Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa

  • 4652 Respostas
  • 854878 Visualizações
*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 4127
  • Recebeu: 1958 vez(es)
  • Enviou: 750 vez(es)
  • +549/-71
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4380 em: Março 07, 2019, 12:44:36 pm »
Novo navio da Marinha inicia a primeira viagem rumo à Base Naval de Lisboa

O mais recente navio da Marinha Portuguesa, NRP Setúbal, inicia esta quinta-feira o trânsito para a Base Naval de Lisboa, no Alfeite, onde está previsto atracar, pela primeira vez, na manhã de sábado, dia 9 de março de 2019, cerca das 11h00, naquele que será um momento marcante para a guarnição do navio e para a Marinha Portuguesa.
 


Concluído o plano de treino de segurança e o respetivo aprontamento, o navio larga no dia 7 de março de 2019 dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, onde foi construído, chegando à Base Naval de Lisboa para iniciar os preparativos para o seu plano de treino operacional, uma fase exigente e fundamental para os navios e guarnições.
 
O NRP Setúbal, que foi aumentado ao efetivo dos navios da Marinha no dia 28 de dezembro de 2018, é o quarto navio da classe "Viana do Castelo", todos construídos em Portugal, juntando-se assim ao NRP Viana do Castelo, NRP Figueira da Foz e NRP Sines atualmente no ativo. O navio é comandado pelo capitão-tenente Zambujo Madeira e tem uma guarnição de 44 militares.

https://www.marinha.pt/pt/media-center/Noticias/Paginas/Novo-navio-da-Marinha-inicia-a-primeira-viagem-rumo-a-Base-Naval-de-Lisboa.aspx

PS será que já tem a 30mm montada ??

Abraços
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 2430
  • Recebeu: 1209 vez(es)
  • Enviou: 720 vez(es)
  • +696/-172
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4381 em: Março 07, 2019, 01:24:12 pm »
PS será que já tem a 30mm montada ??

Pelo que sei vem ainda no modo "navio de recreio". :mrgreen:


Pronto, agora é que o meu karma se foi de vez...  ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

         "PER ASPERA AD ASTRA"
               (Por Caminhos Árduos, Até Às Estrelas)
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 7747
  • Recebeu: 358 vez(es)
  • Enviou: 627 vez(es)
  • +245/-235
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4382 em: Março 07, 2019, 01:25:46 pm »
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2188746821172777&id=399457500101727

 Corruptos como tudo o que é Público em Portugal.
Já deviam ser privados há muito tempo.
Eles só estavam a viver o ideal  comunista a 100%
Estavam vem doutrinados!
Aquilo era deles, podiam fazer o que bem lhes apetecia, acabou como todos os regimes comunas, quando já não havia mais nada para partilhar!

Comunas?
Mas era o PSP/CDS que estavam no governo e que inflacionaram os resultados para puderem "doar" à Martinfer!

PSD*  :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 4127
  • Recebeu: 1958 vez(es)
  • Enviou: 750 vez(es)
  • +549/-71
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4383 em: Março 07, 2019, 01:25:57 pm »
PS será que já tem a 30mm montada ??

Pelo que sei vem ainda no modo "navio de recreio". :mrgreen:


Pronto, agora é que o meu karma se foi de vez...  ::)

OK, mais um patrulha modelo 12,7, estamos muito bem, mas também armamento mais pesado para quê ??

Abraços
 

*

oi661114

  • Membro
  • *
  • 143
  • Recebeu: 28 vez(es)
  • Enviou: 145 vez(es)
  • +9/-178
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4384 em: Março 07, 2019, 01:28:57 pm »
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2188746821172777&id=399457500101727

 Corruptos como tudo o que é Público em Portugal.
Já deviam ser privados há muito tempo.
Eles só estavam a viver o ideal  comunista a 100%
Estavam vem doutrinados!
Aquilo era deles, podiam fazer o que bem lhes apetecia, acabou como todos os regimes comunas, quando já não havia mais nada para partilhar!

Comunas?
Mas era o PSP/CDS que estavam no governo e que inflacionaram os resultados para puderem "doar" à Martinfer!

PSD*  :mrgreen:

Corrigido! Thks.
 ;)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Crypter

  • Especialista
  • ****
  • 1127
  • Recebeu: 182 vez(es)
  • Enviou: 204 vez(es)
  • +26/-6
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4385 em: Março 07, 2019, 02:13:50 pm »
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2188746821172777&id=399457500101727

 Corruptos como tudo o que é Público em Portugal.
Já deviam ser privados há muito tempo.
Eles só estavam a viver o ideal  comunista a 100%
Estavam vem doutrinados!
Aquilo era deles, podiam fazer o que bem lhes apetecia, acabou como todos os regimes comunas, quando já não havia mais nada para partilhar!

