Projecto Embraer KC-390

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Crypter

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #225 em: Agosto 02, 2014, 12:06:07 am »
Ok, tão agora a pergunta pertinente é, o C-390 consegue transportar 1 Pandur??

Digamos que um Guarani parece-me mais... ligeiro.

edit: após pesquisa o Guarani pesa 14t e o pandur 20t! Sei que varia consoante a versão, mas a média anda mais ou menos nisso.
« Última modificação: Agosto 02, 2014, 12:09:00 am por Crypter »
 

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nelson38899

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #226 em: Agosto 02, 2014, 12:08:48 am »
Citação de: "Crypter"
Ok, tão agora a pergunta pertinente é, o C-390 consegue transportar 1 Pandur??

Digamos que um Guarani parece-me mais... ligeiro.

Citar
Descrição
Fabricante   Embraer Defesa e Segurança
Entrada em serviço   previsto para 2015
Missão   Transporte militar tático/logístico e reabastecedor em voo
Tripulação   3 + 80 soldados ou 64 paraquedistas
Dimensões
Comprimento   33,91 m
Envergadura   35,05 m
Altura   10,26 m
Peso
Tara   51.000 kg
Peso total   missões táticas: 67.000 kg; normal: 74.400 kg e transporte logístico: 81.000 kg
Peso bruto máximo   carga útil máx tático:16.000; logístico: 23.000 kg
Propulsão
Motores   2 turbofans
Performance
Velocidade máxima   Mach 0,80 - aproximadamente 955 km/h
Alcance   (cruzeiro de longo alcance) 6.204 km e (raio de ação para transferência de combustível) 2.495 km
Teto máximo   10.973 m
Armamento
Mísseis/Bombas   não possui armamentos

wikipedia
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #227 em: Setembro 24, 2014, 11:46:06 am »

Embraer

Da redação - 23/9/2014
Roll-out do KC-390 está marcado para o dia 21 de outubro
 
A Embraer vai realizar no próximo dia 21 de outubro o roll-out do primeiro protótipo do avião de transporte e de reabastecimento em voo KC-390.

A aeronave é a maior já projetada e construída no Brasil, incorpora modernos aviônicos, sistemas de comunicação, navegação, de autoproteção, tecnologias de última geração e incorpora as soluções de estado da arte em termos de engenharia e de projeto.

O jato bimotor será produzido na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, interior do Estado de São Paulo.

Na imagem, divulgada pela Embraer, é possível ver que as asas já instaladas na aeronave.

http://www.creditorial.com.br/portal/no ... px?id=3632
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Cabeça de Martelo

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #228 em: Setembro 27, 2014, 04:50:55 pm »
Mais composto.



7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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nelson38899

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #229 em: Outubro 04, 2014, 07:44:28 pm »
Citar
La Fuerza Aérea Brasileña encomienda 28 KC-390. El precio unitario por aparato será inferior a los 70 millones de dólares

(defensa.com) Finalmente, y en forma directa, la FAB ha encomendado los primeros 28 ejemplares del nuevo birreactor Embraer KC-390 de transporte y reabastecimiento. El valor inicialmente estimado por la transacción global es de US$ 1.925.704.094,68, lo que resultaría en un precio unitario menor a los 70 millones de dólares, hasta ahora el secreto mejor guardado por Embraer. Hasta el momento esta sería la lista de probables clientes del  KC-390:

Brasil - 28 aeronaves

Portugal - 6 aeronaves

Argentina - 6 aeronaves (dependiendo de su situación financiera)

Chile - 6 aeronaves

Colombia - 12 aeronaves

República Checa - 2 aeronaves

Suecia -  De 8 a 12 aeronaves, actualmente iniciándose negociaciones facilitadas por la compra del Gripen NG en Brasil,aunque compitiendo con el C-130J, entre otros

http://defensa.com/index.php?option=com_content&view=article&id=13438:la-fuerza-aerea-brasilena-encomienda-28-kc-390-el-precio-unitario-por-aparato-sera-inferior-a-los-70-millones-de-dolares&catid=55:latinoamerica&Itemid=163

Se um NPO custa 50 milhões e  foi o que se viu e agora que o  estado não tem euros, vai ser lixado comprar os 6 aviões
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Agostinho da Silva
 

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Camuflage

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #230 em: Outubro 04, 2014, 08:07:17 pm »
Porquê 6 e não 4 ou 2?
 

