Gripen

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Vitor Santos

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Re: Gripen
« Responder #390 em: Julho 13, 2018, 03:00:44 am »
Alunos de ensaio em voo brasileiros avaliam o Gripen


Quatro estudantes do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo da Força Aérea Brasileira, em São Paulo, estiveram na Saab, em Linköping, na Suécia, para conduzir seu projeto de exame final.
 

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Vitor Santos

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Re: Gripen
« Responder #391 em: Julho 16, 2018, 08:25:20 pm »
Saab Gripen E voa com armamento pela primeira vez


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A Saab informou que está confiante de que o segundo e terceiro exemplares de teste de seu novo caça Gripen E voarão em breve, à medida que continua o trabalho de desenvolvimento com a primeira aeronave 39-8.

O segundo e terceiro jatos de teste, designados 39-9 e 39-10, vão “voar em breve”, disse Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e chefe de aeronáutica da fabricante sueca. Embora eles não participem do programa de teste exatamente no mesmo cronograma, neste momento, em 2019, ambos farão parte dele, diz ele.

Enquanto isso, o primeiro avião de teste da Saab, 39-8, voou com cargas externas recém-adicionadas: cinco pilones produzidos pela Ruag, bem como dois mísseis ar-ar IRIS-T em suas estações de ponta de asa. O Gripen E voou pela primeira vez em junho de 2017.

“O Gripen voou como esperado e estamos muito satisfeitos com os resultados dos testes de voo”, diz Hjelm. “Durante o voo, a aeronave realizou várias ações para verificar as qualidades de voo e manuseio da aeronave com essa configuração estendida”.

A empresa diz que cada Gripen E vem com oito pilones. Estes podem ser usados ​​para combustível, sensores ou armas.

Hjelm acrescenta que a ênfase no teste de voo do 39-8 está nas características de manuseio do Gripen E. À medida que novos jatos entrem no programa de testes, sistemas adicionais, como guerra eletrônica, radar e um link de dados Link 16, serão introduzidos.

No entanto, Hjelm não disse quando o Gripen F de dois lugares, que faz parte do pedido do Brasil para 36 Gripens, conduzirá seu primeiro voo.

Ele ressaltou que o advento do Gripen E e do Gripen F de dois lugares não significa que os Gripen C e D existentes tenham atingido o fim de suas vidas, e a versão original do caça ainda possui um caminho de crescimento substancial. De fato, o desenvolvimento das variantes mais avançadas também alimenta o trabalho na plataforma C e D, diz ele.

Quando perguntado sobre a visão da Saab sobre os chamados programas de combate de sexta geração, que provavelmente verão esforços transnacionais para desenvolver caças avançados ou veículos de combate não tripulados, Hjelm disse que a Saab já está profundamente envolvida no trabalho futurista com o desenvolvimento do Gripen E.

“Estamos dispostos a conversar com todos na Europa e até mesmo fora dela sobre os caças da próxima geração. O Gripen E fará parte dessa discussão”.

Ele acrescenta que as conversas do setor sobre os UCAVs diminuíram um pouco nos últimos anos, principalmente por causa de preocupações filosóficas sobre sistemas não tripulados. A longo prazo, ele espera que o interesse nesta área cresça novamente, mas com uma ênfase maior em plataformas opcionalmente tripuladas.

FONTE: https://www.aereo.jor.br/2018/07/16/saab-gripen-e-voa-com-armamento-pela-primeira-vez/


 

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Vitor Santos

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Re: Gripen
« Responder #392 em: Julho 17, 2018, 02:13:15 pm »
 

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Lusitan

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Daniel

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Re: Gripen
« Responder #394 em: Agosto 22, 2018, 07:54:40 pm »
Avião de combate cai após colisão com pássaros na Suécia
https://www.cmjornal.pt/mundo/detalhe/aviao-de-combate-cai-apos-colisao-com-passaros-na-suecia?ref=DET_relacionadas


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Um avião de combate sueco, Saab JAS 39 Gripen, caiu esta terça-feira após uma colisão com pássaros a 160 quilómetros de Malmo, a terceira maior cidade da Suécia.

Segundo avançam as Forças Armadas suecas, o piloto foi transportado para o hospital por motivos de precaução.

Não há registo de feridos.
A Vida é um teste e uma incumbência de  confiança.
 

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mafets

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Re: Gripen
« Responder #395 em: Outubro 18, 2018, 11:38:37 am »
http://www.cavok.com.br/blog/video-segundo-prototipo-do-gripen-e-testa-seus-motores/?fbclid=IwAR1_PCbbWAKoeeEEymYYFyFzNaS45xlWjy-3EMhHKt3cdZJKOoq66Om5XQs

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A Saab divulgou hoje (17) um vídeo dos testes do motor General Electric F414G do segundo protótipo do JAS39 Gripen E, que deve em breve realizar seu voo inaugural.




Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
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Re: Gripen
« Responder #396 em: Outubro 19, 2018, 03:00:38 pm »
 
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Re: Gripen
« Responder #397 em: Outubro 26, 2018, 09:51:38 pm »
Caça Gripen E dispara míssil IRIS-T pela primeira vez


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O caça Gripen E concluiu com sucesso os primeiros testes para verificar a capacidade de liberar e lançar cargas úteis externas. Os testes foram realizados em outubro de 2018 no Vidsel Test Range, no norte da Suécia.

Os testes, conduzidos pela primeira aeronave de teste Gripen E (designada 39-8), consistiram em alijar um tanque externo de combustível e um disparo de um míssil ar-ar IRIS-T.

“Como piloto, voar com cargas externas, como tanque alijável e mísseis, é importante para permitir a avaliação de como a aeronave se comporta com as cargas anexadas. Este teste também foi usado para avaliar o efeito na aeronave ao liberar e lançar as cargas. O destaque foi, claro, puxar o gatilho e ver o míssil disparar. Isso também nos aproxima da preparação da aeronave para o seu uso operacional”, diz Marcus Wandt, piloto experimental de testes Gripen da Saab.

“Estou satisfeito em ver a aeronave realizando e se comportando de acordo com as nossas expectativas, o que prova seu design inteligente e engenharia de classe mundial da Saab. O programa está no bom caminho e estamos fazendo um bom progresso no programa para a entrega aos nossos clientes suecos e brasileiros”, diz Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e chefe da área de negócios da Saab Aeronautics.

Esses testes são os últimos passos do programa de testes de voo Gripen E, precedidos pelos testes de transporte em julho, e fazem parte do trabalho de integração de armas.

O Gripen E possui armas para todos os tipos de missões, como ataque de precisão com bombas planadoras guiadas, mísseis antinavio e de ataque profundo, até mísseis ar-ar de longo alcance e ágeis como o Meteor. O Gripen E também pode transportar pods e sensores para reconhecimento e missões especiais. Para dar às forças aéreas uma ampla variedade de recursos operacionais, o Gripen E foi projetado para permitir a rápida integração de várias armas. Isso é parcialmente possível graças à arquitetura aviônica flexível do Gripen E.

FONTE: https://www.aereo.jor.br/2018/10/26/caca-gripen-e-dispara-missil-iris-t-pela-primeira-vez/

 
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Re: Gripen
« Responder #398 em: Novembro 05, 2018, 07:28:46 pm »
 

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Re: Gripen
« Responder #399 em: Novembro 05, 2018, 07:31:15 pm »
 

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Re: Gripen
« Responder #400 em: Novembro 12, 2018, 11:30:57 pm »
Caça Saab JAS 39E Gripen voa com mísseis Meteor


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Em outubro, a Saab completou com sucesso um voo de teste de uma aeronave Gripen E com o míssil ar-ar Meteor Beyond Visual Range (BVRAAM) pela primeira vez.

O voo incluiu dois mísseis Meteor e a aeronave Gripen E (designada 39-8) foi
operado a partir do aeródromo da Saab em Linköping, Suécia.


 
“A aeronave continua a ter um desempenho tão bom quanto o que vimos em toda a fase de teste de voo, voando com cargas externas. Estou realmente ansioso para as próximas etapas do programa de testes de voo, levando-nos cada vez mais perto de concluir a integração de armas. O Meteor torna o Gripen E extremamente capaz no papel de dominância aérea”, diz Robin Nordlander, piloto de teste experimental do Gripen, Saab.

Este teste com o Meteor faz parte do progresso da integração de armas no programa de testes Gripen E e atinge um importante marco no acordo com o cliente sueco. O próximo passo é continuar a voar com diferentes configurações e expandir gradualmente o envelope de voo.

O Meteor é um BVRAAM guiado por radar ativo, superior a outros mísseis de seu tipo, e capaz de atacar alvos aéreos de forma autônoma, dia ou noite, em todos os climas e em ambientes severos de guerra eletrônica. O sistema de propulsão ramjet do míssil dá ao Meteor seu desempenho de alta velocidade e a energia para derrotar alvos rápidos e em movimento a uma distância muito longa. O Gripen C/D com a Força Aérea Sueca em 2016 foi o primeiro caça do mundo a operar com o míssil Meteor.

O programa Meteor é uma das colaborações de defesa mais bem-sucedidas da Europa e vê o Reino Unido, a França, a Alemanha, a Itália, a Espanha e a Suécia unirem-se para criar um fator de mudança para o combate aéreo. A Saab é parceira no programa Meteor em conjunto com a Prime Contractor MBDA UK.



FONTE: https://www.aereo.jor.br/2018/11/12/caca-saab-jas-39e-gripen-voa-com-misseis-meteor/
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Gripen
« Responder #401 em: Janeiro 23, 2019, 02:46:06 pm »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: Gripen
« Responder #402 em: Fevereiro 10, 2019, 06:41:46 pm »
Interessante artigo, obviamente com o intuito de promover o Gripen, no entanto realçando alguns factos que cada vez estão a ser mais aceites à medida que o tempo passa como a futura irrelevância da furtividade/fim da invulnerabilidade do stealth em aeronaves de combate, e a mais valia de se poder contar com uma excelente protecção electrónica.

