Defesa: MDN e Microsoft criam em Portugal Centro de Inovação

  • 5 Respostas
  • 4646 Visualizações
*

comanche

  • Investigador
  • *****
  • 1799
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Citar
Lisboa, 9 Jul (Lusa) - O ministério da Defesa e a Microsoft decidiram hoje, em Lisboa, criar um Centro de Inovação e Desenvolvimento de Software para a Defesa, visando o desenvolvimento profissional de soluções inovadoras para esta área, informaram as duas instituições.

De acordo com a Microsoft, e no âmbito do Plano Tecnológico, o novo centro "pretende contribuir com soluções concretas para a modernização da Defesa nacional, assente no conhecimento, tecnologia e Inovação".

A parceria foi estabelecida após um encontro entre o ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, e o vice-presidente da Microsoft para a área da Defesa, Tim Bloechl, e divulgada em Oeiras.

Severiano Teixeira confirmou a realização em Lisboa, no mês de Novembro, de um evento mundial promovido pela multinacional norte-americana, em colaboração com a NATO para a área da Defesa.

Trata-se do "Defence Leaders Forum" (DLF), evento para o qual Lisboa concorreu com Londres e Singapura, e que reunirá responsáveis políticos, militares e de investigação tecnológica de todo o mundo para debater questões ligadas ao desenvolvimento das tecnologias militares.

Sobre a criação em Portugal de um centro de inovação na área da Defesa-MIC (Microsoft Center for Innovation), Severiano Teixeira destacou o facto deste ser o primeiro para a área da defesa desta multinacional.

O novo centro "reunirá as indústrias de Defesa nacional, as empresas, universidades e centros de investigação com objectivo de se criar um pólo de investigação e desenvolvimento nesta área", afirmou.

Severiano Teixeira revelou que as duas novas parcerias com a Microsoft terão concretização ainda este ano.

Por seu lado, o vice-presidente da Microsoft para a área da Defesa, Tim Bloechl, realçou a realização do segundo fórum de líderes da Defesa em Lisboa que, disse, servirá para os participantes se focarem nos assuntos da Defesa da Aliança Atlântica e nas soluções tecnológicas com aplicação militar.

"Talvez não saibam, mas a Microsoft está muito envolvida na tecnologia militar e o nosso principal cliente nesta área são as Forças Armadas Americanas", revelou.

"Sabemos que actualmente Portugal conduz operações militares em diversos locais do mundo, no âmbito da NATO e da União europeia, e temos uma profunda admiração pelos militares portugueses empenhados nessas missões", afirmou.

Tim Bloechl disse que gostaria de assegurar que esses militares portugueses podem ter à sua disposição as melhores soluções tecnológicas para sua protecção nos teatros de operações onde se encontram.

À semelhança de outros centros da mesma rede já existentes em Portugal, o novo centro visa ainda desenvolver uma plataforma de trabalho para a economia de "software" local, em torno do mercado da Defesa Nacional.

O ministro da Defesa disse que as indústrias nacionais de defesa, as universidades e os centros de investigação vão identificar, numa primeira análise, quais as áreas de interesse para o país e para a multinacional norte-americana.

"Na conversa que tivermos abordamos duas áreas específicas, mas todas estão em aberto", disse, realçando os Sistemas de Comando e Controlo em língua portuguesa e questões ligadas à Segurança Marítima.

"O trabalho começa neste momento", declarou, sublinhando que durante o fórum de líderes mundiais da Defesa, em Novembro, as duas partes poderão revelar mais pormenores sobre estas parcerias.

Tim Bloechl disse que desenvolver soluções tecnológicas para utilização militar em todo o mundo é um dos objectivos visados pela parceria com Portugal.

Joyce Fernandes, da Microsoft Portugal, sustentou a opção da multinacional por Portugal como o "reconhecimento da competência do capital humano" nacional no desenvolvimento e investigação tecnológica.

Por outro lado, o director-geral da multinacional em Portugal, Nuno Duarte, considera que se verificou a existência em Portugal de um "embrião francamente inovador de aplicações na área da Defesa".

A concluir, o ministro da Defesa manifestou-se "orgulhoso e muito satisfeito" pela decisão da Microsoft ter escolhido Portugal para estas novas parcerias tecnológicas.


SRS.

 

*

Naadjh

  • 67
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Julho 09, 2008, 11:20:10 pm »
:S lá vem a M$
 

*

tsumetomo

  • 159
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Julho 10, 2008, 01:16:56 am »
O futuro da aviacao nacional...
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 3055
  • Recebeu: 129 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +128/-32
(sem assunto)
« Responder #3 em: Julho 10, 2008, 01:38:37 am »
L O L
Artigo 308º

Traição à Pátria

Quem, por meio de violência, ameaça de violência, usurpação ou abuso de funções de soberania:

a) Tentar separar da Mãe-Pátria, ou entregar a país estrangeiro ou submeter à soberania estrangeira, todo o território português ou parte dele
 

*

Granadeiro

  • 26
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #4 em: Agosto 12, 2008, 04:27:19 pm »
Bonito, quando precisar-mos de software vai crashar na pior altura.



E Se crashar o tuga tem sempre solução  :D  :D

 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 637
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Agosto 15, 2008, 06:18:51 pm »
Vá la. Vamos ter fé.
Eu por acaso conheço uns quantos militares do centro de dados da defesa (extinto o CIE e união com os outros Ramos) e posso dizer que o trabalho é serio e os militares competentes.
São todos licenciados pelo Instituto Superior Técnico e foram (alguns) os meus professores na ESPE.
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

 

Construção em Portugal de navios Patrulha classe Amazonas

Iniciado por AFA

Respostas: 4
Visualizações: 2335
Última mensagem Março 15, 2017, 10:19:48 pm
por rbp
Aliança estratégica entre Portugal e Israel

Iniciado por dremanu

Respostas: 66
Visualizações: 17361
Última mensagem Dezembro 26, 2004, 08:31:31 pm
por typhonman
Comprar!!! Porquê? Portugal deve construir

Iniciado por MonstruPortugal

Respostas: 148
Visualizações: 44290
Última mensagem Abril 11, 2010, 10:58:48 pm
por MonstruPortugal
Camiões ligeiros 4x4 fabricados em Portugal

Iniciado por JQT

Respostas: 1
Visualizações: 3816
Última mensagem Abril 21, 2012, 06:21:31 pm
por afonsinho
Fabricar o Uro VAMTAC em Portugal

Iniciado por JNSA

Respostas: 49
Visualizações: 26002
Última mensagem Janeiro 27, 2011, 12:06:43 pm
por Cabecinhas