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César

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #231 em: Outubro 04, 2014, 09:57:21 pm »
Citação de: "Camuflage"
Porquê 6 e não 4 ou 2?

Para substituir os C-130... Se era para comprar só 2 entao nao vale apena. Isto de o governo nao ter dinheiro é treta. O governo tem dinheiro, mas tem medo de gastar. Uns meros 500 milhoes nao sao nada para gastar na defesa. Mas tambem eu nao gastava 500 em apenas 6 avioes de carga que nao foram provados e que nao se sabe se o preco da manutencao anual é ou nao menor que o C-130 (ou pelo menos eu nao sei).
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #232 em: Outubro 18, 2014, 10:16:15 am »
Publicado: 17/10/2014 15:29h
REAPARELHAMENTO

KC-390, a maior e mais sofisticada aeronave brasileira será apresentada em SP
Evento será na terça-feira (21) às 11 horas no hangar da Embraer em Gavião Peixoto, interior paulista



Um grande marco para a aviação e especialmente para a Força Aérea Brasileira (FAB). Na próxima terça-feira (21/10) todas as atenções estarão voltadas para a apresentação (rollout) da aeronave KC-390, desenvolvida pela EMBRAER a partir dos requisitos estabelecidos pela FAB. A Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), é responsável pela condução do projeto. A primeira aparição pública do novo protótipo do avião cargueiro ocorre na cidade de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, às 11 horas.

“O KC-390 representa para a Força Aérea Brasileira e para a indústria nacional o ápice, o coroamento da nossa capacidade de emitir requisitos e principalmente a capacidade da nossa indústria nacional de desenvolver um produto aeroespacial de última geração”, ressalta o Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso, presidente da COPAC.



Com investimento total de R$ 12,1 bilhões de reais, sendo R$ 4,9 bilhões para o desenvolvimento da aeronave e R$ 7,2 bilhões para a aquisição das 28 unidades, o KC-390 deverá se tornar a espinha dorsal da aviação de transporte na FAB. Versátil, o avião vai cumprir missões como operar em pequenas pistas na Amazônia, lançar paraquedistas, realizar buscas, reabastecer outras aeronaves em voo, pousar na Antártica e lançar carga em pleno voo, dentre outras.

O avião representa o que há de mais moderno em termos de aviônica. O sistema possui uma interface intuitiva, facilitando a interação homem máquina e reduzindo a carga de trabalho da tripulação, aumentando assim a consciência situacional. As telas de alta resolução permitem que a tripulação tenha fácil acesso às informações necessárias para o cumprimento das mais variadas missões, e podem também ser configuradas da forma mais adequada para as diferentes fases da missão. O sistema é também totalmente compatível com as mais avançadas normas de CNS/ATM em vigor na atualidade. O KC-390 também será dotado do sistema fly by wire, tecnologia onde os comandos são acionados totalmente de forma elétrica, dispensando a utilização de cabos e hastes.

Equipado com um par de turbinas a jato, o KC-390 traz vantagens sobre o turboélice C-130 Hércules, atualmente utilizado pela FAB para essas missões. Enquanto o antecessor, em sua versão mais moderna, não passa dos 671 km/h, o avião brasileiro irá voar a 850 km/h.

“A aeronave vai fazer tudo o que o C-130 faz. Melhor e mais rápido”, diz o Coronel Sérgio Carneiro, engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), gerente do projeto na COPAC.

Outras vantagens são o menor custo de manutenção e sua autonomia. Um KC-390 poderá decolar de Brasília e chegar sem escalas a qualquer capital brasileira com 23 toneladas de carga, sua capacidade máxima. Nas asas, o avião poderá levar até 23,2 toneladas de combustível. Além de alimentar as próprias turbinas, também será possível fazer o reabastecimento em voo (REVO) de outros aviões ou helicópteros. É por isso que a aeronave é chamada de KC: C de Carga e o K de tanker, ou reabastecedor, em inglês. O KC-390 também terá a capacidade de ser reabastecido em voo por outras aeronaves.  