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Sweden says it built a Russian fighter jet killer — and stealth is totally irrelevant
ALEX LOCKIE
FEB 10, 2019

- Sweden’s air force says its Gripen E fighter jets are designed to kill Russia’s fearsome Sukhoi fighter jets, and that they have a “black belt” in that type of combat.
- The Gripen E can’t carry the most weapons and has no real stealth. And it isn’t the longest-range, fastest, or even cheapest jet. But it has a massive and respected electronic-warfare capability.
- The Gripen E is Sweden’s cheap solution to killing Russia’s fighter jets and surface-to-air missiles, and Russia probably can’t do much about it.


The commander of Sweden’s air force, Mats Helgesson, recently made the bold statement that his country’s Saab Gripen E fighter could beat Russia’s formidable fleet of Sukhoi jets with none of the expensive stealth technology the US relies on. “Gripen, especially the E-model, is designed to kill Sukhois. There we have a black belt,” Helgesson told Yle at a presentation in Finland, where Sweden is trying to export the jets. Russia’s Sukhoi fighters have achieved a kind of legendary status for their ability to out-manoeuvre US fighter jets in dogfights and pull off dangerous and aggressive stunts in the air, but Gripen may have cracked the code. The Gripen can’t carry the most weapons and has no real stealth. And it isn’t the longest-range, the fastest, or even the cheapest jet. But it has a singular focus that makes it a nightmare for Russia’s fighter jets.

Justin Bronk, an aerial-combat expert at the Royal United Services Institute, told Business Insider that like the A-10 Warthog was built around a massive cannon, the Gripen was built around electronic warfare. Virtually all modern jets conduct some degree of electronic warfare, but the Gripen E stands above the rest, according to Bronk. Gripen pilots don’t like to show their cards by demonstrating the full power of the jet’s jamming in training. But the one time they did, it completely reversed the course of the mock battle in training, Bronk said. “Several years ago the Gripen pilots got tired of being made fun of by German Typhoon pilots and came to play with their wartime electronic warfare and gave them a hell of a hard time,” Bronk said. One of the Gripens was “reportedly able to appear on the left wing of a Typhoon without being detected” by using its “extremely respected” jamming ability, Bronk said. “It would be fair to assume the Gripen is one of the most capable electronic warfighters out there,” he said, adding that the Gripens that baffled the Typhoons were of the C/D series, which have much less powerful electronic-warfare capabilities than the E series Gripens that Helgesson described.

Who needs stealth?

To defeat Russia’s fearsome fighters and surface-to-air missiles, the US has largely turned to stealth aircraft. Stealth costs a fortune and must be built into the shape of the plane. If Russia somehow cracks the code of detecting stealth-shaped fighters, the US’s F-35, the most expensive weapons system in history, is cooked. But Saab took a different, and cheaper, approach to combating Russia’s fighters and missiles by focusing on electronic attack, which gives them an advantage over stealth because they can evolve the software without a ground-up rebuild, according to Bronk.



Saab plans to update the software on the Gripen E every two years, giving it more flexibility to meet evolving challenges, according to Bronk. But Bronk noted one issue with electronic warfare.“The problem with basing a survival strategy around an electronic warfare suite is you don’t really know if it’s going to work,” he said. “Even if it does, it’s going to be a constant battle between your adversary and you” to get the edge on the enemy fighters as wave forms and methods of attack continuously change. However, Sweden benefits from a Russian focus on US fighters. “Sweden is too small really to optimise your counter-electronic warfare capabilities against,” Bronk said. If war broke out between Russia and the West, Russia would likely try hardest to push back on US electronic warfare, rather than against Sweden’s Gripen Es, of which there would be only a few dozen.

Flankers beware

The whole concept of the Gripen E is to “operate in Swedish territory, take advantage of all sorts of uneven terrain under cover of friendly surface-to-air missiles with a superb EW suite which should in theory keep it safe from the majority of Russian missiles and air to air threats,” Bronk said. Additionally, the Gripen E can fire almost any missile made in the US or Europe.“If you couple a very effective radar with excellent EW and a Meteor, the most effective longest range air-to-air missile which is resistant against [Russia’s] jammers … There’s no reason not to assume it wouldn’t be pretty damn effective,” Bronk said. “If you’re a flanker pilot, it’s probably a very scary thing to face.”

https://www.businessinsider.com.au/sweden-built-a-russian-fighter-jet-killer-and-stealth-is-irrelevant-2019-2
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

         "PER ASPERA AD ASTRA"
               (Por Caminhos Árduos, Até Às Estrelas)
 
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Re: Gripen
« Responder #403 em: Fevereiro 11, 2019, 02:33:10 pm »
 

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Primeiro vôo do Sistema Recce Pod a bordo de um Gripen

Iniciado por J.Ricardo

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Última mensagem Março 31, 2005, 09:51:06 pm
por J.Ricardo
JAS 39 Gripen sueco despenha-se no Mar Báltico

Iniciado por soultrain

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Última mensagem Junho 01, 2005, 11:48:37 am
por soultrain
Comercialização do Gripen

Iniciado por JLRC

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Última mensagem Outubro 04, 2004, 06:19:09 pm
por JLRC