Novo Aeroporto Internacional

  • 7 Respostas
  • 3312 Visualizações
*

dremanu

  • Investigador
  • *****
  • 1261
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +7/-12
Novo Aeroporto Internacional
« em: Junho 23, 2004, 12:12:01 am »
Caros amigos, quando será que vamos ter um novo aeroporto internacional de Lisboa? Já estou cansado de ouvir os nossos "ilustres" deputados a discutirem, e a discutirem sobre este assunto, e nunca mais chegam a nenhuma conclusão. Acho que está mais que na hora de se decidirem de uma vez por todas onde vão fazer esse empreendimento, arregaçar as mangas, e começar o trabalho.

Só gostaria de saber as vossas opiniões em relação ao lugar onde deveria ser construido.

Deixo aqui uma foto do AP de Hong Kong, que é espetacular, e foi construído numa ilha artificial. Talvez seria algo que tb se poderia fazer aqui no nosso país.



Se quiserem ver mais umas fotos, cliquem aqui: http://www.hongkongairport.com/eng/aboutus/gallery.html
"Esta é a ditosa pátria minha amada."
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1697
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Junho 23, 2004, 02:34:08 pm »
DREMANU:

Hong Kong fez o aeroporto um ilha aartificial (acho que os japoneses também construíram um semelhante numa cidade de que agora não me recordo) por falta de espaço.

No caso português é mais por falta de dinheiro, já que se trata de um projecto caro, e como sabe o actual Governo, que segue as linhas mais ultra-liberais e monetaristas da cartilha da Escola de Chicago é avesso ao investimento público, preferindo deixar a economia afundar-se com todas as consequências trágicas para a sociedade e comprometendo o futuro do país.

O caso da Bombardier é um exemplo acabado de como se deixa fechar a única fábrica de material ferroviário do país, e se fica de braços cruzados, "deixando o mercado funcionar".

Quanto à localização julgo que está assente que será mesmo na Ota, mas não se sabe quando é que arranca, porque o projecto pretendia ser um UB com capacidade de rotação de mercadorias para a Europa e Península Ibérica, mas desconhece-se se esse projecto será rentável, para já porque Portugal é um país periférico, e portanto teria dificuldades em fazer depois o transporte de bens mesmo que já houvesse na altura comboios de alta/média velocidade para mercadorias.

Depois, porque o aeroporto de Madrid, para o mercado ibérico tem servido até aqui.

Temos que ter paciência.

Para mim, pessoalmente, julgo que se deve dar mais atenção ao porto de Sines e acelerar o projeccto de ligação ferroviária e rodoviária às redes ibéricas, para que esse porto possa ser rentabilizado.
 

*

emarques

  • Especialista
  • ****
  • 1178
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Junho 23, 2004, 05:26:48 pm »
Pois, dremanu, como o Rui elias disse, o problema em Hong Kong era falta de espaço. Por isso fizeram o aeroporto onde podiam. O mesmo que se passou em Macau. No caso de Portugal o problema é que temos bastante espaço, por isso damo-nos ao luxo de escolher entre vários locais e decidir qual deles é melhor.

Nunca lhe aconteceu entrar num parque de estacionamento cheio? Logo que se encontra um lugar, estaciona-se. Quando há muitos lugares, dá-se três ou quatro voltas ao parque sem decidir qual escolher... ;)
Ai que eco que há aqui!
Que eco é?
É o eco que há cá.
Há cá eco, é?!
Há cá eco, há.
 

*

dremanu

  • Investigador
  • *****
  • 1261
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +7/-12
(sem assunto)
« Responder #3 em: Junho 23, 2004, 07:17:04 pm »
Citação de: "emarques"
Pois, dremanu, como o Rui elias disse, o problema em Hong Kong era falta de espaço. Por isso fizeram o aeroporto onde podiam. O mesmo que se passou em Macau. No caso de Portugal o problema é que temos bastante espaço, por isso damo-nos ao luxo de escolher entre vários locais e decidir qual deles é melhor.

Nunca lhe aconteceu entrar num parque de estacionamento cheio? Logo que se encontra um lugar, estaciona-se. Quando há muitos lugares, dá-se três ou quatro voltas ao parque sem decidir qual escolher... ;)


hehehehehe...vc é um maroto!!!

Não creio que temos assim tanto espaço como isso. Preferia a opção de criar uma ilha artificial para construir o novo AP de Lisboa, e aproveitar a terra livre para plantar comida.

Rui:

A desculpa é sempre a mesma! Falta de dinheiro é relativo. É um projeto caro, mas é um projeto que eventualmente se paga a si próprio ao longo dos anos que estiver em uso. Com certeza um novo AP internacional em Lisboa vai ser usado para os próximos 100 anos, ou mais, daí que diferença faz ter um custo relativamente caro, podemos levar um século para o pagar.

