Actividade Operacional/Exercícios

  • 637 Respostas
  • 114193 Visualizações
*

Barlovento

  • Membro
  • *
  • 117
  • Recebeu: 52 vez(es)
  • Enviou: 14 vez(es)
  • +7/-2
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #630 em: Novembro 06, 2018, 12:09:13 pm »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 4862
  • Recebeu: 808 vez(es)
  • Enviou: 538 vez(es)
  • +39/-16
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #631 em: Novembro 12, 2018, 11:37:39 am »
https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/f-16-foram-fundamentais-para-aterragem-de-emergencia-de-aviao-em-beja-diz-forca-aerea?fbclid=IwAR2fFSudbLuTmJWghpUuLG0cBF-gkrW_sECFI5MAe94RRZE0x23RnTtoPTQ
Citar
A Força Aérea Portuguesa (FAP) considerou hoje "fundamental" o papel dos seus dois F-16 para a aterragem de emergência do avião da Air Astana na Base Aérea de Beja, que foi o local escolhido por ser a "melhor solução".

Seguramente tiveram um papel fundamental, fulcral em todo este desfecho", disse o coronel-piloto-aviador Fernando Costa, o comandante da Base Aérea (BA) N.º11, em Beja, onde o avião aterrou e cujas pistas são usadas pelo aeroporto da cidade.

Segundo o comandante, que falava numa conferência de imprensa, na BA11, os F-16 tiveram um papel fulcral porque escoltaram o avião e deram "todas as indicações" que permitiram à aeronave chegar à base porque, sem eles, "até teria dificuldade em poder aproximar-se da base e aterrar nas melhores condições".

Por outro lado, os F-16, "inclusivamente, acabaram por fazer algum papel psicológico em contacto permanente via rádio com o comandante da aeronave no sentido também de os acalmar" e para que a aterragem pudesse "chegar a bom porto", disse.

"Tudo isso foi facultado pelos F-16" da FAP, que estão em prontidão e têm uma capacidade de reação de 10 a 15 minutos, 24 horas por dia, 365 dias por ano, frisou Fernando Costa.

A aeronave Embraer E190, da companhia aérea Air Astana, do Cazaquistão, efetuou hoje à tarde, às 15:28, uma aterragem de emergência bem-sucedida numa das pistas da BA11.

O avião, escoltado por dois caças F-16 da FAP, efetuou a aterragem após declarar uma emergência, devido a uma "falha crítica nos sistemas de navegação e controlo de voo", disse à Lusa fonte aeronáutica.

O voo KZR 1388 descolou de Alverca às 13:21 e tinha como destino Minsk, capital da Bielorrúsia, mas declarou emergência pouco tempo depois de ter iniciado o voo.

Segundo o porta-voz da FAP, tenente-coronel Manuel Costa, a partir do momento em que os F-16 se aproximaram do avião, o piloto "começou a ter outras referências, de rumo, de velocidade, de altitude".

A partir daí, "houve uma alteração da intenção inicial" do piloto de amarar, primeiro no rio Tejo e depois no mar, e "toda a atenção foi colocar a aeronave em segurança em terra" e ir para a BA11, que, "era, na altura, o aeródromo que apresentava as melhores condições para isso acontecer", explicou.

"Com a chegada dos F-16, mesmo a própria postura da tripulação se alterou, acalmou, teve ali um interlocutor muito perto, que lhe servia de referência", o que "acalmou claramente o piloto" e, "a partir daí, tudo se foi desenrolando de forma a Beja ser a melhor opção", disse Manuel Costa.

O avião foi acompanhado e colocado na pista da BA11 pela parelha de F-16, que fez "um trabalho muito importante e fundamental" no sentido de permitir levar a aeronave "até ter toda uma aterragem segura", frisou.

Manuel Costa disse que a "principal razão" para a escolha da BA11 para a aterragem foi "a dimensão da pista" e os meios de assistência e socorro que tem e que "estavam todos ativados".

"A escolha teve a ver com as condições que a Base Aérea de Beja oferece em termos de pista e da própria infraestrutura aeronáutica acoplada à base aérea", disse.

As condições meteorológicas na altura em Beja, já que as de Lisboa eram "muito más", a orografia da zona e o reduzido volume de tráfego do aeroporto de Beja foram também fatores que determinaram a escolha do local para a aterragem.

Os aeroportos de Lisboa e Faro "têm volumes de tráfego completamente diferentes de Beja ao domingo", disse Manuel Costa, contando que o avião "fez várias passagens até conseguir aterrar em segurança", o que teria provocado "constrangimento" num aeroporto com maior volume de tráfego.