O compartimento de carga terá 18,54 metros de comprimento, um pouco maior que uma quadra de vôlei. A largura é de 3,45 metros e a altura é de 2,95 metros. O espaço é suficiente para acomodar equipamentos de grandes dimensões, além de blindados, peças de artilharia, armamentos e até aeronaves semi-desmontadas. O blindado Guarani e o helicóptero Blackhawk, por exemplo, cabem dentro do compartimento de carga do KC-390. Também poderão ser levados 80 soldados em uma configuração de transporte de tropa, 64 paraquedistas, 74 macas mais uma equipe médica ou ainda contêineres, carros blindados e outros equipamentos.

Busca

Uma das missões que o KC-390 vai cumprir é a de busca. É quando o avião decola para localizar algo, como uma aeronave ou uma embarcação perdida, por exemplo. Nesses voos, as janelas são substituídas por modelos maiores, em formato de bolha, que proporcionam uma visão melhor aos observadores. Por outro lado, as bolhas causam arrasto aerodinâmico, o que reduz a velocidade e aumenta o consumo de combustível. É assim que acontece com algumas aeronaves, quando configuradas para a missão de busca, como os SC-105 Amazonas usados atualmente.

No KC-390, uma solução criativa vai resolver o problema: a janela será trocada em voo. A diferença será perceptível no caso de missões de busca que acontecem longe da base de operação, como foi o caso da tragédia com o voo da Air France, em 2009, quando a área de buscas ficava a mais de 600 km da ilha de Fernando de Noronha (PE).

Em uma situação assim, o KC-390 poderá decolar em sua configuração normal e voar alto e rápido. Somente no local a tripulação irá voar em uma altitude mais baixa, substituir as janelas e aí sim voar mais lentamente. No retorno, uma nova reconfiguração para poupar combustível. Na prática, isso permitirá chegar mais rapidamente ao local de buscas e ter maior tempo de voo disponível para a missão em si.



Outra inovação perceptível no KC-390 é o perfil da sua cabine de pilotagem. A visão muito mais ampla fará diferença em situações estritamente militares, como o lançamento de cargas e o voo de penetração no território inimigo a baixa altura. “Lembrando que esse é um avião de combate. Ter a maior visibilidade para detectar uma ameaça e fazer uma manobra será um diferencial”, analisa o Coronel Carneiro.

Para 2016, são aguardadas as primeiras entregas das 28 unidades adquiridas pela FAB. A grande diferença do KC-390 em relação a outros projetos já desenvolvidos pela indústria nacional é que dessa vez o avião já nasce com exportações bem encaminhadas. Argentina, Chile, Colômbia, Portugal e República Tcheca confirmaram a intenção de obter as aeronaves.

A estimativa é alcançar mais de cem unidades produzidas na primeira década, a maioria para substituir os turboélices C-130 Hércules, aeronaves fabricadas nos Estados Unidos desde a década de 50 e que somam um total de 2.400 unidades em 70 países. Quando a linha de montagem estiver ativa, a expectativa da Embraer é gerar mais de 12 mil empregos diretos e indiretos.

Ficha técnica





Fonte: Agência Força Aérea
http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/2 ... tada-em-SP
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Cabeça de Martelo

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #233 em: Outubro 21, 2014, 02:28:48 pm »
Asas e barriga do KC-390 brasileiro têm a marca da engenharia portuguesa
MANUEL CARVALHO 21/10/2014 - 08:03

O avião militar de carga da Embraer que é apresentado nesta terça-feira tem três módulos com a assinatura da engenharia aeronáutica de uma empresa portuguesa, o CEIIA. Pela primeira vez, foi possível desenhar, fazer cálculos, e acompanhar o fabrico de módulos sem se sair de Portugal.



