Substituição P-3

  • 127 Respostas
  • 24909 Visualizações
*

tgcastilho

  • Membro
  • *
  • 185
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +1/-0
Substituição P-3
« em: Agosto 06, 2007, 11:33:10 am »
Boas qual é que acham que sera o substituto do p-3 num futuro medio/longo prazo??
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 14936
  • Recebeu: 971 vez(es)
  • Enviou: 929 vez(es)
  • +161/-151
(sem assunto)
« Responder #1 em: Agosto 06, 2007, 01:07:14 pm »
A muito longo prazo poderá ser...acho que não há no mercado que possa substituir o P-3, pois não? :?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

tgcastilho

  • Membro
  • *
  • 185
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Agosto 06, 2007, 01:32:36 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
A muito longo prazo poderá ser...acho que não há no mercado que possa substituir o P-3, pois não? :?

Existe o p-8 ainda em fase exprimental(penso eu) mas que estara pronto em 2010/2012
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 4157
  • Recebeu: 263 vez(es)
  • Enviou: 259 vez(es)
  • +54/-9
(sem assunto)
« Responder #3 em: Agosto 06, 2007, 09:08:17 pm »
boas

Eu não quero ser pessimista, mas  pensar no substituto do P3C, é como pensar em ir a marte, só em 2100 é que é capaz desse pensamento ser viavél, pois ao ritmo que se está a por estes P3C comprados à holanda em segunda mão operacionais.  :(
Falando no presente, ja existem alguns equipamentos que ja substituem os  P3 em algumas missões de curto e médio alcance. Um ou dois dos EH101 faz vigilancia costeira e alguns dos futuros C295, tambem ja vem com essa capacidade, por isso em parte ja temos substituto do P3, na área de patrulha, agora de ataque ar-mar, apenas os sete ou oito MLU tem essa capacidade.

Cump.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 7349
  • Recebeu: 605 vez(es)
  • Enviou: 745 vez(es)
  • +89/-30
(sem assunto)
« Responder #4 em: Agosto 06, 2007, 10:03:29 pm »
Citação de: "tgcastilho"
Existe o p-8 ainda em fase exprimental(penso eu) mas que estara pronto em 2010/2012


Existem outros aviões de ASW além do P-3, como o Atlantic ou o Nimrod mas dos três prefiro o P-3.

O P-8 é um Boeing 737 equipado, se houver interesse por paises europeus não é necessário comprar P-8 aos EUA, pode-se equipar um Airbus, tem é que existir encomendas para o projecto ser viável.
 

*

HenriqueJr

  • Membro
  • *
  • 20
  • +0/-2
(sem assunto)
« Responder #5 em: Maio 10, 2008, 03:38:16 pm »
Em breve saira deverá estar saindo do forno o EMB-190MPA.   :D
"A razão de haver atéus no mundo se deve aos Cristãos, Estes negam com suas ações o que afirmam pela boca" Karl Rahn
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 14936
  • Recebeu: 971 vez(es)
  • Enviou: 929 vez(es)
  • +161/-151
(sem assunto)
« Responder #6 em: Maio 10, 2008, 03:48:19 pm »
Mais uma vez vamos ter que esperar para ver o que é que sairá desse projecto.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

HenriqueJr

  • Membro
  • *
  • 20
  • +0/-2
(sem assunto)
« Responder #7 em: Maio 10, 2008, 04:01:16 pm »
Eu sempre coloco uma opção da Embraer porque acho muito vantajoso para Portugal pois a OGMA hoje pertence a Embrar e dessa forma Portugal poderá ter participação ativa nos projetos desta ultima, gerando renda e emprego em vosso pais. Pode-se dizer, praticamente, que os produtos da Embraer, quando adquiridos por Portugal, passaram a ser produtos nacionais vossos! Dessa forma ganha a Embraer com o aumento da carteira de pedidos de seus produtos, ganha a OGMA por manter a linha de produção sempre ativa e ganha Portugal com os empregos gerados e divisas que ficam no próprio país!
"A razão de haver atéus no mundo se deve aos Cristãos, Estes negam com suas ações o que afirmam pela boca" Karl Rahn
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 4157
  • Recebeu: 263 vez(es)
  • Enviou: 259 vez(es)
  • +54/-9
(sem assunto)
« Responder #8 em: Maio 10, 2008, 08:16:04 pm »
Citação de: "HenriqueJr"
Eu sempre coloco uma opção da Embraer porque acho muito vantajoso para Portugal pois a OGMA hoje pertence a Embrar e dessa forma Portugal poderá ter participação ativa nos projetos desta ultima, gerando renda e emprego em vosso pais. Pode-se dizer, praticamente, que os produtos da Embraer, quando adquiridos por Portugal, passaram a ser produtos nacionais vossos! Dessa forma ganha a Embraer com o aumento da carteira de pedidos de seus produtos, ganha a OGMA por manter a linha de produção sempre ativa e ganha Portugal com os empregos gerados e divisas que ficam no próprio país!


