Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo

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mafets

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Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #105 em: Fevereiro 14, 2017, 02:30:54 pm »
Já agora...  ;D : http://observador.pt/2017/02/13/municipios-da-regiao-de-setubal-contra-aeroporto-complementar-no-montijo/
Citar
A Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) anunciou, esta segunda-feira, que está contra a solução do aeroporto complementar no Montijo e que vai solicitar uma reunião urgente ao primeiro-ministro.

Perante os dados que existem, a solução de que o país precisa é um novo aeroporto no campo de tiro de Alcochete, cuja construção pode ser de forma faseada. O aeroporto complementar no Montijo não serve a região e não é uma alavanca de crescimento económico”, disse o presidente da AMRS, Rui Garcia, que é também presidente da Câmara da Moita (CDU).
O responsável falava aos jornalistas numa conferência de imprensa na Câmara Municipal de Alcochete, após uma reunião da associação para discutir o tema do novo aeroporto. Dos municípios associados da AMRS, apenas o Montijo é liderado pelo PS, sendo os restantes presididos por autarcas comunistas.

Rui Garcia lamentou que os municípios não tivessem sido ouvidos durante este processo, com exceção do Montijo, liderado pelo socialista Nuno Canta, e anunciou que vai ser pedida de imediato uma “reunião urgente” com o primeiro-ministro, António Costa.


Cumprimentos
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Lightning

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Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #106 em: Fevereiro 14, 2017, 02:41:59 pm »
Aeroporto da Portela terá novo terminal para voos internacionais
http://www.dn.pt/dinheiro/interior/aeroporto-da-portela-tera-novo-terminal-para-voos-internacionais-5665408.html

Parece-me que a FAP já não sai do Montijo, (é uma maneira de não ser preciso estar a transferir esquadras para outras bases e toda a despesa que isso implica) mas vai ter que concentrar os seus serviços e forças numa parte  abandonando outra parte, a chamada área da NATO.




Visualmente parece-me que é, a Força Aérea fica com a parte oeste, onde tem a maioria das suas infra-estruturas, e a parte civil na parte leste, onde quase não há nada construido e até fica proximo do terminal fluvial.



A nivel das pistas, os aviões civis ficam com a pista mais paralela à pista da Portela e os militares continuam com a pista prependicular a estas, o problema é o tamanho da pista atribuido aos voos civis, tem havido criticas à dimensão desta e do tipo de aviões que pode operar.
« Última modificação: Fevereiro 14, 2017, 02:58:57 pm por Lightning »
 
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Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #107 em: Fevereiro 14, 2017, 03:09:46 pm »
Boa foto que mostra a proximidade da ponte Vasco da Gama e Base Aérea do Montijo.

 

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Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #108 em: Fevereiro 14, 2017, 03:35:49 pm »
Aeroportos de Lisboa vão custar até 600 milhões

http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/aeroportos-lisboa-vao-custar-ate-600-milhoes-121158

A mentalidade da quase totalidade da classe política é precisamente aquela patente nesta ilustrativa frase retirada da notícia acima:
Citar
(...) Outro dos obstáculos a remover para localizar o novo aeroporto da capital (pelo menos, uma parte dele) na base aérea do Montijo é precisamente a Força Aérea. (...)
« Última modificação: Fevereiro 14, 2017, 06:33:35 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #109 em: Fevereiro 14, 2017, 10:25:42 pm »
Aeroportos de Lisboa vão custar até 600 milhões

http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/aeroportos-lisboa-vao-custar-ate-600-milhoes-121158

A mentalidade da quase totalidade da classe política é precisamente aquela patente nesta ilustrativa frase retirada da notícia acima:
Citar
(...) Outro dos obstáculos a remover para localizar o novo aeroporto da capital (pelo menos, uma parte dele) na base aérea do Montijo é precisamente a Força Aérea. (...)

Basicamente é um cancro que ali está para muita gente...

E muita gente vai esfregar as mãos com os negócios que vão andar paralelos a este...
Artigo 308º

Traição à Pátria

Quem, por meio de violência, ameaça de violência, usurpação ou abuso de funções de soberania:

a) Tentar separar da Mãe-Pátria, ou entregar a país estrangeiro ou submeter à soberania estrangeira, todo o território português ou parte dele
 
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Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #110 em: Fevereiro 15, 2017, 10:11:53 am »
E já reorientaram (como dizia ser necessário o Sr Ministro da Defesa), a pista do Campo de Tiro de Alcochete. É que a malta do Aeromodelismo está a ficar impaciente...  ;D :D






Saudações  ;D ;)
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Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #111 em: Fevereiro 15, 2017, 01:38:41 pm »
Enquanto isso outras coisas vão surgindo à volta do aeroporto no Montijo.

