UAV / UCAV

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Lightning

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Re: UAV / UCAV
« Responder #75 em: Junho 23, 2011, 09:47:21 pm »
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PITVANT efectua primeiro voo Multi UAV

No âmbito do Projecto de Investigação e Tecnologia em Veículos Aéreos Não Tripulados (PITVANT) decorreu no dia 20 de Junho o primeiro voo Multi UAV (Aeronaves Não Tripuladas).  

Nesta missão, duas aeronaves Antex-X02, com os números de cauda 02 e 06, efectuaram simultaneamente voo autónomo com um desfasamento em altitude de 50 metros (cerca de 164 pés). Após descolagem manual, cada uma das aeronaves passou a modo automático e seguiu uma rota pré-definida. Em terra duas equipas de operação, totalizando 5 elementos, seguiam o desempenho das aeronaves. Após a passagem sobre os pontos pré-definidos, cada uma das aeronaves passou novamente para modo manual e aterrou sem problemas.

Este voo é mais uma etapa na operação multi-UAV que se preconiza no PITVANT. Com efeito, a equipa mista de elementos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e da Academia da Força Aérea já vem há muito treinando os procedimentos de operação e emergência para voo multi UAV. Os próximos passos passam por mais voos como o que se realizou para que se possam validar os procedimentos desenvolvidos, e posteriormente avançar para a implementação de técnicas de controlo cooperativo em que as aeronaves comunicam uma com a outra e realizam uma missão de forma coordenada. Também se prevê a redução do número de elementos em terra, necessários para a operação de duas ou mais aeronaves no ar, em simultâneo.

Este projecto, em parceira entre a Força Aérea Portuguesa e a Universidade do Porto, encontra-se a meio do seu terceiro ano de desenvolvimento, contando já com mais de 300 descolagens e mais de 100 horas de voo. O PITVANT decorre até 2015 e é parcialmente financiado pela Direcção Geral de Armamento e Infra-Estruturas de Defesa do Ministério da Defesa Nacional.

http://www.emfa.pt/www/detalhe.php?cod=035.647&lang=pt
 

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Re: UAV / UCAV
« Responder #76 em: Outubro 26, 2011, 05:54:23 pm »
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Re: UAV / UCAV
« Responder #77 em: Dezembro 17, 2011, 04:13:59 pm »





Soar Dragon - China

Não pensem que aquela estranha configuração de asas é uma coisa avançada.
É antes o oposto. Devido ao atraso na tecnologia de materiais os chineses não conseguem desenvolver asas de maior envergadura com as características desejadas.

É como um biplano da 1ªGG
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GI Jorge

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Re: UAV / UCAV
« Responder #78 em: Dezembro 18, 2011, 12:23:55 pm »
Citação de: "HSMW"
Não pensem que aquela estranha configuração de asas é uma coisa avançada.
É antes o oposto. Devido ao atraso na tecnologia de materiais os chineses não conseguem desenvolver asas de maior envergadura com as características desejadas.

Por acaso, quando vi a imagem, pensei que o facto de haver as duas asas seria para o UAV ter maior sustentação com o mesmo consumo de combustível e mesmo para ter melhor estabilidade, já que a manobrabilidade aqui não interessa muito. Nem sequer me passou pela ideia que era por causa de um atraso na tecnologia.
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

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Re: UAV / UCAV
« Responder #79 em: Dezembro 18, 2011, 01:07:36 pm »
Digo isto por que é o que tenho lido.
Embora esta asa dupla seja a solução para criar maior sustentação, uma única asa mas de maior envergadura seria muito mais eficiente.
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GI Jorge

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Re: UAV / UCAV
« Responder #80 em: Dezembro 19, 2011, 12:53:57 pm »
Citação de: "HSMW"
Digo isto por que é o que tenho lido.
Embora esta asa dupla seja a solução para criar maior sustentação, uma única asa mas de maior envergadura seria muito mais eficiente.

