Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
0 (0%)
F-35
13 (31.7%)
Rafale
5 (12.2%)
Gripen
15 (36.6%)
Eurofighter Typhoon
8 (19.5%)

Votos totais: 41

Substituiçao dos F-16's

  • 1478 Respostas
  • 244407 Visualizações
*

zawevo

  • Membro
  • *
  • 164
  • Recebeu: 21 vez(es)
  • Enviou: 4 vez(es)
  • +2/-1
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1470 em: Janeiro 12, 2019, 06:37:01 pm »
Só para relembrar a física :)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Aerof%C3%B3lio
No F 104 a asa era quase simétrica e muito fina (para diminuir o arrasto) obrigando a aeronave a ter que voar com elevadas velocidades e ao fazer manobras mais radicais entravam em perda com muita facilidade.
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 2038
  • Recebeu: 583 vez(es)
  • Enviou: 1523 vez(es)
  • +32/-0
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1471 em: Janeiro 12, 2019, 07:29:45 pm »
Pior, com o aumento da quantidade e qualidade dos SAM soviéticos, o perfil de voo dos Starfighter da Luftwaffe passou de altitudes médias para altitudes muito baixas (a altas velocidades), o que foi a morte do artista e de muitos valorosos pilotos. O Tornado foi concebido, precisamente, para desempenhar a tarefa de interdição a baixa altitude, graças às lições aprendidas com o F-104.

Aliás, é interessante notar que nas estatísticas da USAF postadas anteriormente, uma das maiores taxas de acidentes devido a falhas de motores são do F-15E, que desempenha a função de interdição a baixa altitude. Apesar de nos últimos anos, os F-15E não terem sido empregues em combate nessa tarefa, tenho a certeza que grande parte do treino é efectuado precisamente no aperfeiçoamento dessa tarefa, que é fundamental em caso de conflito com um inimigo mais sofisticado.
 

*

zocuni

  • Analista
  • ***
  • 837
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 4 vez(es)
  • +7/-0
    • http://www.mochileiros.com
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1472 em: Janeiro 13, 2019, 11:12:31 am »
Não creio que seja uma substituição emergencial mas dessas opções mencionadas claramente optaria pelo Eurofighter Typhoon.Projeto europeu e atualizado ,bom alcance seria sem dúvida a escolha perfeita para substituimos nossos F-16 quando tiver que ser.Se ingleses e alemães entre outras nações o usam não há que temer nada somente não termos dinheiro para termos igual.
zocuni

"Este governo não cairá porque não é um edifício,sairá com benzina porque é uma nódoa"Eça de Queirós
 

*

Red Baron

  • Membro
  • *
  • 38
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 6 vez(es)
  • +2/-4
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1473 em: Janeiro 13, 2019, 05:18:41 pm »
Não creio que seja uma substituição emergencial mas dessas opções mencionadas claramente optaria pelo Eurofighter Typhoon.Projeto europeu e atualizado ,bom alcance seria sem dúvida a escolha perfeita para substituimos nossos F-16 quando tiver que ser.Se ingleses e alemães entre outras nações o usam não há que temer nada somente não termos dinheiro para termos igual.
O problema do Typhoon é a manutenção, não só o torna um caça com um elevado preço por hora de voo como tem grandes problemas de disponibilidade.
Os alemães chegaram a ter só 4 Typhoon disponíveis em 128.
 

*

diogo13350

  • Membro
  • *
  • 138
  • Recebeu: 19 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +1/-0
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1474 em: Janeiro 13, 2019, 05:22:23 pm »
Não creio que seja uma substituição emergencial mas dessas opções mencionadas claramente optaria pelo Eurofighter Typhoon.Projeto europeu e atualizado ,bom alcance seria sem dúvida a escolha perfeita para substituimos nossos F-16 quando tiver que ser.Se ingleses e alemães entre outras nações o usam não há que temer nada somente não termos dinheiro para termos igual.
O problema do Typhoon é a manutenção, não só o torna um caça com um elevado preço por hora de voo como tem grandes problemas de disponibilidade.
Os alemães chegaram a ter só 4 Typhoon disponíveis em 128.
Mas isso dos alemães não tem haver só com aeronave em si, mas sim com estado em que se encontram as forças armadas alemães em geral!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: zocuni

*

zocuni

  • Analista
  • ***
  • 837
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 4 vez(es)
  • +7/-0
    • http://www.mochileiros.com
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1475 em: Janeiro 14, 2019, 07:14:06 am »
Citar
O problema do Typhoon é a manutenção, não só o torna um caça com um elevado preço por hora de voo como tem grandes problemas de disponibilidade.
Os alemães chegaram a ter só 4 Typhoon disponíveis em 128.
Citar
Mas isso dos alemães não tem haver só com aeronave em si, mas sim com estado em que se encontram as forças armadas alemães em geral!