 Embraer apresenta nesta terça-feira o KC-390 e quem seguir as pistas que nos últimos quatros anos ditaram o seu desenvolvimento poderá constatar que o primeiro avião militar de carga do gigante aeronáutico brasileiro é, em parte, uma criação da engenharia portuguesa.

Quem olhar para as peças do avião que ambiciona disputar o lugar do histórico Lockheed Hércules C-130 desenhadas pelos técnicos da EEA, Empresa de Engenharia Aeronáutica pode pensar que se trata apenas de acessórios, mas para as desenhar, calcular a sua resistência ou para validar o seu fabrico foram necessárias mais de 250 mil horas de engenharia. Desde que a EEA (uma empresa controlada pelo Estado via IAPMEI e, com 80% do capital, pelo CEIIA - Centro para a Excelência e Inovação da Indústria Automóvel) foi seleccionada pela Embraer para participar no consórcio que desenvolveu o KC-390, trabalharam no projecto em permanência mais de 40 engenheiros e, nos picos de exigência, a equipa chegou a contar com mais de 120 profissionais.

“Foi um passo extraordinário para a engenharia portuguesa”, diz Jacinto Bettencourt, presidente da EEA. O CEIIA já tinha participado em projectos de desenvolvimento para a AgustaWestland, um construtor de helicópteros anglo-italiano, e está associada à Daher-Sokata no plano que levará á construção do novo Falcon. Mas nenhum destes projectos pode comparar-se às exigências do KC-390. Desta vez, a engenharia do CEIIA teve a responsabilidade de desenhar e fazer cálculos de resistência estrutural de uma parte central do dorso do avião (sponson, em inglês), onde se vão instalar as portas do trem de aterragem, dos elevadores das asas traseiras, cada um com seis metros, e ainda da fuselagem. “Foram ao todo 1600 peças desenhadas de acordo com os standards mais exigentes que se conhecem”, diz Bettencourt.



O KC-390 começou a ser pensado em 2009 e, antes de fazer o voo de estreia, ainda este ano, exigiu investimentos em desenvolvimento na ordem dos 1500 milhões de euros. A sua ambição é concorrer com o Hércules C-130, que se produz desde 1950, no mercado dos aparelhos militares de carga - apesar desta vocação, o avião da Embraer também tem uma vocação civil. O protótipo da Embraer quer disputar até 20% do mercado deste segmento, usando como trunfo o facto de ser mais barato, mais económico, de transportar mais carga (23 contra 20 toneladas), de ser mais rápido (850 km/h contra 670 km/h) e de ter um alcance superior (6200 contra 3800 km). Além destes trunfos, o KC-390 pode aterrar em pistas mais curtas (uma exigência da Força Aérea Brasileira para operar na Amazónia), e está preparado para reabastecer e ser reabastecido em pleno voo.

“É um avião que estará na vanguarda da tecnologia aeronáutica”, diz Luís Rebelo, o responsável pela unidade do CEIIA que liderou o processo. Todos os seus mecanismos são geridos por impulsos eléctricos, o que dispensa o uso de cabos e de hastes. Em missões de resgate e de reconhecimento as janelas aumentam de tamanho, reduzindo-se em voo de cruzeiro para aumentar a velocidade e gastar menos combustível. Ao todo, o aparelho pode transportar 80 soldados, mais a tripulação. Nas operações de reabastecimentos, consegue carregar 23 toneladas de combustível nas asas e na deposição de forças em combate é capaz de transportar um blindado ou um helicóptero Blackhawk.

Quatro anos de trabalho
A aventura da empresa de engenharia na construção do KC-390 começa quando a Embraer contacta Portugal à procura de parceiros para o desenvolvimento de um avião que, nos dias que correm, implica uma rede de saber técnico e uma cadeia de fornecedores que “faz lembrar a construção de uma catedral na Idade Média”, na avaliação de Jacinto Bettencourt. Para Portugal a oportunidade era única: tratava-se não apenas de um trabalho de engenharia, mas também de construção aeronáutica, nas OGMA (ver texto ao lado). Ou seja, no horizonte estava em perspectiva a criação de um cluster aeronáutico. Hoje, além da EEA e das OGMA, estão envolvidos na cadeia de fornecedores do KC-390 mais 16 empresas nacionais.