Ok.
Eu nunca pensei é que fosse necessária tanta tecnologia para criar uma asa maior. E certamente nunca pensei que a China não o conseguisse fazer.
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Edu

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Re: UAV / UCAV
« Responder #81 em: Dezembro 19, 2011, 03:24:09 pm »
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Não pensem que aquela estranha configuração de asas é uma coisa avançada.
É antes o oposto. Devido ao atraso na tecnologia de materiais os chineses não conseguem desenvolver asas de maior envergadura com as características desejadas.
Imagem
É como um biplano da 1ªGG



Bem, às vezes não perceber nada de engenharia aeronáutica dá em comentários assim.

De facto a configuração do UAV chinês nada tem a haver com um biplano, aquilo é de facto uma configuração de asas que permite obter mais sustentação partindo da interferência gerada entre as duas asas, muitas vezes o objectivo em asas do género o de evitar as perdas devido aos vortices de ponta de asa.
Não estou completamente certo mas penso que a configuração se chama rhomboidal wing.
Em 2009 numa competição aeronáutica da qual fui organizador vi uma equipa italiana com uma aeronave com uma configuração semelhante, de facto a aeronave em causa não consegui voar na competição pois esta configuração levanta alguns problemas de controlo. No entanto, aerodinâmicamente existem varias vantagens nesta configuração.

A NASA inclusivamente testou diversas vezes esta configuração em modelos experimentais.

E não, não é necessária assim tanta tecnologia, que os chineses não tenham, para construir uma asa maior.
 

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GI Jorge

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Re: UAV / UCAV
« Responder #82 em: Dezembro 19, 2011, 08:14:29 pm »
Afinal eu até tinha um pouquito de razão.  :G-beer2:
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

Oliveira Salazar
 

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Re: UAV / UCAV
« Responder #83 em: Dezembro 25, 2011, 05:18:02 pm »
Citação de: "Edu"
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Não pensem que aquela estranha configuração de asas é uma coisa avançada.
É antes o oposto. Devido ao atraso na tecnologia de materiais os chineses não conseguem desenvolver asas de maior envergadura com as características desejadas.
Imagem
É como um biplano da 1ªGG

Bem, às vezes não perceber nada de engenharia aeronáutica dá em comentários assim.
Isto foi o que li na Air Forces Monthly. Talvez a comparação a um biplano não tenha sido a ideal mas pretendia salientar o salto tecnológico entre uma configuração e outra.

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E não, não é necessária assim tanta tecnologia, que os chineses não tenham, para construir uma asa maior.
Acredito que se esta fosse a melhor configuração de asa, ela seria mais comum.
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afonsinho

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Re: UAV / UCAV
« Responder #84 em: Dezembro 29, 2011, 12:20:35 am »
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   E não, não é necessária assim tanta tecnologia, que os chineses não tenham, para construir uma asa maior.


Acredito que se esta fosse a melhor configuração de asa, ela seria mais comum.

Aconselho a que vejas os estudos da academia da força aérea, porque já cá foi estudado este tipo de asa a nível aerodinâmico e senão me engano este mesmo tipo de asa (sem o o canto da asa que sai do "losango") foi um estudo encomendado pela força aérea americana e acho que era para ser aplicado no futuro pitvant.
Agora dizer que os chineses nao têm tecnologia seja la no campo que for é a mesma coisa que dizer que portugal ta no bom caminho pa ser lider mundial ....... :shock:
 

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HSMW

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Re: UAV / UCAV
« Responder #85 em: Janeiro 01, 2012, 10:26:47 pm »

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Re: UAV / UCAV
« Responder #86 em: Janeiro 06, 2012, 11:32:14 pm »

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We may finally have a clue what the U.S. Air Force’s secret space plane, the X-37B, is up to on its record breaking mission in the heavens. Amatuer satellite trackers have noticed that the robo-shuttle’s orbital path is nearly identical to China’s brand new space station, Tiangong-1, which was launched in September.

 :arrow:  http://defensetech.org/2012/01/06/x-37b ... more-15958
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Re: UAV / UCAV
« Responder #87 em: Janeiro 22, 2012, 10:25:40 pm »
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Re: UAV / UCAV
« Responder #88 em: Março 11, 2012, 08:45:23 pm »
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Re: UAV / UCAV
« Responder #89 em: Junho 13, 2012, 10:14:59 pm »
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Lockheed Martin's maple seed-inspired UAV
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