Pois não me consta que haja esse problema na Força Aérea Inglesa ou Espanhola.
« Última modificação: Janeiro 14, 2019, 12:11:30 pm por HSMW »
zocuni

"Este governo não cairá porque não é um edifício,sairá com benzina porque é uma nódoa"Eça de Queirós
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 1728
  • Recebeu: 507 vez(es)
  • Enviou: 229 vez(es)
  • +37/-4
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1476 em: Janeiro 14, 2019, 11:27:35 am »
Ppis não me consta que haja esse problema na Força Aérea Inglesa ou Espanhola.

Ou italiana que será, alegadamente, a que tem maior taxa de prontidão do Eurofighter de todas as nações europeias que o operam. 

O Gripen também é um projecto europeu, se formos ter isso em conta; pode ser no fundo somente sueco, porém é europeu.  ;)

A única coisa que me desagrada e tive pena no JAS-39E/F, do qual gosto bastante, é do facto da SAAB não ter seguido as pisadas da Northrop/Boeing e ter tornado o Gripen NG numa aeronave de maiores dimensões e capacidade como aconteceu, por exemplo, aquando do salto do clássico F/A-18C/D Hornet para o F/A-18E/F Super Hornet. Um verdadeiro Super Gripen, mais comprido e pesado, com um motor mais potente, maior área de asa e por conseguinte mais hard points, teria sido um caso (ainda mais) sério no mercado de exportação.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

         "PER ASPERA AD ASTRA"
               (Por Caminhos Árduos, Até Às Estrelas)
 

*

Vicente de Lisboa

  • Analista
  • ***
  • 746
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1477 em: Janeiro 14, 2019, 05:19:54 pm »
Ppis não me consta que haja esse problema na Força Aérea Inglesa ou Espanhola.

Ou italiana que será, alegadamente, a que tem maior taxa de prontidão do Eurofighter de todas as nações europeias que o operam. 

O Gripen também é um projecto europeu, se formos ter isso em conta; pode ser no fundo somente sueco, porém é europeu.  ;)

A única coisa que me desagrada e tive pena no JAS-39E/F, do qual gosto bastante, é do facto da SAAB não ter seguido as pisadas da Northrop/Boeing e ter tornado o Gripen NG numa aeronave de maiores dimensões e capacidade como aconteceu, por exemplo, aquando do salto do clássico F/A-18C/D Hornet para o F/A-18E/F Super Hornet. Um verdadeiro Super Gripen, mais comprido e pesado, com um motor mais potente, maior área de asa e por conseguinte mais hard points, teria sido um caso (ainda mais) sério no mercado de exportação.

Já vi esse argumento usado para explicar o flop com a aquisição de caças por parte da Bulgária. Quiçá falou arcaboiço aos Suecos.
 

*

Red Baron

  • Membro
  • *
  • 38
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 6 vez(es)
  • +2/-4
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1478 em: Janeiro 14, 2019, 07:48:39 pm »
Citar
O problema do Typhoon é a manutenção, não só o torna um caça com um elevado preço por hora de voo como tem grandes problemas de disponibilidade.
Os alemães chegaram a ter só 4 Typhoon disponíveis em 128.
Citar
Mas isso dos alemães não tem haver só com aeronave em si, mas sim com estado em que se encontram as forças armadas alemães em geral!

Pois não me consta que haja esse problema na Força Aérea Inglesa ou Espanhola.

Os espanhóis em 2014 andaram pelas ruas da amargura, chegaram a ter menos de 10 aviões disponíveis. O que salvou o Typhoon foi o projeto TyTAN (Typhoon Total Availability Enterprise) da BAE, eles prometem mais horas de voo por ciclo de manutenção que o F-16. Mas nunca Portugal vai adquirir um contrato de manutenção por 10 anos.
 

 

Governo entrega substituição do Aviocar à espanhola CASA

Iniciado por Maginot

Respostas: 10
Visualizações: 4792
Última mensagem Maio 06, 2005, 10:10:47 pm
por Luso
Aberto concurso para a substituição dos Aviocar

Iniciado por Ricardo Nunes

Respostas: 37
Visualizações: 12876
Última mensagem Dezembro 28, 2004, 09:13:27 pm
por JNSA
Substituição dos AlphaJet por um novo avião de treino?

Iniciado por Marauder

Respostas: 27
Visualizações: 10624
Última mensagem Setembro 21, 2006, 03:30:41 am
por p_shadow
Substituição dos Allouette III

Iniciado por JNSA

Respostas: 712
Visualizações: 131124
Última mensagem Janeiro 18, 2019, 11:48:14 pm
por typhonman
Programa de substituição do C-130

Iniciado por Boina_Verde

Respostas: 1081
Visualizações: 213400
Última mensagem Janeiro 18, 2019, 11:46:01 pm
por typhonman