Mas antes de chegar a esta fase de produção, era preciso entrar na alma do projecto. Durante um ano, uma equipa de engenheiros do CEIIA teve de acompanhar os primeiros estágios de desenvolvimento do projecto no Brasil. Esse momento de “adaptação aos métodos e normas da Embraer foi o mais difícil”, admite Luís Rebelo. O vai-e-vém entre o Porto e São João dos Campos, no estado brasileiro de São Paulo, nunca parou, mas com o passar do tempo os desenhos foram sendo feitos, os cálculos avançaram e os módulos completos encomendados à EEA entraram em fase de certificação e de produção, uma tarefa acompanhada pela equipa de engenharia. No Brasil, nas instalações da Embraer, os componentes desenvolvidos e fabricados em diferentes partes do mundo serão finalmente integrados num hangar especialmente construído para o efeito, onde o KC-390 será nesta terça-feira apresentado.

A oportunidade permitiu ao CEIIA, na qualidade de parceiro maioritário da EEA, ser incluído na lista dos fornecedores de primeira linha da Embraer, actualmente a terceira maior construtora aeronáutica do mundo. E se, por uma questão de “absoluta confidencialidade”, segundo Jacinto Bettencourt, não se sabe quando recebeu pela sua participação, no futuro os desenvolvimentos que o projecto merecer poderão acrescentar valor à engenharia portuguesa. “Temos uma estratégia de longo prazo”, diz o presidente da EEA, que adianta um crescimento do número de engenheiros aeronáuticos do CEIIA de 170 para 220 no próximo ano.

Depois de apresentado e testado, o KC-390 entrará em fase de produção e as primeiras entregas, 28 unidades para a Força Aérea Brasileira, ocorrerão em 2016. Portugal, a Argentina, a Colômbia e a República Checa, a Suécia e o Chile estão entre os países que já manifestaram interesse em comprar o novo avião.

 :arrow: http://www.publico.pt/economia/noticia/ ... 22?page=-1
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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mafets

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #234 em: Outubro 21, 2014, 03:29:16 pm »
http://www.aereo.jor.br/2014/10/21/primeiras-fotos-da-apresentacao-do-prototipo-do-kc-390/
Citar
E aqui estão, fresquinhas, as primeiras fotos que tiramos da maior aeronave já construída pela Embraer, para nossos leitores sentirem como nós as impressões de ver bem de perto esse imponente avião, pela primeira vez. Afinal, não é todo dia que se vê, frente a frente, um marco para a história da indústria aeronáutica do Brasil. Em breve, mais imagens e detalhes sobre o evento e a aeronave!
Gosta da bandeira portuguesa no Protótipo...  :twisted:



Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #235 em: Outubro 21, 2014, 04:33:33 pm »
E vai ficar melhor ainda quando a nossa bandeira estiver lá sozinha e o avião estiver pintado de cinzento. c34x
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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Crypter

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #236 em: Outubro 21, 2014, 04:41:59 pm »
Eu sei as capacidades do avião, mas... parece-me pequeno!! Visualmente parece-me pouco maior que o C-295M...
 

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #237 em: Outubro 21, 2014, 04:52:26 pm »
Citação de: "Crypter"
Eu sei as capacidades do avião, mas... parece-me pequeno!! Visualmente parece-me pouco maior que o C-295M...

Bastante maior, basta ver pelo homem que está ao pé do trem traseiro (para mim o que dá essa prespectiva, são as janelas frontais).
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #238 em: Outubro 21, 2014, 05:00:48 pm »
E este aparelho foi feito para poder carregar cargas mais volumosas que o C-130.

Aqui dá para perceber-se melhor a dimensão do KC-390:



...
 :arrow: http://portaldefesa.com/site/index.php/ ... ntado.html
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Crypter

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #239 em: Outubro 21, 2014, 05:05:30 pm »
Eu sei isso tudo, mas falta ali qq coisa da imponência de um C-130!!

Mas de maneira alguma isso desvaloriza o avião!