Montijo é a pior alternativa em termos de impactos ambientais
https://www.publico.pt/2017/02/15/economia/noticia/onde-esta-a-riqueza-da-reserva-natural-do-estuario-do-tejo-1761595

Acções de socorro terão prioridade face aos aviões comerciais no Montijo
https://www.publico.pt/2017/02/15/economia/noticia/accoes-de-socorro-terao-prioridade-face-aos-avioes-comerciais-no-montijo-1762031

Metro ligeiro na Ponte Vasco da Gama pode fazer ligação ao novo aeroporto
https://www.publico.pt/2017/02/15/economia/noticia/metro-ligeiro-na-ponte-vasco-da-gama-pode-fazer-ligacao-ao-novo-aeroporto-1762049

Autarcas preferem ver Alverca na rota dos voos executivos
https://www.publico.pt/2017/02/15/economia/noticia/autarcas-preferem-ver-alverca-na-rota-dos-voos-executivos-1762027

Marcelo sugere dar o nome de Mário Soares ao aeroporto do Montijo
https://www.publico.pt/2017/02/15/economia/noticia/marcelo-sugere-o-nome-de-mario-soares-para-o-novo-aeroporto-do-montijo-1762117

Montijo. Vantagens e desvantagens apontadas pelo Governo para o novo aeroporto
http://observador.pt/2017/02/15/montijo-as-vantagens-apontadas-pelo-governo-para-o-novo-aeroporto/

Pilotos alertam que Montijo não dará para voos de longo curso
http://expresso.sapo.pt/sociedade/2017-02-14-Pilotos-alertam-que-Montijo-nao-dara-para-voos-de-longo-curso

Governo garante que mesmo os aviões maiores poderão aterrar no Montijo
http://expresso.sapo.pt/sociedade/2017-02-15-Governo-garante-que-mesmo-os-avioes-maiores-poderao-aterrar-no-Montijo

TAP diz “estar fora de questão” transferir parte da operação para o Montijo
https://www.publico.pt/2017/02/15/economia/noticia/tap-diz-estar-fora-de-questao-transferir-parte-da-operacao-para-o-montijo-1762100
« Última modificação: Fevereiro 15, 2017, 02:11:03 pm por Lightning »
 
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Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #112 em: Fevereiro 15, 2017, 06:16:46 pm »
Aeroporto da Portela terá novo terminal para voos internacionais
http://www.dn.pt/dinheiro/interior/aeroporto-da-portela-tera-novo-terminal-para-voos-internacionais-5665408.html

Parece-me que a FAP já não sai do Montijo, (é uma maneira de não ser preciso estar a transferir esquadras para outras bases e toda a despesa que isso implica) mas vai ter que concentrar os seus serviços e forças numa parte  abandonando outra parte, a chamada área da NATO.




Visualmente parece-me que é, a Força Aérea fica com a parte oeste, onde tem a maioria das suas infra-estruturas, e a parte civil na parte leste, onde quase não há nada construido e até fica proximo do terminal fluvial.



A nivel das pistas, os aviões civis ficam com a pista mais paralela à pista da Portela e os militares continuam com a pista prependicular a estas, o problema é o tamanho da pista atribuido aos voos civis, tem havido criticas à dimensão desta e do tipo de aviões que pode operar.

Boas,

Não enganei muito ao ter afirmado que há mais que espaço SUFICIENTE, para civis e militares operarem as mesmas pistas de serviço. de todas  as aeronaves da FAP que operarão na futura infra-estrutura da BA6, os lynx da EHM e os 101's de Alerta SAR ali estacionados serão os que menos incomodarão o trafego civil diário.
Mesmo a ali operarem os C130, preferencialmente os " J 30",  ;) ;) ;), e os C295 mais os P3 mesmo assim não haverá problemas de maior.

