Aeroporto na Base da Força Aérea em Monte Real?

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ShadIntel

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« Responder #30 em: Outubro 13, 2008, 11:09:48 am »
Caro Engenhocas, que um aeroporto civil faz muita falta na região Centro, sem dúvida que sim. Mas houve um pequeno mal-entendido: eu estava a falar do aeródromo de Fátima-Giesteira, não de um hipotético e talvez inviável futuro aeroporto.
 
Citação de: "Engenhocas"
Citação de: "ShadIntel"
Citação de: "Engenhocas"
Considero que um aeroporto civil na região centro faz muita falta, logo porque nao utilizar o novo aerodromo de fátima pa aeroporto civil em vez da base aerea de monte real?!
O aeródromo de Fátima pode apenas acolher aeronaves ligeiras. É pouco mais do que uma pista em asfalto de 1500m, sem quaisqueres condições para o tráfego aéreo comercial.

Fátima, Santarém, 12 Mai (Lusa) - O futuro aeroporto regional de Fátima vocacionado para aviões de média dimensão vai custar 80 milhões de euros, uma verba recuperável em 30 anos, refere um estudo técnico hoje divulgado.

Na apresentação do relatório preliminar do estudo de viabilidade desta infra-estrutura, Rogério Pedro, director regional da empresa de consultoria Proplano, explicou que a nova pista é "técnica e financeiramente viável", mas o prazo de execução irá depender do tipo de apoios estatais.

O projecto será candidato a fundos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) mas, mesmo sem qualquer apoio, o investimento será recuperado em 33 anos, disse este responsável.

Em cima da mesa estão duas hipóteses de ampliação da actual pista, com cerca de 1.500 metros para 2.400 de modo a receber aviões de médias dimensões, como o Airbus 320 ou o Boeing 737, com capacidade até 170 lugares.

Uma é mais simples, ampliando a actual pista, mas um dos limites ficará demasiado próximo da serra de Aire, um constrangimento técnico que irá dificultar a aproximação sul das aeronaves.

Outra das soluções, que é a defendida pela Proplano, é a construção de uma nova pista - aproveitando apenas metade da actual - ampliando a infra-estrutura existente para norte, e afastando-a dos cabeços serranos.

A futura pista teria uma dimensão semelhante à de Faro, capaz de acolher tráfego low-cost e voos charters, estimando-se um "horizonte de um milhão de passageiros por ano".

Lusa

Devo ser mesmo estúpido, ou então quem faz esse tipo de estudos é que tem algum problema qualquer...

Não sendo especialista da matéria, gostaria que alguém me explicasse como se transforma um aeródromo privado básico, com uma pista em asfalto de 1500x23m, sem placas de estacionamento ou hangares adequados, num aeroporto regional por uns meros 80 milhões de euros... Corrijam-me se estiver enganado, mas para receber aviões como o Airbus A320 ou Boeing 737, deve ser necessária uma pista em betão armado de pelo menos 15-20cm de espessura ? Para além da construção de uma aerogare em condições, da instalação de serviços de apoio/segurança (bombeiros, ...), de depósitos de combustível, do melhoramento dos acessos rodoviários e ligações aos transportes públicos... e não duvido que estou a esquecer inúmeros custos adicionais.

Além disso, primeira hipótese do estudo: ampliar em 800-900m a pista para sul, para alcançar os necessários 2400m, sabendo que para além dos problemas de aproximação causados pela Serra d'Aire, a A1 está situada a pouco mais de 650m a sul no eixo da actual pista...
Segunda hipótese: se a intenção for de aproveitar apenas metade da actual pista, significa uma ampliação de 1600m para Norte; para ir parar onde ? Nas pedreiras com mais de 30 metros de profundidade que estão situadas a uns 300 metros a Norte da pista no caso da mais próxima, e a pouco mais de 1km para a segunda ?

Sabendo dos "milagres" que já se conseguiram na construção de outros aeroportos, não duvido que seja tecnicamente possível, mas com um orçamento de 80 milhões ?!
Jamais !
 

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tgcastilho

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« Responder #31 em: Outubro 13, 2008, 06:06:07 pm »
Citação de: "ShadIntel"
Caro Engenhocas, que um aeroporto civil faz muita falta na região Centro, sem dúvida que sim. Mas houve um pequeno mal-entendido: eu estava a falar do aeródromo de Fátima-Giesteira, não de um hipotético e talvez inviável futuro aeroporto.
 
