24:56 pm »
O problema desse filme da nossa policia agir em território estrangeiro, prende-se com o facto de que estará sobre alçada de autorizações do outro país e Moçambique não é Timor, tem uma policia bastante corrupta, o mais provável num caso de reféns será a policia estar de alguma forma conivente ou tentar ficar com parte do $ do resgate ou ainda impedir outras formas de agir. Ainda há tempos uma portuguesa relatava que alguém tinha sido raptado, fizeram queixa à policia e esta aconselhou a pagar o resgate, mas que esta serviria de intermediário, portanto ficaram com o $ e avisaram os raptores do sucesso dividindo os lucros entre si.
Temo que a GNR teria sérios problemas em actuar neste cenário.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Noticias da Unidade de Intervenção da GNR
« Responder #25 em: Novembro 09, 2013, 02:39:37 pm »
Conversa, mas quais conversa, é porrada para cima e mais nada! :evil:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2329 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Noticias da Unidade de Intervenção da GNR
« Responder #26 em: Novembro 09, 2013, 03:05:16 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Conversa, mas quais conversa, é porrada para cima e mais nada! :mrgreen: , e mete os teus paras (incluindo precs) e os meus aviões, melhor é dificil :lol: .
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Noticias da Unidade de Intervenção da GNR
« Responder #27 em: Novembro 09, 2013, 04:35:20 pm »
Houve outras nações a fazer operações semelhantes, mas esta ficou na história!

Dúvido que hoje em dia fizessem algo semelhante, os tempos são outros e o pessoal já não tem esta coragem/doideira!!! :shock:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Noticias da Unidade de Intervenção da GNR
« Responder #28 em: Novembro 10, 2013, 08:49:19 pm »
Tantos policias e militares que lá têm ido dar formação que eu não acredito que eles nao possuam algum tipo de capacidade a este nível. Acho que nem que seja por uma questão de "face" apenas irão pedir, se pedirem, aconselhamento e assessoria.
::..Trafaria..::
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2329 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Noticias da Unidade de Intervenção da GNR
« Responder #29 em: Novembro 10, 2013, 08:58:11 pm »
Citação de: "Trafaria"
Tantos policias e militares que lá têm ido dar formação que eu não acredito que eles nao possuam algum tipo de capacidade a este nível. Acho que nem que seja por uma questão de "face" apenas irão pedir, se pedirem, aconselhamento e assessoria.

Pois concordo, eu estava a falar num cenário fictício, já que lá se estava a passar a situação dos raptos em Moçambique.