No que diz respeito ao PCN das pistas terão de ser todas reforçadas para permitir a operação de acft super heavies, pois se LIS fechar por qq motivo, menos os relacionados com WX,  os voos tem de divergir para o Montijo e os voos intercontinentais são efectuados por B777, B747, A340 e A330, por isso com aeronaves com até 300+ tons de Landing Weight, estão a ver o que poderá acontecer com pistas não preparadas para tais LW.
O comprimento mínimo para termos uma pista no montijo apta a receber os mais pesados, nunca pode ser inferior a 2800 m, se fosse possível ter 4000 m de extensão seria o ideal.
Quanto ao CTA, veremos o que lhe vai acontecer num futuro próximo, veremos...... ;D ;D ;D.

http://www.dn.pt/dinheiro/interior/aeroporto-da-portela-tera-novo-terminal-para-voos-internacionais-5665408.html

Apenas uma achega a quem escreveu este artigo, a pista secundária não é a 13/35, que nunca existiu, não existe nem nunca existirá tal pista em LIS nem em aeroporto nenhum do Planeta,  mas a pista 17/35 !!!

Não acredito que os militares ou quem quer que seja, operem na pista perpendicular, será um grave erro se tal for executado, iria obrigar a que o trafego na aproximação, ou descolagem em ambas as pistas principais LIS e Montijo, trafego bem mais intenso, fosse suspenso para que uma aeronave operasse na dita pista perpendicular, pois interferiria nos corredores da aproximação e descolagem
das duas pistas de serviço, para o trafego " Civil ".

Abraços

« Última modificação: Fevereiro 15, 2017, 08:48:15 pm por tenente »
 
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Charlie Jaguar

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Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #113 em: Fevereiro 15, 2017, 09:07:05 pm »
O comprimento mínimo para termos uma pista no montijo apta a receber os mais pesados, nunca pode ser inferior a 2800 m, se fosse possível ter 4000 m de extensão seria o ideal.

É uma questão que me intriga: como seria possível aumentar a extensão das pistas 01/19 e 08/26 da BA6? Assoreando-as?
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #114 em: Fevereiro 15, 2017, 11:03:57 pm »
Alguns dados sobre pistas que me pareceram interessantes:

NORTE:
Porto: 3480 x 45, asfalto
Bragança: 1707 x 30, asfalto - faz voos internacionais para Paris.
Braga -950 x 25, asfalto

CENTRO- possibilidade de reconversão para aeroporto com utilização civil:
Monte Real (militar) - 2992 x 45, concreto
Coimbra: 920 x 30, concreto
Viseu: 1224 x 30, asfalto
Covilhã: 960 x 23, asfalto

SUL:
Portela - 2 pistas: 3805 x 45, asfalto; 2800 x 45, asfalto
Montijo (militar) - 2 pistas: 2147 x 45, asfalto; 2440 x 45, concreto . Esta última é a 01/19 a que tem a orientação mais próxima da 03/21 de LIS, no entanto a sua extensão actual é apenas adequada á operação de A319/20/21,  B737/757 no máximo dos máximos
Cascais: 1190 x 30, asfalto
Beja (militar) - 2 pistas: 2951 x 45, concreto; 3450 x 60 (!), concreto
Faro: 2490 x 45, asfalto
Portimão: 859 x 30, asfalto

AÇORES:
Ponta Delgada: 2497 x 45, asfalto
Horta: 1595 x 45, asfalto
Pico: 1755 x 45, asfalto

MADEIRA:
Funchal: 2777 x 45, asfalto
É a que tem mais limitações :
"Severe turb when wind is 15 Kt (or possibly less) btn 300 and 020 . Downdrafts or updrafts are to be expected near thld of Rwys 05 and 23. When landing on Rwy 23 fr S and W sctrs, exp severe turb at lo alt over rwy thld. With westerly winds, tall windshears may be expected. Due to hi terrain no deviation to lt of apch path in ldg Rwy 05, immed lt turn aft tkof fr Rwy 23. Str-in apch not auth fr FUN DVOR to Rwy 23. Bird haz."
Porto Santo: 2006 x 45, concreto

Abraços
« Última modificação: Fevereiro 15, 2017, 11:10:40 pm por tenente »
 

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tenente

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Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #115 em: Fevereiro 15, 2017, 11:16:29 pm »
O comprimento mínimo para termos uma pista no montijo apta a receber os mais pesados, nunca pode ser inferior a 2800 m, se fosse possível ter 4000 m de extensão seria o ideal.

É uma questão que me intriga: como seria possível aumentar a extensão das pistas 01/19 e 08/26 da BA6? Assoreando-as?