Este é um projeto que, na minha opinião pessoal, trás um valor agregado, criação de postos de trabalho, oportunidade de "roubar" tráfico aos Espanhoís, melhor qualidade de serviço para quem tem que viajar, redução de poluição no espaço aéreo de Lisboa, etc.
"Esta é a ditosa pátria minha amada."
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1262
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +1/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #4 em: Junho 23, 2004, 07:25:04 pm »
Dremanu, o preço de uma ilha artificial é bastante superior ao preço de um aeroporto "convencional" construído em terra.

Para além do aspecto económico temos ainda o aspecto geográfico. A costa atlântica portuguesa tem condições bastante diferentes das enseadas de Hong Kong e mesmo Macau. A nossa costa é muito mais agreste, com uma geografia bastante mais dificil para construção e para navegação aérea.  

O aeroporto deverá ser construído em terra. E penso que, se a opção for mesmo construir um novo - o que é normal, o presente encontra-se já demasiado "dentro" da cidade, sem espaço para expansão - tem de se iniciar desde já os estudos para execução pois tal projecto demora no mínimo 10 anos a concluir - fase de estudo, projecção e construção.

Abraços,
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1697
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Junho 28, 2004, 04:32:18 pm »
DREMANU:

Provavelmente o novo aeroporto arrancará mais cedo ou mais tarde, mas dados os investimentos recentes na Portela, no Porto e em Faro considerou-se que não era muito prioritário para já.

Em relação ao que disse ácerca de haver retorno no investimentos, eles será real se houver trânsito de passageiros e principalmente de mercadorias para isso, ou de outro modo torna-se num "elefante branco".

Mas quem congelou o projecto do aeroposto foi o actual Governo.

Pode ser que com outro governo o projecto arranque, já que até à sua inauguração decorrerão muitos anos.
 

*

dremanu

  • Investigador
  • *****
  • 1261
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +7/-12
(sem assunto)
« Responder #6 em: Julho 15, 2004, 02:24:14 pm »
Fotos do que será o possível novo AP de Lisboa a ser construído na OTA.



"Esta é a ditosa pátria minha amada."
 

*

dremanu

  • Investigador
  • *****
  • 1261
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +7/-12
(sem assunto)
« Responder #7 em: Abril 29, 2005, 02:00:22 am »
Será que é desta que vai ser construido?
===============================================

Mário Lino não exclui estudar alternativas

Ministro reafirma urgência de novo aeroporto mas diz-se insatisfeito com Ota
28.04.2005 - 18h02   Lusa
 
O Governo vai avançar com a construção do novo aeroporto de Lisboa, que considera urgente, mas está insatisfeito com a actual solução de construção na Ota, afirmou hoje o ministro das Obras Públicas e Transportes.

Mário Lino, que falava à imprensa à margem de uma comemoração no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), afirmou que a decisão da Ota "não acrescenta tanta [capacidade anual de tráfego de passageiros] quanto o Governo gostaria", o que deixa o Executivo "algo desconfortável" com a solução.

De acordo com o ministro, a solução da Ota, tal como está desenhada, dará uma capacidade anual de tráfego na ordem de 30 milhões de passageiros, ao passo que, com a extensão de capacidade prevista, o aeroporto da Portela deverá atingir um valor próximo, 23 milhões.

O ministro não exclui estudar alternativas ao projecto da Ota, mas afirma que esta é "a localização que actualmente está em cima da mesa" e sublinha a urgência do investimento no novo aeroporto.

"Vamos tomar uma decisão definitiva sobre esse projecto, não podemos estar à espera porque nos arriscamos a que Portugal seja afastado do quadro da política europeia de transportes aéreos", afirmou, à margem das comemorações do 25º aniversário do departamento de transportes do LNEC.

"Não tenho qualquer dúvida de que Lisboa precisa de um aeroporto de dimensão internacional, um verdadeiro 'hub', senão arriscamo-nos a ter só um na Península Ibérica, em Madrid", afirmou o ministro.
"Esta é a ditosa pátria minha amada."
 

 

Novo "pacote multimilionário" de fundos europeus

Iniciado por comanche

Respostas: 0
Visualizações: 1827
Última mensagem Junho 30, 2007, 04:08:20 pm
por comanche
Empresa australiana vai explorar ouro de Montemor-o-Novo

Iniciado por dremanu

Respostas: 1
Visualizações: 1798
Última mensagem Agosto 04, 2005, 12:05:21 am
por typhonman
VW twrá escolhido AutoEuropa para produção de novo SUV

Iniciado por Normando

Respostas: 0
Visualizações: 994
Última mensagem Agosto 30, 2005, 06:05:15 pm
por Normando
Novo Projecto de Produção de Energia em Portugal

Iniciado por TestDummie

Respostas: 0
Visualizações: 1424
Última mensagem Maio 21, 2005, 08:43:12 pm
por TestDummie
Novo carro português

Iniciado por Tiger22

Respostas: 25
Visualizações: 9453
Última mensagem Abril 25, 2006, 05:53:45 pm
por Luso