Crise Alimentar Mundial

  • 1 Respostas
  • 1836 Visualizações
*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 7681
  • Recebeu: 334 vez(es)
  • Enviou: 586 vez(es)
  • +224/-205
Crise Alimentar Mundial
« em: Abril 29, 2008, 02:26:28 pm »
Citar
Fome já atingiu alguns países pobres

ONU cria grupo para responder à crise alimentar mundial

29.04.2008 - 11h21 PÚBLICO, Agências

As Nações Unidas e outras organizações internacionais puseram-se de acordo para criar um grupo de crise destinado a responder ao desafio da crise alimentar mundial, anunciou hoje o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, na Suíça.

O secretário-geral e líderes de 27 agências e organizações da ONU reuniram-se desde ontem à porta fechada para lançar um plano de combate para enfrentar a crise provocada pela subida sem precedentes do preço dos produtos alimentares.

“Consideramos que a escalada dramática dos preços da alimentação em todo o mundo evoluiu para um desafio sem precedentes de proporções globais que se tornou numa crise para os mais vulneráveis, incluindo os pobres urbanos”, lê-se numa declaração da ONU citada pela Reuters, depois de uma reunião de dirigentes das suas agências na capital suíça, Berna.

O grupo de crise ficará sob a responsabilidade directa de Ban Ki-moon, que encarregou o secretário-geral adjunto John Holms da sua coordenação.

A prioridade imediata é “alimentar os famintos”, sublinhou, pedindo aos países doadores que respondam “com urgência e de maneira completa” aos apelos por fundos que lhes foram lançados.

A crise alimentar já causou fome e motins nalguns países pobres, como o Haiti, e também açambarcamentos. Na semana passada, a maior cadeia de distribuição dos EUA limitou mesmo a quantidade de arroz que cada cliente pode comprar de cada vez que se desloca às lojas.

Na conferência de imprensa, Ban Ki-moon estava acompanhado pela directora-executiva do Programa Alimentaer Mundial (PAM), Josette Sheeran, pelo presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, pelo director da Organização para a Agricultura e Alimentação (FAO), Jacques Diouf, pelo presidente do Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (FIDA), Lennart Bäge, e pelo director da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

André

  • Investigador
  • *****
  • 3570
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +15/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Abril 29, 2008, 03:30:34 pm »
«Não vão faltar alimentos» em Portugal



Citar
O ministro da Agricultura, Jaime Silva, procurou hoje tranquilizar os portugueses, assegurando que os alimentos não vão faltar, embora admita alguma preocupação perante a crise mundial.
As declarações de Jaime Silva foram feitas à TSF no dia em que as Nações Unidas e o Banco Mundial decidiram criaram uma equipa de emergência que vai tentar enfrentar a subida do preço de alimentos como o trigo.

Apesar de não esconder a preocupação, Jaime Silva disse aos «portugueses «para estarem tranquilos» garantindo que «os alimentos não vão faltar», já que o país produz «pão e cereais» e está «no maior mercado do mundo, que é a União Europeia».

O ministro salientou, no entanto, que o Governo português «está preocupado e atento» aos aumentos dos alimentos no país e na UE como tem feito noutras situações.

«O Governo acompanha (a subida dos preços) mas, por exemplo, o aumento do preço do pão chegou a ser apontado para os 50%, e afinal não chegou sequer aos 10%», recordou, garantindo «que no caso do arroz» a situação «vai ser acompanhada para não haver aumentos especulativos».

Lusa

 

 

China pode tornar-se a 4ª maior economia mundial

Iniciado por Pantera

Respostas: 18
Visualizações: 6426
Última mensagem Abril 13, 2006, 10:31:08 pm
por Luso
Clima mundial precisa de revolução energética, dizem EUA

Iniciado por comanche

Respostas: 5
Visualizações: 3613
Última mensagem Setembro 29, 2007, 05:39:49 pm
por André
Tecnologia Robotica Mundial

Iniciado por Daniel

Respostas: 6
Visualizações: 1388
Última mensagem Maio 20, 2019, 10:22:25 am
por Lusitano89
Economia Mundial

Iniciado por Viajante

Respostas: 70
Visualizações: 8641
Última mensagem Maio 20, 2019, 08:00:20 pm
por Lusitano89
EUA podem entrar em crise ainda este ano

Iniciado por P44

Respostas: 16
Visualizações: 6546
Última mensagem Outubro 01, 2008, 02:03:10 am
por oultimoespiao