Por isso, "obviamente que Beja era a melhor solução".



Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 4061
  • Recebeu: 226 vez(es)
  • Enviou: 234 vez(es)
  • +12/-0
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

perdadetempo

  • Perito
  • **
  • 453
  • Recebeu: 148 vez(es)
  • Enviou: 280 vez(es)
  • +15/-1
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #633 em: Novembro 12, 2018, 11:45:02 pm »
Descrição do incidente aéreo grave com o voo KC1388 da Astana.

Tem a transcrição das comunicações e links com os ficheiros áudio das comunicações realizadas.

https://aviation-safety.net/wikibase/wiki.php?id=217634

« Última modificação: Novembro 12, 2018, 11:47:51 pm por perdadetempo »
 

*

LM

  • Perito
  • **
  • 562
  • Recebeu: 51 vez(es)
  • Enviou: 430 vez(es)
  • +8/-0
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #634 em: Novembro 19, 2018, 02:26:31 pm »
Qual os meios da participação da FAP no Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX)?

Nota: Já vi, é JTAC.
« Última modificação: Novembro 19, 2018, 02:32:47 pm por LM »
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 4862
  • Recebeu: 808 vez(es)
  • Enviou: 538 vez(es)
  • +39/-16
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #635 em: Dezembro 09, 2018, 02:52:43 pm »
Muito Bem.

https://www.jn.pt/local/videos/interior/forca-aerea-ajuda-aviao-perdido-em-voo-e-sem-comunicacoes-10295439.html?fbclid=IwAR3VeTagrYg7TQjR2XIHL-BON4LfQOf_Q6Y1oyJ__8Ooj3_FDmC2m1AAa2Y

Citar
Este ramo das forças armadas adiantou, em comunicado, que no passado dia 05 de dezembro o avião Epsilon TB-30, em voo de instrução e a cerca de seis quilómetros a sul de Mora, "foi empenhado pelo controlo militar de Lisboa para prestar apoio ao Cessna em emergência".

Através de sinais visuais, os militares da Força Aérea "conseguiram encaminhar o piloto da aeronave civil até ao aeródromo de Tires, concelho de Cascais, onde aterrou em segurança", acrescentou.

"Esta operação exigiu do instrutor da Esquadra 101 -- Roncos, um desempenho em voo e uma tomada de decisão assinaláveis, pela dificuldade em acompanhar uma aeronave cuja velocidade é em muito inferior à do Epsilon e, ao mesmo tempo, por ter conseguido transmitir as instruções necessárias através de sinais visuais, garantindo a comunicação eficiente entre as duas aeronaves, fator chave no sucesso da missão", conclui a Força Aérea.



Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 2818
  • Recebeu: 53 vez(es)
  • Enviou: 4 vez(es)
  • +12/-16
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #636 em: Dezembro 27, 2018, 10:24:52 pm »
Artigo 308º

Traição à Pátria

Quem, por meio de violência, ameaça de violência, usurpação ou abuso de funções de soberania:

a) Tentar separar da Mãe-Pátria, ou entregar a país estrangeiro ou submeter à soberania estrangeira, todo o território português ou parte dele
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 4862
  • Recebeu: 808 vez(es)
  • Enviou: 538 vez(es)
  • +39/-16
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #637 em: Janeiro 09, 2019, 10:32:44 am »
https://ionline.sapo.pt/641053?source=social&fbclid=IwAR0S9fpvTQ6pkCRDReNAK7HYTKxcB-2N-brVBDlIM6sxhY85e7C9OQ31nJk

Citar
Estavam desaparecidos desde sábado

A Força Aérea regatou duas pessoas que estavam desaparecidos desde sábado na ilha açoriana do Faial.

Tio e sobrinho saíram de casa de manhã para a apanha da erva daninhas, mas o alerta do seu desaparecimento só foi dado ao final do dia. As buscas foram suspensas por volta das 22h30.

Os homens foram encontrados esta manhã, na zona da costa entre o farol da Ribeirinha e a ponta dos Cedros, uma zona de difícil acesso por terra. Foram resgatados por um helicóptero Merlin da Força Aérea.

Os dois homens não apresentavam ferimentos graves.



Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

 

F-18 Espanhois fazem exercicios em Portugal

Iniciado por Rui Conceicao

Respostas: 41
Visualizações: 11993
Última mensagem Setembro 07, 2006, 06:07:02 pm
por Hollywood