Os 30 F16A/B MLU da FAP

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NVF

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1635 em: Maio 17, 2019, 02:42:37 pm »
Eu era um bocado mais velho, mas também não largava os F-15 e os Phantom que sempre foram o meus caças favoritos (tinha um soft spot pela McDonnell Douglas). Mas confesso que os F-111 também me impressionaram bastante.

O meu patch lateral era parecido com esse, mas acho que não tinha referência ao esquadrão. Mas já passou tanto tempo e as memórias são longínquas. No entanto, ainda me recordo de como lá cheguei: apanhei um 'cacilheiro' militar num cais ali para os lados do Terreiro do Paço, já a caminho de Santa Apolónia. Não me lembro se o navio era da FAP ou da Marinha, mas iam uns soldados da PA a bordo para manter as hostes na ordem.  :D
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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1636 em: Maio 17, 2019, 08:55:38 pm »
Eu era um bocado mais velho, mas também não largava os F-15 e os Phantom que sempre foram o meus caças favoritos (tinha um soft spot pela McDonnell Douglas). Mas confesso que os F-111 também me impressionaram bastante.

Copião...  c56x1 :mrgreen:


No entanto, ainda me recordo de como lá cheguei: apanhei um 'cacilheiro' militar num cais ali para os lados do Terreiro do Paço, já a caminho de Santa Apolónia. Não me lembro se o navio era da FAP ou da Marinha, mas iam uns soldados da PA a bordo para manter as hostes na ordem.  :D

Para mim sempre foi a melhor maneira de ir para a base aérea do Samouco, de barco. Nos dias de festival eram cacilheiros do Cais do Sodré ou Terreiro do Paço, nos dias normais era a vedeta, ou lancha, que saía da Doca da Marinha para o pontão da base. Infelizmente o transporte fluvial de e para a BA6 foi descontinuado há algum tempo, para pena de muitos.
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1637 em: Maio 17, 2019, 09:15:21 pm »
« Última modificação: Maio 17, 2019, 10:29:13 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1638 em: Maio 19, 2019, 06:23:40 pm »
E vão aparecendo diariamente mais fotos que testemunham a presença da Esq. 301 Jaguares no Tiger Meet deste ano em França.  :)












« Última modificação: Maio 19, 2019, 08:50:51 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1639 em: Maio 19, 2019, 07:59:01 pm »
« Última modificação: Maio 19, 2019, 07:59:49 pm por diogo13350 »
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1640 em: Maio 21, 2019, 10:09:55 am »
 Mais imagens do nosso Jaguar em terras gaulesas. c56x1









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tenente

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1641 em: Maio 22, 2019, 08:06:04 pm »
Continuando lá por França, mais fotos dos nossos F's.




Abraços
« Última modificação: Maio 22, 2019, 08:07:08 pm por tenente »
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1642 em: Maio 23, 2019, 10:06:23 am »
Não sei se todos já repararam, acredito que sim, mas para qualquer exercício/evento importante os aparelhos utilizados são sempre os PA I, senão vejamos: BAP, IAP, Assurance Measures, FWIT, NATO Tiger Meet, etc. Só no Real Thaw e Frisian Flag já participaram algumas aeronaves PA II.

Obviamente isto dá que pensar ainda mais quando se sabe, por exemplo, que alguns dos futuros F-16 a vender aos romenos estarão encostados em Monte Real, e é por isso mesmo que 25, 28 ou 30 se traduzem exactamente na mesma coisa. Creio que a qualidade do trabalho da FAP e OGMA não está sequer aqui em causa aquando da regeneração e modernização de células antigas em segunda-mão para a versão MLU, porém é notório que os nossos PA I, factory fresh, mesmo com 25 anos de serviço continuam a ser mais capazes.
« Última modificação: Maio 23, 2019, 10:09:04 am por Charlie Jaguar »
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ocastilho

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1643 em: Maio 23, 2019, 10:47:50 am »


Obviamente isto dá que pensar ainda mais quando se sabe, por exemplo, que alguns dos futuros F-16 a vender aos romenos estarão encostados em Monte Real, e é por isso mesmo que 25, 28 ou 30 se traduzem exactamente na mesma coisa. Creio que a qualidade do trabalho da FAP e OGMA não está sequer aqui em causa aquando da regeneração e modernização de células antigas em segunda-mão para a versão MLU, porém é notório que os nossos PA I, factory fresh, mesmo com 25 anos de serviço continuam a ser mais capazes.

Mas qual será o motivo? Maior esforço na manutenção dos PAII do que PAI?
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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1644 em: Maio 23, 2019, 11:15:13 am »
Acho que para manter uma capacidade de combate adequada em número, após a redução dos F-16 para 25, passaria pela aquisição de UAVs com capacidade de ataque. Assim pelo menos não se coloca o problema dos pilotos, e apesar de UAVs não substituírem na totalidade caças, pelo menos para algumas missões conseguem tomar o seu lugar.
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1645 em: Maio 23, 2019, 11:21:03 am »
Acho que para manter uma capacidade de combate adequada em número, após a redução dos F-16 para 25, passaria pela aquisição de UAVs com capacidade de ataque. Assim pelo menos não se coloca o problema dos pilotos, e apesar de UAVs não substituírem na totalidade caças, pelo menos para algumas missões conseguem tomar o seu lugar.

Se for pra missões de ataque ao solo em ambientes não contestados o UAV serve perfeitamente.
Basta olhar prós americas e o programa do Predator/Reaper que já fez milhares de ataques.
 

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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1646 em: Maio 23, 2019, 11:37:52 am »
Se for pra missões de ataque ao solo em ambientes não contestados o UAV serve perfeitamente.
Basta olhar prós americas e o programa do Predator/Reaper que já fez milhares de ataques.

Sim, é exactamente a esse tipo de missões que me refiro. Ataque de precisão, destruição de veículos inimigos (com mísseis Hellfire), e se houvesse algum UAV com capacidade de destruição de navios, ainda melhor. UAVs stealth também teriam a vantagem de poder realizar ataques de penetração a alvos importantes.
 

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raphael

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1647 em: Maio 23, 2019, 01:55:25 pm »
Pelo andar da carruagem tuga...quando outros paises NATO europeus estiverem na 2ª geração de UAV's com essa tpificação de ataque...estaremos nós nos passinhos de bébé de ínicio nessa temática...
Um abraço
Raphael
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Stalker79

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1648 em: Maio 23, 2019, 07:09:26 pm »
E ainda digo mais, era comprar dois ou três estilo Predator e depois deixar os gajos da TEKEVER dar-lhes uma boa vista de olhos a ver se não se conseguia fazer nacionalmente...
 ;D
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1649 em: Maio 23, 2019, 07:23:50 pm »
Não sei se todos já repararam, acredito que sim, mas para qualquer exercício/evento importante os aparelhos utilizados são sempre os PA I, senão vejamos: BAP, IAP, Assurance Measures, FWIT, NATO Tiger Meet, etc. Só no Real Thaw e Frisian Flag já participaram algumas aeronaves PA II.

Obviamente isto dá que pensar ainda mais quando se sabe, por exemplo, que alguns dos futuros F-16 a vender aos romenos estarão encostados em Monte Real, e é por isso mesmo que 25, 28 ou 30 se traduzem exactamente na mesma coisa. Creio que a qualidade do trabalho da FAP e OGMA não está sequer aqui em causa aquando da regeneração e modernização de células antigas em segunda-mão para a versão MLU, porém é notório que os nossos PA I, factory fresh, mesmo com 25 anos de serviço continuam a ser mais capazes.

Esses já tem a ultima Tape instalada?