A 08/26 é a que supostamente será usada pelo Militares ??
Se for é melhor esquecê-la vai trazer mais limitações e custos á operação que benefícios, pelos constrangimentos na operação que já referi.
Agora não sei se haverá capacidade de :
A) prolongamento da 01/19 de modo a aumentar a extensão em, pelo menos, mais 500m;
B) adicionar-lhe as duas soleiras;
C) e, equipar com ILS, a pista 19, para permitir operações em LVO, em LIS temo-lo na 21 !!!

Abraços
« Última modificação: Fevereiro 15, 2017, 11:18:38 pm por tenente »
 

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Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #116 em: Fevereiro 16, 2017, 12:06:51 am »
Falta pelo menos a pista do Aeródromo de Vila Real:

Pista 02/20: 945 m x 30 m Asfalto
 

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tenente

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Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #117 em: Fevereiro 16, 2017, 08:29:42 am »
Falta pelo menos a pista do Aeródromo de Vila Real:

Pista 02/20: 945 m x 30 m Asfalto

faltam muitas pistas!!!!!
Apenas coloquei as que acho que tem algumas infra estruturas e extensão que podem interessar á operação de trafego civil mais encorpado a de Vila Real apenas serve quando muito a DO228/328, ATR's e a outros turbo props nada mais.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #118 em: Fevereiro 16, 2017, 12:58:43 pm »
O comprimento mínimo para termos uma pista no montijo apta a receber os mais pesados, nunca pode ser inferior a 2800 m, se fosse possível ter 4000 m de extensão seria o ideal.

É uma questão que me intriga: como seria possível aumentar a extensão das pistas 01/19 e 08/26 da BA6? Assoreando-as?

A 08/26 é a que supostamente será usada pelo Militares ??
Se for é melhor esquecê-la vai trazer mais limitações e custos á operação que benefícios, pelos constrangimentos na operação que já referi.
Agora não sei se haverá capacidade de :
A) prolongamento da 01/19 de modo a aumentar a extensão em, pelo menos, mais 500m;
B) adicionar-lhe as duas soleiras;
C) e, equipar com ILS, a pista 19, para permitir operações em LVO, em LIS temo-lo na 21 !!!

Abraços

Sim tenente, ao que tudo indica a(s) pista(s) reservada(s) para as operações militares serão a 08/26. Apesar da extensão da mesma não chegar aos 2,5km, a verdade é que no final da década de 70 aterrou lá por engano um Boeing 747 da Iberia, e no final dos anos 90 por duas vezes vi eu um C-5B Galaxy lá aterrar e descolar sem problemas de maior. E a 26 poderia sim ser estendida um pouco mais se se aproveitasse aquelas aparentes taxyways desactivadas que conduziam à antiga placa dos Fiats, hoje maioritariamente abandonada.



Quanto à 01/19, que tudo aponta ser a escolhida para os voos civis, poderia aumentar-se o comprimento desta a sul da base, assoreando-se algum do terreno pantanoso que fica antes da cabeceira da 01 e levando um pouco mais rio adentro, por exemplo até à frente do "hangar dos hidros" onde hoje se encontram os EH-101 da Esq. 751.



Na parte norte, pelo contrário, a sua extensão cortaria a estrada militar que é até hoje o único acesso de entrada e saída da base, e causa principal da pista 19 ter sido muito raramente usada para descolagens, entrando pelas salinas e perigosamente junto da ponte Vasco da Gama, além da reserva natural do estuário do Tejo.

Não tive tempo ainda de ler todas as notícias de ontem a respeito do compromisso assinado, mas pelo que depreendi o terminal civil ficará na parte NATO, a norte da base, onde hoje se encontram situadas as Esquadras 501 e 502, correcto? Outra coisa que ontem também me foi adiantada é a preocupação com a capacidade das pistas, construídas sobre solo arenoso, poderem aguentar com aeronaves mais pesadas. Contudo creio que os estudos que estarão concluídos até daqui a dois anos deverão adereçar essa preocupação, assim como o comprimento das pistas e a falta de instrumentos.
« Última modificação: Fevereiro 16, 2017, 01:22:39 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #119 em: Fevereiro 16, 2017, 02:40:42 pm »
Já lixaram foi a vida aos Argelinos... Agora fogem para onde?  ;D :D ;) 8)



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