Citação de: "Engenhocas"
Citação de: "ShadIntel"
Citação de: "Engenhocas"
Considero que um aeroporto civil na região centro faz muita falta, logo porque nao utilizar o novo aerodromo de fátima pa aeroporto civil em vez da base aerea de monte real?!
O aeródromo de Fátima pode apenas acolher aeronaves ligeiras. É pouco mais do que uma pista em asfalto de 1500m, sem quaisqueres condições para o tráfego aéreo comercial.

Fátima, Santarém, 12 Mai (Lusa) - O futuro aeroporto regional de Fátima vocacionado para aviões de média dimensão vai custar 80 milhões de euros, uma verba recuperável em 30 anos, refere um estudo técnico hoje divulgado.

Na apresentação do relatório preliminar do estudo de viabilidade desta infra-estrutura, Rogério Pedro, director regional da empresa de consultoria Proplano, explicou que a nova pista é "técnica e financeiramente viável", mas o prazo de execução irá depender do tipo de apoios estatais.

O projecto será candidato a fundos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) mas, mesmo sem qualquer apoio, o investimento será recuperado em 33 anos, disse este responsável.

Em cima da mesa estão duas hipóteses de ampliação da actual pista, com cerca de 1.500 metros para 2.400 de modo a receber aviões de médias dimensões, como o Airbus 320 ou o Boeing 737, com capacidade até 170 lugares.

Uma é mais simples, ampliando a actual pista, mas um dos limites ficará demasiado próximo da serra de Aire, um constrangimento técnico que irá dificultar a aproximação sul das aeronaves.

Outra das soluções, que é a defendida pela Proplano, é a construção de uma nova pista - aproveitando apenas metade da actual - ampliando a infra-estrutura existente para norte, e afastando-a dos cabeços serranos.

A futura pista teria uma dimensão semelhante à de Faro, capaz de acolher tráfego low-cost e voos charters, estimando-se um "horizonte de um milhão de passageiros por ano".

Lusa
Devo ser mesmo estúpido, ou então quem faz esse tipo de estudos é que tem algum problema qualquer...

Não sendo especialista da matéria, gostaria que alguém me explicasse como se transforma um aeródromo privado básico, com uma pista em asfalto de 1500x23m, sem placas de estacionamento ou hangares adequados, num aeroporto regional por uns meros 80 milhões de euros... Corrijam-me se estiver enganado, mas para receber aviões como o Airbus A320 ou Boeing 737, deve ser necessária uma pista em betão armado de pelo menos 15-20cm de espessura ? Para além da construção de uma aerogare em condições, da instalação de serviços de apoio/segurança (bombeiros, ...), de depósitos de combustível, do melhoramento dos acessos rodoviários e ligações aos transportes públicos... e não duvido que estou a esquecer inúmeros custos adicionais.

Além disso, primeira hipótese do estudo: ampliar em 800-900m a pista para sul, para alcançar os necessários 2400m, sabendo que para além dos problemas de aproximação causados pela Serra d'Aire, a A1 está situada a pouco mais de 650m a sul no eixo da actual pista...
Segunda hipótese: se a intenção for de aproveitar apenas metade da actual pista, significa uma ampliação de 1600m para Norte; para ir parar onde ? Nas pedreiras com mais de 30 metros de profundidade que estão situadas a uns 300 metros a Norte da pista no caso da mais próxima, e a pouco mais de 1km para a segunda ?

Sabendo dos "milagres" que já se conseguiram na construção de outros aeroportos, não duvido que seja tecnicamente possível, mas com um orçamento de 80 milhões ?!
Jamais !


Mas,meu caro neste País,rapidamente se passa dos 80 Milhões para 180 Milhões.Sabe como é uns "derrapes" aqui ou outro ali e ta tudo feito  :roll:
 

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ShadIntel

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« Responder #32 em: Outubro 13, 2008, 06:32:09 pm »
Citação de: "tgcastilho"
Mas,meu caro neste País,rapidamente se passa dos 80 Milhões para 180 Milhões.Sabe como é uns "derrapes" aqui ou outro ali e ta tudo feito  :roll:
Basta-me olhar pela janela para ver um exemplo impressionante: a Ponte Rainha Santa Isabel sobre o Mondego, que tinha um custo previsto de 38 milhões de euros, e que disparou para mais de 110 milhões (+ 280% !).  :evil:

Estas derrapagens orçamentais também não são um problema exclusivo de Portugal.
 

