As Camaras Termicas Mira, fui eu recebe-las a Alcochete do fabricante

E apesar de serem muitos boas...sao algo que se monta por cima do Posto de Tiro e nao fazendo parte deste, sao bastante pesadas, o que me parece um inconveniente...depois a pequena garafa que faz a refrigeracao da camara e extremamente cara e so dura muitos poucos minutos...os "Artistas" da EPI em Mafra tinham uma Garrafa Enorme de Hidrogenio que andavam com ela as costas quando era para dar instrucao ou fazer tiro

(mesmo a Ze povinho)
O Engenheiro da Aerospatiale que veio a Portugal, nem quiz acreditar que nao havia uma caixa de ferramentas ou uma chave de fendas no impressionante (de fora) Deposito Geral do Exercito...
Prontos tirando os apartes...o Milan ER por exemplo ja tem um alcance de 3000 metros e a Camara Termica esta incorporada dentro a da unidade Ocular do Posto de Tiro...e nao como na original que se tem de montar a camara termica por cima...nao faco ideia e qual o sistema que usam para refrigerar a camara...espero que seja algo mais eficaz e nao apenas uma garafa para uns minutos !?!
E ja em 1994, quando passei a fazer parte da CACar o entao Comandante de Companhia, Capitao Coutinho...dizia e muito bem que os Milan estavam ultrapassados, especialmente quanto ao alcance e que deviamos substituilos...em 1997 ou 1998 recebemos as Camaras Termicas que pelo menos colmataram o problema que nao podiamos fazer tiro nocturno ou em mas condicoes de visibilidade...mas 22 anos depois eles continuam por la...
E aposto que na agora Escola das Armas...eles continuam com a garrafa de hidrogenio as costas