Eu não ponho isso em causa os productos da embraer, mas Portugal tem em curso a modernização dos aviões P3CP, comprados há holanda em segunda mão, e segundo o prazos vão entrar ao serviço em 2012, por isso para os substituir, vai ser necessário esperar pelo menos 20 anos, e pelo andar da carruagem, aviões tipo o P3 vão se tornar obsoleto, basta ver o programa UAV americano para patrulhamento maritimo, o mais certo é Portugal em 2032, comprar um UAV e não um avião como o P3
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

beachboy

  • 7
  • +0/-0
Ou então não...
« Responder #9 em: Maio 24, 2008, 08:18:20 pm »
Apesar de ter essa capacidade (patrulhamento marítimo) o P-3 foi concebido para fazer frente à ameaça submarina. Uma aeronave para ter esta capacidade necessita de ter equipamento muito específico e uma tripulação a bordo para os operar. Isto para ser feito à distância, como deve imaginar, é extremamante complexo. Terei que concordar consigo, se me disser que os submarinos já não representam o mesmo tipo de ameaça nos tempos que correm, no entanto, os submarinos continuam a ser uma ameaça real para qualquer nação. Daí o investimento e a busca de novas soluções para dar continuidade a este tipo de missão.
Outra questão é o facto de os P-3 terem deixado de ser apenas MPA´s para serem também MMA (multi-mission aircraft). Devido ao seu espaço, capacidade de carga e versatilidade, estas aeronaves tem servido como plataformas em variadíssimas missões como CSAR, coordenação de ataque para forças aéreas ou terrestres, sendo cada vez mais requisitadas nas várias frentes.
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 3042
  • Recebeu: 126 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +127/-32
(sem assunto)
« Responder #10 em: Maio 24, 2008, 08:23:43 pm »
Os americanos usaram os P-3C no Kosovo e Afeganistão para fazer ataques em profundidade com misseis SLAM-ER.
Artigo 308º

Traição à Pátria

Quem, por meio de violência, ameaça de violência, usurpação ou abuso de funções de soberania:

a) Tentar separar da Mãe-Pátria, ou entregar a país estrangeiro ou submeter à soberania estrangeira, todo o território português ou parte dele
 

*

LuisC

  • Perito
  • **
  • 311
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #11 em: Maio 25, 2008, 01:23:48 am »
Creio que a substituição do P-3 em Portugal passará inevitavelmente por uma opção europeia…a Airbus já se mexe no sentido de encontrar um concorrente para o P-8.…talvez um A-320MP.
Dentro de alguns anos existirá na Europa uma procura acentuada para aviões deste tipo, uma vez que são muitos os países europeus a operarem aeronaves P-3 ou da mesma geração, por isso faz todo o sentido apostar num projecto europeu.
Quanto aos UAVs, as opções existentes no mercado têm ainda preços proibitivos para países como Portugal.
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 3042
  • Recebeu: 126 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +127/-32
(sem assunto)
« Responder #12 em: Maio 25, 2008, 01:32:41 am »
Existe o P-8 Poseidon, da Boeing tambem.
Artigo 308º

Traição à Pátria

Quem, por meio de violência, ameaça de violência, usurpação ou abuso de funções de soberania:

a) Tentar separar da Mãe-Pátria, ou entregar a país estrangeiro ou submeter à soberania estrangeira, todo o território português ou parte dele
 

*

JLRC

  • Investigador
  • *****
  • 2509
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +4/-42
(sem assunto)
« Responder #13 em: Maio 25, 2008, 09:45:31 pm »
Citação de: "LuisC"
Dentro de alguns anos existirá na Europa uma procura acentuada para aviões deste tipo, uma vez que são muitos os países europeus a operarem aeronaves P-3 ou da mesma geração, por isso faz todo o sentido apostar num projecto europeu.
Quanto aos UAVs, as opções existentes no mercado têm ainda preços proibitivos para países como Portugal.


Não são assim tantos. Portugal tem 5 P-3C, a Alemanha 8 P-3C, a Espanha 5 P-3B, a Grécia 5 P-3B e a Noruega 4 P-3C. Dá um total de 27 aviões.
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 6742
  • Recebeu: 294 vez(es)
  • Enviou: 200 vez(es)
  • +159/-0
(sem assunto)
« Responder #14 em: Maio 25, 2008, 09:58:10 pm »
Citação de: "LuisC"
operarem aeronaves P-3 ou da mesma geração


JLRC, também devemos considerar os Breguet Atlantic (França e Itália) e, mesmo os Hawker Nimrod (RU) :wink: .
 

 

Governo entrega substituição do Aviocar à espanhola CASA

Iniciado por Maginot

Respostas: 10
Visualizações: 5139
Última mensagem Maio 06, 2005, 10:10:47 pm
por Luso
Aberto concurso para a substituição dos Aviocar

Iniciado por Ricardo Nunes

Respostas: 37
Visualizações: 13662
Última mensagem Dezembro 28, 2004, 09:13:27 pm
por JNSA
Substituição dos AlphaJet por um novo avião de treino?

Iniciado por Marauder

Respostas: 27
Visualizações: 11225
Última mensagem Setembro 21, 2006, 03:30:41 am
por p_shadow
Substituição dos Allouette III

Iniciado por JNSA

Respostas: 800
Visualizações: 150243
Última mensagem Abril 28, 2019, 05:37:08 pm
por dc
Programa de substituição do C-130

Iniciado por Boina_Verde

Respostas: 1883
Visualizações: 271270
Última mensagem Agosto 17, 2019, 10:29:30 am
por typhonman