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Lightning

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« Responder #33 em: Outubro 13, 2008, 07:22:27 pm »
Citação de: "ShadIntel"
Citação de: "tgcastilho"
Mas,meu caro neste País,rapidamente se passa dos 80 Milhões para 180 Milhões.Sabe como é uns "derrapes" aqui ou outro ali e ta tudo feito  :roll:
Basta-me olhar pela janela para ver um exemplo impressionante: a Ponte Rainha Santa Isabel sobre o Mondego, que tinha um custo previsto de 38 milhões de euros, e que disparou para mais de 110 milhões (+ 280% !).  :evil:

Estas derrapagens orçamentais também não são um problema exclusivo de Portugal.


Acho que essa percentagem deve ser normal, a ponte europa em Coimbra também teve uma derrapagem de 294%.
 

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pmdavila

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« Responder #34 em: Outubro 13, 2008, 08:24:30 pm »
E eu a pensar que a "Ponte Europa" era a agora chamada "Ponte Rainha Santa"... :lol:
Com os melhores cumprimentos,
pmdavila

"Antes morrer livres que em paz sujeitos"
 

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« Responder #35 em: Outubro 13, 2008, 09:44:27 pm »
É a vida, alguem tem de pagar o serviço que o primo do genrro e do cunhado do ministro X, as cunhas para se construirem obras publicas é nisto que dá, umas valentes derrapagens que quem paga é o Zé povinho, tudo para satisfazer a mafia que corroi a AR.
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

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Engenhocas

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« Responder #36 em: Outubro 13, 2008, 11:42:20 pm »
Se o Aeroporto de beja que tem  a abertura prevista pa trafego civil em março de 09, segundo vem ontem na edição do jornal de noticias custou 33,1 milhoes de euros, 80 milhoes talvez nao sera assim tao pouco...
E pode-se talvez utilizar camada betuminosa recilclada que fica bem mais barata(apenas uma ideia)..
Perder não é vergonha. Vergonha é não tentar.
 

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Engenhocas

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« Responder #37 em: Outubro 13, 2008, 11:47:24 pm »
E o novo aeroporto de  beja tem as seguintes caracteristicas :

Dimensões das pistas: pista principal 3450 m x 60 m, pista secundária 2951 m x 30 m

Logo talvez teja subdimensionado as necessidades para Fátima.
Perder não é vergonha. Vergonha é não tentar.
 

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Jorge Pereira

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« Responder #38 em: Fevereiro 19, 2009, 02:00:36 pm »
Citar
Base Aérea de Monte Real com novo sistema de iluminação de pista


10-02-2009


Foi inaugurado no passado dia cinco de Fevereiro um novo sistema de iluminação de pista da Base Aérea Nº 5, em Monte Real.

O sistema em questão, na linha de aproximação à pista 19, foi substituído integralmente, sendo constituído por aparelhos de iluminação, strobe lights, postes e torres elevadas para suporte dos respectivos aparelhos, tubagem, caixas de visita, maciços em betão para instalação de postes e torres, cablagem e demais equipamento eléctrico associado.

O restabelecimento deste sistema de ajudas visuais à navegação aérea veio aumentar a segurança de voo em condições climatéricas adversas e em períodos nocturnos, factor este considerado da maior importância na Força Aérea.

Fonte


Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

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Daniel

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« Responder #39 em: Fevereiro 19, 2009, 03:38:14 pm »
Citar
Base Aérea de Monte Real com novo sistema de iluminação de pista


10-02-2009


Foi inaugurado no passado dia cinco de Fevereiro um novo sistema de iluminação de pista da Base Aérea Nº 5, em Monte Real.

O sistema em questão, na linha de aproximação à pista 19, foi substituído integralmente, sendo constituído por aparelhos de iluminação, strobe lights, postes e torres elevadas para suporte dos respectivos aparelhos, tubagem, caixas de visita, maciços em betão para instalação de postes e torres, cablagem e demais equipamento eléctrico associado.