Comunas?
Mas era o PSD/CDS que estavam no governo e que inflacionaram os resultados para puderem "doar" à Martinfer!

E desde quando é que era o governo a mandar nos ENVC?? Sindicatos lá presentes eram PCP puro e duro! Assim como no Alfeite é o BE que lá manda..
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 1397
  • Recebeu: 406 vez(es)
  • Enviou: 202 vez(es)
  • +153/-13
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4386 em: Março 07, 2019, 04:34:38 pm »
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2188746821172777&id=399457500101727

 Corruptos como tudo o que é Público em Portugal.
Já deviam ser privados há muito tempo.
Eles só estavam a viver o ideal  comunista a 100%
Estavam vem doutrinados!
Aquilo era deles, podiam fazer o que bem lhes apetecia, acabou como todos os regimes comunas, quando já não havia mais nada para partilhar!

Comunas?
Mas era o PSP/CDS que estavam no governo e que inflacionaram os resultados para puderem "doar" à Martinfer!

PSD*  :mrgreen:

Corrigido! Thks.
 ;)

Nenhum partido pode gabar-se da morte lenta dos ENVC.
Convém referir que as estocadas finais na morte dos ENVC foram os 2 navios recusados pelo Governo Regional dos Açores e o cancelamento da encomenda da Venezuela (na altura já estava em crise).

O que é evidente para mim, na óptica puramente económica, é que a West Sea está anos luz à frente dos ENVC, porque ao contrário desta, tem as mãos completamente livres de políticos e sindicatos!!!!! E olhe que já estou a olhar para os anos 70, altura que começou o declínio dos ENVC!!!

Refere o que foi oferecido à West Sea...... não sei se deu conta de que a West Sea tem um contrato de arrendamento de 415.000€ anuais e até 2031, das instalações, através de um concurso público internacional (https://olharvianadocastelo.blogspot.com/2018/04/viana-grande-movimento-de-navios-na.html)
E quantas encomendas foram transferidas para a west sea? Zero!!!!! Tentaram os asfalteiros à Venezuela, mas esta precisava dos dólares para sobreviver!!!! Os 2 primeiros NPO encomendados à West Sea, só viram a luz do dia em 2015!

Se me dissesse que era estratégico para o país termos um estaleiro naval em mãos do estado, eu concordava consigo, mas não da forma como funcionavam os ENVC. Esquece-se de que em empresas públicas, os quadros de topo são escolhidos por..... políticos! E depois temos os sindicatos do outro lado.......
Acredita que os nossos políticos podiam aguentar os estaleiros? Com encomendas, a funcionar bem? É crente!

Para uma empresa pública vingar, tem de ser alérgica a políticos!
Não acha estranho os ENVC terem todas as condições de funcionar bem e foi o que se viu e vai lá uma empresa privada tecnicamente falida, pega em parte das instalações e faz o brilharete de já ter construído de raíz talvez uma dúzia de navios em 4 anos!!!!! (https://ominho.pt/estaleiros-da-west-sea-viana-do-castelo-empregam-mais-de-mil-trabalhadores/)
E olhe que o sucesso é tal, que até a Câmara socialista de Viana do Castelo, que era frontalmente contra o encerramento dos ENVC, agora está tão entusiasmada que participa nas obras de dragagem e ampliação de instalações que vão permitir construir navios de maior tonelagem!!!!!!
Falta-lhe conhecer o modo de funcionamento de muitas empresas nacionais PRIVADAS, repito PRIVADAS, que dão cartas lá fora.
Olhe, dou-lhe o exemplo das cerâmicas, ontem fui até ao coração das empresas cerâmicas do país (azulejos, mosaicos….), que fica na região de Aveiro, visitei a Love Tiles, Recer, Sanindusa, Margres (tive pena de não ter tempo de visitar a Revigrés e mais uma ou outra). Apesar de parte destas empresas estarem nas mãos de investidores estrangeiros, fiquei admirado por ver o próprio dono a mostrar as colecções que têem a um grupo de intermediários (julgo serem Holandeses). Eu um simples zé-ninguém entrei dentro da própria sede (é verdade que tive de identificar-me na entrada e filmavam todos os passos), mas pude visitar todos os pisos (sem ter visita marcada), ofereceram todas as comodidades, desde café, acesso ao elevador privado, por causa da cadeirinha do meu filho, deram-me uma resma de catálogos para levar (cada um com centenas de páginas) e até ofereceram dar-me 1 mosaico de cada qualidade escolhida por mim (1 casa leva 6 a 12 tipos diferentes de azulejos), a levantar na fábrica ou num revendedor que eu quiser, para testar eu próprio qual o que prefiro!!!!! Eu vim encantado e obviamente vou comprar produtos nacionais em contrapartida aos mosaicos espanhóis que o revendedor quis impingir-me!!!!
Em contrapartida eu entro numa repartição pública e salvo honrosas excepções, sinto-me culpado por estar a ocupar o tempo de sua excelência e sou atendido com 2 pedras na mão: “então não sabia que tinha de entregar o modelo 1, b, c, d e f?
Ao contrário do que esta geringonça pensa, a riqueza do país depende imenso das nossas empresas nacionais e posso dizer-lhe que temos empresas nacionais que não ficam a dever nada às melhores estrangeiras:
- Sector do calçado;
- Sector do vinho;
- Cerãmicas (mas há empresas que ofusquem a nossa Vista Alegre, Revigrés, Love Tiles, Sanindusa, entre outras);
- Sector automóvel (não é só as grandes marcas a beneficiar da produção automóvel, cada fábrica tem dezenas ou centenas de pequenas empresas à sua volta).
E olhe que as empresas seguramente não pagam nada mal, porque eu não acredito que as dezenas de BMW e Mercedes que vi nessas empresas sejam todos do dono!!!!!!!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, perdadetempo, jorgeshot1, Lusitaniae

