Mas seguindo em frente com a discussão:
Eu não estou aqui a defender categoricamente que o C-130 será melhor ou pior que o KC-390. Simplesmente questiono a escolha do motor, pois como penso que deixei bem claro, que o motor turbofan não é tão indicado para um avião com capacidade de descolar em pistas curtas como um turboprop.
Gostaria que do lado de quem discorda viessem argumentos lógicos, com algum raciocinio e já agora, se não fosse pedir muito, também com alguma ciência por trás. E não com argumentos do tipo: "Eu quando viajo nos aviões da Gol, parece-me que aceleram mais que o C-130", como nos presentiou o JMKeynes.
Portanto, e sabendo nós das desvantagens que um turbofan pode ter na operação em pistas curtas e mal preparadas, aquilo que eu questiono é se será possível ao KC-390 ter semelhante performance ao C-130 na operação em pistas curtas e mal preparadas.
E se neste sentido será possível ao KC-390 substituir o C-130 em todas as suas missões?
Quando Portugal pensar em substituir o C-130 terá de ser por uma aeronave que seja capaz de desempenhar as mesmas missões de igual forma ou de preferência ainda melhor.