O restabelecimento deste sistema de ajudas visuais à navegação aérea veio aumentar a segurança de voo em condições climatéricas adversas e em períodos nocturnos, factor este considerado da maior importância na Força Aérea.

Fonte


Mas que grandes postes :lol:  c34x
A Vida é um teste e uma incumbência de  confiança.
 

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Lancero

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« Responder #40 em: Março 12, 2009, 10:47:19 am »
:roll:

Citar
12 Março 2009 - 00h30

Monte Real: Terreno de 400 metros quadrados ao lado da pista

Fisco põe Base Aérea à venda

A Direcção-Geral dos Impostos colocou à venda um terreno situado mesmo ao lado da pista principal da Base Aérea nº 5, em Monte Real, Leiria. O valor de licitação é de 560 euros e a entrega de propostas, por carta fechada, pode ser feita até 24 de Junho.


Uma consulta à página electrónica da venda de bens penhorados pelas Finanças revela o insólito: a parcela de terra, localizada entre a pista principal da Base Aérea e o acesso às placas de estacionamento dos aviões, com uma área total de 400 metros quadrados, está penhorada pelo tribunal e pode agora ser comprada em hasta pública ou arrematada à melhor oferta – as propostas deverão ser endereçadas à 2ª Repartição de Finanças de Leiria.

A Força Aérea Portuguesa (FAP) foi apanhada de surpresa com a situação e diz que só pode tratar-se de um erro. "É óbvio que o terreno em causa não é de acesso público, faz parte integrante da base e, como tal, não pode estar para venda", assegurou ao CM o tenente-coronel Paulo Gonçalves, porta-voz da FAP.

Segundo uma fonte das Finanças, a colocação em venda de terrenos pertencentes a instituições militares não é inédita, havendo casos recentes na Região Autónoma dos Açores, provocados por atrasos na regularização da posse dos imóveis.

Paulo Gonçalves garante não ser este o caso. "Não há situações por resolver com os terrenos da Base Aérea nº 5 e a lista de património a alienar pela FAP na região de Monte Real apenas contempla uma pequena parcela de terra, na localidade de Segodim", referiu o oficial.

O chefe da 2ª Repartição de Finanças de Leiria, José Luís, também admite ter havido um engano. Como a venda em causa "dispensa uma avaliação", não houve deslocação de um perito ao local e o programa informático terá assumido as "coordenadas erradas", esclareceu o responsável.

De acordo com a informação disponibilizada pelo Fisco, o imóvel tem vinha e confronta com três particulares, tendo a poente a Vala dos Barros.

Francisco Pedro


http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx ... 0000000010
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

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nelson38899

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« Responder #41 em: Junho 04, 2009, 10:23:15 am »
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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« Responder #42 em: Junho 04, 2009, 11:16:04 am »
A que país pertenciam os A7 e os Puma??? Bombardeamento ao pé de populaçao..... excelente video. É disto que a gente precisa exercícios e demonstrações junto da comunidade, não so para demonstrar as nossas capacidades mas como também recrutar mais voluntários, adrenalina e acção junto da gente nova.
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

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nelson38899

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« Responder #43 em: Junho 04, 2009, 11:25:48 am »
Citação de: "Instrutor"
A que país pertenciam os A7 e os Puma??? Bombardeamento ao pé de populaçao..... execente video. É disto que a gente precisa exercícios e demonstrações junto da comunidade, não so para demonstrar as nossas capacidades mas como também recrutar mais voluntários, adrenalina e acção junto da gente nova.


A Portugal. os vídeos são de 1995
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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« Responder #44 em: Junho 04, 2009, 11:45:27 am »
Citação de: "nelson38899"
Citação de: "Instrutor"
A que país pertenciam os A7 e os Puma??? Bombardeamento ao pé de populaçao..... execente video. É disto que a gente precisa exercícios e demonstrações junto da comunidade, não so para demonstrar as nossas capacidades mas como também recrutar mais voluntários, adrenalina e acção junto da gente nova.

A Portugal. os vídeos são de 1995


Pois tambem achei estranho ver os A7 e os Puma, sei que os nossos A7 ja nao executam missoes desde 1999 e os Puma só os 4 dos Açores, mas como o camarada Nelson referiu como o ultimo espetáculo na Base nº5 pensei que o video fosse mais recente, entao quer dizer que a 15 anos que nao se fazem estas demonstraçoes na BA5?
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

 

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