*

perdadetempo

  • Perito
  • **
  • 495
  • Recebeu: 165 vez(es)
  • Enviou: 311 vez(es)
  • +28/-1
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4387 em: Março 07, 2019, 05:01:19 pm »
Sem esquecermos a conjuntura internacional, em que os estaleiros por essa Europa fora começaram a fechar nos anos 70/80 por não conseguirem concorrer com o japão/Coreia do Sul, o problema do ENVC e das outras empresas publicas foi o aparecimento a partir do fim dos anos 80/90 em diante de indivíduos/as à frente dessas empresas cuja única capacidade para as funções era o cartão do partido.

Antes disso os "partidaristas" de cada côr tinham pelo menos alguma experiência profissional senão competência na área que ocupavam. Lembro-me inclusive de um gestor dos ENVC que chegou a ministro (das pescas/ do Mar?)  num governo PSD, numa altura em que os estaleiros até estavam todos satisfeitos a fabricar navios em série para a SUDOIMPORT (da Ex URSS) em plena guerra fria.

Também era uma altura em quando se criavam novas Universidades/Institutos,  os novos cursos que lá foram criados até tinham utilidade prática, como no caso da universidade de Aveiro e o seu curso de Engenharia Cerâmica e do Vidro ou a Universidade do Minho com o cursos na área da informática.
Outros tempos antes da entrada na CEE e do regabofe com os fundos comunitários.

Cumprimentos,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Viajante

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 2886
  • Recebeu: 1300 vez(es)
  • Enviou: 2736 vez(es)
  • +500/-90
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4388 em: Março 07, 2019, 06:26:14 pm »
Se quisermos arranjar exemplos, há de tudo e para todos os gostos. A PT, por exemplo, enquanto foi do Estado cresceu e tornou-se numa empresa de nível mundial, inclusive em I&D. Depois foi o que se viu. O problema reside (ou residiu) na independência e mandato dos gestores — alguns conseguiram manter-se independentes e eram suficientemente competentes para fazerem um bom trabalho, ou pelo menos, não afundar a empresa; outros tinham mandato específico para afundar a empresa, ou eram perfeitos incompetentes.

O mesmo se passa no sector privado, especialmente quando o objectivo é delapidar uma empresa.
Everyone you will ever meet knows something that you don't.
- Bill Nye
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Charlie Jaguar, perdadetempo, jorgeshot1, Viajante

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 2886
  • Recebeu: 1300 vez(es)
  • Enviou: 2736 vez(es)
  • +500/-90
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4389 em: Março 07, 2019, 06:46:07 pm »
@tenente - se a peça de 30 mm estivesse instalada tinham tirado a foto do lado da proa.  :mrgreen: 
Everyone you will ever meet knows something that you don't.
- Bill Nye
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 4127
  • Recebeu: 1958 vez(es)
  • Enviou: 750 vez(es)
  • +549/-71
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4390 em: Março 07, 2019, 07:03:08 pm »
@tenente - se a peça de 30 mm estivesse instalada tinham tirado a foto do lado da proa.  :mrgreen:

isso dizes tú, mas com tanto secretismo ás tantas a Marlin já vem equipada com dois SAM, e quanto mais tarde se souber melhor. :mrgreen:



isto é que é uma Marlin digna de se ver !!

Abraços
« Última modificação: Março 07, 2019, 07:05:47 pm por tenente »
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 4127
  • Recebeu: 1958 vez(es)
  • Enviou: 750 vez(es)
  • +549/-71
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4391 em: Março 07, 2019, 07:15:34 pm »
NRP Setubal a caminho da BNL

https://www.vesselfinder.com/?mmsi=263136000

Abraços
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 2886
  • Recebeu: 1300 vez(es)
  • Enviou: 2736 vez(es)
  • +500/-90
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4392 em: Março 07, 2019, 10:02:40 pm »
Epá cenas do Al-Carnidão é que não!  :mrgreen:

Agora a sério, já tinhas visto este? https://navaltoday.com/2019/01/10/simbad-rc-launched-mistral-missile-defeats-fast-boats-in-latest-test/

Uma destas torres num NPO (ou no Bérrio) já mantinha ao largo os UAVs e as lanchas rápidas dos turras do Golfo da Guiné (ou do Golfo de Áden).
Everyone you will ever meet knows something that you don't.
- Bill Nye
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 1397
  • Recebeu: 406 vez(es)
  • Enviou: 202 vez(es)
  • +153/-13
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4393 em: Março 07, 2019, 10:38:19 pm »
Se quisermos arranjar exemplos, há de tudo e para todos os gostos. A PT, por exemplo, enquanto foi do Estado cresceu e tornou-se numa empresa de nível mundial, inclusive em I&D. Depois foi o que se viu. O problema reside (ou residiu) na independência e mandato dos gestores — alguns conseguiram manter-se independentes e eram suficientemente competentes para fazerem um bom trabalho, ou pelo menos, não afundar a empresa; outros tinham mandato específico para afundar a empresa, ou eram perfeitos incompetentes.

O mesmo se passa no sector privado, especialmente quando o objectivo é delapidar uma empresa.

É verdade, mas com a PT passou-se mais um episódio triste em que Sócrates + Ricardo Salgado (terá pago 6 milhões a Sócrates) + Granadeiro e Bava, barraram a OPA da SONAE. Se se recorda do episódio, a PT para se defender da OPA, pediu ajuda ao Sócrates e Ricardo Salgado, a troco de muitos milhares de milhões de euros distribuídos como dividendos! Além disso, venderam a VIVO a peso de ouro (7,5 mil milhões) e metade foi estoirado na falida OI e o resto distribuído pelos amigos. Só o BES terá recebido algo como 8 mil milhões de euros da PT!!!!!!

https://www.publico.pt/2017/10/12/sociedade/noticia/salgado-pagou-seis-milhoes-a-socrates-para-se-opor-a-opa-da-sonae-diz-acusacao-1788587

https://www.sabado.pt/portugal/especial-operacao-marques/detalhe/o-bes-e-a-pt-como-salgado-dominou-a-maior-empresa-do-pais
 

*

Lusitaniae

  • Membro
  • *
  • 203
  • Recebeu: 42 vez(es)
  • Enviou: 6 vez(es)
  • +16/-173
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4394 em: Março 08, 2019, 12:10:36 am »
Epá cenas do Al-Carnidão é que não!  :mrgreen:

Agora a sério, já tinhas visto este? https://navaltoday.com/2019/01/10/simbad-rc-launched-mistral-missile-defeats-fast-boats-in-latest-test/

Uma destas torres num NPO (ou no Bérrio) já mantinha ao largo os UAVs e as lanchas rápidas dos turras do Golfo da Guiné (ou do Golfo de Áden).

Claro que deveriam escolher o que de melhor existe no mercado em relação a estas torres.
Continuo a pensar que estes NPO bem guarnecidos, chegariam para as nossas águas territoriais  e com 2 fragatas novas a nossa Marinha ficava bem em tempos de vacas magras.
Era despachar as Vdg e as BD e com esses recursos pensarem em 2 fragatas novas.
« Última modificação: Março 08, 2019, 12:12:57 am por Lusitaniae »
Abbati, medico, potronoque intima pande
 

 

Passos quer Marinha com nova "abertura ao mar"

Iniciado por zawevo

Respostas: 4
Visualizações: 3564
Última mensagem Maio 15, 2012, 09:42:43 am
por P44
Marinha entrega pela primeira vez comando de navio a mulher

Iniciado por Marauder

Respostas: 38
Visualizações: 11927
Última mensagem Maio 18, 2006, 09:03:15 am
por Pedro Monteiro
Fragatas e Corvetas Portuguesas a vela da Marinha 1815/1860

Iniciado por mkorobok

Respostas: 9
Visualizações: 3775
Última mensagem Julho 12, 2011, 12:13:30 pm
por mkorobok
Fará sentido comprar mais EH-101 para a marinha?

Iniciado por papatango

Respostas: 28
Visualizações: 10272
Última mensagem Setembro 12, 2005, 05:04:26 pm
por Rui Elias
Novo artigo sobre a Esquadrilha de Helicópteros da Marinha

Iniciado por Pedro Monteiro

Respostas: 0
Visualizações: 1846
Última mensagem Maio 06, 2009, 09:03:24 pm
por Pedro Monteiro